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Exploração mineira e o seu impacte ambiental Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Química 12ºano.

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1 Exploração mineira e o seu impacte ambiental Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012 Química 12ºano

2 Exploração mineira Exploração mineira é uma atividade onde se explora os recursos minerais do solo e subsolo, bem como o seu tratamento e transformação. Química 12ºano

3 Quais as etapas da exploração mineira? • Procura e localização do minério; • Avaliação económica dos custos da extração e do valor do minério, de modo a que esta seja economicamente viável; • Desenvolvimento de acessos ao depósito que se vai explorar removendo a vegetação da área; • Exploração/extração do minério em grande escala; • Recuperação ambiental da zona afetada. Química 12ºano

4 Tipos de minas Céu aberto Subterrânea Mina de sal-gema (Loulé) Diavik (Mina de Diamantes), Canadá Mina de diamante a céu aberto em Sakha, Rússia Química 12ºano Perfurações

5 Extração subterrânea: -maior dificuldade na extração e exploração dos minerais. -menor ação dos agentes erosivos. -menor impacto na área explorada. - não se utiliza para a exploração de rocha industrial. Extração no subsolo é um tipo de extração em minas subterrâneas recorrendo à construção de túneis, permitindo o acesso ao minério e à sua extração. Química 12ºano

6 Extração a céu aberto: Química, 2011/2012,12ºC -maior facilidade na extração e exploração dos minerais. -maior ação dos agentes erosivos. -maior impacto na área explorada. - utiliza-se para a exploração de todos os tipos de minerais. A extração a céu aberto realiza-se em minas à superfície quando o minério se encontra no solo e este é extraído sem recorrer a grandes perfurações. Química 12ºano

7 Quais os métodos para alcançar o depósito do minério? • Meios mecânicos (como hidráulicas) • Explosivos (utilizados na maioria dos casos) Métodos de Lavra Se a extração for economicamente viável, então o mineral, material que pode ser encontrado na litosfera e que contém, em maior ou menor quantidade, um metal associado a outros elementos, designa-se por minério. Fig.6 - Mina de diamante a céu aberto em Sakha, Rússia Fig.5 -Mina subterrânea de Potássio em Rosário do Catete. Química 12ºano

8 Principais minas em Portugal Panasqueira; Aljustrel e Neves Corvo. Química 12ºano

9 Mina da Panasqueira Mina de Neves Corvo Química 12ºano Mina de Aljustrel

10 Substâncias exploradas em Portugal Norte Talco ; Caulino ; Feldspato. Centro Minério de Volfrâmio; Urânio; Mistos de Estanho e inertes; Caulino; Sal-gema; Quartzo e feldspato; Pegmatito com lítio. Lisboa Sal-gema; Diatomito; Caulino. Alentejo Cobre e estanho; Ferro-manganês; Quartzo; Feldspato. Algarve Sal-gema. Química 12ºano

11 Aplicações dos minérios no nosso quotidiano São utilizados maioritariamente na indústria como: • Automóveis; • Máquinas; • Cimento; Mas também podem ser utilizados como: • Recursos Energéticos; • Matéria prima. Química 12ºano

12 Gestão ambiental Exploração Mineira AntigaExploração Mineira Atual Legislação e parâmetros de qualidade Não existia legislação de proteção ao ambiente; Não se avaliava parâmetros de qualidade da água e do solo, por exemplo. Existe legislação para assegurar que estão a ser tomados cuidados ambientais tanto durante a exploração como na pós-exploração. Melhorou-se os conhecimentos técnicos sobre o ambiente e existem parâmetros de qualidade. Prevenção, remediação e mitigação dos efeitos ambientais Nada existia sobre prevenção, remediação e mitigação dos efeitos da exploração. É um dos cuidados da legislação vigente sobre a gestão ambiental. Gestão dos resíduos Todos os restos da exploração eram lançados para a água dos rios. Todos os resíduos têm destino programado. Gestão da água do processo Toda a água do processo era lançada diretamente nos rios. Existem limites para as descargas na água dos rios e esgotos (qualidade e quantidade). Salienta-se a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar a água para minimizar a quantidade utilizada. ETAR no local.

13 Segurança pessoal dos mineiros A norma deixa claro em um dos seus itens a necessidade do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR deve incluir as seguintes etapas: a)antecipação e identificação de fatores de risco; b) avaliação dos fatores de risco e da exposição dos trabalhadores; c) estabelecimento de prioridades, metas e cronograma; d) acompanhamento das medidas de controle implementadas; e) monitorização da exposição aos fatores de riscos; f) registro e manutenção dos dados por, no mínimo, vinte anos; g) avaliação periódica do programa. Química 12ºano

14 Alguns dos problemas · Falta de ventilação;· Ar tóxico; · Uso de grandes quantidades de água e solo que poderiam ter outras utilidades (agricultura ou urbanização);. As minas poluem os rios e águas subterrâneas, causando doenças e prejuízos; · Os produtos químicos utilizados na extração dos metais também são bastante poluentes; · Os metais tóxicos são frequentemente adicionados a correntes de água na forma de sais; · É necessário estar atento à poluição provocada por alguns metais, como o mercúrio, o chumbo, o arsénio, o cádmio, o selénio, o cobre, o zinco, o níquel e o crómio. Química 12ºano Sabias que?! Uma explosão na mina La Preciosa no norte da Colômbia matou 30 mineiros em 2007 e 20 em Sabias que?! Estima-se que em 2010 tenham morrido 2400 pessoas em acidentes em minas chinesas.

15 Problemas associados à atividade garimpeira • A atividade garimpeira trata-se da extração de riquezas minerais, como é o caso do ouro, do quartzo e de outras pedras preciosas. • Esta atividade tem os seus problemas, e o que melhor justifica este facto é a extração do ouro, uma vez que há um recurso ao mercúrio. • Tanto o mercúrio metálico perdido durante o processo, como o mercúrio gasoso libertado após a queima da amálgama, para a separação do ouro, são altamente prejudiciais à vida. Química 12ºano

16 Problemas associados à atividade garimpeira • Mercúrio metálico - Alguns dos insetos metabolizam o mercúrio metálico em dimetilmercúrio, o qual é altamente tóxico para os seres vivos. Como esses insetos fazem parte da base de uma série de cadeias alimentares, o mercúrio orgânico acaba por ser ingerido pelo Homem. • Mercúrio gasoso - Quanto ao mercúrio gasoso, este implica graves problemas se for inalado; sendo que as maiores sequelas pela intoxicação do mercúrio se dão no sistema nervoso, podendo levar à perda da coordenação motora, e se ingerido ou inalado por grávidas, haverá a possibilidade de se gerar fetos deformados ou sem cérebro. Química 12ºano

17 Problemas e economia • Em termos económicos, uma atividade mineira enriquece a região onde ocorre a exploração, no entanto, esta atividade não durará para sempre. Os recursos retirados da litosfera são finitos e, por isso, a sua remoção da Natureza e a sua utilização devem ser conscientes. O esgotamento desta atividade representa a lucratividade para uma minoria e uma série de prejuízos ambientais para toda uma população atual e futura. Química 12ºano

18 Impacto da exploração mineira Exploração mineira ↓ Oxidação de minerais sulfurados ↓ Ácido sulfúrico e óxidos de ferro ↓ Acidificação do meio ↓ Aumento da dissolução dos elementos químicos tóxicos ↓ Aumento da mobilidade (lixiviação) Química 12ºano

19 Problemas na exploração mineira Durante a extraçãoPós-extração  rasgam-se colinas;  altera-se a vegetação;  exterminam-se diversas espécies;  contaminam-se os lençóis de água.  Os metais têm de ser separados;  Libertam-se grandes quantidades de óxidos de enxofre (SOx);  Liberta-se matéria particulada, para além da ganga. Química 12ºano

20 Gestão ambiental e minimização dos impactes ambientais • A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades económicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais. • A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias - primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Química 12ºano

21 Minimização dos impactes ambientais • Utilização de tecnologias menos poluentes; • Recuperação das áreas afetadas; • Valorização, reutilização e reciclagem dos equipamentos metálicos; • Utilização de sistemas de drenagem de águas; • Valorização e recuperação de habitats e de linhas de água presentes na zona • Implementação de legislações mais rigorosas. Química 12ºano

22 Preservação e recuperação de uma área de exploração mineira Hoje em dia, é obrigatório uma empresa ter de fazer um planeamento de recuperação ambiental para a explorada não ficar desértica. Para recuperar e preservar uma área onde houve exploração mineira tem de se passar por estes pontos: 1-Estudar o tipo de vegetação e seres vivos existentes na zona antes da área começar a ser explorada. 2-Retirar algumas plantas e sementes para colocar depois da exploração ter terminado. 3-Após a exploração acabar, verificar se o solo e a água da zona estão contaminados e se estiverem, proceder a uma descontaminação. 4-Colocar a vegetação que se localizava-se lá anteriormente à exploração. Química 12ºano

23 Depois destes passos, já há condições para alguns seres vivos habitarem o local, aparecendo, gradualmente, novos seres vivos naquela localidade aumentando a biodiversidade. Também pode-se dar novas utilidades aos terrenos explorados, como transforma-los em áreas agrícolas. Química 12ºano

24 Expressões conclusivas • “Isto já é sabido... A Terra não pertence ao Homem, o Homem pertence à Terra” A ligação Homem-Terra terá que ser evidenciada por respeito mútuo e no caso da exploração mineira, devem ser enunciados limites ao Homem para a sua própria segurança, pois “todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família, e por esta razão tudo o que acontecer à Terra acontecerá aos filhos da Terra”. • Se pensarmos nas causas destes problemas reduz-se o Homem a pó, pois a culpa reflete - se nas suas ações: “O Homem não teceu a teia da vida - ele é meramente um fio dela. Tudo o que ele faz à teia, ele faz a si mesmo”. Se o Homem aposta no desgate do planeta e decide explorá-lo até o destruir, então que reflita sobre as suas ações e cuide do seu planeta... melhor! – cuide de SI MESMO. Química 12ºano

25 Noticia de um jornal Um desabamento nas Minas da Panasqueira matou no dia 10 de Outubro, um mineiro de 20 anos e feriu outro. Segundo comunicado de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores mineiros, o trabalhador teria sido vítima das péssimas condições de trabalho, assim como da total ausência de formação sobre prevenção dos riscos. Em solidariedade e protesto contra as condições de trabalho, os mineiros decidiram não baixar à mina durante todo o dia 11. Química 12ºano

26 Filmes com a abordagem do tema • How green was my valley (em português Como era verde o meu vale), E.U.A (1941), John Ford – É uma crónica de costumes provinciana, passada numa pequena vila erguida em torno de uma exploração mineira, e também um manifesto em jeito de metáfora sobre o confronto de interesses entre patrões e trabalhadores. • The Mask of Zorro (em português A máscara do Zorro), E.U.A (1998), Martin Campbell – Num momento do filme, os vilões apoderam-se da mina El Dourado onde a escravidão decalca horríveis momentos que decorrem durante as lutas na mina. • The Rundown (Bem-vindo à selva), E.U.A. (2003), Marc Abraham, Karen Glasser e Kevin Misher – Retrata a busca de uma mina de ouro perdida no meio da Amazónia por um jovem de uma família rica que é perseguido por um homem contratado pela família para o levar novamente para casa. Química 12ºano

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28 Bibliografia • SIMÕES, Teresa; QUEIRÓS, Mª Alexandra; SIMÕES, Mª Otilde (2011). Química em contexto. Porto Editora. Porto. Química 12ºano

29 Webgrafia • fazemos/oceanos/poluicao/ fazemos/oceanos/poluicao/ • ribeiro.rcts.pt/quimica/album/osmetais.pdfhttp://page.esec-aquilino- ribeiro.rcts.pt/quimica/album/osmetais.pdf • atividade-tende-a-aumentar-com-crescimento-economico- mundial.jhtm atividade-tende-a-aumentar-com-crescimento-economico- mundial.jhtm • blast_furnace.shtml blast_furnace.shtml • Química 12ºano

30 Obrigado pela vossa atenção! Química 12ºano Escola Secundária de Caldas das Taipas Ano Letivo: 2011/2012


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