Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNicolas Batista Alterado mais de 10 anos atrás
1
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
Bases de iniciação esportiva ao Handebol e fortalecimento de laços pedagógicos, harmônicos e estéticos Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
2
Ponto de partida Ensinar esporte POR MEIO de jogos
Jogos esportivos ensinam, mas apresentam limitações Que pedagogia do esporte interessa ao Handebol?
3
Ensino de tática e técnica na iniciação ao Handebol
Apresentar a formação básica da defesa 6:0 e 3:3 e do ataque posicional no jogo Desenvolver o passe por meio de jogos e tarefas Ensinar o engajamento Ensinar a jogar sem bola (desmarcar-se) Ensinar a cobrir espaços (defesa) Ensinar a arremessar apenas em situação favorável ao gol Ensinar a olhar o jogo Ensinar a atacar e defender mantendo a resistência Ensinar o(a) goleiro(a) jogar no coletivo Ensinar a saltar, fintar e proteger-se
4
Bases de iniciação ao Handebol
· O Handebol depende do passe e do arremesso para existir; · As competências pedagógicas dos alunos-jogadores dirigidas pelo(a) professor(a) e baseadas na autonomia e construção de jogadas inteligentes precisam aparecer no jogo, ou seja, para quem passar, para onde se deslocar para receber o passe e quando arremessar; · A participação ativa no jogo e nas diversas atividades também precisam se tornar nítidas. · O tempo pedagógico deve ser suficientemente possível para garantir o conhecimento básico do jogo. · Os diversos jogos de passe e queimada devem ser acompanhados de tarefas práticas, gráficos, dicas e avaliação (perguntas e respostas).
5
Contribuições para um jogo limpo
· O Handebol na escola pode reforçar a cooperação por meio de uma educação da sensibilidade, da ética, da estética e dos conhecimentos pertinentes à bagagem dos alunos bem como à criatividade do(a) professor(a); · O Handebol na escola pode reforçar o coletivismo ensinando que dependemos dos outros para poder atuar com a inteligência focada, tornando a estratégia, uma peça viva na atividade desenvolvida e, assim, diminuindo a tensão do jogo; · O Handebol na escola pode encaminhar crianças e jovens para práticas prazerosas sem se furtar às competições pedagógicas e, até mesmo à práticas de caráter mais competitivo. O prazer pode se aliar à técnica, à disciplina e ao estudo rigoroso sobre determinada atividade; O Handebol na escola pode ser limpo, basta que nossa luta por esta meta seja constante, perseverante e associada ao diálogo com todos.
6
Mini Hand Quadra de 20 x 13, com 5 em cada equipe
Traves de 2,40 (largura) por 1,60 (altura) Tempo de duração reduzido Arbitragem pedagógica (e tolerante!)
7
Habilidades e Técnicas
Velocidade/Resistência Força/Flexibilidade Avançar/retornar Decidir/Aguardar Antecipar/Finalizar/Comemorar Driblar, desarmar, fintar, passar Saltar, arremessar Defender, segurar Rebater, tocar
8
Contrato social da equipe
Harmonia entre postura cooperativa e dedicação competitiva Reforço de aspectos solidários Fortalecimento de laços pedagógicos entre professor/treinador e jogadores Flexibilidade na aceitação das diferenças
9
Capacidades afetivas e processos cognitivos
Companheirismo Confiança Compreensão Tolerância Vontade Sensibilidade Entrega Imitação Consciência do treino Criatividade Percepção espacial Leitura do jogo Competitividade Tomada de decisão
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.