A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País. A atividade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País. A atividade."— Transcrição da apresentação:

1

2 É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País. A atividade turística destaca o patrimônio histórico e arquitetônico, m cidades com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco, como Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rey, Mariana, Serro e Sabará. Na área rural, cachoeiras, corredeiras e hotéis-fazenda dão emoção ao turismo de aventura e ecológico. Destaque para o artesanato em pedra-sabão, ferro e bronze e também para adornos em ouro, prata, pedras preciosas e semipreciosas. Minas Gerais

3 A EMERGÊNCIA DE UM NOVO CENÁRIO PARA A COPA 2014 Hospitalidade Qualidade

4 O perfil da mão de obra é a complementaridade do produto turístico, ou seja, a experiência da viagem será avaliada não só pelo hotel, mas também por todos os serviços contratados: transporte, traslados, alimentação, passeios, entre outros.

5 OBJETIVO Preparar os trabalhadores para os desafios de um mundo em constante transformação.

6 SETORES PERTINENTES Rede Hoteleira Bares e Restaurantes Receptivo Turístico Rede Hospitalar Guias Turísticos Taxistas Seguranças e agentes de trânsito Vendedores e ambulantes dos Estádios e seu entorno s

7 Sua organização, faz parte de um cenário que irá contribuir no turismo receptivo e que necessita se preparar para o Mundial de VISÃO DE FUTURO

8 SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ PREPARADA PARA ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS?

9 EVIDÊNCIAS

10

11 .

12 .

13 .

14 OCORRÊNCIAS

15 Mesmo estando as instruções escritas, assim mesmo você conseguiu fazer errado??? AF = Só entende quando a instrução for dada através de comando de voz

16 Só sei explicar com minhas palavras, não sei botar o assunto no papel AF = Não consegue elaborar estruturas lógicas através da escrita.

17 CONSEQUÊNCIAS

18 * Daniel Augusto Moreira, professor titular da FEA-USP e criador do teste INAF Empresarial. Chegam a criar alguns vícios e se desdobrarem para sobreviver no trabalho, além de inventarem desculpas para não fazer algo que não compreendem*

19 Na era do conhecimento a máquina trabalha, o homem cria! Mas para que isto aconteça é necessário que o homem saiba operá-la ou programá-la. Fato este que se torna uma barreira aos indivíduos analfabetos funcionais

20 Contratos mal elaborados Conflitos

21 Apresenta deficiência para entender e usar a informação

22 Só 25% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são capazes de ler, entender totalmente o que está escrito e escrever corretamente, enquanto 8% são analfabetos. Outros dois grupos, nos níveis 1 e 2 de alfabetização, são analfabetos funcionais. Embora saibam ler e escrever, não têm como usar esse conhecimento para entender mais de uma frase. Representam, respectivamente, 30% e 37% da população. NOTÍCIA: 67% dos brasileiros são analfabetos funcionais, segundo Ibope Os dados constam de uma pesquisa realizada com 2 mil pessoas em todo o País pelo Instituto Paulo Montenegro/Ibope, em parceria com a organização não-governamental Ação Educativa

23 Analfabetismo, um longo aprendizado 75% das pessoas na faixa etária dos 15 aos 64 anos não conseguem ler e escrever plenamente. 68% são considerados analfabetos funcionais. Estes identificam letras e palavras, mas não conseguem utilizá- las no cotidiano e têm dificuldades para compreender e interpretar textos No Brasil Apenas um em cada quatro brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.

24 ANALFABETISMO Analfabetismo é uma palavra utilizada no português corrente para designar a condição daqueles que não sabem ler e escrever; alfabetismo já seu antônimo afirmativo, alfabetismo, mesmo já tendo sido dicionarizado, ainda soa estranho aos falantes do idioma.

25 ORIGEM DOS CONCEITOS DE ANALFABETISMO E ANALFABETISMO FUNCIONAL O termo alfabetismo funcional foi cunhado nos Estados Unidos na década de 30 e utilizado pelo exército norte-americano durante a Segunda Guerra, indicando a capacidade de entender instruções escritas necessárias para a realização de tarefas militares (Castells, Luke & MacLennan, 1986).

26 ANALFABETISMO FUNCIONAL UNESCO – 1978 adotou o termo visando padronizar as estatísticas educacionais e influenciar as políticas educativas dos países membros. A definição de alfabetização que a UNESCO propusera em 1958 fazia referência à capacidade de ler compreensivamente ou escrever um enunciado curto e simples relacionado a sua vida diária. Vinte anos depois, a mesma UNESCO proporia outra definição, qualificando a alfabetização de funcional quando suficiente para que os indivíduos possam inserir-se adequadamente em seu meio, sendo capazes desempenhar tarefas em que a leitura, a escrita e o cálculo são demandados para o seu próprio desenvolvimento e para o desenvolvimento de sua comunidade.

27 Ao observar os resultados anuais do Inaf, observa-se um problema alarmante: - a situação do alfabetismo funcional no Brasil está estagnada.

28 QUEM SOMOS Formamos uma equipe multidisciplinar com sólida formação e focamos pesquisas em Alfabetismo Funcional. Nosso fortalecimento e consolidação em consultoria e instrutoria, vêm sendo obtido pelo respeito e dedicação aos compromissos assumidos e a forte determinação na busca de Resultados.

29 Equipe autora de uma metodologia específica com foco em: Psicopedagogia; Psicologia cognitiva; Aplicabilidade de tecnologia;

30 O que é o Programa PACI? P – Potencialização da A – Aprendizagem C – Contextualizada I Interativa –

31 Essência do PACI Combate ao analfabetismo funcional utilizando as novas tecnologias e a ferramenta própria, através dos serviços desenvolvidos a partir de técnicas aplicadas pela equipe no desenvolvimento das atividades propostas e adaptadas de acordo educacional, empresarial, segmento comercial, segmento de serviços, necessidades locais, etc.

32 Nossa proposta Propiciar ao trabalhador condições de ampliar seus conhecimentos e a valorização de seu saber, dando- lhe oportunidade de compreender e transformar o mundo e as relações que possui de forma crítica e criativa, através da potencialização da aprendizagem.

33 Processos A emergência de um novo cenário Diagnósticos – mapeamentos - intervenções

34 · Atender as expectativas do cliente, deixando-o realizado e com a certeza que a empresa se preocupa em serví-lo da melhor maneira possível. Focamos ainda, intervenções visando evitar re-trabalho, reclamações, boicotes, conflitos, resistências, desinteresse profissional, perca de produtos. Intervenções temáticas

35 O Tamanho da sua participação Calcula-se um aumento na produtividade significando com sua contribuição num ganho em conjunto, equivalente de US$ 6 a 20 bilhões anuais, somente no Brasil, segundo Daniel Augusto Moreira, professor titular da FEA-USP e criador do teste INAF Empresarial.

36 Satisfação Geral Solução de reclamações Qualidade de produtividade Redução de prejuízos Presteza na oportunidade Conquista de oportunidades Entregas no prazo Acuracidade das faturas ou pedidos e/ou.... Redução de resistência Qualidade de relacionamento Qualidade de entendimento Qualidade de competencias Qualidade de habilidades e posturas Qualidade de cidadania e auto estima O TAMANHO DO RETORNO

37 BENEFÍCIOS Redução de perdas referentes a: menos desperdício de material menos re-trabalho otimização do tempo satisfação dos clientes treinamento de pessoal

38 Contribuir no aumento do alfabetizado funcional; Melhora dos valores humanos e de convívio social como higiene, habitação, lazer, cordialidade, presteza, apresentação pessoal entre outros Aumento da produtividade e qualidade no trabalho Aumento da consciência global, ambiental e cultural respeito a pluralidade étnica e cultural Valorização dos princípios éticos e do consumo consciente Diminuição no índice de violência Reflexo positivo na arrecadação de impostos com a melhor dos serviços e consequente aumento do consumo Elevação do PIB local e estadual decorrente do aumento da circulação de riquezas no setor RESULTADOS

39 ANÁLISE DE RESULTADOS

40 OBRIGADA Palestrante: Cleise Souza Idealização do PACI: Sonia Alvarenga e equipe


Carregar ppt "É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País. A atividade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google