A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Seminário de Pesquisa do NUPEPE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Seminário de Pesquisa do NUPEPE"— Transcrição da apresentação:

1 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar ISBN: 21 e 22 de maio de Uberlândia/MG APRESENTAÇÃO PALESTRA PROGRAMAÇÃO MESA-REDONDA EIXOS TEMÁTICOS TRABALHOS Cidade de Massa – 4º ano/ESEBA 2008 CRÉDITOS O NUPEPE FICHA CATALOGRÁFICA

2 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar APRESENTAÇÃO O Seminário de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa sobre Prática Escolares (NUPEPE) tem como objetivo primordial a socialização de experiências de pesquisa e ensino entre docentes da rede pública e particular, pesquisadores da área de educação e afins, discentes da graduação e pós-graduação e interessados na temática do Seminário, ressaltando a pesquisa como elemento essencial do processo de formação docente (inicial e continuada) e do ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe a apresentação de trabalhos via comunicações orais e relatos de experiências relacionados à temática do Seminário: Cultura, formação docente e Cotidiano escolar. No ano de 2007, no período de 09 e 11 de agosto, realizou-se na Escola de Educação Básica da UFU o I Seminário de Pesquisa do NUPEPE: Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar. As apresentações foram realizadas por meio de comunicações orais e relatos de experiências organizadas em quatro eixos temáticos: 1: Formação Continuada e Práticas Escolares na Educação Infantil; 2: Saberes, Práticas e Formação Docente; 3- Linguagem, Ensino, Leitura, Produção de texto Oral e Escrito e Literatura; 4- Política, Culturas e Sociedade. O II Seminário de Pesquisa do NUPEPE, ao qual estes Anais se referem, realizou-se entre os dias 21 e 22 de maio de 2010, também na Escola de Educação Básica. As apresentações foram organizadas a partir dos seguintes eixos: 1- Saberes, práticas escolares e formação docente; 2- Avaliação e inclusão escolar; 3- Política, culturas e sociedade; 4- Linguagens da cultura contemporânea e conhecimento escolar. CONTINUA

3 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar APRESENTAÇÃO (cont.) Neste Anais encontram-se: o texto da conferência proferida pelo professor Dr. Roberto Valdés Puentes (FACED/UFU) intitulada “Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar”; os textos das professoras Drª Silma do Carmo Nunes (Católica/UDIA) e Drª Analúcia de Morais Vieira (ESEBA/UFU), as quais participaram da mesa redonda intitulada “Cultura Contemporânea e Cotidiano Escolar: entre práticas e pesquisas”, juntamente com a professora Drª Cláudia Ricci (UFMG); 90 resumos dos trabalhos inscritos no Seminário e 67 textos completos enviados para publicação. Parabenizamos a todos os participantes pelos trabalhos apresentados e pela riqueza das reflexões e debates que os mesmos ensejaram. O NUPEPE reitera, a partir deste seu segundo Seminário, o objetivo de contribuir para a pesquisa na área de Educação e para a socialização dos conhecimentos produzidos. Comissão Organizadora

4 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar EIXOS TEMÁTICOS Eixo 1 – SABERES, PRÁTICAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE Eixo 2 – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR Eixo 3 – POLÍTICA, CULTURAS E SOCIEDADE Eixo 4 – LINGUAGENS DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E CONHECIMENTO ESCOLAR

5 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar CRÉDITOS Reitor: Alfredo Júlio Fernandes Neto Vice-Reitor: Darizon Alves De Andrade Pró-Reitor de Graduação: Waldenor Barros Moraes Filho Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Alcimar Barbosa Soares Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis: Alberto Martins da Costa Pró-Reitor de Planejamento e Administração: Valder Steffen Júnior Pró-Reitor de Recursos Humanos: Sinésio Gomide Júnior Diretora da Escola de Educação Básica: Elizabet Rezende de Faria Vice-Diretor da Escola de Educação Básica: Leandro Resende Coordenadora do Nupepe: Analucia de Morais Vieira

6 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU NUCLEO DE PESQUISA SOBRE PRÁTICAS ESCOLARES – NUPEPE Comissão Organizadora: Profa Drª Analúcia de Morais Vieira Profa Drª Aléxia Pádua Franco Prof. Esp. Éderson de Oliveira Passos Profa Ms. Eleodora dos Santos Leonardi Profa Drª Leide Alvarenga Turini Profa Ms. Liliane dos Guimarães Alvim Nunes Araújo Profa. Ms. Lúcia Helena de Paula Menezes Profa Ms. Núbia Silvia Guimarães Paiva Profa Ms. Maria das Graças Monte

7 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ANAIS Profa Drª Leide Alvarenga Turini Profa Esp. Sumaia Barbosa Franco Marra

8 Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares
NUPEPE Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares O NUPEPE (Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares) é um Núcleo Interdisciplinar voltado à pesquisa sobre cultura, cotidiano e práticas escolares na Infância, na Juventude e na Educação de Jovens e Adultos. Este núcleo está sediado na Escola de Educação Básica da UFU à Rua Adutora São Pedro no 40, Campus Educação Física, no município de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. O núcleo tem por finalidade congregar profissionais das diferentes área das educação e afins, estudantes, técnicos, entre outros que se interessem e, ou tenham atividades de estudos e pesquisas relacionas com as seguinte linhas: Cultura, Cotidiano e Práticas Escolares: a infância, a juventude e a educação de jovens e adultos; Formação Inicial e Continuada de Professores/as; Inclusão Escolar. O núcleo tem como objetivos específicos desenvolver projetos de pesquisas em educação; captar e acompanhar pesquisas realizadas na ESEBA; promover intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras que possibilitem trocas de experiências entre pesquisadores; promover a publicação de resultados de pesquisas e estudos realizados pelo Núcleo; socializar experiências de pesquisas na Educação por meio de eventos de caráter científico, dentre outros. Acesse a nossa página:

9 Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares
NUPEPE Núcleo de Pesquisa sobre Práticas Escolares O NUPEPE tem como objetivos específicos desenvolver projetos de pesquisas em educação; captar e acompanhar pesquisas realizadas na ESEBA; promover intercâmbio com instituições nacionais e estrangeiras que possibilitem trocas de experiências entre pesquisadores; promover a publicação de resultados de pesquisas e estudos realizados pelo Núcleo; socializar experiências de pesquisas na Educação por meio de eventos de caráter científico, dentre outros.

10 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar TRABALHOS COMPLETOS Eixo 1 – SABERES, PRÁTICAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DOCENTE  Por título  Por autor Eixo 2 – AVALIAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR Eixo 3 – POLÍTICA, CULTURAS E SOCIEDADE Eixo 4 – LINGUAGENS DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E CONHECIMENTO ESCOLAR

11 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Adriana A. Silva UM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA RESUMO COMPLETO 1--8 CONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA 9--16 Adriano R. de La Fuente O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: ENSAIO SOBRE IMPORTÂNCIAS E PERSPECTIVAS 17--27 Adriany de Ávila Melo Sampaio O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PARA GRADUADOS EM LICENCIATURAS 28--35 Adrienne Galvão Silveira Alanna de Freitas Guimarães COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Aleandra da Silva Figueira Sampaio METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC Alessandra Mara de Assis O PAPEL DA FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA 36--43 Aléxia Pádua Franco APROPRIAÇÃO DOCENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

12 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Aline Segate A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS ESPECIAIS RESUMO COMPLETO 44--50 Ana Clara Gomes CONSTITUIR-SE PROFESSOR: A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE 51--65 Ana Lucia Costa PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA Ana Maria Franco PERSPECTIVAS ACERCA DA DOCÊNCIA EM LITERATURA: OLHARES DE DISCENTES-EM-PRÉ-SERVIÇO Angélica A. Barbosa UM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA 1--8 Angélica Pinho Martins Rocha DA FUNÇÃO FISCALIZADORA AO OFICIO DE EDUCADOR: O INSPETOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA Antônio Neto Ferreira dos Santos PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE 66--81 Arlindo José de Souza Junior ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR Beatriz Menezes CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Benerval Pinheiro Santos REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82--90

13 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Boscolli Barbosa Pereira TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESUMO COMPLETO O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Bruno Gonçalves Borges UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Cairo Mohamad Katrib PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA Carlos Alessandro Nunes ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU Delma Faria Shimamoto Denise Garcia Giaretta Pacheco UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA NO PERÍODO DE 2006 A 2008 Diego Marcos Silva Leão REFLEXÕES ACERCA DO USO DA PINTURA HISTÓRICA EM SALA DE AULA Dóris de Fátima Carneiro CRIAR E EMPREENDER Éderson de Oliveira Passos CONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA 9--16

14 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Éderson de Oliveira Passos PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES. RESUMO COMPLETO Eliana Aparecida Carleto TRABALHANDO COM PROJETOS: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM NOSSA VIDA Eliana Dias LIVRO DIDÁTICO: DO SURGIMENTO ÀS MUDANÇAS ATUAIS Eliana Elias Ferreira dos Santos METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC Eliane Gonçalves Noronha PROJETO SÓ LEITURA Eliane Santana Novais AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Elieuza Aparecida de Lima CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS Elise Mendes Evaldo Júnior CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Fabiana Cardoso Urzetta FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E CONQUISTAS

15 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Fausiene Pereira Resende Victor PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE RESUMO COMPLETO Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Gefferson Goulart EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? Gercina Santana Novais REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82--90 A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAS: REVELANDO REPRESENTAÇÕES E A PRODUÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR Gilberto Arantes Carrijo METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS - ECOTEC Heliany Pereira dos Santos CRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃO Henrique Souto de Barros PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES Hosana Salete Curtt Silva SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU

16 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. João Antonio Alves CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM RESUMO José Aparecido da Silva Costa COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMPLETO José Márcio Amaral EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? Katiane Braga da Silva Martins SABERES PSICOPEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR Keila Regina Marques Tittato O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. Leidiane Rodrigues Lérida de Oliveira SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU Letícia Borges de Oliveira MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA/MG Lilia Neves Gonçalves

17 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Liliane dos Guimarães Alvim Nunes A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO Luciana Bitencourt ATLETISMO NA ESCOLA: MUITO MAIS QUE CORRER, SALTA E ARREMESSAR COMPLETO Luciana Soares Muniz ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR Luciane Ribeiro Dias Gonçalves CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA Lucimar Divina Alvarenga Prata REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82--90 SABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE ENSINO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Marco Aurélio Gomes de Oliveira FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA 255—273 Maria Aparecida Marques Maria José Diogenes Vieira Marques A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO

18 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Mariana Ferreira de Deus A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL RESUMO Mário Borges Netto FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA COMPLETO 255—273 Mário Moreno Rabelo Silva CRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃO Myrtes Dias da Cunha ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR Natália Luiza Borges EXPERIÊNCIA PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Núbia Silvia Guimarães Paiva Odair França de Carvalho AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS Órfilo Rodrigues Fraga Jr. A CARTA E A RESPOSTA Patrícia Belchior de Oliveira Lacerda DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATLETISMO NA ESCOLA: MUITO MAIS QUE CORRER, SALTA E ARREMESSAR

19 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Patrícia Belchior de Oliveira Lacerda O HANDEBOL NO CONTEXTO ESCOLAR: SOCIALIZAÇÃO, CULTURA E CRITICIDADE RESUMO COMPLETO Rafaela Celestina Zanette SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Rejane Moreira Rodrigues IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS. Romes Faustino de Medeiros Júnior COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rute da Silva DESAFIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: HÁ QUANTAS ANDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS CRIANÇAS QUE CHEGAM MAIS CEDO NAS ESCOLAS? Ruth de Sousa Ferreira Silva COMPOSIÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM MUSICAL Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Sandro Prado Santos TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

20 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Selma Gonzaga Silva SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU RESUMO COMPLETO A REVISÃO DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE ENSINO PAUTADO NO PRINCÍPIO DOS 3 RS Severino Ramos de Lima COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Solange Raquel Richter FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA 255—273 Soraia Cristina Cardoso Lelis PROJETO DE ENSINO EM ARTES VISUAIS – UMA EXPERIÊNCIA (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR: O SABER COM SABOR Sumaia Marra O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? Teresa Cristina Melo da Silveira SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. ENSINO DE ARTE, CULTURAS E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA. Thais Batista de Melo CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS

21 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR AUTOR: EIXO A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Thalita Moreno Tomé Peres A CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO Tiago Soares Alves A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES COMPLETO Vanessa Salum UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Vivian Moreira Batista PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE Walter Guarnier de Lima Junio LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CRITÉRIO DE SELEÇÃO Wellington Menegaz de Paula OS JOVENS ADOLESCENTES E A EXPERIÊNCIA COM O TEATRO COMUNIDADE William Cândido CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Zaida Barros Dias SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UM MEMORIAL

22 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Órfilo Rodrigues Fraga Jr. A CARTA E A RESPOSTA RESUMO COMPLETO Thalita Moreno Tomé Peres A CONSTITUIÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Liliane dos Guimarães Alvim Nunes et al. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL Tiago Soares Alves A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Aline Segate A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS ESPECIAIS 44--50 Maria José Diogenes Vieira Marques A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO Gercina Santana Novais A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIAS: REVELANDO REPRESENTAÇÕES E A PRODUÇÃO DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR Selma Gonzaga Silva A REVISÃO DO CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE ENSINO PAUTADO NO PRINCÍPIO DOS 3 RS Aléxia Pádua Franco APROPRIAÇÃO DOCENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

23 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Odair França de Carvalho AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS RESUMO COMPLETO Eliane Santana Novais et al. AS RODAS DE CONVERSA: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ruth de Sousa Ferreira Silva COMPOSIÇÃO COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM MUSICAL Alanna de Freitas Guimarães et al. COMPOSIÇÕES DE CRIANÇAS DE 8 A 14 ANOS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ana Clara Gomes CONSTITUIR-SE PROFESSOR: A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DE VIDA E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE 51--65 Adriana A. Silva et al. CONTEXTUALIZANDO AS OPERAÇÕES COM SINAIS DOS NÚMEROS INTEIROS – RELATO DE EXPERIÊNCIA 9--16 Elieuza Aparecida de Lima et al. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE FAZ DE CONTA PARA A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELAS CRIANÇAS Dóris de Fátima Carneiro CRIAR E EMPREENDER Heliany Pereira dos Santos et al. CRUZANDO FRONTEIRAS: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E O FUTSAL NA ESCOLA EM CATALÃO Beatriz Menezes et al. CULTURA AFROBRASILEIRA E ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS: COMBINAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

24 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Angélica Pinho Martins Rocha DA FUNÇÃO FISCALIZADORA AO OFICIO DE EDUCADOR: O INSPETOR ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA RESUMO Rute da Silva DESAFIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: HÁ QUANTAS ANDA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DAS CRIANÇAS QUE CHEGAM MAIS CEDO NAS ESCOLAS? COMPLETO Patrícia Belchior de Oliveira Lacerda DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Gefferson Goulart et al. EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A) PROFESSOR (A)? Arlindo José de Souza Junior et al. ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA: DIÁLOGOS COM O COTIDIANO ESCOLAR Teresa Cristina Melo da Silveira ENSINO DE ARTE, CULTURAS E COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA SALA DE AULA. Natália Luiza Borges EXPERIÊNCIA PRÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Fabiana Cardoso Urzetta FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DIFICULDADES E CONQUISTAS Marco Aurélio Gomes de Oliveira et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA O CURSO DE PEDAGOGIA 255—273 Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli et al. IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA – MG: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JACY DE ASSIS.

25 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Eliana Dias LIVRO DIDÁTICO: DO SURGIMENTO ÀS MUDANÇAS ATUAIS RESUMO COMPLETO Walter Guarnier de Lima Junio LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CRITÉRIO DE SELEÇÃO Letícia Borges de Oliveira MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA/MG Aleandra da Silva Figueira Sampaio et al. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: ESTRUTURA COGNITIVA PARA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS – ECOTEC Adriany de Ávila Melo Sampaio et al. O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PARA GRADUADOS EM LICENCIATURAS 28--35 Boscolli Barbosa Pereira et al. O ENSINO DE BOTÂNICA E AS PRÁTICAS ESCOLARES: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 400—411 Adriano R. de La Fuente O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE: ENSAIO SOBRE IMPORTÂNCIAS E PERSPECTIVAS 17—27 Alessandra Mara de Assis O PAPEL DA FONOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA 36--43 Keila Regina Marques Tittato et al. O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRABALHO COLETIVO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO Wellington Menegaz de Paula OS JOVENS ADOLESCENTES E A EXPERIÊNCIA COM O TEATRO COMUNIDADE

26 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Ana Maria Franco PERSPECTIVAS ACERCA DA DOCÊNCIA EM LITERATURA: OLHARES DE DISCENTES-EM-PRÉ-SERVIÇO RESUMO Fausiene Pereira Resende Victor et al. PRÁTICAS ESCOLARES NORTEADAS POR PROJETOS DE TRABALHO QUE FOMENTAM A FORMAÇÃO DOCENTE COMPLETO Antônio Neto Ferreira dos Santos PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE 66—81 Ana Lucia Costa et al. PREMIO MESTRE DUDA - REENCONTRO COM A CONGADA: CONGADEIROS CONTANDO SUA HISTÓRIA Soraia Cristina Cardoso Lelis PROJETO DE ENSINO EM ARTES VISUAIS – UMA EXPERIÊNCIA (DO) SENSÍVEL NO CONTEXTO ESCOLAR: O SABER COM SABOR Henrique Souto de Barrosv et al. PROJETO DE INTEGRAÇÃO DA PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS AO CURRÍCULO ESCOLAR: ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS PRELIMINARES Eliane Gonçalves Noronha PROJETO SÓ LEITURA Benerval Pinheiro Santos et al. REDE DE EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR 82—90 Diego Marcos Silva Leão REFLEXÕES ACERCA DO USO DA PINTURA HISTÓRICA EM SALA DE AULA

27 Eixo I Saberes, Práticas Escolares e Formação Docente
TRABALHOS POR TITULO: EIXO A – B C D – I L – O P – R S – U AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Lucimar Divina Alvarenga Prata SABERES DOCENTES E PRÁTICAS DE ENSINO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESUMO Rafaela Celestina Zanette et al. SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. COMPLETO Katiane Braga da Silva Martins SABERES PSICOPEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes et al. SEXUALIDADE: FONTES DE INFORMAÇÃO E PERFIL DOS ALUNOS E ALUNAS DA ESEBA/UFU 215—225 Eliana Aparecida Carleto TRABALHANDO COM PROJETOS: A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM NOSSA VIDA Boscolli Barbosa Pereira et al. TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, EM FORMAÇÃO, DO CURSO DE BIOLOGIA E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Adriana A. Silva et al. UM JOGO AFRICANO COM ULTILIZAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIENCIA 1--8 Denise Garcia Giaretta Pacheco UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS (AS) PEDAGOGOS (AS) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA NO PERÍODO DE 2006 A 2008 Bruno Gonçalves Borges et al. UNIVERSIDADE E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: CO-RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

28 Eixo II Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR AUTOR: EIXO
A – F L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Andressa Moreira de Souza Borges EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES RESUMO Cleyciane Alves de Faria Denize D. C. Rizzotto FORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBA COMPLETO Diego Miranda de Oliveira Eliana Aparecida Carleto Flávia Barbosa de Queiróz

29 Eixo II Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR AUTOR: EIXO
A – F L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Laniluce Alves Barbosa Curtt INCLUSÃO SOCIAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA VISÃO SOBRE O PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL RESUMO COMPLETO Liliane dos Guimarães Alvim Nunes EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES Luciana Saores Muniz FORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBA Lucianna Ribeiro de Lima Maristela Soares Cury Rezende ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA Michelle Crescêncio de Miranda UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Raquel Fernandes Gonçalves Machado Sergio José Both EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO PÚBLICO EM TANGARÁ DA SERRA-MT

30 Eixo II Avaliação e Inclusão Social TRABALHOS POR TITULO: EIXO
AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Maristela Soares Cury Rezende ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA RESUMO COMPLETO Sergio José Both EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO PÚBLICO EM TANGARÁ DA SERRA-MT Andressa Moreira de Souza Borges et al. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES Denize D. C. Rizzotto et al. FORUNS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA ESEBA Laniluce Alves Barbosa Curtt INCLUSÃO SOCIAL E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA VISÃO SOBRE O PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL Michelle Crescêncio de Miranda et al. UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

31 Eixo III Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR AUTOR EIXO
A – J L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. André Vitorino Vieira O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR RESUMO Astrogildo Fernandes da Silva Júnior CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADES DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MEIO RURAL COMPLETO Carlos Rodrigues Brandão REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR Dóris de Fátima Carneiro CIDADE "FAZ DE CONTA": EXERCÍCIO DE CIDADANIA Janaina Ferreira Silva ESCOLA, CULTURAS E TRABALHADORES Jeovandir Campos do Prado UM ESTUDO DOS PROJETOS ESCOLAS-REFERÊNCIA E ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA: COMO POLÍTICA EDUCACIONAL MINEIRA E NATUREZA SOCIAL João Augusto Neves Pires A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: IMPASSES E POSSIBILIDADES Juliano Nazari POLÍTICAS EDUCACIONAIS: EM FOCO O PROJETO ACELERAR PARA VENCER

32 Eixo III Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR AUTOR EIXO
A – J L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Leticia Borges de Oliveira LINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA RESUMO Lucimar Divina Alvarenga Prata Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro AS POLÍTICAS DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES SÕCIO-EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PETI COMPLETO Maristela Corrêa Borges REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR Rafael Domingues da Silva A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO  EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE Rosiene Maria da Silva O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR Tiago Soares Alves

33 Eixo III Política, Culturas e Sociedade TRABALHOS POR TÍTULO EIXO
AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. João Augusto Neves Pires A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: IMPASSES E POSSIBILIDADES RESUMO COMPLETO Rafael Domingues da Silva A MÚSICA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO  EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE UM GRADUANDO NA PRÁTICA DOCENTE Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro AS POLÍTICAS DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES SÕCIO-EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELO PETI Dóris de Fátima Carneiro CIDADE "FAZ DE CONTA": EXERCÍCIO DE CIDADANIA Astrogildo Fernandes da Silva Júnior CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADES DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MEIO RURAL Janaina Ferreira Silva ESCOLA, CULTURAS E TRABALHADORES Leticia Borges de Oliveira et al. LINGUAGEM, CULTURA, CORPO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA André Vitorino Vieira et al. O BULLYING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL- SENTIMENTOS DE ALUNOS SOBRE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO INGRESSO ESCOLAR Juliano Nazari POLÍTICAS EDUCACIONAIS: EM FOCO O PROJETO ACELERAR PARA VENCER Carlos Rodrigues Brandão et al. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DIVERSIDADE DE CULTURAS E DA CULTURA POPULAR Jeovandir Campos do Prado UM ESTUDO DOS PROJETOS ESCOLAS-REFERÊNCIA E ESCOLA VIVA, COMUNIDADE ATIVA: COMO POLÍTICA EDUCACIONAL MINEIRA E NATUREZA SOCIAL

34 Eixo IV Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular
TRABALHOS POR AUTOR EIXO A – K L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Alline Grazielle Neves Costa AS INFLUÊNCIAS DOS SITES DE RELACIONAMENTOS E JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR RESUMO Celeuta Batista REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Cinthia Cristina de Oliveira Martins AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS PRESENTES NA REALIDADE DOS ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO E SUA INFLUENCIA DO ENSINO DE HISTORIA Elieuza Aparecida de Lima UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMPLETO Guilherme Saramago de Oliveira CONHECENDO A PRÁTICA DO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Gustavo de Oliveira Silva Iara Guimarães DISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS Joelma dos Santos O QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS? Kênia Alves Santos

35 Eixo IV Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular
TRABALHOS POR AUTOR EIXO A – K L – Z AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Lasara Marcelle Dutra Machado DISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS COMPLETO Liliane dos Guimarães Alvim Nunes NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL RESUMO Márcia Maria de Sousa NO MEIO DO PRESÉPIO: POTENCIALIDADES DE UM PERCURSO VISUAL ARTE/CULTURAL/EDUCATIVO Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro O QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS? Sandra Rosa Campi Guimarães Silva SHREK: UMA (RE)LEITURA DE ALGUNS CONCEITOS PERTINENTES A ESCOLA QUE CONDUZEM AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE VALORES Selma Sueli Santos Guimarães ESCOLHAS LEXICAIS E GEOLINGUÍSTICA: UM CAMINHO A PERCORRER Silvania Vasconcelos REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Thalita Tomé Mourão Valéria Gomes da Silva UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Vanessa Salum Cabral Galvão Wenderson Silva Oliveira AS ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONCEITOS SOBRE A BODY ART

36 Eixo IV Linguagens da Cultura Contemporânea e Conhecimento Popular
TRABALHOS POR TITULO AUTOR (a) TÍTULO DO TRABALHO BUSCAR PÁG. Cinthia Cristina de Oliveira Martins AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS PRESENTES NA REALIDADE DOS ESTUDANTES DO NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO E SUA INFLUENCIA DO ENSINO DE HISTORIA RESUMO Wenderson Silva Oliveira AS ESTÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA PÚBLICA: CONCEITOS SOBRE A BODY ART COMPLETO Alline Grazielle Neves Costa AS INFLUÊNCIAS DOS SITES DE RELACIONAMENTOS E JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR Guilherme Saramago de Oliveira et al. CONHECENDO A PRÁTICA DO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Iara Guimarães et al. DISCURSO, MÍDIA E INFÂNCIA: CONTRAPONTOS Selma Sueli Santos Guimarães ESCOLHAS LEXICAIS E GEOLINGUÍSTICA: UM CAMINHO A PERCORRER Márcia Maria de Sousa NO MEIO DO PRESÉPIO: POTENCIALIDADES DE UM PERCURSO VISUAL ARTE/CULTURAL/EDUCATIVO Liliane dos Guimarães Alvim Nunes et al. NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE: UBERLÂNDIA SOB O OLHAR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Joelma dos Santos et al. O QUE QUEREMOS? O CURRÍCULO PODEROSO OU CURRÍCULO DOS PODEROSOS? Celeuta Batista et al. REFLEXÕES HISTÓRICAS SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Sandra Rosa Campi Guimarães Silva SHREK: UMA (RE)LEITURA DE ALGUNS CONCEITOS PERTINENTES A ESCOLA QUE CONDUZEM AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE VALORES Elieuza Aparecida de Lima et al. UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

37 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “Cultura, Formação Docente e Cotidiano Escolar” Profº Dr. Roberto Valdés Puentes (FACED/UFU) MESA-REDONDA: “Cultura Contemporânea e Cotidiano Escolar: entre práticas e pesquisas” Profª Drª Silma do Carmo Nunes (Católica/UDIA) Profª Drª Analúcia de M. Vieira (ESEBA/UFU)

38 II Seminário de Pesquisa do NUPEPE
cultura, formação docente e cotidiano escolar Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Sistema de Bibliotecas da UFU, MG, Brasil S471s Seminário de Pesquisa do NUPEPE (2. : 2010 : Uberlândia, MG) II Seminário de Pesquisa do NUPEPE : Cultura, formação docente e cotidiano escolar, 21 e 22 de maio de Uberlândia/MG ; coordenação geral: Analúcia de Morais Vieira ... [et al.] ; organização e produção dos anais: Leide Alvarenga Turini, Sumaia Barbosa Franco Marra. - Uberlândia : UFU, Escola de Educação básica, 2010. Inclui bibliografia. ISBN: Modo de acesso: World Wide Web 1. Pesquisa - Congressos. 2. Docentes - Formação - Congressos. 3. Avaliação educacional - Congressos. 4. Inclusão em educação -Congressos. 5. Ambiente escolar - Congressos. 6. Prática de ensino - Congressos. 7. Cultura - Congressos. I. Vieira, Analúcia de Morais. II. Turini, Leide Alvarenga. III. Marra, Sumaia Barbosa Franco. IV. Universidade Federal de Uberlândia. Escola de Educação Básica. Núcleo de Pesquisas sobre Práticas Escolares. V. Título. CDU: (061.3)


Carregar ppt "II Seminário de Pesquisa do NUPEPE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google