A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos."— Transcrição da apresentação:

1 Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos

2 Parceria Ação Educativa e Global Editora
Coleção 2o segmento Parceria Ação Educativa e Global Editora

3 Ação Educativa Uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 1994 em São Paulo. Realiza atividades de assessoria, pesquisa, informação e formação, além de divulgar materiais e subsídios a educadores, jovens e agentes sociais Site

4 Programa de educação de jovens e adultos
Linhas de Ação Assessoria a programas educativos Participação e apoio a redes e fóruns Formação de educadores; Elaboração de subsídios e materiais pedagógicos; Salas de aula experimentais

5 Global Editora São Paulo 35 anos no mercado editorial
Centrada na publicação do patrimônio literário nacional

6 GLOBAL EDITORA São Paulo 35 anos no mercado editorial
Compromisso com o patrimônio literário nacional

7 A coleção Conta com 11 livros e busca abranger problemas e assuntos que correspondem aos interesses e necessidades educativas de jovens e adultos e das comunidades em que estão inseridos; É um projeto construído coletivamente, no qual princípios educativos e propostas pedagógicas dão sustentação aos textos, às atividades e aos projetos de trabalho sugeridos. Seis livros partem de temas relativos às principais formas de participação na sociedade contemporânea; Cinco livros tomam como objeto conhecimentos linguísticos e matemáticos.

8 Seis livros temáticos

9 Viver, Aprender

10 Viver, Aprender

11 Unificado – 5ª e 6ª série (temático)

12 Unificado – 7ª e 8ª série (temático)

13 Livros disciplinares Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos; Aprendizagens fundamentais para ação efetiva na sociedade de cultura escrita: dois de Linguagem, dois de Matemática e um de Língua Estrangeira Moderna

14 Viver, Aprender

15 Viver, Aprender

16 Viver, Aprender

17 Unificado – 5ª e 6ª série (disciplinar)

18 Unificado – 7ª e 8ª série (disciplinar)

19 Arquitetura dos livros
Cada livro é formado por três partes: Livro do estudante – dividido em capítulos Roteiro de atividades – encartado no livro do estudante Livro de professores – explicitação das abordagem metodológicas e propostas de atividades individuais e coletivas.

20 Estrutura dos materiais
Guia do educador Orientações didáticas Explicações sobre temas tratados Definição de objetivos de aprendizagens Descrição das atividades Sugestões de atividades complementares Textos informativos para educadores Livro do educando Organizados em módulos temáticos e unidades de estudo Abordam articuladamente as áreas curriculares em projetos didáticos

21 Arquitetura dos livros
Objetivo: Oferecer condições aos estudantes para: Desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos para tomada de decisões; Aprender a investigar a realidade; Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas e sociais; Ter acesso a bens culturais;.

22 Seis Focos de Atenção...

23 Foco 1 A continuidade do processo educativo
Programas viáveis e compatíveis às necessidades dos envolvidos; A criação de oportunidades para que pessoas ampliem conhecimentos 23 23

24 Foco 2 Diversidade cultural
Implica conhecer os educandos e: Reconhecê-los como produtores e portadores de cultura e que essa bagagem é diversa e relacionada às suas biografias e ciclos de vida, aos grupos a que pertencem, ao contexto em que vivem, entre outros. Identificar e integrar os conhecimentos, valores, representações, expectativas e habilidades que possuem; Considerar que a alfabetização provoca mudanças identitárias; Organizar projetos educativos em função dessa bagagem e necessidades dos grupos. 24 24

25 Foco 3 Educação não se faz por transferência
Práticas e propostas que se conectam a projetos e necessidades dos grupos atendidos e respondam às exigências sociais; A realidade local, o diagnóstico de questões e a busca de soluções e intervenção são tarefas e conteúdos a serem contemplados no processo de alfabetização; Situações reais e significativas, relacionadas à vida; Situações comunicativas como aquelas que as pessoas falam, lêem e escrevem no mundo social 25 25

26 Foco 4 Ambiente alfabetizador
Organizar os tempos e os espaços de modo a favorecer: O diálogo e a negociação entre todos os envolvidos; A articulação e a mobilização dos grupos que tomam parte do processo educativo e de outros da comunidade; O intercâmbio de experiências e saberes; 26 26

27 Foco 5 Alfabetizar e letrar simultaneamente
Requer: Superar a noção de que o foco da alfabetização concentra-se em ler para aprender a ler e em escrever para aprender simplesmente a tecnologia da escrita; Promover uma gama diversificada de situações de: produção de textos (orais, escritos ou em outras linguagens), de leitura e interpretação de textos, de acesso a diversas fontes de informação, de reflexão sobre a linguagem como objeto de estudo; 27 27

28 Foco 6 Formação dos(as) professores(as)
Rever a formação inicial: seus currículos e finalidades; Rever a formação continuada: fazer com eles(as) o que se quer para os estudantes Conhecer e reconhecer os(as) professores(as) como sujeitos de aprendizagem; Rever e atualizar seus papéis e atribuições; Promover a elaboração, proposição e implementação de ações educativas criadas pelos(as) professores(as) e apoiadas pelos(as) formadores(as). 28 28


Carregar ppt "Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google