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Ciclo de Vida do Produto

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Apresentação em tema: "Ciclo de Vida do Produto"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo de Vida do Produto

2 Ciclo de Vida do Produto G1
Factos do Ciclo de Vida de um Produto: Têm vida limitada As vendas atravessam diferentes fases, cada qual com desafios, oportunidades e problemas Os lucros aumentam e diminuem conforme a fase do ciclo Exigem-se diferentes estratégias de Marketing, Finanças, Produção, Compras e Recursos humanos para cada fase do ciclo

3 Ciclo de Vida do Produto G1
Poder-se-á também considerar o “Desenvolvimento do produto” como uma fase do ciclo

4 Ciclo de Vida do Produto G1
Introdução Produto/Marca Veículos Híbridus (Toyota Prius) Vendas Baixas Custo por Cliente Elevado Tipo de Clientes Inovadores Nº de Concorrentes Poucos Objectivos de Marketing Criar notoriedade e teste Estratégia de Produto Funcionalidades Básicas Estratégia de Preço Estratégia de Distribuição Selectiva Estratégia de Comunicação Criar notoriedade entre inovadores Promoção de Vendas Forte

5 Ciclo de Vida do Produto G1
Crescimento Produto/Marca TV LCD (SONY) Vendas Rápido crescimento Custo por Cliente Médio Tipo de Clientes Adoptantes imediatos Nº de Concorrentes Crescente Objectivos de Marketing Maximizar a penetração de mercado Estratégia de Produto Benefícios Adicionais Estratégia de Preço Moderado Estratégia de Distribuição Intensiva Estratégia de Comunicação Criar interesse no mass market Promoção de Vendas Moderada

6 Ciclo de Vida do Produto G1
Maturidade Produto/Marca Detergente para Máquina de lavar roupa (Skip) Vendas Máximas Custo por Cliente Baixo Tipo de Clientes Maioria Nº de Concorrentes Estável Objectivos de Marketing Maximizar lucros e quota de mercado Estratégia de Produto Diversificar Estratégia de Preço Concorrencial Estratégia de Distribuição Intensiva Estratégia de Comunicação Evidenciar pontos de diferença Promoção de Vendas Focada na captação de clientes

7 Ciclo de Vida do Produto G1
Declínio Produto/Marca Máquina de Costura (SINGER) Vendas Decréscimo Custo por Cliente Baixo Tipo de Clientes Retardatário Nº de Concorrentes Objectivos de Marketing Rentabilizar Estratégia de Produto Seleccionar Estratégia de Preço Reduzido Estratégia de Distribuição Selectiva Estratégia de Comunicação Mínima Promoção de Vendas Reduzida


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