A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Público Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Público Escola."— Transcrição da apresentação:

1 Público Escola

2 Acordos de Convivência
Desligar celulares; Participação de todos; Trabalho em equipe; Cumprimento da agenda.

3 Apresentação da Consultoria / Objetivos do Programa
Agenda 1º Dia Abertura; Apresentação da Consultoria / Objetivos do Programa Sensibilizar Sensibilização para a Temática Ambiental Conhecer Princípios da Noção de Educação Ambiental Intervalo Ver e Sentir Apresentação de Vídeo Sobre Impactos Ambientais Sistêmicos Almoço

4 Agenda 1º Dia Metodologia Ser Integral / Escada da Aprendizagem Temáticas Ambientais Parte 1 Impactos Atmosféricos Coffee Break Temáticas Ambientais Parte 2 Geração e Destinação adequada de resíduos Recursos Hídricos Consumo consciente Atitudes Ecológicas Avaliação do Processo Encerramento

5 Agenda 2º Dia Pontos que marcaram o dia anterior Vídeo / Análise e Discussão A Educação Ambiental e a Língua Portuguesa/Literaturas Coffee Break Prática de Ensino Paradigmática Almoço Grupos de Prática de Ensino Avaliação do Processo Considerações Finais Avaliação de Reação

6 Momento de Avaliação - Roda Ambiental

7 Programa Atitude Ambiental
O que é? Um programa de educação ambiental para empregados, contratados e comunidades vizinhas à Vale. Objetivos? Provocar atitudes que ajudem a construir um sistema social mais justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero, gerando resultados ambientais positivos em nosso dia a dia. Como? Através de treinamentos presenciais e atividades variadas que permitam que todos identifiquem os desafios ambientais existentes dentro e fora da empresa e que compartilhem desses valores e experiências.

8 Módulo 1 - Conhecer VAMOS CONHECER O QUÊ?

9 Princípios da Noção de Educação Ambiental
Buscando o Conceito Segundo a Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. No mesmo sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais/MEC definem como um dos objetivos do Ensino Fundamental, que os educandos sejam capazes de se perceber integrantes, dependentes e agentes transformadores do ambiente, identificando seus elementos e as interações existentes entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

10 Panorama de Educação Ambiental
Concepção de Meio Ambiente A concepção de Meio Ambiente e de Educação Ambiental adotada neste projeto segue os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesta perspectiva, o ser humano, as comunidades e a sociedade são partes integrantes do meio ambiente. A relação com o ambiente, sua proteção, preservação e conservação estão sempre articuladas e vinculadas aos contextos socioculturais.

11 Contextualização da Educação Ambiental
A educação ambiental - conjunto dos processos pedagógicos destinados à difusão de conhecimentos sobre o Meio Ambiente, para a sensibilização e formação de uma consciência que contribua para mudar o estado de espírito, as atitudes, e as ações humanas na construção de um mundo melhor para se viver, agora e no futuro. Pressupõe o envolvimento e o comprometimento de todos em buscar, elaborar e implementar soluções para os problemas ambientais que afetam a vida, o local e a Terra. Concepção interpretada pelo PIEA – Programa Internacional de Educação Ambiental –criado no contexto das conferências realizadas em Belgrado (1975) e Tbilisi (1977), ambas promovidas pela ONU a partir das deliberações emanadas em 1972, da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano.   No Brasil, as perspectivas sistêmica e holística fundamentam-se a partir do advento da ECO 92, voltadas para o envolvimento da sociedade na construção da sustentabilidade.  

12

13 Filme Jornal Nacional 35 anos

14 Programa Atitude Ambiental
Módulo 3: Conviver Munido de conhecimentos e competências, no terceiro módulo o indivíduo compartilha o que aprendeu e é reconhecido pelo seu desempenho, engajando outras pessoas na escalada ambiental. Módulo 2: Ser/Fazer No segundo módulo o objetivo é transformar o conhecimento adquirido em valor, expresso em comportamentos e atitudes que se tornam padrões de desempenho. Módulo 1: Conhecer No primeiro módulo, o indivíduo é apresentado a novos conhecimentos, sendo provocado a refletir sobre eles e compreender a problemática ambiental, associando os conceitos aprendidos à realidade diária. 14

15 Temáticas Ambientais Impactos Atmosféricos Geração e Destinação adequada de Resíduos Recursos Hídricos Consumo Consciente Atitudes Ecológicas / Sustentáveis

16 Um Novo Paradigma Viver de forma sustentável - em equilíbrio com o meio ambiente - não é uma questão de estilo, mas de sobrevivência. Sustentabilidade é, portanto, uma palavra-chave na busca de um novo sistema de valores, um novo paradigma civilizatório. TRIGUEIRO, André. Mundo sustentável. São Paulo: Editora Globo, 2005.

17 O que você aprendeu nesta parte de nosso treinamento?
Aprendizados O que você aprendeu nesta parte de nosso treinamento? Como pode aplicar o aprendizado no dia a dia? Como pode continuar se desenvolvendo no assunto?

18 Momento de Avaliação 18

19 Obrigado! Desejamos a você e a todos da sua equipe bons frutos do treinamento do Módulo 1 do Programa Atitude Ambiental


Carregar ppt "Público Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google