A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

cultura, formação docente e cotidiano escolar Cidade de Massa – 4º ano/ESEBA 2008 APRESENTAÇÃO EIXOS TEMÁTICOS CRÉDITOS O NUPEPE FICHA CATALOGRÁFICA TRABALHOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "cultura, formação docente e cotidiano escolar Cidade de Massa – 4º ano/ESEBA 2008 APRESENTAÇÃO EIXOS TEMÁTICOS CRÉDITOS O NUPEPE FICHA CATALOGRÁFICA TRABALHOS."— Transcrição da apresentação:

1

2 cultura, formação docente e cotidiano escolar Cidade de Massa – 4º ano/ESEBA 2008 APRESENTAÇÃO EIXOS TEMÁTICOS CRÉDITOS O NUPEPE FICHA CATALOGRÁFICA TRABALHOS PALESTRA MESA-REDONDA PROGRAMAÇÃO ISBN:

3 cultura, formação docente e cotidiano escolar O Seminário de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa sobre Prática Escolares (NUPEPE) tem como objetivo primordial a socialização de experiências de pesquisa e ensino entre docentes da rede pública e particular, pesquisadores da área de educação e afins, discentes da graduação e pós-graduação e interessados na temática do Seminário, ressaltando a pesquisa como elemento essencial do processo de formação docente (inicial e continuada) e do ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe a apresentação de trabalhos via comunicações orais e relatos de experiências relacionados à temática do Seminário: Cultura, formação docente e Cotidiano escolar. No ano de 2007, no período de 09 e 11 de agosto, realizou-se na Escola de Educação Básica da UFU o I Seminário de Pesquisa do NUPEPE: Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar. As apresentações foram realizadas por meio de comunicações orais e relatos de experiências organizadas em quatro eixos temáticos: 1: Formação Continuada e Práticas Escolares na Educação Infantil; 2: Saberes, Práticas e Formação Docente; 3- Linguagem, Ensino, Leitura, Produção de texto Oral e Escrito e Literatura; 4- Política, Culturas e Sociedade. O II Seminário de Pesquisa do NUPEPE, ao qual estes Anais se referem, realizou-se entre os dias 21 e 22 de maio de 2010, também na Escola de Educação Básica. As apresentações foram organizadas a partir dos seguintes eixos: 1- Saberes, práticas escolares e formação docente; 2- Avaliação e inclusão escolar; 3- Política, culturas e sociedade; 4- Linguagens da cultura contemporânea e conhecimento escolar. APRESENTAÇÃO CONTINUA

4 cultura, formação docente e cotidiano escolar Neste Anais encontram-se: o texto da conferência proferida pelo professor Dr. Roberto Valdés Puentes (FACED/UFU) intitulada “Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar”; os textos das professoras Drª Silma do Carmo Nunes (Católica/UDIA) e Drª Analúcia de Morais Vieira (ESEBA/UFU), as quais participaram da mesa redonda intitulada “Cultura Contemporânea e Cotidiano Escolar: entre práticas e pesquisas”, juntamente com a professora Drª Cláudia Ricci (UFMG); 90 resumos dos trabalhos inscritos no Seminário e 67 textos completos enviados para publicação. Parabenizamos a todos os participantes pelos trabalhos apresentados e pela riqueza das reflexões e debates que os mesmos ensejaram. O NUPEPE reitera, a partir deste seu segundo Seminário, o objetivo de contribuir para a pesquisa na área de Educação e para a socialização dos conhecimentos produzidos. Comissão Organizadora APRESENTAÇÃO (cont.)

5 cultura, formação docente e cotidiano escolar Eixo 1 Eixo 1 – SABERES, PRÁTICAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE Eixo 2 Eixo 2 – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR Eixo 3 Eixo 3 – POLÍTICA, CULTURAS E SOCIEDADE Eixo 4 Eixo 4 – LINGUAGENS DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E CONHECIMENTO ESCOLAR EIXOS TEMÁTICOS

6 cultura, formação docente e cotidiano escolar Reitor: Alfredo Júlio Fernandes Neto Vice-Reitor: Darizon Alves De Andrade Pró-Reitor de Graduação: Waldenor Barros Moraes Filho Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Alcimar Barbosa Soares Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis: Alberto Martins da Costa Pró-Reitor de Planejamento e Administração: Valder Steffen Júnior Pró-Reitor de Recursos Humanos: Sinésio Gomide Júnior Diretora da Escola de Educação Básica: Elizabet Rezende de Faria Vice-Diretor da Escola de Educação Básica: Leandro Resende Coordenadora do Nupepe: Analucia de Morais Vieira CRÉDITOS

7 cultura, formação docente e cotidiano escolar ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU NUCLEO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES – NUPEPE PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO Profa Drª Analúcia de Morais Vieira Profa Drª Aléxia Pádua Franco Prof. Esp. Éderson de Oliveira Passos Profa Ms. Eleodora dos Santos Leonardi Profa Drª Leide Alvarenga Turini Profa Ms. Liliane dos Guimarães Alvim Nunes Araújo Profa. Ms. Lúcia Helena de Paula Menezes Profa Ms. Núbia Silvia Guimarães Paiva Profa Ms. Maria das Graças Monte Comissão Organizadora:

8 cultura, formação docente e cotidiano escolar ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ANAIS Profa Drª Leide Alvarenga Turini Profa Esp. Sumaia Barbosa Franco Marra

9 Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares O NUPEPE (Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares) é um Núcleo Interdisciplinar voltado à pesquisa sobre cultura, cotidiano e práticas escolares na Infância, na Juventude e na Educação de Jovens e Adultos. Este núcleo está sediado na Escola de Educação Básica da UFU à Rua Adutora São Pedro no 40, Campus Educação Física, no município de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. O núcleo tem por finalidade congregar profissionais das diferentes área das educação e afins, estudantes, técnicos, entre outros que se interessem e, ou tenham atividades de estudos e pesquisas relacionas com as seguinte linhas: - Cultura, Cotidiano e Práticas Escolares: a infância, a juventude e a educação de jovens e adultos; - Formação Inicial e Continuada de Professores/as; - Inclusão Escolar. O núcleo tem como objetivos específicos desenvolver projetos de pesquisas em educação; captar e acompanhar pesquisas realizadas na ESEBA; promover intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras que possibilitem trocas de experiências entre pesquisadores; promover a publicação de resultados de pesquisas e estudos realizados pelo Núcleo; socializar experiências de pesquisas na Educação por meio de eventos de caráter científico, dentre outros. Acesse a nossa página:

10 Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares O NUPEPE tem como objetivos específicos desenvolver projetos de pesquisas em educação; captar e acompanhar pesquisas realizadas na ESEBA; promover intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras que possibilitem trocas de experiências entre pesquisadores; promover a publicação de resultados de pesquisas e estudos realizados pelo Núcleo; socializar experiências de pesquisas na Educação por meio de eventos de caráter científico, dentre outros.

11 cultura, formação docente e cotidiano escolar Eixo 1 – SABERES, PRÁTICAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE  Por títuloPor título  Por autorPor autor Eixo 2 – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR  Por títuloPor título  Por autorPor autor Eixo 3 – POLÍTICA, CULTURAS E SOCIEDADE  Por títuloPor título  Por autorPor autor Eixo 4 Eixo 4 – LINGUAGENS DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E CONHECIMENTO ESCOLAR  Por títuloPor título  Por autorPor autor TRABALHOS COMPLETOS

12 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Adriana A. SilvaUM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIARESUMOCOMPLETO1--8 Adriana A. SilvaCONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIARESUMOCOMPLETO9--16 Adriano R. de La Fuente O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: ENSAIO SOBRE IMPORTÂNCIAS E PERSPECTIVAS RESUMOCOMPLETO Adriany de Ávila Melo Sampaio O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: ENSAIO SOBRE IMPORTÂNCIAS E PERSPECTIVAS RESUMOCOMPLETO Adriany de Ávila Melo Sampaio O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PARA GRADUADOS EM LICENCIATURAS RESUMOCOMPLETO Adrienne Galvão Silveira O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PARA GRADUADOS EM LICENCIATURAS RESUMOCOMPLETO Alanna de Freitas GuimarãesCOMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMOCOMPLETO Aleandra da Silva Figueira Sampaio METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC RESUMO Alessandra Mara de AssisO PAPEL DA FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRARESUMOCOMPLETO Aléxia Pádua Franco APROPRIAÇÃO DOCENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

13 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Aline SegateA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS ESPECIAISRESUMOCOMPLETO Ana Clara Gomes CONSTITUIR-SE PROFESSOR: A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE RESUMOCOMPLETO Ana Lucia CostaPREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIARESUMO Ana Maria FrancoPERSPECTIVAS ACERCA DA DOCÊNCIA EM LITERATURA: OLHARES DE DISCENTES-EM-PRÉ-SERVIÇORESUMO Angélica A. BarbosaUM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA RESUMOCOMPLETO 1--8 Angélica Pinho Martins Rocha DA FUNÇÃO FISCALIZADORA AO OFICIO DE EDUCADOR: O INSPETOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA RESUMO Antônio Neto Ferreira dos Santos PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE RESUMOCOMPLETO Arlindo José de Souza JuniorENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Beatriz Menezes CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO Benerval Pinheiro SantosREDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLARRESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z TRABALHOS POR AUTOR: EIXO

14 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Boscolli Barbosa Pereira TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESUMOCOMPLETO Boscolli Barbosa Pereira O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMOCOMPLETO Bruno Gonçalves Borges UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RESUMO Cairo Mohamad KatribPREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIARESUMO Carlos Alessandro NunesENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU RESUMOCOMPLETO Delma Faria ShimamotoSEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU RESUMOCOMPLETO Denise Garcia Giaretta Pacheco UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA NO PERÍODO DE 2006 A 2008 RESUMOCOMPLETO Diego Marcos Silva LeãoREFLEXÕES ACERCA DO USO DA PINTURA HISTÓRICA EM SALA DE AULARESUMOCOMPLETO Dóris de Fátima CarneiroCRIAR E EMPREENDERRESUMO Éderson de Oliveira PassosCONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z TRABALHOS POR AUTOR: EIXO

15 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Éderson de Oliveira Passos PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES. RESUMOCOMPLETO Eliana Aparecida CarletoTRABALHANDO COM PROJETOS: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM NOSSA VIDARESUMOCOMPLETO Eliana DiasLIVRO DIDÁTICO: DO SURGIMENTO ÀS MUDANÇAS ATUAISRESUMOCOMPLETO Eliana Elias Ferreira dos Santos METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC RESUMO Eliane Gonçalves NoronhaPROJETO SÓ LEITURARESUMOCOMPLETO Eliane Santana Novais AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RESUMOCOMPLETO Elieuza Aparecida de Lima CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS RESUMOCOMPLETO Elise Mendes METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC RESUMO Evaldo Júnior CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO Fabiana Cardoso UrzettaFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E CONQUISTASRESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

16 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Fausiene Pereira Resende Victor PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE RESUMOCOMPLETO Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESUMOCOMPLETO Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMOCOMPLETO Gefferson GoulartEDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? RESUMOCOMPLETO Gercina Santana NovaisREDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Gercina Santana Novais A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAS: REVELANDO REPRESENTAÇÕES E A PRODUÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Gilberto Arantes Carrijo METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC RESUMO Heliany Pereira dos SantosCRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃORESUMOCOMPLETO Henrique Souto de Barros PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES RESUMOCOMPLETO Hosana Salete Curtt SilvaSEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU RESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

17 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. João Antonio Alves CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO José Aparecido da Silva CostaCOMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIARESUMOCOMPLETO José Márcio AmaralEDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? RESUMOCOMPLETO Katiane Braga da Silva Martins SABERES PSICOPEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Keila Regina Marques TittatoO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINORESUMOCOMPLETO Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. RESUMOCOMPLETO Leidiane RodriguesEDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? RESUMOCOMPLETO Lérida de OliveiraSEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFURESUMOCOMPLETO Letícia Borges de Oliveira MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA/MG RESUMOCOMPLETO Lilia Neves GonçalvesCOMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIARESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

18 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Liliane dos Guimarães Alvim Nunes A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO Luciana BitencourtATLETISMO NA ESCOLA: MUITO MAIS QUE CORRER, SALTA E ARREMESSARRESUMOCOMPLETO Luciana Soares MunizENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLARRESUMOCOMPLETO Luciane Ribeiro Dias Gonçalves CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO Luciane Ribeiro Dias GonçalvesPREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIARESUMO Lucimar Divina Alvarenga PrataREDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Lucimar Divina Alvarenga PrataSABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE ENSINO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSRESUMO Marco Aurélio Gomes de Oliveira FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA RESUMOCOMPLETO255—273 Maria Aparecida Marques CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO Maria José Diogenes Vieira Marques A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO RESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

19 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Mariana Ferreira de Deus A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO Mário Borges Netto FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA RESUMOCOMPLETO255—273 Mário Moreno Rabelo SilvaCRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃORESUMOCOMPLETO Myrtes Dias da CunhaENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLARRESUMOCOMPLETO Natália Luiza BorgesEXPERIÊNCIA PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTERESUMOCOMPLETO Núbia Silvia Guimarães Paiva A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO Odair França de CarvalhoAS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOSRESUMOCOMPLETO Órfilo Rodrigues Fraga Jr.A CARTA E A RESPOSTARESUMOCOMPLETO Patrícia Belchior de Oliveira LacerdaDOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICARESUMOCOMPLETO Patrícia Belchior de Oliveira LacerdaATLETISMO NA ESCOLA: MUITO MAIS QUE CORRER, SALTA E ARREMESSARRESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

20 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Patrícia Belchior de Oliveira LacerdaO HANDEBOL NO CONTEXTO ESCOLAR: SOCIALIZAÇÃO, CULTURA E CRITICIDADERESUMOCOMPLETO Rafaela Celestina Zanette SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. RESUMOCOMPLETO Rejane Moreira Rodrigues IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. RESUMOCOMPLETO Romes Faustino de Medeiros JúniorCOMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIARESUMOCOMPLETO Rute da Silva DESAFIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: HÁ QUANTAS ANDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS CRIANÇAS QUE CHEGAM MAIS CEDO NAS ESCOLAS? RESUMOCOMPLETO Ruth de Sousa Ferreira SilvaCOMPOSIÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM MUSICALRESUMOCOMPLETO Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RESUMOCOMPLETO Sandro Prado Santos TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESUMOCOMPLETO Sandro Prado SantosSEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFURESUMOCOMPLETO Sandro Prado Santos O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

21 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Selma Gonzaga SilvaSEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU RESUMOCOMPLETO Selma Gonzaga Silva A REVISÃO DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE ENSINO PAUTADO NO PRINCÍPIO DOS 3 RS RESUMOCOMPLETO Severino Ramos de LimaCOMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIARESUMOCOMPLETO Solange Raquel Richter FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA RESUMOCOMPLETO255—273 Soraia Cristina Cardoso Lelis PROJETO DE ENSINO EM ARTES VISUAIS – UMA EXPERIÊNCIA (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR: O SABER COM SABOR RESUMOCOMPLETO Sumaia MarraO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINORESUMOCOMPLETO Sumaia MarraEDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)?RESUMOCOMPLETO Teresa Cristina Melo da Silveira SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. RESUMOCOMPLETO Teresa Cristina Melo da Silveira ENSINO DE ARTE, CULTURAS E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA. RESUMOCOMPLETO Thais Batista de Melo CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS RESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

22 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Thalita Moreno Tomé PeresA CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTILRESUMO Tiago Soares AlvesA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESRESUMOCOMPLETO Vanessa Salum UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RESUMO Vivian Moreira Batista PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE RESUMOCOMPLETO Walter Guarnier de Lima JunioLIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CRITÉRIO DE SELEÇÃORESUMO Wellington Menegaz de PaulaOS JOVENS ADOLESCENTES E A EXPERIÊNCIA COM O TEATRO COMUNIDADERESUMOCOMPLETO William Cândido CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO Zaida Barros DiasSEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFURESUMOCOMPLETO Zaida Barros DiasFORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UM MEMORIALRESUMOCOMPLETO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – ZABCDE FGH J K L M N O P R S T V W Z EIXO

23 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Órfilo Rodrigues Fraga Jr.A CARTA E A RESPOSTA RESUMOCOMPLETO Thalita Moreno Tomé PeresA CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTILRESUMO Liliane dos Guimarães Alvim Nunes et al. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO Tiago Soares AlvesA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESRESUMOCOMPLETO Aline SegateA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS ESPECIAIS RESUMOCOMPLETO Maria José Diogenes Vieira Marques A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO RESUMOCOMPLETO Gercina Santana Novais A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAS: REVELANDO REPRESENTAÇÕES E A PRODUÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Selma Gonzaga Silva A REVISÃO DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE ENSINO PAUTADO NO PRINCÍPIO DOS 3 RS RESUMOCOMPLETO Aléxia Pádua Franco APROPRIAÇÃO DOCENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO A – B C D – I L – O P – RS – U EIXO

24 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Odair França de CarvalhoAS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOSRESUMOCOMPLETO Eliane Santana Novais et al. AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA RESUMOCOMPLETO Ruth de Sousa Ferreira SilvaCOMPOSIÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM MUSICALRESUMOCOMPLETO Alanna de Freitas Guimarães et al.COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMOCOMPLETO Ana Clara Gomes CONSTITUIR-SE PROFESSOR: A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE RESUMOCOMPLETO Adriana A. Silva et al.CONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA RESUMOCOMPLETO Elieuza Aparecida de Lima et al. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS RESUMOCOMPLETO Dóris de Fátima CarneiroCRIAR E EMPREENDERRESUMO Heliany Pereira dos Santos et al.CRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃO RESUMOCOMPLETO Beatriz Menezes et al. CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO A – B C D – I L – O P – RS – U EIXO

25 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Angélica Pinho Martins Rocha DA FUNÇÃO FISCALIZADORA AO OFICIO DE EDUCADOR: O INSPETOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA RESUMO Rute da Silva DESAFIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: HÁ QUANTAS ANDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS CRIANÇAS QUE CHEGAM MAIS CEDO NAS ESCOLAS? RESUMOCOMPLETO Patrícia Belchior de Oliveira LacerdaDOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICARESUMOCOMPLETO Gefferson Goulart et al.EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? RESUMOCOMPLETO Arlindo José de Souza Junior et al.ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Teresa Cristina Melo da Silveira ENSINO DE ARTE, CULTURAS E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA. RESUMOCOMPLETO Natália Luiza BorgesEXPERIÊNCIA PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTERESUMOCOMPLETO Fabiana Cardoso UrzettaFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E CONQUISTAS RESUMOCOMPLETO Marco Aurélio Gomes de Oliveira et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA RESUMOCOMPLETO 255—273 Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli et al. IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. RESUMOCOMPLETO A – B C D – I L – O P – RS – U EIXO

26 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Eliana DiasLIVRO DIDÁTICO: DO SURGIMENTO ÀS MUDANÇAS ATUAIS RESUMOCOMPLETO Walter Guarnier de Lima JunioLIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CRITÉRIO DE SELEÇÃORESUMO Letícia Borges de Oliveira MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA/MG RESUMOCOMPLETO Aleandra da Silva Figueira Sampaio et al. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS – ECOTEC RESUMO Adriany de Ávila Melo Sampaio et al. O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PARA GRADUADOS EM LICENCIATURAS RESUMOCOMPLETO Boscolli Barbosa Pereira et al. O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMOCOMPLETO400—411 Adriano R. de La FuenteO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: ENSAIO SOBRE IMPORTÂNCIAS E PERSPECTIVAS RESUMOCOMPLETO 17—27 Alessandra Mara de AssisO PAPEL DA FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA RESUMOCOMPLETO Keila Regina Marques Tittato et al.O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINORESUMOCOMPLETO Wellington Menegaz de PaulaOS JOVENS ADOLESCENTES E A EXPERIÊNCIA COM O TEATRO COMUNIDADERESUMOCOMPLETO A – B C D – I L – O P – RS – U EIXO

27 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Ana Maria FrancoPERSPECTIVAS ACERCA DA DOCÊNCIA EM LITERATURA: OLHARES DE DISCENTES-EM-PRÉ-SERVIÇORESUMO Fausiene Pereira Resende Victor et al. PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE RESUMOCOMPLETO Antônio Neto Ferreira dos Santos PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE RESUMOCOMPLETO 66—81 Ana Lucia Costa et al.PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIARESUMO Soraia Cristina Cardoso Lelis PROJETO DE ENSINO EM ARTES VISUAIS – UMA EXPERIÊNCIA (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR: O SABER COM SABOR RESUMOCOMPLETO Henrique Souto de Barrosv et al. PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES RESUMOCOMPLETO Eliane Gonçalves NoronhaPROJETO SÓ LEITURA RESUMOCOMPLETO Benerval Pinheiro Santos et al.REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR RESUMOCOMPLETO 82—90 Diego Marcos Silva LeãoREFLEXÕES ACERCA DO USO DA PINTURA HISTÓRICA EM SALA DE AULA RESUMOCOMPLETO A – B C D – I L – O P – RS – U EIXO

28 Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente TRABALHOS POR TITULO: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR PÁG. Lucimar Divina Alvarenga PrataSABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE ENSINO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSRESUMO Rafaela Celestina Zanette et al. SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. RESUMOCOMPLETO Katiane Braga da Silva Martins SABERES PSICOPEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR RESUMOCOMPLETO Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes et al. SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU RESUMOCOMPLETO 215—225 Eliana Aparecida CarletoTRABALHANDO COM PROJETOS: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM NOSSA VIDA RESUMOCOMPLETO Boscolli Barbosa Pereira et al. TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESUMOCOMPLETO Adriana A. Silva et al.UM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA RESUMOCOMPLETO 1--8 Denise Garcia Giaretta Pacheco UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA NO PERÍODO DE 2006 A 2008 RESUMOCOMPLETO Bruno Gonçalves Borges et al. UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RESUMO A – B C D – I L – O P – RS – U EIXO

29 Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. Andressa Moreira de Souza BorgesEDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESRESUMO Cleyciane Alves de FariaEDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESRESUMO Denize D. C. RizzottoFORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBARESUMOCOMPLETO Diego Miranda de OliveiraEDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESRESUMO Eliana Aparecida CarletoFORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBARESUMOCOMPLETO Flávia Barbosa de QueirózEDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESRESUMO A – F L – Z EIXO

30 Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR AUTOR: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. Laniluce Alves Barbosa Curtt INCLUSÃO SOCIAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA VISÃO SOBRE O PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL RESUMOCOMPLETO Liliane dos Guimarães Alvim NunesEDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESRESUMO Luciana Saores MunizFORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBA RESUMOCOMPLETO Lucianna Ribeiro de LimaEDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESRESUMO Maristela Soares Cury RezendeATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICARESUMOCOMPLETO Michelle Crescêncio de MirandaUMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSRESUMOCOMPLETO Raquel Fernandes Gonçalves MachadoUMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSRESUMOCOMPLETO Sergio José Both EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO PÚBLICO EM TANGARÁ DA SERRA-MT RESUMOCOMPLETO A – F L – Z EIXO

31 Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR TITULO: AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. Maristela Soares Cury RezendeATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA RESUMOCOMPLETO Sergio José Both EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO PÚBLICO EM TANGARÁ DA SERRA-MT RESUMOCOMPLETO Andressa Moreira de Souza Borges et al.EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORESRESUMO Denize D. C. Rizzotto et al.FORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBARESUMOCOMPLETO Laniluce Alves Barbosa Curtt INCLUSÃO SOCIAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA VISÃO SOBRE O PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL RESUMOCOMPLETO Michelle Crescêncio de Miranda et al.UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMOCOMPLETO EIXO

32 Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR AUTOR A – J L – Z AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. André Vitorino Vieira O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR RESUMO Astrogildo Fernandes da Silva Júnior CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADES DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MEIO RURAL RESUMOCOMPLETO Carlos Rodrigues BrandãoREFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULARRESUMOCOMPLETO Dóris de Fátima CarneiroCIDADE "FAZ DE CONTA": EXERCÍCIO DE CIDADANIARESUMO Janaina Ferreira SilvaESCOLA, CULTURAS E TRABALHADORESRESUMOCOMPLETO Jeovandir Campos do Prado UM ESTUDO DOS PROJETOS ESCOLAS-REFERÊNCIA E ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA: COMO POLÍTICA EDUCACIONAL MINEIRA E NATUREZA SOCIAL RESUMOCOMPLETO João Augusto Neves PiresA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: IMPASSES E POSSIBILIDADESRESUMOCOMPLETO Juliano NazariPOLÍTICAS EDUCACIONAIS: EM FOCO O PROJETO ACELERAR PARA VENCERRESUMOCOMPLETO EIXO

33 Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR AUTOR A – J L – Z AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. Leticia Borges de OliveiraLINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVARESUMO Lucimar Divina Alvarenga PrataLINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVARESUMO Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro AS POLÍTICAS DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES SÕCIO- EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PETI COMPLETO Maristela Corrêa BorgesREFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR RESUMOCOMPLETO Rafael Domingues da Silva A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE RESUMO Rosiene Maria da Silva O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR RESUMO Tiago Soares AlvesLINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVARESUMO EIXO

34 Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR TÍTULO AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. João Augusto Neves PiresA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: IMPASSES E POSSIBILIDADES RESUMOCOMPLETO Rafael Domingues da Silva A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE RESUMO Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro AS POLÍTICAS DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES SÕCIO- EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PETI COMPLETO Dóris de Fátima CarneiroCIDADE "FAZ DE CONTA": EXERCÍCIO DE CIDADANIARESUMO Astrogildo Fernandes da Silva Júnior CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADES DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MEIO RURAL RESUMOCOMPLETO Janaina Ferreira SilvaESCOLA, CULTURAS E TRABALHADORES RESUMOCOMPLETO Leticia Borges de Oliveira et al.LINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVARESUMO André Vitorino Vieira et al. O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR RESUMO Juliano NazariPOLÍTICAS EDUCACIONAIS: EM FOCO O PROJETO ACELERAR PARA VENCER RESUMOCOMPLETO Carlos Rodrigues Brandão et al.REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR RESUMOCOMPLETO Jeovandir Campos do Prado UM ESTUDO DOS PROJETOS ESCOLAS-REFERÊNCIA E ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA: COMO POLÍTICA EDUCACIONAL MINEIRA E NATUREZA SOCIAL RESUMOCOMPLETO EIXO

35 Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular TRABALHOS POR AUTOR A – K L – Z AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. Alline Grazielle Neves CostaAS INFLUÊNCIAS DOS SITES DE RELACIONAMENTOS E JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLARRESUMO Celeuta BatistaREFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICARESUMO Cinthia Cristina de Oliveira Martins AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS PRESENTES NA REALIDADE DOS ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO E SUA INFLUENCIA DO ENSINO DE HISTORIA RESUMO Elieuza Aparecida de Lima UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMPLETO Guilherme Saramago de Oliveira CONHECENDO A PRÁTICA DO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS RESUMOCOMPLETO Gustavo de Oliveira Silva CONHECENDO A PRÁTICA DO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS RESUMOCOMPLETO Iara GuimarãesDISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS COMPLETO Joelma dos SantosO QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS?RESUMOCOMPLETO Kênia Alves SantosDISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS COMPLETO EIXO

36 Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular TRABALHOS POR AUTOR A – K L – Z AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. Lasara Marcelle Dutra MachadoDISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS COMPLETO Liliane dos Guimarães Alvim NunesNOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILRESUMO Márcia Maria de SousaNO MEIO DO PRESÉPIO: POTENCIALIDADES DE UM PERCURSO VISUAL ARTE/CULTURAL/EDUCATIVORESUMOCOMPLETO Maria Alcina Gomes de Sousa MonteiroO QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS?RESUMOCOMPLETO Sandra Rosa Campi Guimarães Silva SHREK: UMA (RE)LEITURA DE ALGUNS CONCEITOS PERTINENTES A ESCOLA QUE CONDUZEM AO ENSINO- APRENDIZAGEM DE VALORES RESUMOCOMPLETO Selma Sueli Santos GuimarãesESCOLHAS LEXICAIS E GEOLINGUÍSTICA: UM CAMINHO A PERCORRERRESUMO Silvania VasconcelosREFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA RESUMO Thalita Tomé MourãoNOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILRESUMO Valéria Gomes da Silva UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMPLETO Vanessa Salum Cabral GalvãoNOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILRESUMO Wenderson Silva OliveiraAS ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONCEITOS SOBRE A BODY ARTRESUMOCOMPLETO EIXO

37 Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular TRABALHOS POR TITULO AUTOR (a)TÍTULO DO TRABALHOBUSCAR TÍTULO DO TRABALHO PÁG. Cinthia Cristina de Oliveira Martins AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS PRESENTES NA REALIDADE DOS ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO E SUA INFLUENCIA DO ENSINO DE HISTORIA RESUMO Wenderson Silva OliveiraAS ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONCEITOS SOBRE A BODY ART RESUMOCOMPLETO Alline Grazielle Neves CostaAS INFLUÊNCIAS DOS SITES DE RELACIONAMENTOS E JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR RESUMO Guilherme Saramago de Oliveira et al. CONHECENDO A PRÁTICA DO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS RESUMOCOMPLETO Iara Guimarães et al.DISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS COMPLETO Selma Sueli Santos GuimarãesESCOLHAS LEXICAIS E GEOLINGUÍSTICA: UM CAMINHO A PERCORRER RESUMO Márcia Maria de SousaNO MEIO DO PRESÉPIO: POTENCIALIDADES DE UM PERCURSO VISUAL ARTE/CULTURAL/EDUCATIVO RESUMOCOMPLETO Liliane dos Guimarães Alvim Nunes et al.NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO Joelma dos Santos et al.O QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS? RESUMOCOMPLETO Celeuta Batista et al.REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA RESUMO Sandra Rosa Campi Guimarães Silva SHREK: UMA (RE)LEITURA DE ALGUNS CONCEITOS PERTINENTES A ESCOLA QUE CONDUZEM AO ENSINO- APRENDIZAGEM DE VALORES RESUMOCOMPLETO Elieuza Aparecida de Lima et al. UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMPLETO EIXO

38 cultura, formação docente e cotidiano escolar Profº Dr. Roberto Valdés Puentes (FACED/UFU) CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar” “Cultura Contemporânea e Cotidiano Escolar: entre práticas e pesquisas” Profª Drª Silma do Carmo Nunes (Católica/UDIA) Profª Drª Analúcia de M. Vieira (ESEBA/UFU)MESA-REDONDA:

39 cultura, formação docente e cotidiano escolar Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Sistema de Bibliotecas da UFU, MG, Brasil Seminário de Pesquisa do NUPEPE (2. : 2010 : Uberlândia, MG) II Seminário de Pesquisa do NUPEPE : Cultura, formação docente e cotidiano escolar, 21 e 22 de maio de Uberlândia/MG ; coordenação geral: Analúcia de Morais Vieira... [et al.] ; organização e produção dos anais: Leide Alvarenga Turini, Sumaia Barbosa Franco Marra. - Uberlândia : UFU, Escola de Educação básica, Inclui bibliografia. ISBN: Modo de acesso: World Wide Web 1. Pesquisa - Congressos. 2. Docentes - Formação - Congressos. 3. Avaliação educacional - Congressos. 4. Inclusão em educação -Congressos. 5. Ambiente escolar - Congressos. 6. Prática de ensino - Congressos. 7. Cultura - Congressos. I. Vieira, Analúcia de Morais. II. Turini, Leide Alvarenga. III. Marra, Sumaia Barbosa Franco. IV. Universidade Federal de Uberlândia. Escola de Educação Básica. Núcleo de Pesquisas sobre Práticas Escolares. V. Título. CDU: (061.3) S471s


Carregar ppt "cultura, formação docente e cotidiano escolar Cidade de Massa – 4º ano/ESEBA 2008 APRESENTAÇÃO EIXOS TEMÁTICOS CRÉDITOS O NUPEPE FICHA CATALOGRÁFICA TRABALHOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google