A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso da vírgula. Indica uma pausa de curta duração, que não marca o fim do enunciado. Pode ser empregada para separar termos de uma oração (vírgula no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso da vírgula. Indica uma pausa de curta duração, que não marca o fim do enunciado. Pode ser empregada para separar termos de uma oração (vírgula no."— Transcrição da apresentação:

1 O uso da vírgula

2 Indica uma pausa de curta duração, que não marca o fim do enunciado. Pode ser empregada para separar termos de uma oração (vírgula no interior da oração), ou para separar orações de um período (vírgula entre orações). Indica uma pausa de curta duração, que não marca o fim do enunciado. Pode ser empregada para separar termos de uma oração (vírgula no interior da oração), ou para separar orações de um período (vírgula entre orações). Com afinco, muitos alunos estudaram a matéria da prova. A Bahia, terra do som afro, é a morada do sol. Naquele dia, os candidados receberam a imprensa.

3  Depois de orações adverbiais antepostas; Enquanto o marido pescava, Rosa ficava pintando a paisagem.  Antes do que introduz oração explicativa; O coronel ia enchendo o tambor do revólver, do qual nunca se apartava.

4  Quando há elipse do verbo; Ela lê ficção; ele, manuais científicos.  Para separar conjunções contíguas; Mas, se ganharmos, eles ficam sem chance nenhuma.

5 masporém  Antes de mas (com sentido de porém); Vá onde quiser, mas fique morando conosco.  Para separar adjuntos adverbiais de natureza diferentes. Ontem, no Pacaembu, o Corinthians goleou em cima dos bambis.

6  Entre sujeito e predicado; Minha amiga, contou um segredo.  Entre predicado e sujeito; Foram julgados, o assassino e seus cúmplices.  Entre verbo e seus complementos. Todos sabem, que ele é apaixonado por esportes.

7  Com expressões adverbiais breves, antepostas ou intercaladas; O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa do stalismo. no entantoporémpor issocontudo todavia  Depois de no entanto, porém, por isso, contudo, todavia...quando essas expressões ou palavras iniciarem o período. No entanto, o presidente deixou claro que... ou No entanto o presidente deixou claro que...


Carregar ppt "O uso da vírgula. Indica uma pausa de curta duração, que não marca o fim do enunciado. Pode ser empregada para separar termos de uma oração (vírgula no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google