A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico, mental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico, mental."— Transcrição da apresentação:

1 Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico, mental e social. Conjunto de medidas visando a preservar ou a modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.

2 OBJETIVOS DO SANEAMENTO  Abastecimento de água  Destino adequado da água residuais e sistema de esgoto  Limpeza urbana  Controle de insetos, roedores  Controle da poluição ambiental  ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL  É fundamental para o homem pois previne um numero considerável de doenças, implementa hábitos higiênicos,facilita as atividades desportivas e permite progresso trazendo desenvolvimento para as comunidades.

3 Fontes de água  A água volta a superfície sob forma de chuva, neve, ou granizo que ao escoarem na superfície formam córregos e rios.  QUALIDADE DA ÁGUA  A água da chuva ao cair no solo mistura-se a substâncias que alteram sua qualidade.  A saúde pública define:  Água potável própria para consumo  Água poluida imprópria para o consumo  Água Contaminada contem germes patogênicos, vírus, bactérias, protozoários, vermes, provenientes de dejetos humanos.

4 Doenças transmitidas pela água  São as doenças em que a água serve como meio de transporte para os germes patogênicos atingirem o homem.  São lançados no meio ambiente através de dejetos e poluentes químicos ou físicos provenientes de industrias.  Germes patogênicos vias de penetração oral ou cutâneo.

5 Doenças causadas pela água agentes patogênicos  Via oral cólera, hepatite infecciosa, poliomielite, Helmintoses, diarréria.  Cutâneo Esquistossomose, Leptospirose  Agentes quimicos poluentes  Substâncias poluentes; cal, hipoclorito de sódio, inseticidas, detergentes, desinfetantes, gases de incineração de industrias.

6 POÇOS CUIDADOS COM A ÁGUA  POÇOS CONSTITUI A FORMA MAIS COMUM DE SE OBTER ÁGUA CAVANDO-SE A TERRA ATÉ ALCANÇAR O LENÇOL SUBTERRÂNEO.  CUIDADOS UTILIZAÇÃO ÁGUA  FERVURA AQUECER 100ºC 15 MINUTOS  FILTRAÇÃO É O PROCESSO PELO O QUAL ÁGUA PASSA POR UM MEIO POROSO DEIXA IMPUREZAS CUIDADO COM A LIMPEZA PERIÓDICA DO S MEIOS FILTRANTES E PARTES INTERNAS DO FILTRO PARA MELHORAR A EFICÁCIA.

7 Desinfecção da água  Existem substâncias quimicas com ação germicida que são utilizadas devido a sua baixa toxidade e custo. A desinfecção mais importante é a caixa e reservatório de água.  Deve ser feita semestralmente, manter vedados para evitar entrada de animais e conservar a água em condições de uso.

8 Sistema de Esgoto  A remoção dos dejetos se dá através de um sistema público de esgoto ou seja, recolhimento de materiais fecais, águas servidas de banheiros, pias e tanques para retirada de poluentes físicos, químicos e biológicos.  Fossas podem ser; Negra é totalmente condenada porque polui e contamina a água subterrânea.

9 Fossas  Fossa seca ou privada higiência é a mais indicada quando existe água encanada no local consiste na escavação do solo numa profundidade que não atinja o lençol dágua  Vantagem baixo custo na construção distância mínima de 15 metros da fonte de água.  E 6 metros do domicilio e o fundo da fossa deve ser situado 1,50 metros acima do lençol dágua.

10 Fossa séptica  Indicado para localidade onde não há rede de esgoto mas que possui água encanada.  Usada em escolas, creches, hospitais, consiste em um tanque séptico, o esgoto, entra e fica retido por um recepiente para sedimentação do material sólido que, por ação das bactérias anaeróbicas, transforma- se em lodo digerido. O líquido que sai desse recipiente passa para o semidouro, cujas paredes são permeáveis e permitem a infiltração do liquido no solo. Deve manter 15 metros da fonte de água.

11 Recomendação da limpeza do tanque séptico  Retirada do lodo com equipamentos de botas, luvas e atentar para não ter contaminação de lençol freático.  Limpeza Urbana  O lixo é um conjunto de resíduos sólidos resultante das atividades humanas.  Detritos orgânicos são os restos de alimentos, vegetais, dejetos, e cadáveres de animais.

12 Detritos inorgânicos  São os papéis, latas, vidros, panos, metais....  Lixo domiciliar quanto mais o homem evolui mais lixo produz.  O aproveitamento das partes não convencionais das frutas, verduras, hortaliças semente, cascas, s]ao empregados em adubo orgânico para diminuir lixo orgânico.  Coleta seletiva vidros, papéis, metais, plásticos.

13 Ação ecológica  Menos poluição dimunuição da massa de resíduos sólidos no destino final do lixo, conservação de recursos naturais.  Reciclagem, coleta seletiva são fontes de matéria prima.  Remoção do lixo sacos plasticos, diminui a poluição ambiental.  Deposito a céu aberto totalmente condenável  Acontece devido a probreza os lixões.

14 Aterro sanitário  Preparado por máquinas que abrirão valas onde o lixo é depositado em camadas, compactado e coberto por terra. O Aterro sanitário constitui nos dias de hoje um dos problemas de limpeza pública, pela falta de disponibilidade de disponibilidade de locais para a sua construção.

15 Material orgânico  Utilizado em fertilizantes orgânicos através da digestão aeróbica ou anaeróbica para a agricultura, o fertilizante obtido é capaz de proporcionar ao solo melhoria e nutrir as plantas.  Incineração processo caro destrói resíduos que representam riscos a saúde a combustão é feita a 800ºc. As cinzas vão para o aterro sanitário.

16 Redução da poluição da água  Implantação de sistemas sanitários de coleta e remoção de esgotos domésticos e industriais.  Destino correto de lixo, proteção de mananciais controle de aplicação de pesticidas e fertilizantes.

17 Ação de enfermagem no saneamento ambiental  Esclarecer as comunidades que o saneamento básico é um dever do estado e direito do cidadão.  Melhora da qualidade de vida do individuo  Introdução de hábitos de higiene.  Mudanças de comportamento futuro.  Fervura de água para beber principalmente em épocas de surtos.

18 Filtrar água reduz o numero de bactérias na água limpeza do filtro.  Utilização de cloro na água após a filtração.  Dejetos adequados, visitas domiciliares, reuniões palestras para reduzir morbidades como diarréia, hepatite, verminose,  Colocar lixo nos locais adequados principalmente nos horários determinados.  Não lançar lixo em córregos, terrenos baldios, e ruas prevenir entupimentos e enchentes nas épocas de chuva,.trabalhar esse tema nas escolas, creches, associações, igrejas.

19 Poluição do solo  Lançamento de produtos quimicos ou resíduos no solo pode resultar em sua poluição.não construir aterro sanitário próximo de recursos hidricos.  Poluição da água  Gera morte de animais principalmente peixes, impossibilidade de práticas recreativas, dificuldade para agricultura, como a irrigaçao local,.

20 Sistema de Abastecimento de água  Pode ser feito através de soluções individuais, mais utilizadas no meio rural e e sistemas públicos utilizadas no meio urbano.  Meio rural através de cisternas captação de água de chuva, usa-se onde há escassez de água pode ser de uso coletivo ou pequenas comunidades.

21


Carregar ppt "Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico, mental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google