A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se."— Transcrição da apresentação:

1 OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se necessário que o indivíduo conduza o seu comportamento de acordo com normas que julgar mais apropriadas ou mais dignas de ser cumprida. Estas normas precisam ser aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias. Agindo assim moralmente.

2 = PROBLEMAS MORAIS & PROBLEMAS ÉTICOS
(Problemas Práticos) São os problemas que se apresentam nas relações efetivas, reais, entre indivíduos ou quando se julgam certas ações dos mesmos. PROBLEMAS ÉTICOS (Problemas teóricos) São as reflexões sobre o comportamento prático. Quando o indivíduo toma uma decisão pautado na reflexão dá-se a passagem dos problemas práticos para os problemas teóricos. = (Generalidade)

3 O CAMPO DA ÉTICA A ética pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. A função da ética é explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. A ética parte do fato da existência da história da moral, isto é, toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas.

4 META-ÉTICA ÉTICA MORAL CONDUTA HUMANA

5 DEFINIÇÃO DA ÉTICA Conscientes, Livres e Voluntários.
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência do comportamento humano.  Definições do Dicionário: Moral parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem (idéia para cada situação). Ética parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; ciência da moral (idéia de geral) Ética vem do grego ethos que significa modo de ser ou caráter. Moral vem do latim mos ou mores que significa costumes. A moral não é ciência, mas objeto da ciência. Lembrando, que a ética estuda os atos humanos, mas, estes atos tem que ser: Conscientes, Livres e Voluntários.

6 Moral  é o ato que está de acordo com uma norma ética ou indicação de conduta social.
Imoral  é o ato que fere uma norma ética ou uma conduta estabelecida pela moral social ou individual. É o ato pelo qual se dão os anti valores: da injustiça, do mal, etc.(vai contra a introjeção da norma) Amoral  é o ato que não pode ser avaliado do ponto da ética ou da moral, pois nele não se dão as condições transcendentais para a moralidade.(não há introjeção) Não-moral  é o ato em que não estão envolvidos diretamente os valores morais, como por exemplo, assistir a um jogo de futebol ou ir à praia.

7 ÉTICA E FILOSOFIA A ética é então apresentada como parte de uma filosofia especulativa. A ética questiona e teoriza sobre o que é o justo, sobre o agir adequado a uma determinada situação, na qual se realize o bem e se evite o mal. O comportamento moral é próprio do homem como ser histórico, social e prático, isto é, como ser que transforma conscientemente o mundo que o rodeia, mas de uma natureza que está sempre sujeita ao processo de transformação que constitui precisamente a história da humanidade. Desta forma, a ética nunca pode deixar de ter como fundamento a concepção filosófica do homem que nos dá uma visão total deste como ser social, histórico e criador.

8 ÉTICA E OUTRAS CIÊNCIAS
A Ética se relaciona com outras ciências que estudam as relações e comportamento dos homens em sociedade e proporcionam dados e conclusões que contribuem para esclarecer o tipo peculiar de comportamento humano que é o moral. ÉTICA & PSICOLOGIA Psicologia – Presta uma importante contribuição à ética quando esclarece as condições internas, subjetivas, do ato moral. A explicação psicológica do comportamento humano possibilita à compreensão das condições subjetivas dos atos dos indivíduos e contribui para a compreensão da sua dimensão moral.

9 ÉTICA & ANTROPOLOGIA SOCIAL E A SOCIOLOGIA
Nestas duas ciências se estuda o comportamento do homem como ser social sob o ponto de vista de determinadas relações, assim como formas de organização e de relação dos indivíduos concretos dentro delas. SOCIOLOGIA – Pretende estudar a sociedade humana em geral, na base da análise das sociedades concretas, e ainda investiga os fatores e condições da mudança social. ANTROPOLOGIA SOCIAL – Estuda as sociedades primitivas ou desaparecidas, sem preocupar-se com a sua inserção num processo histórico de mudança e de sucessão. Em resumo, a antropologia e a história, ao mesmo tempo que contribuem para estabelecer a correlação entre moral e vida social, propõem à ética um problema fundamental: o de determinar se existe um progresso moral.

10 ÉTICA & DIREITO A ética e o direito possuem uma estreita relação e, é sabido que as duas disciplinas estudam o comportamento do homem como comportamento normativo. De fato, ambas as ciências abordam o comportamento humano sujeito a normas, ainda que no campo do direito se trate de normas impostas com um caráter de obrigação exterior e, inclusive, de maneira coercitiva, ao passo que na esfera da moral as normas, embora obrigatórias, não são impostas coercitivamente.

11 ÉTICA & ECONOMIA POLÍTICA
A ética se relaciona com a economia política como ciência das relações econômicas que os homens contraem no processo de produção. Esta vinculação se baseia na relação efetiva, na vida social, entre os fenômenos econômicos e o mundo moral. Na medida em que as relações econômicas influem na moral dominante numa determinada sociedade. O conhecimento desta moral tem de se basear nos dados e nas conclusões da economia política. Os atos econômicos não podem deixar de apresentar uma certa conotação moral.


Carregar ppt "OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google