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Ciclo de Vida do Produto. Ciclo de Vida do Produto G1 Factos do Ciclo de Vida de um Produto: 1.Têm vida limitada 2.As vendas atravessam diferentes fases,

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1 Ciclo de Vida do Produto

2 Ciclo de Vida do Produto G1 Factos do Ciclo de Vida de um Produto: 1.Têm vida limitada 2.As vendas atravessam diferentes fases, cada qual com desafios, oportunidades e problemas 3.Os lucros aumentam e diminuem conforme a fase do ciclo 4.Exigem-se diferentes estratégias de Marketing, Finanças, Produção, Compras e Recursos humanos para cada fase do ciclo

3 Ciclo de Vida do Produto G1 • Poder-se-á também considerar o “Desenvolvimento do produto” como uma fase do ciclo

4 Introdução Produto/MarcaVeículos Híbridus (Toyota Prius) VendasBaixas Custo por ClienteElevado Tipo de ClientesInovadores Nº de ConcorrentesPoucos Objectivos de MarketingCriar notoriedade e teste Estratégia de ProdutoFuncionalidades Básicas Estratégia de PreçoElevado Estratégia de DistribuiçãoSelectiva Estratégia de ComunicaçãoCriar notoriedade entre inovadores Promoção de VendasForte Ciclo de Vida do Produto G1

5 Crescimento Produto/Marca TV LCD (SONY) VendasRápido crescimento Custo por ClienteMédio Tipo de ClientesAdoptantes imediatos Nº de ConcorrentesCrescente Objectivos de MarketingMaximizar a penetração de mercado Estratégia de ProdutoBenefícios Adicionais Estratégia de PreçoModerado Estratégia de DistribuiçãoIntensiva Estratégia de ComunicaçãoCriar interesse no mass market Promoção de VendasModerada

6 Maturidade Produto/MarcaDetergente para Máquina de lavar roupa (Skip) VendasMáximas Custo por ClienteBaixo Tipo de ClientesMaioria Nº de ConcorrentesEstável Objectivos de MarketingMaximizar lucros e quota de mercado Estratégia de ProdutoDiversificar Estratégia de PreçoConcorrencial Estratégia de DistribuiçãoIntensiva Estratégia de ComunicaçãoEvidenciar pontos de diferença Promoção de VendasFocada na captação de clientes Ciclo de Vida do Produto G1

7 Declínio Produto/MarcaMáquina de Costura (SINGER) VendasDecréscimo Custo por ClienteBaixo Tipo de ClientesRetardatário Nº de ConcorrentesDecréscimo Objectivos de MarketingRentabilizar Estratégia de ProdutoSeleccionar Estratégia de PreçoReduzido Estratégia de DistribuiçãoSelectiva Estratégia de ComunicaçãoMínima Promoção de VendasReduzida


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