A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Introdução à História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Introdução à História."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Introdução à História

2 ASSUNTO 1: História - UD I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA – 1º BIMESTRE I. OBJETIVOS ESPECÍFICOS A SEREM ATINGIDOS: · a. Definir História. · b. Inferir a importância do estudo da História. · c. Distinguir a importância das ciências auxiliares para o estudo da História. · d. Identificar as principais fontes históricas. · e. Distinguir fato social e fato histórico. · f. Identificar a periodização da História Ocidental. g. Relacionar o estudo da História do Brasil com a História Ocidental. g. Relacionar o estudo da História do Brasil com a História Ocidental.

3 a. Definir História Como processo: A História é a sucessão de acontecimentos de uma sociedade ou comunidade. Como disciplina ou ciência: A História é o estudo sistemático dos acontecimentos humanos; ou A ciência que estuda o passado das sociedades humanas.

4 ou ainda Ciência que estuda o passado para compreender o presente.

5 Identificar as Ciências Auxiliares da História Como ciências auxiliares temos: 1)a Arqueologia, o estudo de objetos e pessoas através de escavações; 2)a Paleografia, o entendimento de escritas antigas;

6 3)a Paleontologia, o estudo de ossos de seres antigos; 4)a Numismática, o estudo das moedas antigas; 5)a Heráldica, o estudo dos brasões;

7 6)Arquivística, o estudo e reparo da documentação escrita. 7)Cronologia, o estudo dos fatos relativos ao tempo.

8 Divisão da História A História pode ser dividida em 5 períodos: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

9 PeriodizaçãoPré-História 1. Período muito longo da humanidade, que corresponde há 3 milhões de anos, do surgimento dos homens até o aparecimento das civilizações. 2. É dividida em período Paleolítico e Neolítico. 3. O paleolítico teve a duração de 3 milhões ac. Até ac. 4. O neolítico teve duração de a 3.500ac. Idade Antiga 1. Período compreendido entre ac e 476 dc. Foi a época das grandes civilizações orientais (Egito, Mesopotâmia, Pérsia, Índia, China) e clássicas (Grécia e Roma). 2. Nesta época predominou o escravismo antigo, forma de organização social característica na Grécia e em Roma.

10 A Idade Média (476 dc e 1453). 1. Caracterizou-se pela existência do feudalismo na Europa. 2. Durante a mesma época, tivemos civilizações na América e na África. 3. Na Ásia existiu o apogeu de seus impérios (Mongóis, Hindus e Chineses). Idade Moderna (1453 e 1789). 1. Época da Expansão Europeia através das navegações. 2. Durante este período a Europa coloniza a América e se enriquece. 3. Socialmente foi caracterizada pelo escravismo colonial na América. 4. Na Europa, predominou o poder do absolutismo.

11 Idade Contemporânea (1789 – dias atuais) 1. Industrialização 2. Guerras Mundiais 3. Conflito ideológico entre Comunismo e Capitalismo 4. Guerra Fria 5. Ideologias totalitárias (Nazismo e Fascismo) 6. Terrorismo 7. Globalização

12 Pré-História

13 Idade Antiga

14 Idade Média

15 Idade Moderna

16 Idade Contemporânea

17 O Calendário  Diversos calendários foram utilizados e são utilizados para se estabelecer o tempo. Entre eles temos:  1)Calendário Judaico: tem como início à criação do mundo, calculada em 3760 ac. Hoje estamos no ano de  2)Calendário muçulmano: tem como início o ano 622 da era cristã. Hoje está em  3)Calendário cristão ou gregoriano está no ano de 2012.

18 Séculos  Usamos os séculos como referência de acontecimentos e movimentos na História.  Século corresponde a um período de cem anos.  O século I (sempre em algarismo romano) iniciou-se no ano 1 (um) da era cristã e terminou no ano 100 (sempre em algarismo arábico).  O século II iniciou no ano 101 e terminou no ano 200.  O ano de 1789 está situado no século XVIII.

19 Considerações finais Nesta aula devemos ter visto: 1)dar uma definição de História; 2)conhecer a periodização tradicional da História; 3)identificar década, século e milênio; 4)reconhecer as ciências auxiliares da História.

20 Fim Peça esta aula pelo ou pelo Sigaweb/CMBH


Carregar ppt "Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012 Introdução à História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google