A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Justiça 21. •Inspirada em modelos de justiça tribal, a Justiça Restaurativa nos desafia a ressignificar os valores fundamentais que condicionam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Justiça 21. •Inspirada em modelos de justiça tribal, a Justiça Restaurativa nos desafia a ressignificar os valores fundamentais que condicionam."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Justiça 21

2 •Inspirada em modelos de justiça tribal, a Justiça Restaurativa nos desafia a ressignificar os valores fundamentais que condicionam as atuais práticas de Justiça, sobretudo no enfrentamento da violência e da criminalidade

3 •Ao refletir sobre as práticas da justiça formal - essencialmente retributiva e punitiva - a partir de uma ética baseada na inclusão, no diálogo e na responsabilidade social, o paradigma da Justiça Restaurativa promove um conceito de democracia ativa que empodera indivíduos e comunidades para a pacificação de conflitos de forma a interromper as cadeias de reverberação da violência.

4 •Além do campo da justiça institucional, essas reflexões permitem visualizar e reconfigurar a forma como atuamos nas atividades judicativas que exercemos conosco mesmos e com nossos relacionamentos, nas instâncias informais de julgamentos de que participamos cotidianamente em ambientes como a família, escola ou trabalho

5 •Este projeto coloca em prática pela primeira vez no Brasil, de maneira sistemática, sistêmica, e aplicada a um campo socialmente sensível como o da violência e criminalidade juvenil, este modelo teórico e metodológico que vem revolucionando o conceito de Justiça em vários países do mundo ao longo das últimas duas décadas.

6 •A denominada “Justiça Restaurativa” vem questionando inúmeros pressupostos da Justiça convencional e provocando reflexões sobre questões das mais atuais e relevantes como, por exemplo, se a resposta à transgressão deve ser punitiva ou terapêutica.

7 •Sem abstrair ou negar legitimidade aos processos sociais de que estabelecem controles e limites, de um lado, e assistência, apoio e afeto, de outro, a Justiça Restaurativa pretende centrar-se mais objetivamente nas necessidades das partes envolvidas num conflito, intervindo de forma a rearticular e restaurar as redes de relacionamento feridas pelo trauma decorrente da transgressão.

8 Justiça Restaurativa A JR é uma abordagem para a resolução de conflitos que (a) vê o delito como principalmente uma violação às pessoas e comunidades e (b) reúne os responsáveis e os familiares afetados pela conduta delitiva e dá poderes a eles, individual e coletivamente, para tratar as causas e as conseqüências de tal conduta e buscar formas para corrigir a injustiça feita“.

9 O dano inflingido e os crimes cometidos criam feridas que são fundamentalmente violações de um ser humano e de relacionamentos humanos, não meramente um ato contra a lei. Eles esgarçam o tecido social e comunitário. Shannon A. Moore

10 A meta é reparar o dano ocorrido e restaurar relacionamentos entre indivíduos e comunidades de modo a criar uma sociedade mais civilizada. Justiça Restaurativa está preocupada em “tornar as coisas tão corretas quanto possível” para todas as pessoas. •Shannon A. Moore


Carregar ppt "Projeto Justiça 21. •Inspirada em modelos de justiça tribal, a Justiça Restaurativa nos desafia a ressignificar os valores fundamentais que condicionam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google