A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornada de Trabalho da Rede Nacional de Laboratórios de Genotipagem RENAGENO Maria Luiza Bazzo Brasília Setembro 2012 A Importância da Qualidade no LaboratórioA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornada de Trabalho da Rede Nacional de Laboratórios de Genotipagem RENAGENO Maria Luiza Bazzo Brasília Setembro 2012 A Importância da Qualidade no LaboratórioA."— Transcrição da apresentação:

1 Jornada de Trabalho da Rede Nacional de Laboratórios de Genotipagem RENAGENO Maria Luiza Bazzo Brasília Setembro 2012 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório

2 Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Laboratórios Públicos Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

3  156 testes sorológicos HIV e Sífilis;  303 CTAs – TR HIV Instituições Participantes Monitoramento Diagnóstico  80 Carga Viral do HIV;  90 CD4/CD8/CD3/CD45;  23 Genotipagem;  33 Carga Viral da Hepatite B

4  841 painéis por rodada de testes; Meta:  2523 painéis por ano (3 rodadas)

5 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012

6

7

8 1. Propriedade que determina a essência ou a natureza de um ser ou coisa; 2. Grau negativo ou positivo de excelência; 3. Característica superior ou atributo distintivo positivo que faz alguém ou algo sobressair em relação a outros Houaiss, 2009

9 Jornada de Genotipagem 2012 Manter é mais difícil do que conquistar a qualidade!

10 Jornada de Genotipagem 2012 Manter a qualidade implica esforço, cuidado, dedicação e dinheiro!

11 Jornada de Genotipagem 2012 A qualidade é feita por pessoas!!!

12 Jornada de Genotipagem 2012 A qualidade é feita por pessoas!!!

13 Jornada de Genotipagem 2012 Então qualidade é um atributo e sempre julgamos: - isso é de boa ou isso é de má qualidade.

14 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012

15 Qualidade É a conformidade às necessidades do usuário ou dos clientes, ou seja, refere-se a satisfação das necessidades e das expectativas do usuário (Westgard & Klee,1998) Corresponde ao conjunto de atividades planejadas e sistemáticas de uma empresa, que servirão para garantir que seu produto/serviço atende os requisitos da qualidade. Garantia da Qualidade

16 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012

17 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 RDC 302/ANVISA/ Controle externo da qualidade CEQ: Atividade de avaliação do desempenho de sistemas analíticos através de ensaios de proficiência, análise de padrões certificados e comparações interlaboratoriais. Também chamada Avaliação Externa da Qualidade Controle interno da qualidade CIQ: Procedimentos conduzidos em associação com o exame de amostras de pacientes para avaliar se o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância prédefinidos.

18 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 RDC 302/ANVISA/2005 Segurança do paciente 3000 a.C. na Babilônia. Entre as referências de qualidade do código de Hammurabi (leis) encontra-se: “O construtor que construir uma casa que caia e mate os moradores será punido com a morte” 3000 a.C. na Babilônia. Entre as referências de qualidade do código de Hammurabi (leis) encontra-se: “O construtor que construir uma casa que caia e mate os moradores será punido com a morte”

19 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 Diversas são as teorias e métodos de qualidade, mas todos dependem da motivação e dedicação de pessoas. Portanto, é necessário que os profissionais envolvidos tenham perfeito entendimento do conceito de qualidade aplicado à sua atividade.

20 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 Algumas interpretações errôneas do conceito da qualidade podem ser extremamente sérias. Paladini, 2000 – Gestão da Qualidade

21 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 O que se pensa: Qualidade é algo abstrato, sem vida própria, indefinido. Decorrência: Qualidade é algo inatingível, um estado ideal sem contato com a realidade. “Se nunca será atingida para que me esforçar?” Essa postura leva a acomodação.

22 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 O que se pensa: Qualidade é sinônimo de perfeição. Decorrência: Qualidade é uma situação que não comporta alterações. Pode-se incorrer no equívoco de querer “parar por aqui”.

23 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 O que se pensa: Qualidade nunca muda. Decorrência: Qualidade é um conceito definitivo e imutável. As técnicas mudam, os consumidores alteram sua preferências.

24 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 O que se pensa: Qualidade é um conceito subjetivo das pessoas. Decorrência: Pode-se incorrer no equívoco de imaginar que não há como estruturar com clareza o conceito da qualidade e que por isso sua avaliação só poderá ser feita objetivamente por especialistas.

25 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 O que se pensa: Qualidade é a área que se envolve com essa questão. Decorrência: Qualidade é tarefa para especialistas no assunto. Se a Gestão da Qualidade parece restrita a especialistas e esses são culpados por todos os defeitos que ocorram. Os demais parecem isentar-se do esforço pela qualidade... Esse parece ser o pior equívoco.

26 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 Gestão da Qualidade é um conceito muito abrangente, mas deve-se ter em mente sempre a necessidade de melhoria contínua.

27 A Importância da Qualidade no LaboratórioA Importância da Qualidade no Laboratório Jornada de Genotipagem 2012 A qualidade representa constante esforço, dedicação e envolvimento da equipe.

28 Obrigada! Maria Luiza Bazzo


Carregar ppt "Jornada de Trabalho da Rede Nacional de Laboratórios de Genotipagem RENAGENO Maria Luiza Bazzo Brasília Setembro 2012 A Importância da Qualidade no LaboratórioA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google