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Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio.

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1 Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio

2 Neste trabalho pretendemos responder a uma questão colocada pela associação ''Ciência Viva''. Para responder-mos a esta questão tivemos de visitar um rio cujo nome é Ribeira de Sacavém e o troço aonde fomos foi na freguesia de Lousa, Loures. De seguida transportámos as amostras para laboratório e lá analisamo-las com o objectivo de identificar macro invertebrados que servirão de bioindicadores para respondermos à questão feita pela associação da Ciência Viva. Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio Uso dos solos para agriculturaO troço de rio investigado

3 O aproveitamento dos métodos biológicos na avaliação da qualidade das águas baseia-se na teoria que os efluentes produzem efeitos nos parâmetros funcionais (e.g. taxas respiratórias) e estruturais (número e tipo de espécies presentes) das comunidades aquáticas. Estes métodos funcionam em complementaridade com os métodos químicos em programas de biomonitorização. Relativamente, poderíamos dizer que métodos químicos fornecem uma imagem fixa (“fotografia") da qualidade da água enquanto os métodos biológicos trabalham como uma imagem em movimento (filme). Os macroinvertebrados são o grupo de organismos mais utilizados como bioindicadores devido a variados aspectos, especialmente o facto de serem visíveis a olho nu. Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio

4 A bioindicação Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio A bioindicação/biomonitorização consiste na utilização de seres vivos para identificar factores de alteração ambiental. Esses factores podem ser: mudanças na composição das comunidades ou variação da concentração de substâncias específicas nos tecidos dos organismos. No grupo dos macroinvertebrados bentónicos incluem-se os seres vivos com tamanhos que podem variar entre os 0,5 mm e o 1 mm. Das diferentes espécies que se podem encontrar nos rios (ecossistemas fluviais), os macroinvertebrados bentónicos são os mais utilizados como bioindicadores, devidos às suas características peculiares.

5 Colégio: Valsassina Projecto: Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana Nome do Grupo: Ambiente Sob Investigação (ASI) Elementos do Grupo: Margarida Bernardo Tomás Carvalho Gonçalo Mota Carmo Francisco Barros Ficha de Informação …do grupo Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio A Recolha dos sedimentos

6 Nome do Local: Ribeira de Sacavém Latitude e Longitude: Desconhecidas Largura do rio: 3 metros Tipo de Sedimentos (granulometria): Desconhecidos Leito do rio (natural/alterado): Natural Corrente do rio: corrente de força média Uso do solo na proximidade (urbano/agrícola/natural): agrícola Vegetação das margens: Silvas e fetos Vegetação no curso da água: Juncos e Canas PH: 7,3 Temperatura da água: 10 graus Presença e tipo de lixo das margens: Plásticos, metais e madeiras Presença de tubos de descarga de esgotos: Sim Presença de matéria vegetal em decomposição: Sim *Local de descarga do antigo lavadeiro municipal *informação extra Ficha de Informação …do rio Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio

7 Antes de darmos início á recolha dos materiais para o projecto, tivemos de ser informados do que deveríamos fazer. O professor, com o auxílio de uma apresentação e outros materiais fornecidos pela a associação Ciência Viva, informou-nos do objectivo deste trabalho. Este consistia em: caracterizar um meio (de água doce) quanto ao seu grau de poluição, através da análise de sedimentos e de água. Procura de macro invertebrados, caracterização desde e elaboração de um trabalho escrito (em suporte digital) respondendo à questão proposta pelo projecto, suportado pela identificação e análise dos organismos. Após toda a explicação e respostas a algumas questões, foi nos dada uma data para a entrega do trabalho. Deu-se então início ao trabalho, começando pela ida ao troço de rio definido e seguido da elaboração do devido projecto. Ainda no Colégio Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio

8 Material (No Campo): a)Pá b)Recipiente c)Garrafa de plástico (1,5l ) d)Máquina fotográfica (No Laboratório): a)Lupa de mão b)Lupa binocular c)Álcool d)Tabuleiro e)Passador f)Caixa de Petri g)Colher h)Pinça i)Agulha Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio Lixo nas Margens

9 Metodologias Utilizadas (Antes da Recolha): a)Recolha de informação útil para conseguirmos responder á proposta de trabalho colocada pela associação do Ciência Viva. b)Esclarecimento do modo de recolha de sedimentos. c)Escolha do troço de rio adaptado para a recolha de sedimentos. (Durante a recolha): a)Recolha de sedimentos b)Recolha da água do rio c)Preenchimento da ficha de identificação do rio d)Registo fotográfico do local (No Laboratório): a)Passagem dos sedimentos pelo passador b)Colocação destes num tabuleiro c)Procura dos Macro invertebrados d)Identificação dos Macro invertebrados com uma lupa binocular e)Classificação do rio Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio

10 Interpretação e discussão dos Resultados Após uma recolha de sedimentos e de água de um troço da ribeira de Sacavém, procedemos à procura de organismos macro invertebrados. Não conseguimos encontrar qualquer tipo de organismo. Esta conclusão sugere que a amostra recolhida pelo nosso grupo corresponde a um troço do rio bastante poluído. Isto pois, segundo as tabelas fornecidas por David J. Newman (NIH, National Cancer Institute, Natural Products Branch), o grau de poluição de uma recolha em que os macro invertebrados sejam inexistentes, significa uma grande poluição desse meio. Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio Troço de rio analisado.

11 Um outro estudo feito por outras fontes sobre a poluição na ribeira de Sacavém (http://w3.ualg.pt/~mribau/Pagin as/Publicacoes.htm) demonstra que este rio era bastante poluído. Mesmo com a existência de um organismo a resposta à questão do grau de poluição da água é a mesma, pois a identificação deste afirma que a ribeira de Sacavém se encontra num grau de alta poluição.http://w3.ualg.pt/~mribau/Pagin as/Publicacoes.htm Porém, havendo ainda alguns aspectos como o facto da nossa inexperiência neste tipo de trabalhos e não termos tido acesso ao corante (rosa de bengala) que acreditamos que podem ter interferindo tendo feito com que o estudo não tivesse sido efectuado segundo as devidas indicações. Concordamos que talvez recorrendo a uma análise da água, concluíssemos algo mais substancial e concreto sobre o nível de poluição do rio escolhido pelo nosso grupo. Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio Interpretação e discussão dos Resultados

12 É importante referir ainda que identificámos alguns elementos que podem ter contribuído para limitar a identificação de organismos, em particular: • A inexperiência dos investigadores em estudos deste tipo; • A dificuldade em obter o corante Rosa Bengala pode ter reduzido o número de seres observados; • A sazonalidade que afecta os macroinvertebrados pode ter conduzido a uma mais reduzida contagem. Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio Interpretação e discussão dos Resultados

13 Bibliografia Introdução Bibliografia Interpretação dos resultados Metodologias utilizadas Material Ficha de informação Ainda no Colégio


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