A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso de cateter extrator de trombo em pacientes com IAM e grande carga trombótica: o que aprendemos com o uso do cateter Pronto após 14 casos complexos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso de cateter extrator de trombo em pacientes com IAM e grande carga trombótica: o que aprendemos com o uso do cateter Pronto após 14 casos complexos."— Transcrição da apresentação:

1 Uso de cateter extrator de trombo em pacientes com IAM e grande carga trombótica: o que aprendemos com o uso do cateter Pronto após 14 casos complexos de IAM. Lacativa MES, Oliveira LF, Cardoso RF, Cardoso FC, Frighetto JL, Alves LPR, Campos JE, Cardoso RF HEMOCOR, Rio de Janeiro, RJ / HScor, Duque de Caxias, RJ

2 Fundamentos O IAM com grande carga trombótica ainda é um desafio para o cardiologista intervencionista, pelo risco de embolização distal e no reflow, tornando o resultado final subótimo e influenciando de forma decisiva o prognóstico. Diversos estudos clínicos com a utilização de trombectomia não demonstraram evidências definitivas que permitissem o seu uso rotineiro no infarto agudo do miocárdio

3 Objetivo Avaliar a segurança e eficácia do cateter extrator de trombos Pronto em pacientes com grande carga trombótica. Pacientes e Métodos • 14 pacientes com IAM • Lesão culpada com grande carga trombótica • Angioplastia primária usando-se o cateter PRONTO

4 Resultados • Em 12 pacientes (85,71%), o cateter foi usado após pré-dilatação da lesão por se visualizar grande carga trombótica somente quando se visualizava o leito distal do vaso. • Em dois pacientes, que apresentavam trombose de stent, já sendo visualizado grande quantidade de trombo, o extrator de trombos foi usado inicialmente sem pré-dilatação. • Em 7 pacientes (50%) foi usado o cateter Pronto e nos demais a nova geração do cateter - o Pronto V3 - sendo nestes possível o uso de material 6F. • Em todos os casos havia trombo intracoronariano visualizado à angiografia. A aspiração de trombos macroscópicos ocorreu em todos os pacientes. • Importante espasmo coronariano após passagem do cateter ocorreu em 12 casos (85,71%), revertido após o uso de nitrato IC. • Não houve demais complicações decorrentes do seu uso.

5 Resultados Vaso Acometido

6 Fluxo Coronariano Antes e após uso do PRONTO AntesApós

7 Trombos Extraídos com o Cateter PRONTO

8 Resultados Casos de Trombose de Stent Antes Após uso do PRONTO

9 Resultados Casos com grande carga trombótica Antes Após uso do PRONTO

10 Conclusões O uso de cateter extrator de trombo Pronto quando há grande carga trombótica mostrou melhora significativa do fluxo coronariano e perfusão miocárdica, permitindo o implante de stents de menor comprimento com melhor resultado final. Em alguns casos se mostrou fundamental no resultado final. A nova geração do cateter – o modelo V3 – proporcionou ainda maior rapidez com o seu uso. O seu uso deve ser feito antes do implante do stent, e sempre acompanhado do uso de nitrato IC. O dispositivo possui pequena curva de aprendizado, sendo de fácil manuseio, grande eficácia e segurança.


Carregar ppt "Uso de cateter extrator de trombo em pacientes com IAM e grande carga trombótica: o que aprendemos com o uso do cateter Pronto após 14 casos complexos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google