A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6º Turma Curso Mecânico de Montagem de Produto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6º Turma Curso Mecânico de Montagem de Produto"— Transcrição da apresentação:

1 6º Turma Curso Mecânico de Montagem de Produto
Formare, Educação e Desenvolvimento – Consórcio Modular Resende, 17 de julho de 2006

2 ANÁLISE DE RESULTADOS PROJETO FORMARE 2005

3 Média Anual das Provas Seletivas

4 Renda Per Capita Familiar Média Mensal
ao Ingresso no Projeto

5 * Base salarial abril de 2005
Crescimento da Renda Mensal * Base salarial abril de 2005

6 Percentual de Aproveitamento Anual

7

8 Funções Exercidas

9 Escolaridade Turma de 2005

10 Planejamento 2006:

11 - Projeto mini-baja: Construção de um protótipo, projeto do professor Antônio, para possibilitar a aprendizagem de forma didática e inte-grada das diciplinas:Desenho, materiais e processos, ajus-tagem mecânica, tecnologia de montagem....

12 Projeto Dependência química:
Parceria com órgão do Estado CAPS AD, possibilitando atendimento com profissionais especializados (psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais) , aos alunos, ex-alunos e familiares. Iniciamos o trabalho realizando palestras de sensibi-lização com alunos e posteriormente com os pais. Encami-nhamos os pacientes que solicitaram nossa ajuda aos pro-fissionais do Caps, e acompanhamos o tratamento através de laudos e contato semanal com os profissionais da insti-tuição.

13 Projeto de Orientação Vocacional:
Em parceria com a Universidade Estácio de Sá PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Muitos jovens têm dificuldades em escolher uma profissão, em face a todas as alternativas hoje existentes que, contraditoriamente, mesclam-se com falta de oportunida- des profissionais para jovens sem experiência prévia de trabalho. No contexto de extrema competitividade no mundo do trabalho, as organizações requerem motivação, empenho, aprendizagem continuada e superação de limites por parte de seus colaboradores. Para que possam dedicar-se intensamente ao trabalho, consideramos importante que o profissional tenha boa relação com o que faz, além de um projeto de vida pessoal. O Serviço de Psicologia Aplicada, através do Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Escolar/Orientação Profissional, oferece um trabalho de Orientação Profissional, que se constitui em processo de auto-conhecimento, conhecimento das carreiras Universitá- rias e tecnológicas da região do Médio Paraíba, conhecimento do mercado de trabalho, com vistas ao delineamento de um projeto de vida pessoal e profissional.

14 A Orientação Profissional é operacionalizada
       Através de atendimento grupal (6 a 8 participantes por grupo);        Ao longo de 12 encontros de 2 horas de duração (sendo o primeiro contato, uma entrevista individual com 1 hora de duração);        Uma vez por semana; Nosso objetivo é auxiliar o jovem a realizar sua escolha profissional e delinear seu projeto de futuro com base no conhecimento de si mesmo e da realidade que o cerca. O trabalho é desenvolvido por dupla de estagiários do último ano do curso de Psicologia. Tais estagiários são supervisionados. Utilizamos material desenvolvido pela supervisora da Universidade estácio de Sá, que é levado pelos estagiários e, ao final do processo, fica arquivado no Serviço de Psicologia Aplicada. Ao final das doze semanas de orientação, cada participante recebe uma carta de devolução, que retrata seu percurso e sua decisão na orientação profissional.

15 Parceria Com instituições de ensino públicas:
Preocupada com o futuro dos meninos, com a qualificação e com a possi- bilidade de em um futuro próximo não conseguirmos contratar 100%, e com a cons-tatação dos resultados surpreendentes dos meninos de 2005 que estão fazendo curso superior, fiz uma parceria com a UERJ e com a USP, ambas tem projetos sociais nos quais os meninos serão automaticamente inseridos se passarem no vestibular. Na UERJ o Pro iniciar no qual terão direito a uma bolsa auxílio e na USP bolsa alimentação, auxílio moradia e transporte gratúitos, podendo ainda trabalhar para universidade e receber por isso, ao fazer uma prova e obterem um bom resultado, estamos fazendo reuniões muito frequentes com os pais para que obte-nhamos o apoio deles, que será fundamental.

16 Reforma no programa : Tendo em vista os princípios do projeto social Formare e no intúito de proporcio-nar aos alunos mais oportunidades profissionais e melhor qualificação, os profes-sores e a coordenação do projeto Formare – VW com suporte da Fundação Iochpe, fizeram uma reformulação no programa do curso Mecânico de Montagem de Pro-duto inserindo conteúdo as disciplina, matérias a serem lecionadas, fazendo nova proposta de estágio, a carga horária praticada, reestruturando o curso para que as disciplinas fossem lecionadas durante todo o ano letivo sem interrupção Estaremos também construindo apostilas durante todo o ano de 2006 para enviá-las ao Mec para avaliação e reajuste do curso. Possibilitando que nossos alunos ob-tenham um certificado que os qualifiquem um pouco melhor.e ainda aumentamos o número de evs de 20 para 56 na intenção de minimizar ou até de resolvermos o problema das faltas de professores por outros compromissos profissionais muitas vezes difíceis ou impossíveis de serem adiados e também possibilitando maior di-vulgação do projeto e consequentemente maior inserção dos alunos ao meio.


Carregar ppt "6º Turma Curso Mecânico de Montagem de Produto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google