A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura Socialização - processo pelo qual, ao longo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura Socialização - processo pelo qual, ao longo."— Transcrição da apresentação:

1 A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura Socialização - processo pelo qual, ao longo da vida, o ser humano aprende e interioriza os diversos elementos da cultura envolvente, integrando-se assim num meio social e cultural específico. - Processo de socialização: 1. desenvolve a sociabilidade; 2.permite a interiorização de um padrão cultural, de um modo colectivo de agir, pensar e sentir; 3.gera sentimentos, atitudes e comportamentos relativamente comuns; 4.possibilita a integração; 5.constrói o sentimento de pertença, o “NÓS”, a identidade social e cultural dos indivíduos. Que papel desempenha a socialização?

2 SOCIALIZAÇÃO: PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOCIAL Os Indivíduos aprendem os valores, as regras e as práticas próprias da sociedade a que pertencem, ao LONGO DE TODA A SUA VIDA – família, escola, meios de comunicação social, grupos de pares, etc. AGENTES – família, escola, meios de comunicação social, grupos de pares, etc. – IMITAÇÃO, APRENDIZAGEM E IDENTIFICAÇÃO MECANISMOS – IMITAÇÃO, APRENDIZAGEM E IDENTIFICAÇÃO A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura

3 Socialização Aquisição de conhecimentos (processos mentais de socialização); Formação de vínculos (processos afectivos de socialização); Formação social da conduta (processos comportamentais de socialização) Inicia-se com o nascimento e permanece ao longo de toda a vida Socialização Primária Ocorre durante a infância e permite a aquisição de um conjunto de “saberes básicos” Socialização Primária Acompanha toda a vida adulta e designa ajustamentos do indivíduo em função de alterações significativas do meio social

4 A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura Ser Humano Distingue-se dos outros animais pela sua enorme capacidade de adaptação ao meio, transformando-o. Herança Genética Inacabamento biológico compensado por um cérebro complexo e preparado para comportamentos superiores Cultura Capital colectivo dos instrumentos adquiridos, dos saberes aprendidos, transmitidos de geração em geração, através do processo de socialização Produto e produtor de cultura UNIDADE BIO-PSICO-SOCIO-CULTURAL.

5 A PESSOA ser individual, consciente de si próprio, com características próprias que lhe permitem participar na vida social INDIVÍDUOS PERSONALIDADE A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura Representação de várias personagens e papéis impostos Individualidade pessoal estruturada de forma gradual e complexa a partir da acção conjugada entre património genético e influência ambiental.

6 CULTURA CULTURA E PADRÕES DE CULTURA: Elementos MATERIAIS: alimentação, vestuário, tecnologia, etc. ESPIRITUAIS: crenças, hábitos, valores, normas, língua, usos, etc. PADRÕES DE CULTURA Modos de vida próprios das sociedades e dos grupos Modos de vida próprios das sociedades e dos grupos Muito heterogéneos no espaço e no tempo – DIVERSIDADE CULTURAL Muito heterogéneos no espaço e no tempo – DIVERSIDADE CULTURAL Contacto entre culturas diferentes Contacto entre culturas diferentes ACULTURAÇÃO ACULTURAÇÃO A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura

7 CULTURA Interage com a sociedade e transforma-a Transmitida de geração em geração HOMEM É UM PRODUTO DA CULTURA HOMEM É UM AGENTE PRODUTOR DE CULTURA HOMEM – PRODUTO E AGENTE PRODUTOR DE CULTURA ETNOCENTRISMO CULTURAL Sociedades actuais Proximidade cultural Diversidade cultural Possibilidade de choques culturais – tendência para julgar os padrões das outras culturas com base nos da nossa. A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura


Carregar ppt "A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano? 1. Antes de mim - a genética, o cérebro e a cultura Socialização - processo pelo qual, ao longo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google