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Prof. Diego Wolney

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Apresentação em tema: "Prof. Diego Wolney"— Transcrição da apresentação:

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2 e-mail: diego.wolney@gmail.com
Prof. Diego Wolney

3 Logística Integrada No caso das empresas, os gastos com logística variam normalmente de 5 a 35% do valor das vendas, dependendo do tipo de atividade e da área geográfica de operação. O transporte agrega valor de local aos produtos e serviços, enquanto a manutenção dos estoques agrega-lhes valor de tempo.

4 O serviço na logística O serviço da logística é medido em termos de (1) disponibilidade; (2) desempenho operacional; e (3) confiabilidade de serviço. Disponibilidade: significa ter estoque para atender de maneira consistente à demanda. Desempenho operacional: O cliente obtém pouco benefício quando um fornecedor promete uma entrega em 24 horas, mas quase sempre atrasa. Confiabilidade: Para obter confiabilidade no serviço é essencial adotar medidas para avaliar a disponibilidade de estoque e o desempenho operacional.

5 A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE NO BRASIL
A logística é hoje responsável por aproximadamente 12% do PIB brasileiro e o transporte de cargas corresponde a 60% dos custos logísticos no País, o maior em toda a cadeia de suprimentos.

6 ESTOQUES: PRÓS E CONTRAS RELATIVOS À SUA MANUTENÇÃO
Segundo Ballou (2006), argumenta-se que gerenciar torna-se mais fácil quando se tem a segurança dos estoques, assim como também se torna mais fácil defender-se das críticas pela manutenção de estoque em excesso do que arcar com estoque esgotado. A maior parte dos custos de manutenção é custo de oportunidade, assim, não sendo identificada nos relatórios contábeis.

7 ESTOQUES: PRÓS E CONTRAS RELATIVOS À SUA MANUTENÇÃO
A necessidade de manutenção é contestada a partir de vários argumentos, como de que estes são considerados desperdício, pois absorvem capital que apresentaria maior rentabilidade se destinado a incrementar a produtividade e a competitividade.

8 ESTOQUES: PRÓS E CONTRAS RELATIVOS À SUA MANUTENÇÃO
De acordo com Wanke (1999), as companhias buscam garantir a disponibilidade de seus produtos ao cliente final com o menor nível de estoque possível, devido aos seguintes fatores: Diversidade crescente no número de produtos, tornando mais complexa e trabalhosa a contínua gestão dos níveis de estoque, dos pontos de pedido e dos estoques de segurança; Elevado custo de oportunidade de capital,resultante das taxas de juros do mercado nacional que têm tornado a posso e a manutenção de estoques onerosos.

9 ESTOQUES: PRÓS E CONTRAS RELATIVOS À SUA MANUTENÇÃO
O custo de manutenção dos estoques representa entre 20% e 40% do seu valor por ano, tornando-se economicamente sensato administrá-lo cuidadosamente. No entanto mesmo quando a presença de estoque é justificável no SCM, sua manutenção é criticada por ser considerada onerosa e desnecessária. A falta de resposta instantânea dos sistemas operacionais em relação aos pedidos, por exemplo, fazem com que os estoques proporcionem um nível de disponibilidade de produtos ou serviços que, quando perto dos clientes, satisfazem às expectativas destes, resultando, muitas vezes, no aumento do nível de vendas (Ballou, 2006).

10 Importância do sistema de transportes e distribuição na cadeia logística

11 Custo Logístico e de Transporte
Transportes e Distribuição Analisando a distribuição dos custos logísticos, verifica-se que 65% deste custo corresponde a atividade de transporte. Fonte: Pesquisa CEL/Coppead – Custos Logísticos 2005

12 Principais Macroprocessos Logísticos
Transportes e Distribuição SUPRIMENTOS FORNECEDOR OPERAÇÕES TRANSPORTADOR DISTRIBUIÇÃO FÍSICA FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO LOGÍSTICA REVERSA CONSUMIDOR

13 Atividades logísticas primárias Transportes e Distribuição
processamento de pedidos manutenção de estoques

14 Importancia dos Transportes Transportes e Distribuição
Sem um sistema de transporte eficiente e confiável, regiões e nações ficam impossibilitadas de crescer e desenvolver-se. O transporte representa, em média, 64% dos custos logísticos, 4,3% do faturamento e, em alguns casos, mais que o dobro do lucro O transporte impacta diretamente sobre o nível do serviço, influenciando o tempo de entrega, a confiabilidade e a segurança dos produtos. Os sistema de transporte vêm passando por mudanças significativas a partir de avanços tecnológicos, tanto em infra-estrutura, quanto em softwares e métodos de gestão. A logística diz respeito à criação de valor. Produtos e serviços não têm valor a menos que estejam sob a posse do cliente quando (tempo) e onde (lugar) eles desejam consumi-los

15 Nível de Serviço Clientes

16 Nível de Serviço ao Cliente Transportes e Distribuição
A empresa deve ser capaz de traduzir o desempenho de seu serviço aos clientes em uma vantagem competitiva no mercado. Pouco serviço aos clientes significa perda de “market-share” (participação no mercado). Excessivo nível de serviço significa perda nas margens de lucro. Em termos logísticos, o fornecedor deve primeiro conhecer as necessidades de seus clientes mais impotantes. Dedique um tratamento diferenciado àqueles clientes que representam a parte substancial das suas vendas totais.

17 Conceitos de Transportes

18 Sistema de Transporte Transportes e Distribuição Conceito: Conjunto de trabalho, facilidades e recursos que compõe a capacidade de movimentação da economia Fonte: Ballou (2008): Logistica Empresarial

19 Gestão de Transportes Custos Qualidade Prazo
A função principal do órgão de transporte é compatibilizar-se com as seguintes variáveis: valores de custos de transportes superiores às médias de mercado aumentam as dificuldades de concorrência do produto Custos Qualidade Prazo nos casos em que, devido à vida do produto ser extremamente curta. um fator primordial para a qualidade do transporte é a embalagem do produto transportado

20 Modais de Transporte

21 Modais de Transporte O transporte pode acontecer em sistema/modal especifico ou pela integracao entre dois ou mais sistemas (denominado intermodal) Fatores que influenciam a escolha do modal Características do cliente (dispersão, quantidade, tamanho dos pedidos etc) Características do produto Disponibilidade do transporte Velocidade Freqüência Confiabilidade

22 Modais de Transporte Tabela O tamanho do embarque é inversamente proporcional ao preço

23 Fatores que influenciam o custo do frete
1.Peso ou cubagem 2.Distância 3.Facilidade de manuseio 4.Risco da carga 5.Sazonalidade (mercado) 6.Trânsito 7.Existência de carga de retorno 8.Especificidade do veículo

24 Modal Aéreo

25 Modal Aéreo Serviço confiável Baixos níveis de avarias e extravios
Alto custo de operação e do veículo Limitado em termos de espaço Adequado p/materiais de alto valor ou muito perecíveis Altíssima velocidade Evitar a demora nos terminais Materiais mais leves na fuselagem

26 Modal Rodoviário

27 Caracteristicas Modal Rodoviario
Características positivas: Grande disponibilidade, alcançando a maioria dos pontos do território nacional Investimentos fixos relativamente pequenos Serviço flexível (porta-a-porta) e rápido Adequado para pequenas cargas e curtas distâncias

28 Caracteristicas Modal Rodoviario
Características negativas: inexistência de padronização dos tipos e capacidade de cargas ( peso/volume ). carroçarias não padronizadas ( fabricantes ). carga de retorno em nível nacional. relativo pouco emprego de paletes. consumo de combustível por t/km. distribuição de carga fracionada aos pontos de vendas

29 Caracteristicas Modal Rodoviario
falta de estrutura compatível com a sua importância. apresenta deficiências difíceis de eliminar. os carreteiros em sua maioria não possuem condições de concorrer sozinhos com as transportadoras. os carreteiros não possuem estruturas de atendimento nacional aos clientes.

30 A dependência brasileira -transporte rodoviário
Indicadores: 60% do total de carga do país é escoada por estradas. A produtividade do transporte no Brasil equivale a 22% da registrada nos Estados Unidos. O consumo energético nas rodovias é 29% superior ao dos Estados Unidos. A emissão de poluentes é 2,6 superior à americana. FONTE: CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE – CNT / COPPEAD-UFRJ(2002)

31 Demora nos postos de fiscalização
É excessivo o tempo gasto em postos fiscais estaduais, no comércio interno e em procedimentos alfandegários para o comércio internacional Com a transmissão prévia das informações do conhecimento via Web, alguns postos estão agilizando a liberação de carga entre estados

32 Modal Marítimo

33 Transporte Marítmo no Brasil
Baixa disponibilidade de navios na cabotagem de contêineres Apesar do recente crescimento no número de navios porta-contêineres que aportam na costa brasileira, o número de saídas semanais ainda é baixo Normalmente, os produtos transportados em contêineres possuem um alto valor agregado. Logo, a espera representa um alto custo financeiro

34 ROTAS DE NAVEGAÇÃO LONGO CURSO NORTH- BOUND SOUTH- BOUND CABOTAGEM A cabotagem corresponde ao transporte de cargas pelas costas brasileiras e o longo curso é o transporte fora das costas do Brasil.

35 Movimentação de cargas por tipo de navegação
Mil Unidades * Fonte: ANTAQ Análises: Instituto ILOS

36 Modal Dutoviário

37 Modal Dutoviário custos altos de implantação custos baixos de operação Utilizado principalmente para a movimentação de petróleo, derivados e gás Linha de produtos atendida: limitada (apenas produtos líquidos e gasosos)

38 Modal Ferroviário

39 Modal Ferroviário Altos custos fixos de conservação, operação dos terminais etc Maior capacidade (espaço p/armazenagem) Custo unitário mais baixo (economia escala) Velocidade mediana (demora nas estações) Mais adequado para cargas volumosas e longas distâncias. Utilizado para grandes volumes

40 Modal Ferroviário Baixa disponibilidade do sistema ferroviário brasileiro Densidade de Ferrovia Km/100 m2

41 Modal Ferroviário O investimento por km de linha férrea no Brasil é cerca de 1/3 daquele das ferrovias norte-americanas

42 Transporte Multimodal

43 Transporte Multimodal
Operadores de Transporte Multimodal (OTM) é a denominação da pessoa jurídica responsável pelo transporte de cargas da origem até o destino, com documento único de transporte Lei de fevereiro de dispõe sob os OTM

44 Resumo da Aula

45 Transportes e Distribuição
Analisando a distribuição dos custos logísticos, verifica-se que 65% deste custo corresponde a atividade de transporte. A escolha do modal de transporte e uma decisão estratégica de fundamental importância para a empresa Nesta decisão é preciso considerar o conceito de custo total e o trade-off entre nível de serviço ao cliente e custo Pernambuco apresenta uma grande oportunidade de rescimento econômico através do complexo de Suape.

46 Obrigado!

47 Referências Bibliográficas
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009. BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.


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