A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Peakit - Nelson Rodrigues. Todo o acto catequético é um acto de comunicação. O catequista é, assim, um comunicador da linguagem da fé. Catequizar é comunicar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Peakit - Nelson Rodrigues. Todo o acto catequético é um acto de comunicação. O catequista é, assim, um comunicador da linguagem da fé. Catequizar é comunicar."— Transcrição da apresentação:

1 Peakit - Nelson Rodrigues

2 Todo o acto catequético é um acto de comunicação. O catequista é, assim, um comunicador da linguagem da fé. Catequizar é comunicar

3 O catequista tem, assim, de repensar e de readaptar, cada vez mais, os instrumentos de comunicação mais adequados para que a mensagem possa chegar ao destinatário, a fim de promover uma profissão de fé viva, explícita e actuante (DGC 78).

4 Catequizar é comunicar Será, de facto, que a comunicação verbal é suficiente para que haja uma verdadeira adesão do catequizando à Mensagem de Deus? Quantas vezes passamos as nossas sessões de catequese a falar sobre um determinado conteúdo para, depois, verificarmos que não houve uma verdadeira comunicação?

5 Catequizar é comunicar Se quisermos tocar nos corações dos nossos catequizandos, seremos mais eficazes na transmissão da Mensagem divina usando múltiplas linguagens, originais e interactivas. O uso da Internet e das Novas Tecnologias na catequese são uma destas formas de expressão à disposição do catequista.

6 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese Actualmente, a catequese encontra grandes concorrentes à sua missão, tais como, por exemplo, a televisão, a playstation, os telemóveis, os mp3, etc., defrontando-se, por conseguinte, com uma necessidade urgente, de novas propostas, para que se torne, assim, uma catequese mais dinâmica, interactiva e comunicativa.

7 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese Assim, a Internet e as Novas Tecnologias a ela associadas lançam, hoje, grandes desafios à Pastoral Catequética, uma vez que, pela sua capacidade de abranger texto, imagem e som num único meio de comunicação, conseguem levar, de uma forma virtual, a Mensagem de Jesus a todas as pessoas do nosso tempo.

8 Os meios audiovisuais na Catequese Senão vejamos:

9 Os meios audiovisuais na Catequese

10 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese É, pois, cada vez mais urgente e necessário que os catequistas se sintam sensibilizados e estimulados para beneficiarem dos aspectos positivos que a Internet comporta.

11 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese Ser catequista hoje significa saber tudo isto. Mas não só. É preciso ser capaz de usar os instrumentos e as Novas Tecnologias (a Internet, o messenger, o telemóvel, as páginas Web, os vídeos, etc.).

12 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese A Internet e as Novas Tecnologias oferecem um verdadeiro espaço de comunhão e de comunicação interpessoal, com grandes vantagens: informação inesgotável, acessibilidade a realidades antes demasiado distantes, rapidez, instantaneidade, novas possibilidades. Trata-se de uma linguagem com grandes potencialidades comunicativas e criativas.

13 AS Novas Tecnologias na Catequese CD e DVD-ROMs: Estes oferecem grandes possibilidades num único instrumento multimédia: vídeos, jogos, textos, animações, canções, etc. Tudo de fácil acesso, sempre e quando se queira utilizar, durante o tempo que se quiser, fazendo com que os destinatários aprendam de forma interactiva, voluntária e divertida.

14 PowerPoints : Para uma apresentação de um tema, é hoje muito comum recorrer-se ao PowerPoint como instrumento de visualização de conteúdos (aos quais se pode acrescentar imagens, textos, vídeos, sons, gráficos, …). Na catequese podem ser usados para ilustrar uma passagem evangélica, para centrar a atenção em assuntos específicos ou como complemento dinâmico. AS Novas Tecnologias na Catequese

15 Mensagens SMS e MMS: Esta é uma boa forma de comunicar com os catequizandos. Na verdade, um SMS pode conter um pensamento, um convite à oração, um pedido, uma palavra amiga de acompanhamento, a marcação de um encontro, uma partilha, uma recordação, uma citação. Este é um meio diferente e eficaz, se for bem utilizada. AS Novas Tecnologias na Catequese

16 s: este novo meio de comunicação pode conter imagens, sons, vídeos… Interacção, comunicação, partilha, participação são algumas das características dos s. Na catequese podem ser um veículo de partilha de ideias, de materiais, de boas mensagens. Ao contrário do SMS, podem ser mensagens mais elaboradas e reflexivas. AS Novas Tecnologias na Catequese

17 Messenger : Meio de comunicação de grande sucesso entre os adolescentes, e um excelente meio para encontrarmos os nossos catequizandos e fazermos um acompanhamento, interagindo, comunicando, trabalhando dimensões espirituais ou outras. AS Novas Tecnologias na Catequese

18 Página Web: Há muitas páginas na Internet com informações, técnicas, jogos, temas, utilidades, documentos, sendo todas elas de uso fácil para a catequese e que podem ser úteis para o desenvolvimento da mesma. E… porque não construir uma página Web para o grupo de catequese? AS Novas Tecnologias na Catequese

19 Facilidade em encontrar os contactos das Equipas Arciprestais de Catequese Facilidade em encontrar os contactos ( s) dos catequistas Possibilidade de discutir temas importantes entre todos através do fórum Facilidade em partilhar conteúdos educativos entre a comunidade ……

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 As TIC podem ajudar a Catequizar O portal do DAC se bem usado, é um meio poderoso de intercâmbio e partilha de conteúdos O portal do DAC pode potenciar e ajudar a quebrar barreiras e incentivar a entreajuda de todos os catequistas

35 ?


Carregar ppt "Peakit - Nelson Rodrigues. Todo o acto catequético é um acto de comunicação. O catequista é, assim, um comunicador da linguagem da fé. Catequizar é comunicar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google