A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos."— Transcrição da apresentação:

1 Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos

2 Coleção 2o segmento Parceria Ação Educativa e Global Editora

3 Ação Educativa Uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 1994 em São Paulo. Realiza atividades de assessoria, pesquisa, informação e formação, além de divulgar materiais e subsídios a educadores, jovens e agentes sociais Site

4 Programa de educação de jovens e adultos Linhas de Ação – Assessoria a programas educativos – Participação e apoio a redes e fóruns – Formação de educadores; – Elaboração de subsídios e materiais pedagógicos; – Salas de aula experimentais

5 Global Editora São Paulo 35 anos no mercado editorial Centrada na publicação do patrimônio literário nacional

6 GLOBAL EDITORA São Paulo 35 anos no mercado editorial Compromisso com o patrimônio literário nacional

7 A coleção Conta com 11 livros e busca abranger problemas e assuntos que correspondem aos interesses e necessidades educativas de jovens e adultos e das comunidades em que estão inseridos; É um projeto construído coletivamente, no qual princípios educativos e propostas pedagógicas dão sustentação aos textos, às atividades e aos projetos de trabalho sugeridos. Seis livros partem de temas relativos às principais formas de participação na sociedade contemporânea; Cinco livros tomam como objeto conhecimentos linguísticos e matemáticos.

8 Seis livros temáticos

9 Viver, Aprender

10

11 Unificado – 5ª e 6ª série ( temático)

12 Unificado – 7ª e 8ª série (temático)

13 Livros disciplinares Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos; Aprendizagens fundamentais para ação efetiva na sociedade de cultura escrita: dois de Linguagem, dois de Matemática e um de Língua Estrangeira Moderna

14 Viver, Aprender

15

16

17 Unificado – 5ª e 6ª série (disciplinar)

18 Unificado – 7ª e 8ª série (disciplinar)

19 Arquitetura dos livros – Cada livro é formado por três partes: Livro do estudante – dividido em capítulos Roteiro de atividades – encartado no livro do estudante Livro de professores – explicitação das abordagem metodológicas e propostas de atividades individuais e coletivas. –

20 Estrutura dos materiais Guia do educador n Orientações didáticas n Explicações sobre temas tratados n Definição de objetivos de aprendizagens n Descrição das atividades n Sugestões de atividades complementares n Textos informativos para educadores Livro do educando n Organizados em módulos temáticos e unidades de estudo n Abordam articuladamente as áreas curriculares em projetos didáticos

21 Arquitetura dos livros Objetivo: Oferecer condições aos estudantes para: – Desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos para tomada de decisões; – Aprender a investigar a realidade; – Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas e sociais; – Ter acesso a bens culturais;.

22 Seis Focos de Atenção...

23 Foco 1 A continuidade do processo educativo  Programas viáveis e compatíveis às necessidades dos envolvidos;  A criação de oportunidades para que pessoas ampliem conhecimentos 23

24 Foco 2 Diversidade cultural  Implica conhecer os educandos e: produtores eportadores de cultura – Reconhecê-los como produtores e portadores de cultura e que essa bagagem é diversa e relacionada às suas biografias e ciclos de vida, aos grupos a que pertencem, ao contexto em que vivem, entre outros. – Identificarintegrar – Identificar e integrar os conhecimentos, valores, representações, expectativas e habilidades que possuem; mudançasidentitárias – Considerar que a alfabetização provoca mudanças identitárias; projetoseducativos – Organizar projetos educativos em função dessa bagagem e necessidades dos grupos. 24

25 Foco 3 Educação não se faz por transferência – Práticasconectamnecessidades – Práticas e propostas que se conectam a projetos e necessidades dos grupos atendidos e respondam às exigências sociais; realidadediagnóstico intervenção – A realidade local, o diagnóstico de questões e a busca de soluções e intervenção são tarefas e conteúdos a serem contemplados no processo de alfabetização; – Situaçõesreaissignificativas – Situações reais e significativas, relacionadas à vida; – Situaçõescomunicativas – Situações comunicativas como aquelas que as pessoas falam, lêem e escrevem no mundo social 25

26 Foco 4 Ambiente alfabetizador  Organizar os tempos e os espaços de modo a favorecer: diálogonegociação – O diálogo e a negociação entre todos os envolvidos; articulação – A articulação e a mobilização dos grupos que tomam parte do processo educativo e de outros da comunidade; intercâmbio – O intercâmbio de experiências e saberes; 26

27 Foco 5 Alfabetizar e letrar simultaneamente  Requer: – Superar a noção de que o foco da alfabetização concentra-se em ler para aprender a ler e em escrever para aprender simplesmente a tecnologia da escrita; gamadiversificadadesituações – Promover uma gama diversificada de situações de: produção de textos (orais, escritos ou em outras linguagens), de leitura e interpretação de textos, de acesso a diversas fontes de informação, de reflexão sobre a linguagem como objeto de estudo; 27

28 Foco 6 Formação dos(as) professores(as) formação inicial  Rever a formação inicial: seus currículos e finalidades; fazer com eles(as) o que se quer para os estudantes  Rever a formação continuada: fazer com eles(as) o que se quer para os estudantes sujeitosde aprendizagem; – Conhecer e reconhecer os(as) professores(as) como sujeitos de aprendizagem; papéisatribuições – Rever e atualizar seus papéis e atribuições; proposição pelos(as) professores(as) – Promover a elaboração, proposição e implementação de ações educativas criadas pelos(as) professores(as) e apoiadas pelos(as) formadores(as). 28


Carregar ppt "Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google