Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Relatório da Ação Governamental RAG
4
Relatório da Ação Governamental - RAG
É a análise das realizações do Governo com os recursos alocados no Orçamento; é a avaliação anual da entrega dos produtos e dos impactos dos programas.
5
PÚBLICO-ALVO Assembleia Legislativa; Tribunal de Contas do Estado; Auditoria Geral do Estado – controle interno para prevenção de erros e ilegalidades; Gerentes e equipes setoriais – subsídio para o replanejamento e ajuste de estratégias; e Sociedade.
7
Constituição Estadual
Art.66 - O Governador deve prestar contas anualmente à Assembléia Legislativa, sobre o exercício anterior.
8
Lei Complem. 101/2000, art.4º,I,e: Cabe a LDO estabelecer normas de controle de custo e avaliação de resultados dos programas financiados com os recursos dos orçamentos;
9
Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Lei nr 9.203, de 25 de agosto de 2009 Art. 29: “..., a avaliação anual dos programas de governo financiados com recursos do orçamento dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, denominado Relatório da Ação Governamental, será entregue pelo chefe do Poder Executivo à Assembléia Legislativa e ao Tribunal de Contas do Estado até 15 de abril do ano subseqüente.”
11
Elaboração do RAG Etapas: Sistema: Avaliação das Ações (P/A/OE)
Avaliação dos Programas Sistema: Módulo RAG no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças – FIPLAN
13
Ação Governamental É o conjunto de operações cujos produtos contribuem para o alcance dos objetivos do programa.
14
Avaliação das Ações (P/A/OE)
15
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Meta Física: quantidade de produto (bem ou serviço) que se deseja obter a cada ano com a implementação da ação
16
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Região de Planejamento: informar a quantidade de bens ou serviços entregues por região
17
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Análise da Meta Física: argumentação dos fatores que levaram ao alcance (ou não) da meta proposta pela ação. Analisar a capacidade que se tem de planejar e realizar a meta física proposta para a ação.
18
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Régua de Parâmetros: Instrumento que demonstra o desempenho da meta física, da capacidade de planejamento e da execução orçamentária da ação governamental.
19
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Realização Orçamentária e Financeira: avalia a realização do orçamento em relação ao previsto na Lei Orçamentária - LOA e após os créditos e contingenciamentos.
20
Avaliação das Ações (P/A/OE)
PPD - Planejamento e Programação da Despesa: índice que mede a capacidade de planejar. Ele permite visualizar de que forma os órgãos estão efetivamente projetando a despesa, ou seja, se estão realizando corretamente o orçamento previsto na LOA.
21
Avaliação das Ações (P/A/OE)
COFD - Capacidade Operacional Financeira da Despesa: índice que mede a capacidade do órgão de executar financeiramente o orçamento.
22
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Avaliação Orçamentária/Financeira: contextualizar, de forma resumida, os principais fatos que ocorreram durante a execução da ação e se esses fatos prejudicaram o seu desempenho.
23
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Os objetivos específicos são os “resultados esperados” pela execução da ação (projeto/atividade).
24
Avaliação das Ações (P/A/OE)
Outros Aspectos Relevantes: indicar os principais gastos na ação que ainda não citados. Recomendações: melhorias ou ajustes para melhor desempenho da ação.
26
Programa Governamental
É o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou o atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade.
27
Programa Governamental
Esta avaliação deverá demonstrar: as mudanças relativas ao problema que o programa estava destinado a resolver; o impacto gerado pelo programa na sociedade; o grau de satisfação do usuário.
28
Avaliação dos Programas
Somente após a avaliação das Ações (P/A/OE) é que o Gestor do Programa terá subsídios para realizar a sua avaliação. O órgão deverá fazer análise de todos os programas sob sua responsabilidade, EXCETO, dos programas padronizados
29
Avaliação dos Programas
30
Avaliação dos Programas
Indicador: é o instrumento destinado a medir se o objetivo do programa foi alcançado e em que medida.
31
Avaliação dos Programas
Análise dos Indicadores: avaliação dos resultados alcançados em 2010 em relação ao que está previsto no PPA 2008/2011, para o exercício de Deve ser preenchido inclusive se o índice não tiver sido apurado, justificando esse fato.
32
Avaliação dos Programas
Para analisar o PPD e o COFD do programa deverão ser seguidas as mesmas instruções dadas para análise do PPD e COFD das Ações.
33
Avaliação dos Programas
Avaliação da Execução: verificar se o previsto para o programa está sendo alcançado, considerando os objetivos das ações e a alocação de recursos para que fossem atingidas as metas propostas a seus produtos. Critérios de Avaliação: - Recursos Financeiros - Recursos Humanos - Recursos Materiais - Infra-Estrutura - Cumprimento de Metas Físicas
34
Avaliação dos Programas
Resultado do Programa: tem a finalidade de apresentar o desempenho do programa no enfrentamento do problema que lhe deu origem
35
Avaliação dos Programas
Restrições e Providências: Identificação de fatores que dificultaram a execução físico-financeira do programa e quais foram as providências tomadas para resolver estes entraves.
36
Avaliação dos Programas
Outros aspectos Relevantes: situações e fatos ainda não mencionados que impactaram no resultado do programa
37
Avaliação dos Programas
Outros produtos entregues: informar outros produtos entregues e que não foram previstos nas ações, mas que foram relevantes.
38
Avaliação dos Programas
Recomendações: melhorias ou ajustes para melhor desempenho do programa.
39
A importância do RAG no Ciclo de Gestão
CONCLUINDO ... A importância do RAG no Ciclo de Gestão Os dados produzidos pelo RAG fornecem informações para a tomada de decisão dos governantes e para a melhoria da qualidade na alocação dos recursos públicos. Demonstra ainda, os produtos e serviços disponibilizados aos cidadãos de nosso estado, cumprindo com o dever de dar transparência às ações do Estado.
40
Dicas Importantes: O manual do RAG é um subsídio primordial neste processo; É recomendável que os avaliadores das ações e dos programas façam um rascunho no word das informações a serem inseridas no sistema FIPLAN; As informações devem ser inseridas no Módulo RAG/FIPLAN através do login do responsável pela ação e do gestor do programa avaliado;
42
“Se quem planeja governa melhor, quem avalia aumenta sua governabilidade.”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.