A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL:"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
SAINDO DE TRÁS DAS MESAS Cíntia Betanho Campana Marchiori, Liliana Brenelli Vidotti, Millena Cristina Bonomi, Maria Helena N. Z. M. Campos Ciasca e Luciana Munhoz Eugênio dos Santos Escola Casa da Gente Para avançar, clique no slide

2 Para avançar, clique no slide
FOTOS A UTILIZAÇÃO DAS FOTOS NESSA APRESENTAÇÃO FOI PREVIAMENTE AUTORIZADA PELOS PAIS DAS CRIANÇAS Para avançar, clique no slide

3 Para avançar, clique no slide
FALA DE PORTÃO... NOSSA, PROFESSORA! O QUE É QUE VOCÊS FIZERAM AQUI NA ESCOLA QUE MEU FILHO ESTÁ INDO TÃO SUJO PARA CASA HOJE??? Para avançar, clique no slide

4 PARQUE: BRINCANDO DE COLHER E COMER AMORA
Para avançar, clique no slide

5 PARQUE: ENFEITANDO O CORPO PARA BRINCAR
Para avançar, clique no slide

6 TANQUE DE AREIA: MELECA COM ÁGUA
Para avançar, clique no slide

7 LINGUAGEM CORPORAL FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ATRAVÉS DO CORPO
Para avançar, clique no slide

8 Para avançar, clique no slide
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA GENTE ESCOLA PARTICULAR DE CAMPINAS Para avançar, clique no slide

9 Para avançar, clique no slide
DESMISTIFICAR DICOTOMIA ENTRE CORPO E INTELECTO COMO TRABALHAR / VALORIZAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CORPORAL? Para avançar, clique no slide

10 LINGUAGEM CORPORAL: PROCESSO DE APRENDIZADO
TENTATIVAS E ERROS ENSAIOS, FRUSTRAÇÕES ARRISCAR, BUSCAR A SUPERAÇÃO DOS MEDOS, DAS DIFICULDADES Para avançar, clique no slide

11 Para avançar, clique no slide
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CORPORAL SÓ É POSSÍVEL SE NÃO NOS FOR NEGADA A POSSIBILIDADE DE TENTAR! Para avançar, clique no slide

12 Para avançar, clique no slide
DISPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS DIFERENTES AMBIENTES DA ESCOLA E DAS SALAS DE AULA Para avançar, clique no slide

13 BRINCANDO COM AS FANTASIAS
TERRAÇO BRINCANDO COM AS FANTASIAS Para avançar, clique no slide

14 Para avançar, clique no slide
TERRAÇO PROJETO SERES VIVOS Para avançar, clique no slide

15 Para avançar, clique no slide
SALÃO JOGOS E BRINQUEDOS Para avançar, clique no slide

16 REORGANIZANDO ESPAÇOS
SALÃO REORGANIZANDO ESPAÇOS Para avançar, clique no slide

17 BRINCADEIRA: VIVO, MORTO OU MORTO ENTERRADO
TARTARUGA BRINCADEIRA: VIVO, MORTO OU MORTO ENTERRADO Para avançar, clique no slide

18 Para avançar, clique no slide
PINTURA REGISTRO DAS DESCOBERTAS... Para avançar, clique no slide

19 Para avançar, clique no slide
TANQUE DE AREIA CONSTRUÇÕES Para avançar, clique no slide

20 Para avançar, clique no slide
PARQUE BANHO DE ESGUICHO Para avançar, clique no slide

21 CULINÁRIA COM PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS
COZINHA CULINÁRIA COM PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS Para avançar, clique no slide

22 ORGANIZAÇÃO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES
SALA DE AULA ORGANIZAÇÃO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES Para avançar, clique no slide

23 CONHECER POSSIBILIDADES E...
Para avançar, clique no slide

24 DESCOBRIR LIMITES DE SEGURANÇA
Para avançar, clique no slide

25 Para avançar, clique no slide
SENTIR A VERTIGEM DO SALTO NO VAZIO E DA VELOCIDADE SEM COLOCAR EM RISCO SUA INTEGRIDADE FÍSICA Para avançar, clique no slide

26 CRIANÇAS DE DOIS ANOS... Liliana
Para avançar, clique no slide

27 Para avançar, clique no slide
ADAPTAÇÃO SEPARAÇÃO MOMENTÂNEA DA FAMÍLIA APOIO DOS PAIS – REORGANIZAÇÃO DE SUAS EMOÇÕES NOVAS EXPERIÊNCIAS Para avançar, clique no slide

28 Para avançar, clique no slide
BRINCADEIRAS NO PARQUE Para avançar, clique no slide

29 Para avançar, clique no slide
CONQUISTAS... Para avançar, clique no slide

30 Para avançar, clique no slide
VENCENDO DESAFIOS Para avançar, clique no slide

31 Para avançar, clique no slide
CRIANÇA PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL Para avançar, clique no slide

32 Para avançar, clique no slide
CONHECENDO DIFERENTES MATERIAIS Para avançar, clique no slide

33 Para avançar, clique no slide
BRINCANDO DE FAZER MELECA Para avançar, clique no slide

34 DESCANSO: HORA DA LEITURA
Para avançar, clique no slide

35 ADAPTAÇÃO: BRINCADEIRAS COM ÁGUA
Para avançar, clique no slide

36 PINTURA COM MACARRÃO E ANILINA
Para avançar, clique no slide

37 Para avançar, clique no slide
QUE PINTURA ATRAENTE! Para avançar, clique no slide

38 Para avançar, clique no slide
CRIANÇAS DE TRÊS ANOS... Millena Para avançar, clique no slide

39 Para avançar, clique no slide
LINGUAGEM CORPORAL VALORIZADA MESMO DEPOIS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL TRABALHO COM MÚLTIPLAS LINGUAGENS: MÚSICA, DANÇA, DRAMATIZAÇÃO, ARTE... FAZ PARTE DA ROTINA E DOS PROJETOS Para avançar, clique no slide

40 LINGUAGEM CORPORAL VALORIZADA MESMO DEPOIS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL MOVIMENTO NÃO IMPEDE A CONCENTRAÇÃO EXTERNALIZAÇÃO DE SENTIMENTOS FAZ PARTE DA ROTINA E DOS PROJETOS TRABALHO COM MÚLTIPLAS LINGUAGENS: MÚSICA, DANÇA, DRAMATIZAÇÃO, ARTE... Para avançar, clique no slide

41 UM POUCO SOBRE AS OBRAS DE RODIN...
PAI DA ESCULTURA MODERNA TRABALHO COM ARGILA OBRAS: IMPRESSÃO DE MOVIMENTO Para avançar, clique no slide

42 Para avançar, clique no slide
DÉSESPOIR Para avançar, clique no slide

43 Para avançar, clique no slide
LÈ PENSEUR Para avançar, clique no slide

44 Para avançar, clique no slide
RODIN OBSERVAR, SENTI E VIVENCIAR CORPORALMENTE O TRABALHO DO ARTISTA PLÁSTICO RODIN Para avançar, clique no slide

45 Para avançar, clique no slide
DONA MARICOTA BONECA GIGANTE COM 3 METROS DE ALTURA ARTICULAR A BRINCADEIRA DO BOI DE MAMÃO COM UM DE SEUS PERSONAGENS Para avançar, clique no slide

46 DANÇANDO COM A MARICOTA
Para avançar, clique no slide

47 Para avançar, clique no slide
CRIANÇAS DE QUATRO ANOS... Mª Helena Para avançar, clique no slide

48 EU QUERO FAZER A COBRA HOJE...
Para avançar, clique no slide

49 A GENTE VÊ SE NOSSO MÚSCULO É DURO OU MOLE...
Para avançar, clique no slide

50 Para avançar, clique no slide
EU TÔ SENTINDO ALEGRIA Para avançar, clique no slide

51 DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA CORPORAL
APROFUNDANDO AS AÇÕES CORPORAIS PROVOCANDO DIFERENTES POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS AÇÕES BASEADAS NO IOGA E EM OUTRAS TÉCNICAS CORPORAIS Para avançar, clique no slide

52 Para avançar, clique no slide
DIFERENÇAS CULTURAIS POVOS ORIENTAIS POVOS OCIDENTAIS Para avançar, clique no slide

53 PARA QUE SERVEM AS TÉCNICAS?
FILOSOFIA DE VIDA DESPERTAR O BEM-ESTAR E O AUTOCONHECIMENTO FERRAMENTA DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL PREVENÇÃO DE DOENÇAS Para avançar, clique no slide

54 Para avançar, clique no slide
E PARA ESSE GRUPO??? ASSEGURAR A PRESENÇA DO CORPO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM CRIAR ESPAÇOS E RITUAIS QUE MELHOREM NOSSA CONSCIÊNCIA CORPORAL SENSIBILIZAR-NOS PARA MELHOR NOS EXPRESSAR Para avançar, clique no slide

55 Para avançar, clique no slide
COMO É ESSE RITUAL? PREPARAÇÃO DO ESPAÇO USO DE UM LIVRO COMO REFERÊNCIA AUMENTO GRADATIVO DE TEMPO DE REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE Para avançar, clique no slide

56 MOVIMENTOS INSPIRADOS NA NATUREZA
A COBRA Para avançar, clique no slide

57 MOVIMENTOS LIGADOS AO HOMEM
O LENHADOR Para avançar, clique no slide

58 UMAS VEZES FAZEMOS JUNTOS...
Para avançar, clique no slide

59 OUTRAS VEZES SÃO SÓ AS CRIANÇAS
Para avançar, clique no slide

60 TEM VEZES QUE SEGUIMOS A SEQÜÊNCIA DO LIVRO...
Para avançar, clique no slide

61 OUTRAS, INVENTAMOS POSIÇÕES
Para avançar, clique no slide

62 TAMBÉM CRIAMOS CENAS USANDO MUITOS MOVIMENTOS
Para avançar, clique no slide

63 TERMINAMOS COM UM RELAXAMENTO
Para avançar, clique no slide

64 Para avançar, clique no slide
DEPOIMENTOS “EU TÔ SENTINDO ALEGRIA!” “MEU PÉ TAVA FELIZ!” “EU SENTI QUE O MEU CORPO TÁ MUITO FORTE. ATÉ HOJE!” (DEPOIS DO RELAXAMENTO) “O MEU CORPO PARECE QUE DORMIU!” “O MEU CORPO TRABALHOU MUITO!” “EU SENTI QUE O MEU CORPO TAVA MEIO MOLE!” Para avançar, clique no slide

65 QUAL É A FUNÇÃO EDUCATIVA DESSAS PRÁTICAS?
DESPERTAR O PRAZER TRABALHAR O LÚDICO CULTIVAR A LINGUAGEM CORPORAL CRIAR RITUAIS DE REFLEXÃO E MELHOR COMPREENSÃO DE SI AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS NA RELAÇÃO COM A VIDA Para avançar, clique no slide

66 CRIANÇAS DE CINCO ANOS... Cíntia
Para avançar, clique no slide

67 Para avançar, clique no slide
PROJETO BRINCAR POSSIBILITAR MOMENTOS DE INTERAÇÃO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS QUE PERMITAM QUE AS CRIANÇAS SE TOQUEM RESGATAR CANTIGAS E DANÇAS DE RODA Para avançar, clique no slide

68 Para avançar, clique no slide
CANTIGAS DE RODA MÚSICA PARA SENTAR NA RODA... Para avançar, clique no slide

69 ... ABRAÇANDO OS AMIGOS PARA SE CUMPRIMENTAR
Para avançar, clique no slide

70 Para avançar, clique no slide
“PAPAGAIO LOIRO” Para avançar, clique no slide

71 Para avançar, clique no slide
“FUI NO TORORÓ “ Para avançar, clique no slide

72 Para avançar, clique no slide
UMA CAIXA... ... MUITA DIVERSÃO!!! Para avançar, clique no slide

73 Para avançar, clique no slide
CABELEREIRO MALUCO Para avançar, clique no slide

74 Para avançar, clique no slide
DANÇA DA CADEIRA Para avançar, clique no slide

75 Para avançar, clique no slide
CRIANÇAS DE SEIS ANOS... Luciana Para avançar, clique no slide

76 ESPECIFICIDADES DO INFANTIL III
PREOCUPAÇÃO DAS CRIANÇAS MUDANÇAS E NOVIDADES BRINCADEIRAS E CURIOSIDADES Para avançar, clique no slide

77 Para avançar, clique no slide
INICIANDO O ANO... DINÂMICA DA PIPOCA Para avançar, clique no slide

78 Para avançar, clique no slide
FAZENDO BOLOTAS DE AREIA... Para avançar, clique no slide

79 Para avançar, clique no slide
... PARA ACERTAR O ALVO!!! RESPEITANDO O DIREITO DE BRINCAR. Para avançar, clique no slide

80 GRANDES PREOCUPAÇÕES SOBRE PEQUENOS CORPOS
COMO É O NOSSO PÉ? E A NOSSA MÃO? O QUE É E PARA QUE SERVE O ESQUELETO? POR QUE O BUMBUM É CORTADO E TEM UM BURACO? COMO NOSSA UNHA É PRESA? Para avançar, clique no slide

81 GRANDES PREOCUPAÇÕES SOBRE PEQUENOS CORPOS
POR QUE PISCAMOS? POR QUE NOSSO COCÔ SAI MARROM? POR QUE AS MENINAS TÊM VAGINA E NÃO PÊNIS? DÁ PARA TRANSAR EM PÉ? Para avançar, clique no slide

82 Para avançar, clique no slide
PROJETO CORPO COMO É TRABALHADO: SENSIBILIZAÇÃO, PESQUISAS E REGISTROS Para avançar, clique no slide

83 APRENDENDO COM O CORPO INTEIRO
VENDO COM OS OLHOS, MEXENDO COM AS MÃOS, APRENDENDO COM O CORPO INTEIRO Para avançar, clique no slide

84 COMO É O NOSSO PÉ? E A NOSSA MÃO?
Para avançar, clique no slide

85 O QUE É E PARA QUE SERVE O ESQUELETO?
Para avançar, clique no slide

86 POR QUE NOSSO COCÔ SAI MARROM?
Para avançar, clique no slide

87 POR QUE AS MENINAS TÊM VAGINA E NÃO PÊNIS? DÁ PARA TRANSAR EM PÉ?
Para avançar, clique no slide


Carregar ppt "LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google