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Contato com a imprensa O que é? • Pessoalmente: visita, coletiva, entrega de material • Por telefone: sugestão e confirmação • Pela.

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Apresentação em tema: "Contato com a imprensa O que é? • Pessoalmente: visita, coletiva, entrega de material • Por telefone: sugestão e confirmação • Pela."— Transcrição da apresentação:

1 Contato com a imprensa

2 O que é? • Pessoalmente: visita, coletiva, entrega de material • Por telefone: sugestão e confirmação • Pela net: , redes sociais, site, sala de imprensa

3 O que é uma comunicação eficaz? O que seria uma comunicação eficiente? • À primeira vista: ato em que emissor e receptor se envolvem numa mensagem, com resultados claros e consensuais para os dois • Problema: duas pessoas podem ser eficientes, mas os resultados do encontro comunicativo podem ser desastrosos

4 CONCEITO Comporta Duas dimensões: 1)Comportamental e social: recursos humanos e organização 2)Técnica: sistema tecnológico mais eficiente

5 Procedimentos de trabalho!

6 Procedimentos • Pilar: a) Comunicação interna (House organ) b) Comunicação externa (Release) c) Análise (Clipping) d) Formas de relacionamento (mesas, coletivas...)

7 Procedimentos (Externo) • Vai ajudar na formação da imagem do público – potenciais clientes • A credibilidade está ligado particularmente a forma como as informações são repassadas • Administração falava-se em Identidade – relações internas, ideologia

8 “O nome e a reputação da empresa e dos produtos são o maior patrimônio da sua companhia, pois todas as vendas são influenciadas pela imagem que construiu...” (Dorothy Doty,1995, p.294)

9 Procedimentos de trabalho • Press kit • Follow up • Mailing list • Press release • Coletivas • Visitas técnicas • Manuais de relacionamento • Atendimento e agilidade • Clipping…

10 “Em uma empresa, seja ela pública ou privada, a área responsável pelo relacionamento com a imprensa tem como principal atribuição desenvolver estratégias que resultem numa rede eficaz de comunicação com os jornais, revistas, mídia virtural e emissoras de rádio e TV. Isso garante fluxo de informação necessário para a divulgação de produtos e serviços e para a manutenção e ampliação da imagem da empresa junto aos seus mercados e à opinião pública” (Kopplin e Ferrareto, 2000, p.45)

11 Mailling List

12 Mailing-list • É uma relação completa e abrangente dos veículos de comunicação que interessam a assessoria e aos clientes. • Orientam o trabalho – a quem dentro do jornal ou emissora – deve mandar cada tipo de release ou produto. • Sem isso a divulgação corre o risco de obter pouco resultado

13 Mailing-list • Constantemente atualizado (semestre) – rotatividade de profissionais • Informações básicas: nome, endereço, telefone, fax, celular, nomes proprietário da empresa, diretores, editores, repórteres, chefes de reportagem, pauteiros e setoristas. • No rádio e TV: lista de programas

14 Mailing-list • Fichário ou pastas – arquivo • listas de envio • Arquivo de computador Jornal da Manhã (impresso, diário, Campo Grande): Endereço: Rua, CEP... Diretoria: Editor-chefe: Fulano de tal, , msn, fone, celular Editor-geral: Diretor executivo: Redação: Editor de Política: Repórteres de Política: Comercial:

15 Mailing - Processo de distribuição • Com base no Mailing o assessor vai selecionar os veículos e os jornalistas que devem receber o release ou outros produtos • Além de enviar o material para as pessoas certas, o assessor precisa identificar as datas e os horários mais adequados para isso

16 Mailing - Processo de distribuição

17 • Dias chave: _________ terça-feira Impressoquarta-feira quinta-feira On-line: fim de semana é bom!!!! Atenção! Larga margem de tempo para apuração, horários de fechamento, horário dos programas.

18 Mailing - Processo de distribuição HORÁRIOS: • Jornais _ no máximo até as 16 horas (dependendo do caderno) • Rádio _ no mínimo duas horas de antecedência no caso de Noticiário; 24 HORAS antes da transmissão. • TV _ No máximo até as 15 horas. Opções: correio, office-boy, fax ou .

19 Eventos maiores  Um ou dois meses antes: planejar forma de obtenção do espaço no meios de comunicação, preparar um mailling especial.  Primeira quinzena: Release padrão para jornais (locais, sucursais – dependendo da abrangência); uma semana depois envio dos mesmos para rádios e TVs.  Segunda quinzena: seleção de seções. Envio de material dirigido. Preparação do press-kit objetivando entrevistas.  Terceira quinzena: entrevista coletiva do responsável pelo evento. Envio de releases para as emissoras que não participaram.

20 Eventos maiores  Fim da terceira quinzena: entrevistas de rádio e TV – reforço de releases com mensagens dirigidas  Quarta quinzena: envio de artigos para editoriais de opinião em jornais e revistas; preparação de coletivas com a programação do evento; sugestões de pauta, fotografias, minicurrículos. Release de convocação.  Durante o evento: atendimento à imprensa com espaço próprio.  Após o evento, envio de agradecimento por escrito, aos jornalistas.

21 Press-kit

22 • Ao lado do release é o produto mais importante • Definido como “conjunto informativo composto por textos, fotografias ou outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico” • Mais usado: para coletivas e eventos • Material personalizados • Ajudam na organização do evento, guiam pauteiros

23 Press Kit • Para anunciar junto da imprensa o filme "O Dia Depois de Amanhã", pelos Canais Lusomundo, foi colocada a informação num recipiente térmico com gelo e a entrega feita por um explorador. Este Press- Kit foi concebido pela agência de marketing de guerrilha Torke Stunt.

24 Press Kit

25

26 • Plástica para quê? • Veio com cama- elástica

27 Press Kit • Deve ter (Eventos) • Release padrão – (horário, data, local, participantes) • Release de convocação: para abertura do evento ou coletivas • Currículos e fotos dos principais agentes • Histórico das edições anteriores • Levantamentos estatísticos sobre os temas abordados no evento • Sugestões de pautas e telefones dos personagens • Se for evento grande também mapa de sala, estandes... • Bloco e caneta • Brindes • Atraente e de fácil manuseio • Embalagem • Controle de entrega

28 Follow up

29 • Retorno - acompanhamento • É a ação que visa obter retorno, por telefone, do envio de material de apoio ou convocação junto à imprensa. • Sem o acompanhamento o material perde-se • Na mídia enviar o material nem sempre significa publicação imediata – contato, uma foto, uma curiosidade, uma fonte nova

30 • Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia - Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia – Rodrigo Capela • 73% dos entrevistados, jornalistas e assessores, devem se comunicar via e- mail e telefone. • Entretanto, quase 27% dos jornalistas afirmaram que não gostam de receber essas ligações. Follow up

31 • Evite pedir esse retorno nos horários de fechamento (jornalistas odeiam – pior, se vai saber se será publicado) • Hierarquia de decisões – não peça jamais a garantia (antipático) • Se for exclusiva – pergunte se interessa ou não • Só use o recurso para saber se chegou ou não • Muitos releases, pode não ter visto a importância. Para isso serve o contato. • Gancho criativo substitui as ligações constantes. • Personagens e fontes diferentes

32 Follow up  O intervalo de tempo entre os períodos de checagem. Deve ser curto o suficiente para permitir intervenções antes que seja tarde demais, e longo o suficiente para que o indivíduo acompanhado sinta que você confia no trabalho dele.  Note que foi usada a palavra indivíduo. Isso quer dizer: pessoas diferentes precisam ter um follow up diferente, alguns com muito mais freqüência que outros;  Os itens a serem checados em agenda e datas  Agenda de tarefas

33 Follow up Tenha uma pasta dividida de 1 a 31, ou de 1 a 12 de forma que lhe permita agendar assuntos pelos dias do mês, ou pelos meses do ano, de acordo com as datas de vencimento. • Programas de computador eficientes para lembretes com agenda • A abordagem. Pessoas são diferentes entre si • O elogio e firmeza

34 Coletivas e visitas técnicas

35 • Quando fazer? • O que eu preciso?

36 Dicas sobre TUDO 

37 Outros!!!! *Padronização de títulos, textos, siglas, grafia de releases e publicações. • Editoração: define as características que dão uniformidade à variedade de publicações jornalísticas de uma organização.

38 Manual de apoio aos jornalistas *Manuais específicos são extremamente úteis para consolidar a cultura de bom atendimento e orientar no relacionamento. Pode incluir: glossário, noções sobre funcionamento das redações, dicas específicas para atendimento de TV, Rádio... Define pessoas e cargos a responder sobre determinados assuntos, Uniformiza a linguagem Descreve o sistema de trabalho da assessoria.

39 Brindes • Embaraço: Estratégia que pode ser tomada como “compra”. • Há repórteres que pedem brindes • Há empresas que proíbem a aceitação de brindes • Caros e exóticos em geral são recusados!!!! • Mais adequado é material de promoção da empresa – blocos, agendas, canetas...

40 Concursos Forma de despertar interesse pelo tema, promovendo indiretamente a aproximação da organização e da imprensa _ reconhecimento instiga _ cuidado para não banalizar e ganhar reconhecimento _ tema relevante _ júri insuspeito _ boa divulgação _ regulamento claro. Premiação atraente!!!!


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