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D ESENVOLVIMENTO P UBLICITÁRIO Aluna: Raquel Pessin Silva 1Ano P.P – Manhã Prof(o): Rogério Sorvillo.

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1 D ESENVOLVIMENTO P UBLICITÁRIO Aluna: Raquel Pessin Silva 1Ano P.P – Manhã Prof(o): Rogério Sorvillo

2 PONTOS DO DESENVOLVIMENTO PUBLICITÁRIO... o Fazer conhecer um novo produto no mercado  Sugerir novas utilizações para o produto  Informar o mercado sobre uma alteração de preço o Explicar como funciona o produto  Descrever serviços disponíveis  Corrigir falsas impressões  Informar onde o produto pode ser adquirido e onde a assistência técnica pode ser prestada  Construir uma imagem da empresa  Criar notoriedade, tornar a marca ou produto familiar  Diminuir o esforço de compra  Diferenciar o produto

3 A IMPORTANCIA DE UM BRIEFING BEM FEITO Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário. Em outras palavras, a extensão do briefing é indefinível previamente, contendo todas as informações que sejam relevantes e nenhuma que assim não seja.

4 D EFINIÇÃO DE B RIEFING... É um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter ideias para criar soluções. O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

5 PONTOS QUE COMPÕEM UM BRIEFING/PRODUTO SERVIÇO. Nome Descrição Propriedades Histórico Aparência física Embalagem Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução Custo x benefício Vantagens – Única, principal, secundária

6 PRODUTO/SERVIÇO Desvantagens (e efeitos colaterais) Como é usado? – Local e forma Frequência de compra e uso Local de fabricação Capacidade de produção Disponibilidade – No presente e futuro Concorrentes Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes Diferencial Imagem e marca

7 MERCADO Canal(is) de venda da categoria Importância relativa (se vendido em mais de um canal) Como o produto é vendido (unidade, pacotes, grandes quantidades, varejo tradicional, auto-serviço, distribuidores exclusivos, revendas etc)? Como o serviço é prestado (direta ou indiretamente, de forma centralizada ou descentralizada, pessoalmente, via telefone/internet etc)? Tamanho do mercado – Em volume e valor Sobreposições de mercado Influência e atitudes do atacado e varejo Tendência das vendas – Do produto/serviço; da categoria; do mercado total

8 MERCADO Influências: regionais (geográficas); sazonais; demográficas (raça, sexo, idade, profissões, padrão sócio-cultural etc) Distribuição Organização do mercado Influência da força de vendas (para a rede de distribuição e para os consumidores) Efeitos da propaganda (promoção, merchandising etc) no mercado

9 MERCADO Investimentos em comunicação (total e de cada concorrente) Concorrência: Participação e tendências de evolução do share-of- market Grau de organização (de cada um) Participação e tendências de evolução do share-of- voice Objetivos e estratégias de marketing e comunicação percebidas Táticas de marketing e comunicação empregadas Imagem de cada concorrente Pesquisa – Disponíveis, regulares (que podem ser compradas) e ad hoc (que podem ser contratadas)

10 CONSUMIDORES Atuais, da Concorrência e Potenciais Ocupação, profissão Posição social e cultural Quantidade Nível de escolaridade média Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc) Grupos de idade Sexo

11 Anexo 2 – Exemplo de Estrutura de um Briefing Exemplo de estrutura para briefing 1. Contexto  Negócio (breve explicação do negócio da empresa e da sua evolução)  Empresa (características genéricas da empresa, concorrência, etc.) Identificação dos segmentos-alvo da empresa (descrição dos segmentos alvos da empresa – dos seus clientes actuais e dos seus potenciais clientes) Estratégia de marketing da empresa (traços gerais) (explicação em traços gerais da estratégia de marketing da empresa – posicionamento, fontes de mercado, segmentação e marketing mix (distribuição, preço, produto e comunicação). Objectivos, alvos e estratégia web da empresa (explicação do motivo pelo qual se está a apostar na web, quais os objectivos que se pretendem alcançar, quais os alvos de comunicação e qual a estratégia definida). Nota: deverá sempre solicitar a opinião da empresa consultada, neste ponto. A experiência e know- how dos seus consultores (empresa web marketing ) podem trazer novas soluções à empresa que se adeqúem perfeitamente à estratégia definida e que vão de encontro aos objectivos definidos. 5. Orçamentação Deverá indicar qual o valor que dispõe para investir nesta área, para que as soluções propostas vão de encontro ao seu orçamento. 6. Timing Indicação do tempo de execução desejado, com indicação de quando deverá iniciar e terminar (sugestão) o trabalho.


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