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Exploração mineira e o seu impacte ambiental

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Apresentação em tema: "Exploração mineira e o seu impacte ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Exploração mineira e o seu impacte ambiental
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Exploração mineira e o seu impacte ambiental Neste trabalho abordaremos o tema da exploração mineira e o seu impacto ambiental. Para facilitar a compreensão do início do capítulo “Metais, Ambiente e Vida” iremos subdividir o trabalho nos seguintes tópicos: - Segurança pessoal dos mineiros; - Problemas na exploração mineira (durante e após a extração); - Gestão ambiental; - Minimização dos impactos ambientais. Como objetivo pretendemos selecionar e organizar a informação recolhida, de modo a assimilar a matéria para uma futura avaliação. É também importante a exploração da matéria para que a apresentação desta aos nossos colegas revele o maior esforço e compreensão pela nossa parte. Química 12ºano

2 Exploração mineira Exploração mineira é uma atividade onde se explora os recursos minerais do solo e subsolo, bem como o seu tratamento e transformação. A exploração mineira é uma atividade cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir da Natureza, sendo composta por um conjunto de etapas. Química 12ºano

3 Quais as etapas da exploração mineira?
Procura e localização do minério; Avaliação económica dos custos da extração e do valor do minério, de modo a que esta seja economicamente viável; Desenvolvimento de acessos ao depósito que se vai explorar removendo a vegetação da área; Exploração/extração do minério em grande escala; Recuperação ambiental da zona afetada. Não esquecer que entre a primeira e a quarta etapa podem decorrer vários anos, aumentando o custo dos investimentos. Química 12ºano

4 Tipos de minas Subterrânea Céu aberto Perfurações
Mina de diamante a céu aberto em Sakha, Rússia Mina de sal-gema (Loulé) Relativamente ao método de escavação das minas, podemos ter minas subterrâneas e minas a céu aberto. Diavik (Mina de Diamantes), Canadá Química 12ºano

5 Extração subterrânea:
Extração no subsolo é um tipo de extração em minas subterrâneas recorrendo à construção de túneis, permitindo o acesso ao minério e à sua extração. maior dificuldade na extração e exploração dos minerais. menor ação dos agentes erosivos. menor impacto na área explorada. - não se utiliza para a exploração de rocha industrial. Química 12ºano

6 Extração a céu aberto: A extração a céu aberto realiza-se em minas à superfície quando o minério se encontra no solo e este é extraído sem recorrer a grandes perfurações. maior facilidade na extração e exploração dos minerais. maior ação dos agentes erosivos. maior impacto na área explorada. - utiliza-se para a exploração de todos os tipos de minerais. Química 12ºano Química, 2011/2012,12ºC

7 Quais os métodos para alcançar o depósito do minério?
Meios mecânicos (como hidráulicas) Explosivos (utilizados na maioria dos casos) Métodos de Lavra Para alcançar o depósito de minério podemos recorrer aos métodos de lavra: por meios mecânicos (com recurso a escavadoras hidraúlicas) ou, na grande parte dos casos, com recurso a explosivos. Se a extração for economicamente viável, então o mineral, material que pode ser encontrado na litosfera e que contém, em maior ou menor quantidade, um metal associado a outros elementos, designa-se por minério. Fig.5 -Mina subterrânea de Potássio em Rosário do Catete. Fig.6 - Mina de diamante a céu aberto em Sakha, Rússia Se a extração for economicamente viável, então o mineral, material que pode ser encontrado na litosfera e que contém, em maior ou menor quantidade, um metal associado a outros elementos, designa-se por minério. Química 12ºano

8 Principais minas em Portugal
Panasqueira; Aljustrel e Neves Corvo . Química 12ºano

9 Mina da Panasqueira Mina de Aljustrel Mina de Neves Corvo
Portugal é um país geologicamente rico, por esta razão apresenta uma série de minas ativas, das quais são exemplos: - Minas da Panasqueira (Covilhã) – uma das maiores minas de Volfrâmio (W) da Europa. - Minas de Aljustrel (Baixo Alentejo) – correspondendo a uma das principais jazidas de sulfuretos.  - Minas de Neves-Corvo (Baixo Alentejo) – exploração de cobre e zinco. Mina de Neves Corvo Química 12ºano

10 Substâncias exploradas em Portugal
Norte Centro Lisboa Alentejo Algarve Minério de Volfrâmio; Urânio; Mistos de Estanho e inertes; Caulino; Sal-gema; Quartzo e feldspato; Pegmatito com lítio. Talco; Caulino; Feldspato. Sal-gema; Diatomito; Caulino. Sal-gema. Cobre e estanho; Ferro-manganês; Quartzo; Feldspato. Química 12ºano

11 Aplicações dos minérios no nosso quotidiano
São utilizados maioritariamente na indústria como: Automóveis; Máquinas; Cimento; Mas também podem ser utilizados como: Recursos Energéticos; Matéria prima. Os minérios extraídos têm várias aplicações na nossa vida quotidiana: são utilizados, maioritariamente, na indústria (automóveis, máquinas, cimento, entre outros), no entanto, também são indispensáveis como recursos energéticos e matéria-prima. Desta forma, a exploração mineira em grande escala intensificou-se a partir da Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII/séc. XIX), devido à produção em massa e ao crescimento populacional mundial. Química 12ºano

12 Gestão ambiental Exploração Mineira Antiga Exploração Mineira Atual
Legislação e parâmetros de qualidade Não existia legislação de proteção ao ambiente; Não se avaliava parâmetros de qualidade da água e do solo, por exemplo. Existe legislação para assegurar que estão a ser tomados cuidados ambientais tanto durante a exploração como na pós-exploração. Melhorou-se os conhecimentos técnicos sobre o ambiente e existem parâmetros de qualidade. Prevenção, remediação e mitigação dos efeitos ambientais Nada existia sobre prevenção, remediação e mitigação dos efeitos da exploração. É um dos cuidados da legislação vigente sobre a gestão ambiental. Gestão dos resíduos Todos os restos da exploração eram lançados para a água dos rios. Todos os resíduos têm destino programado. Gestão da água do processo Toda a água do processo era lançada diretamente nos rios. Existem limites para as descargas na água dos rios e esgotos (qualidade e quantidade). Salienta-se a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar a água para minimizar a quantidade utilizada. ETAR no local. No passado, a atividade mineira tinha uma imagem muito negativa, uma vez que, não havia respeito pelo ambiente nem pelos mineiros. Felizmente, com a introdução de legislação, as companhias mineiras têm de garantir a segurança do pessoal e ter uma consciência ambiental para o bem de tudo e todos, pelo que têm de despender muito dinheiro para reduzir os possíveis impactes ambientais nos ecossistemas da exploração.

13 Segurança pessoal dos mineiros
A norma deixa claro em um dos seus itens a necessidade do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR deve incluir as seguintes etapas: a)antecipação e identificação de fatores de risco; b) avaliação dos fatores de risco e da exposição dos trabalhadores; c) estabelecimento de prioridades, metas e cronograma; d) acompanhamento das medidas de controle implementadas; e) monitorização da exposição aos fatores de riscos; f) registro e manutenção dos dados por, no mínimo, vinte anos; g) avaliação periódica do programa. A atividade mineira é um processo que implica inúmeros riscos quer para a saúde, quer para a segurança dos mineiros. Com o passar dos anos, a introdução de novas tecnologias desenvolveu melhores meios de proteção pessoal e a diminuição de mão de obra reduziu a possibilidade de ocorrer acidentes durante a extração. Química 12ºano

14 Alguns dos problemas Sabias que?!
Estima-se que em tenham morrido pessoas em acidentes em minas chinesas. Sabias que?! Uma explosão na mina La Preciosa no norte da Colômbia matou 30 mineiros em 2007 e 20 em · Falta de ventilação; · Ar tóxico; · Os produtos químicos utilizados na extração dos metais também são bastante poluentes; · Uso de grandes quantidades de água e solo que poderiam ter outras utilidades (agricultura ou urbanização); · É necessário estar atento à poluição provocada por alguns metais, como o mercúrio, o chumbo, o arsénio, o cádmio, o selénio, o cobre, o zinco, o níquel e o crómio. .As minas poluem os rios e águas subterrâneas, causando doenças e prejuízos; · Os metais tóxicos são frequentemente adicionados a correntes de água na forma de sais; A atividade mineira é um processo que implica inúmeros riscos quer para a saúde, quer para a segurança dos mineiros. Com o passar dos anos, a introdução de novas tecnologias desenvolveu melhores meios de proteção pessoal e a diminuição de mão de obra reduziu a possibilidade de ocorrer acidentes durante a extração. A sinistralidade desta atividade deve-se: - À falta de ventilação; - Toxicidade do ar – provocando cancro e doenças respiratórias no Homem. Química 12ºano

15 Problemas associados à atividade garimpeira
A atividade garimpeira trata-se da extração de riquezas minerais, como é o caso do ouro, do quartzo e de outras pedras preciosas. Esta atividade tem os seus problemas, e o que melhor justifica este facto é a extração do ouro, uma vez que há um recurso ao mercúrio. Tanto o mercúrio metálico perdido durante o processo, como o mercúrio gasoso libertado após a queima da amálgama, para a separação do ouro, são altamente prejudiciais à vida. A atividade garimpeira também tem os seus problemas, e o que melhor justifica este facto é a extração do ouro, uma vez que há um recurso ao mercúrio. Química 12ºano

16 Problemas associados à atividade garimpeira
Mercúrio metálico - Alguns dos insetos metabolizam o mercúrio metálico em dimetilmercúrio, o qual é altamente tóxico para os seres vivos. Como esses insetos fazem parte da base de uma série de cadeias alimentares, o mercúrio orgânico acaba por ser ingerido pelo Homem. Mercúrio gasoso - Quanto ao mercúrio gasoso, este implica graves problemas se for inalado; sendo que as maiores sequelas pela intoxicação do mercúrio se dão no sistema nervoso, podendo levar à perda da coordenação motora, e se ingerido ou inalado por grávidas, haverá a possibilidade de se gerar fetos deformados ou sem cérebro. Tanto o mercúrio metálico perdido durante o processo, como o mercúrio gasoso libertado após a queima da amálgama, para a separação do ouro, são altamente prejudiciais à vida.Alguns dos insetos metabolizam o mercúrio metálico em dimetilmercúrio, o qual é altamente tóxico para os seres vivos. Como esses insetos fazem parte da base de uma série de cadeias alimentares, o mercúrio orgânico acaba por ser ingerido pelo Homem. Quanto ao mercúrio gasoso, este implica graves problemas se for inalado; sendo que as maiores sequelas pela intoxicação do mercúrio se dão no sistema nervoso, podendo levar à perda da coordenação motora, e se ingerido ou inalado por grávidas, haverá a possibilidade de se gerar fetos deformados ou sem cérebro. Química 12ºano

17 Problemas e economia Em termos económicos, uma atividade mineira enriquece a região onde ocorre a exploração, no entanto, esta atividade não durará para sempre. Os recursos retirados da litosfera são finitos e, por isso, a sua remoção da Natureza e a sua utilização devem ser conscientes. O esgotamento desta atividade representa a lucratividade para uma minoria e uma série de prejuízos ambientais para toda uma população atual e futura. A exploração económica dos recursos minerais sempre despoletou graves situações ao nível da degradação paisagista e da delapidação dos recursos naturais, uma vez que é muito dispendiosa; afinal de contas, a sociedade nunca entendeu os possíveis impactos para o ambiente, território e comunidade. Desta forma, é necessário minimizar os impactos recorrentes da exploração mineira com práticas simples para o Homem, mas que no seu conjunto salvam o nosso planeta. Química 12ºano

18 Impacto da exploração mineira
Exploração mineira ↓ Oxidação de minerais sulfurados Ácido sulfúrico e óxidos de ferro Acidificação do meio Aumento da dissolução dos elementos químicos tóxicos Aumento da mobilidade (lixiviação) Química 12ºano

19 Problemas na exploração mineira
Durante a extração Pós-extração rasgam-se colinas; altera-se a vegetação; exterminam-se diversas espécies; contaminam-se os lençóis de água. Os metais têm de ser separados; Libertam-se grandes quantidades de óxidos de enxofre (SOx); Liberta-se matéria particulada, para além da ganga. Esta atividade é altamente poluente, uma vez que são extraídos, maioritariamente, metais pesados que em contacto com a água e com o solo (contaminação química) provocam o envenenamento e/ou o surgimento de doenças graves. Para além do ataque à segurança e à saúde dos mineiros, há uma destruição da biodiversidade, levando a perturbações ecológicas e paisagísticas. A atividade mineira ocasiona a remoção da vegetação nativa, o que aliado aos resíduos resultantes do processo, provoca o assoreamento ou a obstrução com areias e outros sedimentos de rios e canais. A extração de alguns metais, como chumbo (Pb), mercúrio (Hg), zinco (Zn), cobre (Cu) e prata (Ag), promove a libertação de dióxido de enxofre para a atmosfera. Este composto é um dos principais constituintes das chuvas ácidas. No entanto os problemas a destacar não se situam apenas no campo da biodiverdidade e da ecologia... Assim se conclui que a poluição e as suas consequências são um problema quer durante a exploração quer após esta mesma. O risco de derrocada, a destruição de biodiversidade e a contaminação química (água, solo, ar) são problemas que surgem durante a extração. Por sua vez, o surgimento de doenças e as alterações paisagísticas surgem após a extração mineira. Química 12ºano

20 Gestão ambiental e minimização dos impactes ambientais
A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades económicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias - primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. A gestão ambiental é a administração do exercício de atividades económicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais. Desta forma, esta gestão deve visar o uso de práticas que promovem a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução dos impactos ambientais de dadas atividades humanas. Química 12ºano

21 Minimização dos impactes ambientais
Utilização de tecnologias menos poluentes; Recuperação das áreas afetadas; Valorização, reutilização e reciclagem dos equipamentos metálicos; Utilização de sistemas de drenagem de águas; Valorização e recuperação de habitats e de linhas de água presentes na zona Implementação de legislações mais rigorosas. É necessário minimizar os impactos recorrentes da exploração mineira com práticas simples para o Homem, mas que no seu conjunto salvam o nosso planeta. Aliando este subtópico ao conceito de gestão ambiental é possível salientar algumas medidas, tais como: - Recuperação das áreas afetadas; - Valorização, reutilização e reciclagem dos equipamentos metálicos; - Utilização de técnicas menos poluentes; - Utilização de sistemas de drenagem de águas – é muito importante controlar a drenagem ácida, pois esta impede o desenvolvimento da cobertura vegetal; - Valorização e recuperação de habitats e de linhas de água presentes na zona – iniciando, por exemplo, ações de reflorestação ou outras regenerações naturais; - Implementação de legislações mais rigorosas. Química 12ºano

22 Preservação e recuperação de uma área de exploração mineira
Hoje em dia, é obrigatório uma empresa ter de fazer um planeamento de recuperação ambiental para a explorada não ficar desértica . Para recuperar e preservar uma área onde houve exploração mineira tem de se passar por estes pontos: 1-Estudar o tipo de vegetação e seres vivos existentes na zona antes da área começar a ser explorada. 2-Retirar algumas plantas e sementes para colocar depois da exploração ter terminado. 3-Após a exploração acabar, verificar se o solo e a água da zona estão contaminados e se estiverem, proceder a uma descontaminação. 4-Colocar a vegetação que se localizava-se lá anteriormente à exploração. Química 12ºano

23 Depois destes passos, já há condições para alguns seres vivos habitarem o local, aparecendo, gradualmente, novos seres vivos naquela localidade aumentando a biodiversidade. Também pode-se dar novas utilidades aos terrenos explorados, como transforma-los em áreas agrícolas. Química 12ºano

24 Expressões conclusivas
“Isto já é sabido... A Terra não pertence ao Homem, o Homem pertence à Terra” A ligação Homem-Terra terá que ser evidenciada por respeito mútuo e no caso da exploração mineira, devem ser enunciados limites ao Homem para a sua própria segurança, pois “todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família, e por esta razão tudo o que acontecer à Terra acontecerá aos filhos da Terra”. Se pensarmos nas causas destes problemas reduz-se o Homem a pó, pois a culpa reflete - se nas suas ações: “O Homem não teceu a teia da vida - ele é meramente um fio dela. Tudo o que ele faz à teia, ele faz a si mesmo”. Se o Homem aposta no desgate do planeta e decide explorá-lo até o destruir, então que reflita sobre as suas ações e cuide do seu planeta... melhor! – cuide de SI MESMO. Com este trabalho compreendemos, quer com as aplicações dos recursos extraídos, quer com o desenvolvimento económico evidenciado, que a exploração mineira promove uma gama de vantagens para a sociedade. No entanto, envolve também uma degradação do ambiente e do património natural e um conjunto de mudanças socioeconómicas. Esta dualidade de benefícios e de prejuízos colocou a atividade mineira no centro das discussões pela sustentabilidade, tendo não só que corresponder à satisfação das necessidades em termos de matérias-primas, mas ser aceitável do ponto de vista ambiental, para a sociedade em geral. A capacidade desta atividade para fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita, pois muitos dos recursos minerais explorados são, pelo contrário, bastante finitos. É por esta razão que esta atividade tem que ser acompanhada por uma consciência ambiental e social honrada, pois se assim não for, os impactos resultantes desta, destruirão a harmonia que resta no planeta. Com esta abordagem aos conteúdos programáticos da disciplina de Química 12º ano, sentimos-nos mais seguros em relação ao capítulo que vamos iniciar. Para além do interesse em que a matéria nos envolveu, podemos afirmar que assimilamos os conceitos-base sem qualquer dificuldade. Em jeito de conclusão, voltamos a citar Chif Seattle: O fim dos vivos e o início da sobrevivência, para comprovar que se não aproveitarmos as riquezas terrestres de forma sustentável tudo se tornará uma luta pela sobrevivência. Química 12ºano

25 Noticia de um jornal Um desabamento nas Minas da Panasqueira matou no dia 10 de Outubro, um mineiro de 20 anos e feriu outro. Segundo comunicado de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores mineiros, o trabalhador teria sido vítima das péssimas condições de trabalho, assim como da total ausência de formação sobre prevenção dos riscos. Em solidariedade e protesto contra as condições de trabalho, os mineiros decidiram não baixar à mina durante todo o dia 11. Química 12ºano

26 Filmes com a abordagem do tema
How green was my valley (em português Como era verde o meu vale), E.U.A (1941), John Ford – É uma crónica de costumes provinciana, passada numa pequena vila erguida em torno de uma exploração mineira, e também um manifesto em jeito de metáfora sobre o confronto de interesses entre patrões e trabalhadores. The Mask of Zorro (em português A máscara do Zorro), E.U.A (1998), Martin Campbell – Num momento do filme, os vilões apoderam-se da mina El Dourado onde a escravidão decalca horríveis momentos que decorrem durante as lutas na mina. The Rundown (Bem-vindo à selva), E.U.A. (2003), Marc Abraham, Karen Glasser e Kevin Misher – Retrata a busca de uma mina de ouro perdida no meio da Amazónia por um jovem de uma família rica que é perseguido por um homem contratado pela família para o levar novamente para casa. Química 12ºano

27 Ao longo dos anos, decorrem diversos acidentes nas minas, que vitimam inúmeros mineiros. Esta música apela à sensibilização da prática de uma maior segurança.

28 Bibliografia SIMÕES, Teresa; QUEIRÓS, Mª Alexandra; SIMÕES, Mª Otilde (2011). Química em contexto. Porto Editora. Porto. Química 12ºano

29 Webgrafia Química 12ºano

30 Obrigado pela vossa atenção!
Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Obrigado pela vossa atenção! Química 12ºano


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