A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ricardo de Almeida Prado Xavier Ricardo de Almeida Prado Xavier n Graduação em Administração e Contabilidade n Ex-executivo de RH n Presidente da Manager.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ricardo de Almeida Prado Xavier Ricardo de Almeida Prado Xavier n Graduação em Administração e Contabilidade n Ex-executivo de RH n Presidente da Manager."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ricardo de Almeida Prado Xavier Ricardo de Almeida Prado Xavier n Graduação em Administração e Contabilidade n Ex-executivo de RH n Presidente da Manager n Consultor de RH n Autor de 8 livros n Articulista de jornais, revistas e sites

3 MANAGER n Fundada em 1975 n Presença em SP, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Porto Alegre n 10 escritórios n 217 colaboradores, sendo 80 psicólogos n 200 consultores associados n Associada da Arbóra - 50 países, 130 escritórios

4 Áreas de Atuação n Recrutamento e Seleção n Outplacement n Programa de Transição Profissional n Treinamento e Desenvolvimento n Informações e Serviços Online MANAGER

5 Manager Online: o maior Site de Recursos Humanos do Brasil VAGAS

6 Sua imagem n n Para o empregador potencial, você é - no primeiro momento - aquilo que seu currículo comunica. n n Seja sucinto, claro, objetivo, mas completo nas informações relevantes. n n Cuide bem da forma gráfica do currículo. CURRÍCULOCURRÍCULO

7 Orientação para a elaboração de Currículo n n Para que o Currículo seja um instrumento eficaz de apresentação do profissional no mercado, é necessário dedicar tempo e cuidado à sua elaboração. n n A linguagem utilizada deve ser CLARA E OBJETIVA e a apresentação “enxuta”, não ultrapassando 3 páginas. n n Algumas sugestões podem ser seguidas para facilitar a confecção de um Currículo CURRÍCULOCURRÍCULO

8 Na entrevista   Apresente-se vestido com cuidado e discrição. Os homens devem evitar os adereços, como os brincos. As mulheres devem evitar roupa justa demais, decotes, maquilagem muito pesada.   Não adote uma postura arrogante e exageradamente confiante, nem uma postura “humilde” e subserviente. ENTREVISTAENTREVISTA

9   Chegue 15 minutos antes da hora e não mostre ansiedade para sair logo.   Não procure impressionar o entrevistador, falando exageradamente de suas qualidades.   Procure ressaltar suas realizações, mas de forma adequada ao ritmo do entrevistador. ENTREVISTAENTREVISTA

10 Em resumo   Prepare-se adequadamente para a entrevista.   Sinta o ambiente, observe atentamente e “sintonize-se”.   Seja empático e ativo.   Deixe o entrevistador estabelecer as regras do jogo da entrevista. ENTREVISTAENTREVISTA

11   Adote uma postura aberta, espontânea e atitudes positivas.   Procure descobrir as expectativas do entrevistador.   Dê informações adequadas ao entrevistador.   Cuide do conteúdo da entrevista.   Busque superar os obstáculos para que a entrevista tenha um fluxo eficiente. ENTREVISTAENTREVISTA

12 11 Marketing Profissional n n O que é... MARKETINGMARKETING É o conjunto de esforços que se realizam para facilitar e tornar mais eficiente a relação de um profissional com sua clientela potencial. n n Objetivo O marketing profissional visa a tornar o cliente mais empregável, elegível e promovível.

13 Marketing Filosofia: Atender necessidades de um mercado. Pesquisa Desenvolvimento do produto Comunicação Vendas e distribuição Serviços pós-vendas

14 Filosofia: Atender necessidades de um mercado. Pesquisa Capacitação Profissional Comunicação Network e aliados Manutenção dos clientes Marketing Pessoal

15 Filosofia: Atender necessidades de um mercado. Pesquisa Capacitação Profissional Comunicação Network e aliados Manutenção dos clientes •Quem é meu cliente potencial •O que ele quer de mim? •O que o motiva? •Como pensa, sente e age? 1

16 Marketing Pessoal Filosofia: Atender necessidades de um mercado. Pesquisa Capacitação Profissional Comunicação Network e aliados Manutenção dos clientes •Qualificação intelectual •Qualificação emocional •Qualificação profissional •Currículo de valor 2

17 Marketing Pessoal Filosofia: Atender necessidades de um mercado. Pesquisa Capacitação Profissional Comunicação Network e aliados Manutenção dos clientes • Aparência adequada • Divulgação adequada • Comunicação interpessoal adequada • “Vender” adequadamente seus préstimos 3

18 Marketing Pessoal Filosofia: Atender necessidades de um mercado. Pesquisa Capacitação Profissional Comunicação Network e aliados Manutenção dos clientes •Organizar, manter rede de apoio •Saber pedir e contar com os aliados •Retribuir e criar relações sólidas 4

19 Marketing Pessoal Filosofia: Atender necessidades de um mercado. Pesquisa Capacitação Profissional Comunicação Network e aliados Manutenção dos clientes • Obter mais dos clientes já conquistados • Continuar oferecendo serviços a eles • Manter portas abertas 5

20 19 Algumas dicas para promover sua carreira: pDesenvolva atitudes positivas, habilidades e qualificações básicas para sua área. DICASDICAS pMelhore sua auto-estima e cuide bem de sua aparência. pMantenha a motivação e a disciplina. pConheça as regras básicas de etiqueta. pSeja flexível. pSeja previsível.

21 pMantenha o bom humor. Lembre-se: a persistência é a chave do sucesso. DICASDICAS pAprenda a pedir, elogiar, agradecer. pValorize a empresa. pNão minta. pNão tome decisões precipitadas. pTenha uma reserva financeira. pTrabalhe em equipe.

22 Profissionalismo Ética Honestidade Estratégia Marketing Pessoal Reciclagem profissional Hierarquia do Sucesso Constante

23 22 PODE FICAR TRANQÜILO, O FURO ESTÁ NO LADO DELES! VISÃOGERALDONEGÓCIOVISÃOGERALDONEGÓCIO

24 23 O fator-chave para sucesso em tudo isso é a.... * Conhecimento do público-alvo * Mensagens claras * Comunicação pelo exemplo Comunicação M E R C A D O D E T R A B A L H O

25 24 Facilidade de comunicação

26 25

27 26 “As pessoas não conseguem o que querem simplesmente por não dizerem o que querem” Madonna

28 27 SETORVAGAS OFERECIDAS% (Engenheiro) Produção8055% Comercial2819% Financeiro543% Compras1510% Administrativo1510% Informática3 2% Vagas para Engenheiros/Arquitetos do mês de Fevereiro = 146

29 28 Dep. de Recrutamento e Seleção Procurar trabalho no lugar certo Procura-se Papai Noel

30 29 Não responderam 2% Nenhum 1%Avançado 26% Conhecimentos de Informática: E X I G Ê N C I A S D O M E R C A D O Intermediário 45% Básico 26%

31 30 Conhecimento de outro idioma: 829 vagas recebidas no mês de fevereiro de 2003 E X I G Ê N C I A S D O M E R C A D O Inglês Outros Italiano Espanhol Alemão

32 31 “Perde-se muito ao perder os bens; perde-se mais ao perder um amigo; perde-se tudo perdendo a coragem.” Miguel de Cervantes (1547 – 1616), escritor, dramaturgo e poeta espanhol.


Carregar ppt "Ricardo de Almeida Prado Xavier Ricardo de Almeida Prado Xavier n Graduação em Administração e Contabilidade n Ex-executivo de RH n Presidente da Manager."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google