A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA DE PAZ Refletindo sobre a solução de conflitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA DE PAZ Refletindo sobre a solução de conflitos."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA DE PAZ Refletindo sobre a solução de conflitos

2 Entendendo os conflitos...  Conflitos fazem parte de nossas vidas.

3 Entendendo os conflitos...  Há uma cultura patriarcal que gerou a guerra como forma de solução dos conflitos.

4 Entendendo os conflitos...  Ela é geradora de uma “cultura do capital”, globalizada, cuja lógica é a competição e não a cooperação

5 Entendendo os conflitos...  Ela produz, permanentemente, desigualdades, injustiças e violências (cultura da violência)

6 Invertendo a marcha...  À cultura de violência há que se opor a cultura da paz, que é imperativa. Onde buscá-la?

7 Somos naturalmente violentos?

8 Seres cooperativos  Somos seres sociais e cooperativos, o que nos distingue dos animais.

9 Seres afetivos  Ao lado da estrutura de agressividade, somos capazes de promover afetividade, compaixão, solidariedade, amor.

10 A paz nasce de pequenas atitudes  A competitividade continua válida, mas não no sentido de destruição do outro.

11 A paz começa comigo!  É preciso refletir: que preço estou disposto a pagar para atingir o meu sucesso ou os meus propósitos?  Meu crescimento inclui o outro ou promove a exclusão?  O outro é o meu companheiro ou o meu oponente?

12 O “cuidado” como atitude básica  O “cuidado” está na essência do ser humano. Sem ele não se vive e nem se sobrevive.

13 O “cuidado” como atitude básica  O que é? É uma relação amorosa com a realidade. Onde impera o cuidado, desaparece o medo, origem secreta de toda violência.

14 O combate ao individualismo  É preciso combater o individualismo exacerbado.  Nem sempre o que é bom para mim é o que há de prevalecer.

15 Falar de paz é falar de ética  O que é ser ético?  É tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o mundo em que vivemos, para que seja uma morada saudável.

16

17 Alguns princípios da ética  Respeito à vida  Respeito à liberdade  Dignidade da pessoa humana  Solidariedade  Respeito à propriedade alheia  Justiça  Igualdade de direitos  Respeito ao próprio corpo  Respeito ao meio ambiente  Cidadania plena etc.

18 Atitudes que só promovem a falta de ÉTICA  Achar que os comportamentos antiéticos são naturais, corriqueiros, normais...  “Sempre foi assim”. “Se eu não faço, outro faz”. “Não posso fazer nada”. “Não posso mudar o mundo”.  Ele rouba, mas faz...  Dane-se...  Eu quero mesmo é levar vantagem...  O mundo é dos espertos...

19

20 Não há paz sem ética  A paz só é promovida com atitudes.  Paz não é simples ausência de guerra. É conceito cultural que se aprende e se pratica.  Paz não é um estado, é um processo.  O grande instrumento da paz é o diálogo.

21 Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra. Ouvistes o que foi dito: “olho por olho e dente por dente”. Eu, porém, vos digo: não resistais ao malvado; àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda. Ouvistes o que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

22 “Creio que a não violência é infinitamente superior à violência e que o perdão é bem mais viril que o castigo”. (Ghandi)

23 Tudo é uma questão de dar o exemplo... Comece por você!


Carregar ppt "CULTURA DE PAZ Refletindo sobre a solução de conflitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google