A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

• Aprendizagem é o processo de alteração da conduta de uma pessoa, seja por condicionamento, experiência ou ambos; • É também definida como processo de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "• Aprendizagem é o processo de alteração da conduta de uma pessoa, seja por condicionamento, experiência ou ambos; • É também definida como processo de."— Transcrição da apresentação:

1 • Aprendizagem é o processo de alteração da conduta de uma pessoa, seja por condicionamento, experiência ou ambos; • É também definida como processo de apreensão, pelo indivíduo, do conteúdo da experiência humana, de forma interativa com seu meio. Está sujeita a três elementos fundamentais:  Situação estimuladora;  A pessoa que aprende;  A resposta.

2  Aprendizagem é algo tão investigado e gera tanta discussão que muitas teorias foram criadas, umas com mais consistência, outras com menos.  Vejamos as que mais causaram impacto:

3 Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito, ou seja, o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimento.  As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação;  A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio;  Há níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo.

4  O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados;  O aluno filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões;  É participante ativo no processo de aquisição de conhecimento;  Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.

5  Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZDP) - Zona Desenvolvimento Proximal;  o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende aquilo que o seu grupo produz;  O conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado;  A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

6  Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário;  O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido;  Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado;  O professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem.

7  No processo de ensino deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo;  Divide a inteligência em sete componentes diferentes: lógico-matemática, linguística, musical, cinemática, intra-pessoal e inter- pessoal.

8  Aprendizagem por associação;  Os comportamentos do ser humano são aprendidos;  A aprendizagem passa a ter grande importância;  Atribui imenso poder ao ambiente.


Carregar ppt "• Aprendizagem é o processo de alteração da conduta de uma pessoa, seja por condicionamento, experiência ou ambos; • É também definida como processo de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google