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OUVIDORIA DO HOSPITAL ODONTOLÓGICO e FACULDADE DE ODONTOLOGIA Hospital Odontológico – Bloco 4L.

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1 OUVIDORIA DO HOSPITAL ODONTOLÓGICO e FACULDADE DE ODONTOLOGIA Hospital Odontológico – Bloco 4L

2 Histórico O Projeto Ouvidoria do Hospital Odontológico e Faculdade de Odontologia foi aprovado no Conselho da Faculdade, conforme consta em Ata nº 012/2001 de 21/11/2001.

3 •A Faculdade de Odontologia e o Hospital Odontológico primam pela melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão por meio do Acolhimento ao usuário com atendimento diferenciado e eficaz. O serviço de odontologia trabalha de forma que o respeito e à cidadania sejam priorizados, numa tentativa de aproximação maior entre a comunidade e o profissional de saúde, no cumprimento do seu papel social.

4 •Dessa forma, o projeto Ouvidoria tem o intuito de facilitar aos usuários dos serviços de saúde, mais qualidade, igualdade de direitos, e propiciar um vínculo mais sadio e mais ágil ; nas questões suscitadas, revertendo assim, em benefícios para comunidade interna e externa.

5 O serviço da Ouvidoria propicia atendimento aos usuários que são: •comunidade externa ( pacientes e familiares) •comunidade interna ( professores, alunos e técnicos administrativos da Faculdade de Odontologia da UFU)

6 Proporcionar atendimento humanizado, com respeito, imparcialidade, confidencialidade, senso de justiça, integridade, publicidade e respeito ao cidadão, buscando novos paradigmas, a fim de aproximar o modelo de atendimento à realidade do usuário pautado no Sistema Único de Saúde. Objetivo Geral

7 Objetivos Específicos: a)Ouvir o usuário, receber o formulário ou , solicitar os dados, analisá-los e encaminhar aos devidos setores e responder em até 10 dias; b)socializar as informações, prestar esclarecimentos quanto aos serviços oferecidos pelo Hospital Odontológico contemplados pelo Sistema Único de Saúde; c)detectar o grau de satisfação do usuário do Hospital Odontológico e Faculdade de Odontologia;

8 Objetivos Específicos: d)proporcionar um espaço para reflexão crítica a cerca da prestação dos serviços do Hospital Odontológico e da Faculdade de Odontologia; e)valorizar o trabalho multiprofissional em prol da comunidade interna e externa à UFU; f)possibilitar mudanças na dimensão do atendimento oferecido, identificando as queixas mais frequentes, para a partir daí, montar um plano de ação mais eficiente.

9 Metodologia A estruturação da ouvidoria se faz por meio do processo de trabalho desenvolvimento em 3 etapas: 1º etapa: Divulgação intra institucional e parceiros; 2º etapa: Divulgação interinstitucional ; Execução 3º etapa: Execução a) Encaminhamento de correspondências e/ou para áreas/setores da Faculdade de Odontologia/Hospital Odontológico para conhecimento do projeto e das ações propostas; b) Reunião com os Diretores, coordenadores das áreas administrativas para apresentação de relatório anual; c) Criação e distribuição de folder, cartilha e cartazes.

10 Ouvidoria do Hospital Odontológico e da Faculdade de Odontologia Quadro comparativo ANO Total Total de registros2819Janeiro a Outubro Casos Encerrados

11 Casos registrados na Ouvidoria do Hospital Odontológico e da Faculdade de Odontologia Tipos de registros Origem Usuário Externo/UFU 2006, 2007 e 2008 Usuário Interno/UFU 2006/2007 e 2008 Denúncia2703 Reclamação1201 Solicitação0501 Sugestão0302 Elogio1104 Total dos registros5811

12 Denúncia e Reclamação - Banco de Pacientes - Secretaria do Ambulatório de Cirurgia - Recepção de clínica UOSP - Pronto Socorro Odontológico - Clínica de Odontopediatria - Laboratório de Prótese - Setor de Arquivo - Procede Solicitação - Prótese Fixa - Prótese Removível - Ortodontia Sugestão- Banco de Pacientes Elogio - Curso de Especialização em Endodontia - 8º Período da Clínica Integrada - Área de Cirurgia Buco Maxilo Facial e Implantodontia Setores que receberam:

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14 Hospital Odontológico – Bloco 4L TELEFONE (34) Av. República do Piratini s/n Bloco 4L Campus Umuarama Preencha e deposite este formulário nas urnas nas recepções de entrada do Hospital do Odontológico Bloco 4L ou Bloco 4T POLÍTICA DE QUALIDADE - Impulsionar o aprimoramento na pesquisa, no ensino e na extensão, técnico-científico e adquirir técnicas de vanguarda - Proporcionar atendimento humanizado, com respeito, ética e transparência - Aperfeiçoar a confiabilidade das informações e orientar todas as ações pela ética; - Crescer com qualidade, dinamismo e modernidade

15 Para respostas, precisamos dessas informações: Nome do paciente: ______________________ _____________________________________ Prontuário: ____________________________ Setor da ocorrência: ____________________ _____________________________________ Seu nome:____________________________ _____________________________________ Endereço: ____________________________ _____________________________________ Cidade: ______________________________ CEP: ________________________________ Estado: ______________________________ Telefone para contato: __________________ A Ouvidoria tem até 10 dias úteis para responder. Como gostaria de receber a resposta?  Pessoalmente  Telefone  Fax: ____________  ___________  Carta Escreva aqui sua mensagem contendo, se possível, o que, por que, como, quando, onde e o(s) envolvido(s) __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Assinatura: _________________________________________________ Data: ______/_____/_____ SolicitaçãoReclamaçãoDenúnciaSugestão Elogio

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA HOSPITAL ODONTOLOGIA ASSESSORIA ADM. E TALENTOS HUMANOS Av. Republica do Piratinin s/n Bloco 4L – Campus Umuarama – Uberlândia. MG – Fone: _____________________________________________________________________________________ Nº: ___________________ DE: ______________________________________________________ PARA: ____________________________________________________ ASSUNTO: __________________________________________________ __________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Assinatura: ________________________________________________ Uberlândia, ________ de _____________________ de 200_____ OUVIDORIA FICHA DE ENCAMINHAMENTO

17 Equipe de Colaboradores •Prof. Alfredo Júlio Fernandes Neto Diretor da Faculdade de Odontologia •Prof. Odorico Coelho Costa Neto Diretor do Hospital Odontológico •Edilza Felice Chayb Ouvidora/Assessora Adm. e Talentos Humanos •Lilian Matias de Araújo Secretária da Ouvidoria


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