A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico,"— Transcrição da apresentação:

1 Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico, mental e social. Conjunto de medidas visando a preservar ou a modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.

2 OBJETIVOS DO SANEAMENTO
Abastecimento de água Destino adequado da água residuais e sistema de esgoto Limpeza urbana Controle de insetos, roedores Controle da poluição ambiental ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL É fundamental para o homem pois previne um numero considerável de doenças, implementa hábitos higiênicos,facilita as atividades desportivas e permite progresso trazendo desenvolvimento para as comunidades.

3 Fontes de água A saúde pública define:
A água volta a superfície sob forma de chuva, neve, ou granizo que ao escoarem na superfície formam córregos e rios. QUALIDADE DA ÁGUA A água da chuva ao cair no solo mistura-se a substâncias que alteram sua qualidade. A saúde pública define: Água potável própria para consumo Água poluida imprópria para o consumo Água Contaminada contem germes patogênicos , vírus, bactérias, protozoários, vermes, provenientes de dejetos humanos.

4 Doenças transmitidas pela água
São as doenças em que a água serve como meio de transporte para os germes patogênicos atingirem o homem. São lançados no meio ambiente através de dejetos e poluentes químicos ou físicos provenientes de industrias. Germes patogênicos vias de penetração oral ou cutâneo.

5 Doenças causadas pela água agentes patogênicos
Via oral cólera, hepatite infecciosa, poliomielite, Helmintoses, diarréria. Cutâneo Esquistossomose, Leptospirose Agentes quimicos poluentes Substâncias poluentes; cal, hipoclorito de sódio, inseticidas, detergentes, desinfetantes, gases de incineração de industrias.

6 POÇOS CUIDADOS COM A ÁGUA
POÇOS CONSTITUI A FORMA MAIS COMUM DE SE OBTER ÁGUA CAVANDO-SE A TERRA ATÉ ALCANÇAR O LENÇOL SUBTERRÂNEO. CUIDADOS UTILIZAÇÃO ÁGUA FERVURA AQUECER 100ºC 15 MINUTOS FILTRAÇÃO É O PROCESSO PELO O QUAL ÁGUA PASSA POR UM MEIO POROSO DEIXA IMPUREZAS CUIDADO COM A LIMPEZA PERIÓDICA DO S MEIOS FILTRANTES E PARTES INTERNAS DO FILTRO PARA MELHORAR A EFICÁCIA.

7 Desinfecção da água Existem substâncias quimicas com ação germicida que são utilizadas devido a sua baixa toxidade e custo. A desinfecção mais importante é a caixa e reservatório de água. Deve ser feita semestralmente, manter vedados para evitar entrada de animais e conservar a água em condições de uso.

8 Sistema de Esgoto A remoção dos dejetos se dá através de um sistema público de esgoto ou seja, recolhimento de materiais fecais, águas servidas de banheiros, pias e tanques para retirada de poluentes físicos, químicos e biológicos. Fossas podem ser; Negra é totalmente condenada porque polui e contamina a água subterrânea.

9 Fossas Fossa seca ou privada higiência é a mais indicada quando existe água encanada no local consiste na escavação do solo numa profundidade que não atinja o lençol dágua Vantagem baixo custo na construção distância mínima de 15 metros da fonte de água. E 6 metros do domicilio e o fundo da fossa deve ser situado 1,50 metros acima do lençol dágua.

10 Fossa séptica Indicado para localidade onde não há rede de esgoto mas que possui água encanada. Usada em escolas , creches, hospitais, consiste em um tanque séptico, o esgoto, entra e fica retido por um recepiente para sedimentação do material sólido que, por ação das bactérias anaeróbicas, transforma-se em lodo digerido. O líquido que sai desse recipiente passa para o semidouro, cujas paredes são permeáveis e permitem a infiltração do liquido no solo. Deve manter 15 metros da fonte de água .

11 Recomendação da limpeza do tanque séptico
Retirada do lodo com equipamentos de botas, luvas e atentar para não ter contaminação de lençol freático. Limpeza Urbana O lixo é um conjunto de resíduos sólidos resultante das atividades humanas. Detritos orgânicos são os restos de alimentos, vegetais, dejetos, e cadáveres de animais.

12 Detritos inorgânicos São os papéis , latas, vidros, panos, metais....
Lixo domiciliar quanto mais o homem evolui mais lixo produz. O aproveitamento das partes não convencionais das frutas, verduras, hortaliças semente, cascas, s]ao empregados em adubo orgânico para diminuir lixo orgânico. Coleta seletiva vidros, papéis, metais, plásticos.

13 Ação ecológica Menos poluição dimunuição da massa de resíduos sólidos no destino final do lixo, conservação de recursos naturais. Reciclagem, coleta seletiva são fontes de matéria prima . Remoção do lixo sacos plasticos, diminui a poluição ambiental. Deposito a céu aberto totalmente condenável Acontece devido a probreza os lixões .

14 Aterro sanitário Preparado por máquinas que abrirão valas onde o lixo é depositado em camadas , compactado e coberto por terra. O Aterro sanitário constitui nos dias de hoje um dos problemas de limpeza pública, pela falta de disponibilidade de disponibilidade de locais para a sua construção.

15 Material orgânico Utilizado em fertilizantes orgânicos através da digestão aeróbica ou anaeróbica para a agricultura, o fertilizante obtido é capaz de proporcionar ao solo melhoria e nutrir as plantas. Incineração processo caro destrói resíduos que representam riscos a saúde a combustão é feita a 800ºc . As cinzas vão para o aterro sanitário.

16 Redução da poluição da água
Implantação de sistemas sanitários de coleta e remoção de esgotos domésticos e industriais. Destino correto de lixo, proteção de mananciais controle de aplicação de pesticidas e fertilizantes.

17 Ação de enfermagem no saneamento ambiental
Esclarecer as comunidades que o saneamento básico é um dever do estado e direito do cidadão. Melhora da qualidade de vida do individuo Introdução de hábitos de higiene. Mudanças de comportamento futuro. Fervura de água para beber principalmente em épocas de surtos.

18 Filtrar água reduz o numero de bactérias na água limpeza do filtro.
Utilização de cloro na água após a filtração. Dejetos adequados, visitas domiciliares, reuniões palestras para reduzir morbidades como diarréia, hepatite, verminose, Colocar lixo nos locais adequados principalmente nos horários determinados. Não lançar lixo em córregos, terrenos baldios, e ruas prevenir entupimentos e enchentes nas épocas de chuva,.trabalhar esse tema nas escolas, creches, associações, igrejas.

19 Poluição do solo Lançamento de produtos quimicos ou resíduos no solo pode resultar em sua poluição.não construir aterro sanitário próximo de recursos hidricos . Poluição da água Gera morte de animais principalmente peixes, impossibilidade de práticas recreativas , dificuldade para agricultura, como a irrigaçao local,.

20 Sistema de Abastecimento de água
Pode ser feito através de soluções individuais, mais utilizadas no meio rural e e sistemas públicos utilizadas no meio urbano. Meio rural através de cisternas captação de água de chuva, usa-se onde há escassez de água pode ser de uso coletivo ou pequenas comunidades.

21


Carregar ppt "Saneamento Ambiental O controle de todos os fatores do meio físico do homem e que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o bem estar fisico,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google