A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
Bases de iniciação esportiva ao Handebol e fortalecimento de laços pedagógicos, harmônicos e estéticos Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013

2 Ponto de partida Ensinar esporte POR MEIO de jogos
Jogos esportivos ensinam, mas apresentam limitações Que pedagogia do esporte interessa ao Handebol?

3 Ensino de tática e técnica na iniciação ao Handebol
Apresentar a formação básica da defesa 6:0 e 3:3 e do ataque posicional no jogo Desenvolver o passe por meio de jogos e tarefas Ensinar o engajamento Ensinar a jogar sem bola (desmarcar-se) Ensinar a cobrir espaços (defesa) Ensinar a arremessar apenas em situação favorável ao gol Ensinar a olhar o jogo Ensinar a atacar e defender mantendo a resistência Ensinar o(a) goleiro(a) jogar no coletivo Ensinar a saltar, fintar e proteger-se

4 Bases de iniciação ao Handebol
· O Handebol depende do passe e do arremesso para existir; · As competências pedagógicas dos alunos-jogadores dirigidas pelo(a) professor(a) e baseadas na autonomia e construção de jogadas inteligentes precisam aparecer no jogo, ou seja, para quem passar, para onde se deslocar para receber o passe e quando arremessar; · A participação ativa no jogo e nas diversas atividades também precisam se tornar nítidas. · O tempo pedagógico deve ser suficientemente possível para garantir o conhecimento básico do jogo. · Os diversos jogos de passe e queimada devem ser acompanhados de tarefas práticas, gráficos, dicas e avaliação (perguntas e respostas).

5 Contribuições para um jogo limpo
· O Handebol na escola pode reforçar a cooperação por meio de uma educação da sensibilidade, da ética, da estética e dos conhecimentos pertinentes à bagagem dos alunos bem como à criatividade do(a) professor(a); · O Handebol na escola pode reforçar o coletivismo ensinando que dependemos dos outros para poder atuar com a inteligência focada, tornando a estratégia, uma peça viva na atividade desenvolvida e, assim, diminuindo a tensão do jogo; · O Handebol na escola pode encaminhar crianças e jovens para práticas prazerosas sem se furtar às competições pedagógicas e, até mesmo à práticas de caráter mais competitivo. O prazer pode se aliar à técnica, à disciplina e ao estudo rigoroso sobre determinada atividade; O Handebol na escola pode ser limpo, basta que nossa luta por esta meta seja constante, perseverante e associada ao diálogo com todos.

6 Mini Hand Quadra de 20 x 13, com 5 em cada equipe
Traves de 2,40 (largura) por 1,60 (altura) Tempo de duração reduzido Arbitragem pedagógica (e tolerante!)

7 Habilidades e Técnicas
Velocidade/Resistência Força/Flexibilidade Avançar/retornar Decidir/Aguardar Antecipar/Finalizar/Comemorar Driblar, desarmar, fintar, passar Saltar, arremessar Defender, segurar Rebater, tocar

8 Contrato social da equipe
Harmonia entre postura cooperativa e dedicação competitiva Reforço de aspectos solidários Fortalecimento de laços pedagógicos entre professor/treinador e jogadores Flexibilidade na aceitação das diferenças

9 Capacidades afetivas e processos cognitivos
Companheirismo Confiança Compreensão Tolerância Vontade Sensibilidade Entrega Imitação Consciência do treino Criatividade Percepção espacial Leitura do jogo Competitividade Tomada de decisão


Carregar ppt "Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google