A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DA PRODUÇÃO. A EMPRESA é a unidade de produção. Encarregada de combinar os fatores de produção Encarregada de combinar os fatores de produção:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DA PRODUÇÃO. A EMPRESA é a unidade de produção. Encarregada de combinar os fatores de produção Encarregada de combinar os fatores de produção:"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DA PRODUÇÃO

2 A EMPRESA é a unidade de produção. Encarregada de combinar os fatores de produção Encarregada de combinar os fatores de produção: Trabalho (mão-de-obra); Recursos naturais (matéria-prima); Capital (maquinas);

3 TEORIA DA PRODUÇÃO PRODUZIR BENS E SERVIÇOS QUE, POSTERIORMENTE, SERÃO VENDIDOS NO MERCADO.

4 TEORIA DA PRODUÇÃO PRODUÇÃO é o processo de transformação dos fatores em produtos pela empresa para a venda no mercado. PRODUÇÃO não se resume em transformação físicas de materiais, transporte, financiamentos, comércio e outras atividades.

5 TEORIA DA PRODUÇÃO PROCESSO DE PRODUÇÃO SIMPLES Se, a partir da combinação de fatores, for possível produzir um único produto; PROCESSO DE PRODUÇÃO MÚLTIPLO Se, a partir da combinação de fatores, for possível produzir mais de um produto.

6 TEORIA DA PRODUÇÃO A ESCOLHA DO MÉTODO OU PROCESSO DE PRODUÇÃO DEPENDE DE SUA EFICIÊNCIA Eficiência Técnica ou Tecnológica quando comparado com outros métodos, utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente do produto.

7 TEORIA DA PRODUÇÃO A EFICIÊNCIA ECONÔMICA, Está associada ao método de produção mais barato, isto é, os custos de produção são menores relativamente a outros métodos.

8 FATORES DE PRODUÇÃO FATORES DE PRODUÇÃO CUJA QUANTIDADE A EMPRESA NÃO PODE ALTERAR; Ex. Um produtor que produz laranjas. O agricultor toma decisões quanto as pessoas que vai empregar, a qtdade de tratamentos que vai realizar. QUANTO A QUANTIDADE A PRODUZIR NÃO.

9 FATORES DE PRODUÇÃO Fatores de produção que a empresa PODE DECIDIR sobre a totalidade dos fatores; Ex. Um restaurante que serve inicialmente 20 refeições dia, e em razão de alta estação sua demanda triplicou. DECISÃO ampliar espaço físico, contratar novos empregados, e manter maior estoque de mantimentos.

10 TEORIA DA PRODUÇÃO Escala produtiva da empresa as decisões quanto á combinação ótima de fatores. Nº Trabalhadores Produto (Quant. Produz. por hora) Produto Marginal do Trabalho

11 TEORIA DA PRODUÇÃO Função de Produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo. q = f (N,K) N = a quantidade utilizada de mão-de-obra; K = a quantidade utilizada de capital.

12 Função da Produção Quant. Produzida (biscoitos/hora) Número de Trabalhadores contratados Função da produção

13 TEORIA DA PRODUÇÃO A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO modifica-se à medida que se modifica o nível de tecnologia existente. NA FUNÇÃO DE PRODUÇÃO alguns fatores são fixos e outros variáveis: Curto Prazo; Longo Prazo.

14 TEORIA DA PRODUÇÃO O CURTO PRAZO Fatores de Produção Fixos – são aqueles cujas qtdade não mudam qdo a qtdade do produto varia. Ex. Instalações

15 TEORIA DA PRODUÇÃO O CURTO PRAZO Fatores variáveis cuja qtdade utilizadas variam qdo o volume de produção se altera. Ex. Matéria prima, mão-de-obra.

16 TEORIA DA PRODUÇÃO A LONGO PRAZO As empresas têm a possibilidade de alterar a quantidade de qualquer dos fatores empregados na produção. EM ECONOMIA A DIFERENÇA ENTRE CURTO E LONGO PRAZO SE ESTABELECE UNICAMENTE À EXISTÊNCIA OU NÃO DE FATORES FIXOS.

17 TEORIA DA PRODUÇÃO PRODUTO TOTALé a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores. PRODUTO TOTAL – é a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.

18 TEORIA DA PRODUÇÃO PRODUTIVIDADE MÉDIA Produtividade média do fatoré o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator. Produtividade média do fator – é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator. PRODUTIVIDADE MÉDIA DA MÃO-DE-OBRA Pme = Qtdade do produto Qtdade de trabalhadores

19 TEORIA DA PRODUÇÃO PRODUTIVIDADE MÉDIA Produtividade média do fatoré o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator. Produtividade média do fator – é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator. PRODUTIVIDADE MÉDIA DO CAPITAL Pme = Qtdade do produto Numero de maquina

20 TEORIA DA PRODUÇÃO PRODUTIVIDADE MARGINAL Produto marginal do fator é a relação entre as variáveis do produto total e as variáveis da quantidade utilizada do fator. Produto marginal do fator – é a relação entre as variáveis do produto total e as variáveis da quantidade utilizada do fator. PRODUTIVIDADE MARGINAL O CAPITAL Pmg = Variação do produto Acréscimo 1 und do fator capital

21 TEORIA DA PRODUÇÃO Número de Trabalhadores Produto Total Produto médio por trabalhador

22 TERRA Fator fixo MÃO-DE-OBRA Fator variavél PRODUTO Total ton. Produtividade Média Mão- de-obra Produtividade Marginal TEORIA DA PRODUÇÃO , ,66

23 RENDIMENTOS CRESCENTES E DECRESCENTES A evolução da produtividade média do trabalho caracteriza-se pelo aumento inicial, alcançando um máximo, e depois, diminuindo Produto Nº trabalhador TEORIA DA PRODUÇÃO

24 LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES OS RENDIMENTOS DE ESCALA PODEM SER: Rendimento crescentes de escala; Rendimentos constantes de escala; Rendimento decrescentes de escala.

25 TEORIA DA PRODUÇÃO Uma EMPRESA não visa apenas que sua produção seja eficiente do ponto de vista TÉCNICO. É preciso eficiência do ponto de vista ECONÔMICO.

26 TEORIA DA PRODUÇÃO PONTO DE VISTA TÉCNICO TRABALHO - Serviços de mão-de-obra; INSUMOS - Matéria Prima; CAPITAL - Serviços de bens de Capital. São transformados em PRODUTO FINAL

27 CUSTOS DE PRODUÇÃO CUSTO TOTAL a quantia que a firma gasta pagando pelos insumos de produção; CT = CF + CV RECEITA TOTAL a quantia que a firma recebe pela venda de seus produtos; RT = P x Q LUCRO = Receita Total – Custo Total.


Carregar ppt "TEORIA DA PRODUÇÃO. A EMPRESA é a unidade de produção. Encarregada de combinar os fatores de produção Encarregada de combinar os fatores de produção:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google