A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bradesco Auto/RE MICROSSEGUROS FORUM TÉCNICO SINCOR-SP 15/SET/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bradesco Auto/RE MICROSSEGUROS FORUM TÉCNICO SINCOR-SP 15/SET/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Bradesco Auto/RE MICROSSEGUROS FORUM TÉCNICO SINCOR-SP /SET/2011

2 Bradesco Auto/RE MICROSSEGURO x SEGURO POPULAR No Brasil, o termo Seguro Popular é usado para designar produtos massificados com importâncias seguradas e prêmios de pequeno valor. Mas, seguro popular não é o mesmo que Microsseguro, uma vez que este está direcionado para as necessidades específicas das famílias de baixa renda, enquanto que o seguro popular é para todos os tipos de consumidores e apenas significa seguro de pequenos valores.

3 Bradesco Auto/RE ACEITANDO E ADOTANDO O MICROSSEGURO
As companias de seguros estão cada vez mais voltadas para a população de baixa renda Microsseguros está crescendo na esteira da microfinanças e do microcrédito. Maior variedade de canais de distribuição estão sendo usados. Ferramentas e metodologias para a educação do consumidor estão sendo aperfeiçoadas. Seguradores, reguladores e distribuidores estão mostrando maior interesse. Inovações de produtos estão tomando lugar para prover maiores valores de coberturas.

4 Bradesco Auto/RE NECESSIDADES DE COBERTURAS - Coberturas para as necessidades 1) Colômbia: multirrisco para microempreendedores – ênfase em terremoto – Munich Re + Suramericana + Fundación Mundial de la Mujer (MFI) – prêmio mensal entre US$ 0.30 e US$ 10.00 2) Índia: seguro para equipamentos de pesca – Federação das Sociedades de Pescadores do Sul da Índia 3) Perú: pacote Vida + “Credit Life” – Seguradora InVita + Pro Mujer Peru – Público de 43 mil mulheres empreendedoras (1/3 vivendo com menos de US$ 1/dia) – Prêmio US$ 0.37/mês – Coberturas US$ 880 (morte natural) e US$ 1,760 (acidental)

5 Bradesco Auto/RE NECESSIDADES DE COBERTURAS - Diferenças regionais 1) Filipinas: pacote AP + funeral + residencial (capital inicial para reconstrução, em caso de sinistro, no valor de US$ ) 2) Índia (VimoSEWA): - Pacote Vida (morte natural e ac.) + Hospitalização + Bens - Para prêmio (anual) de US$ (membro, marido e filho): a) Morte natural: US$ b) Morte Acidental: US$ 1,000.00 c) Perda de bens: US$ d) Hospitalização: US$ 50.00 3) Brasil (ESTOU SEGURO - Bradesco Auto/RE): - Inc/Raio/Expl./Aluguel/Vendaval até fumaça/RC Familiar: a) I.S. básica: US$ 5, Prêmio anual: US$ 5.80 b) I.S. básica: US$ 11, Prêmio anual: US$ 13.40

6 Bradesco Auto/RE Brasil - Alguns dados
Fontes: DATA POPULAR/Revista VEJA /2008 25% da população urbana diretamente envolvida com o setor informal 5º maior faturamento mundial no segmento de vendas porta-a-porta Para cada adulto das classes A/B (+15 anos) há 4.2 das classes D/E Para cada criança das classes A/B (até 15 anos) há 10 das classes D/E BOLSA FAMÍLIA registra mais de famílias empreendedoras Aumento da renda/Volume crédito: 50% (previsto) do PIB em 2010 (100% sobre 2003)

7 Bradesco Auto/RE Brasil - Alguns dados Fonte: CETELEM – Pesquisa O OBSERVADOR 2011 De 2005 a 2009: 26 milhões migraram das classes D/E para a C, e 4 milhões para as classes A/B Em 2010: 19 milhões de D/E para a C, e 12 milhões chegaram à A/B Portanto, hoje: - Classe C: 101, 6 milhões (53% da população); - D/E: 47,9 milhões (25% da população), e - A/B: 42,1 milhões (22% da população)

8 Bradesco Auto/RE a) Classe E: RMF de R$ 415
Brasil - Alguns dados Fonte: CETELEM – Pesquisa O OBSERVADOR 2011 RENDA MÉDIA FAMILIAR (RMF): CRITÉRIO BRASIL (ABEP/Assoc. Brasil. Empresas de Pesquisas): a) Classe E: RMF de R$ 415 b) Classe A1: RMF de R$ (27,7 vezes maior que Classe E) c)Classes D/E (juntas): RMF de R$ 809 (aumento de 48,4% desde 2005)

9 Bradesco Auto/RE - 8,3 milhões (conta própria)
Nano e microempreendimentos informais no Brasil (Fonte: Estimativas IBGE 2008 RAIS 2008) - 8,3 milhões (conta própria) - Locais de funcionamento:

10 Bradesco Auto/RE - 1,9 milhão - Faturamento:
Nano e microempreendimentos formais no Brasil (Fonte: Estimativas IBGE 2008 RAIS 2008) - 1,9 milhão - Faturamento:

11 Bradesco Auto/RE IMPORTÂNCIA DA BANCARIZAÇÃO A bancarização é importante porque fornece ferramentas tecnológicas que tendem a baratear os custos para seguros (custos de aquisição, de cobrança, de indenização de sinistros, etc.) Hoje o mais simples (e talvez o mais eficiente) dentre tais ferramentas é o plástico, mais especificamente o cartão de débito

12 Bradesco Auto/RE Brasil – Sistemas de pagamento nos mercados bancário e de varejo Fontes: 1)CGAP-Update on Regulation of Branchless Banking in Brazil (2010); 2)BACEN–Diagnóstico Sistema Pagamento Varejo do Brasil )Ciab Febraban O setor bancário em números Transações bancárias por origem em 2010 (nº total 55,7 bilhões): (exclui c/créditos) - agências………………………9% (10.2% em 2008) - internet banking………….…23% (18.1% em 2008) ATM………………………….32% (mesmo em 2008) correspondentes……………..6% (5.3% em 2008) Uso do celular não era representativo em Em 2010 o “mobile banking” detinha 2,2 milhões de clientes, aumento de 72% sobre 2009. A ser resolvido: - Interoperabilidade entre as redes de ATM / Bradesco, BB e Santander; - Bancos e operadoras de telefonia celular

13 Bradesco Auto/RE Brasil – Familiaridade com a tecnologia
Fontes: 1) CGAP-Update on Regulation of Branchless Banking in Brazil (2010); 2) BACEN–Diagnóstico Sistema Pagamento Varejo do Brasil 2008 ATMs – Número de terminais por milhão de habitantes (2007): - Brasil - Alemanha - EUA - França - Portugal - Suíça ATMs: Número total (2008) POS: Número total (2008) Plásticos vigentes (2008): - Cartão crédito ,8 milhões de unidades - Cartão débito ,9 milhões de unidades VEJA (Semana de 16/ago/2010): 628 milhões de cartões em circulação em 2010

14 Bradesco Auto/RE Brasil – Familiaridade com a tecnologia
Fontes: 1)CGAP-Update on Regulation of Branchless Banking in Brazil (2010); 2)BACEN–Diagnóstico Sistema Pagamento Varejo do Brasil 2008 Tecnologia comunicação: celulares representam a forma mais abrangente Assinaturas de celulares: - Aumento de mais de 50% (2009/2007) Dez/2009: milhões (82.5% dos quais pré-pagos) Abr/2011: 212,6 milhões de aparelhos ativos (Anatel) Municípios brasileiros cobertos por telefonia móvel: - Aumento de 50% (2009/2007) - Dez/2009: 90% (5.028 municípios) Acesso à Internet: - Subiu de 3% em 2003 para mais de 37% em 2008 - Aumento maior é esperado: 88% dos municípios (jan/2010) já têm banda larga

15 Bradesco Auto/RE Brasil – Familiaridade com a tecnologia
Fontes: 1) CGAP-Update on Regulation of Branchless Banking in Brazil (2010); 2) BACEN–Diagnóstico Sistema Pagamento Varejo do Brasil 2008 Uso cartão crédito (pagamento de contas): - Classes A/B: 65% - Classes C/D: 30% - Classe E: 6% CEF: 25 milhões de cartões vinculados a programas sociais (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, FGTS) Maquininhas já podem processar transações de quaisquer bandeiras Aluguel das maquininhas: - R$ 60,00/mês (linha fixa), e - R$ 120,00/mês (sem fio)

16 REVISÃO: O QUE VIMOS ATÉ AGORA?
Bradesco Auto/RE REVISÃO: O QUE VIMOS ATÉ AGORA? O TAMANHO DO MERCADO POTENCIAL COMO ELE ESTÁ SE TORNANDO REAL (CONSUMINDO) COMO ELE SABE USAR OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS

17 PRAGMATISMO AGNOSTICISMO Bradesco Auto/RE
MICROSSEGURO – QUE POSTURA TOMAR? PRAGMATISMO Parcerias Alianças AGNOSTICISMO Percepção/Postura Distribuição PERSPECTIVA DE LONGO PRAZO Investimento educação Margens pequenas/Valores absolutos pequenos/Escala

18 Bradesco Auto/RE INOVAÇÃO E ADEQUAÇÃO

19 Bradesco Auto/RE O FORMATO DA DISTRIBUIÇÃO O mais variado possível, com a exploração extensiva de parcerias; Na distribuição de produtos de pequeno ticket não se prender a apenas um modelo; Hollard tem mais de 100 parcerias (explorar nichos, alcançar escala, inovação de produtos, distribuição, coleta e tecnologia) Uma delas é com a AMWAY, com mais de 80 mil distribuidores (negócios independentes) de 450 produtos desenvolvidos por ela, apenas na Austrália e Nova Zelândia. Através da AFS (Amway Financial Services) ela acrescentou os produtos residenciais da Hollard.

20 Bradesco Auto/RE A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS – OUTROS EXEMPLOS
Equidad Seguros e Instituições de Microfinanças e Cooperativas na Colômbia Zurich Venezuela e Bangente AIG e Instituições de Microfinanças em Uganda Philam Life e Empresas de Telefonia Celular nas Filipinas

21 Bradesco Auto/RE Brasil – Alguns canais de distribuição de (micro) seguro Corretores (tradicionais) Internet Cooperativas e associações (IAIS já tem normas para formalizar esses tomadores) Call Centers Bancos Sindicatos Telefonia celular ONGs e OSCIPs Porta-a-porta (Avon, Natura, outros) Redes de varejo Serviços de utilidades

22 Bradesco Auto/RE MUITO OBRIGADO

23 Bradesco Auto/RE O P.L. 3266/ HISTÓRICO

24 Bradesco Auto/RE Brasil – O correspondente

25 Bradesco Auto/RE Brasil – O correspondente
Fontes: 1)CGAP-Update on Regulation of Branchless Banking in Brazil (2010); 2)BACEN; 3)Brasil Econômico Maioria são estabelecimentos comerciais (loterias, mercados, farmácias, correios, etc.) O sistema constitui-se em um modelo win.win.win.win: - cliente final; - comerciante (o correspondente); - banco, e - Governo. Jan/2011: (acréscimo de 68% sobre dez/2007) 27 mil com o Bradesco (certificação iniciou a partir de Nov/2010) Regulação e supervisão a cargo do CMN/BACEN

26 Bradesco Auto/RE Cobertura de morte e de acidentes

27 Bradesco Auto/RE Brasil – O correspondente
Fontes: 1)CGAP-Update on Regulation of Branchless Banking in Brazil (2010); 2)BACEN; 3)Brasil Econômico 4)IBGE-ECIN 2003 (Economia Informal Urbana) Em 2000 cerca de 30% dos municípios brasileiros não tinham acesso a serviços financeiros 37% das empresas do setor informal (2003!!) com até 5 empregados efetuava os pagamentos por meio de correspondentes Entre 1999 e 2003 aconteceram as principais revisões da regulação bancária. Assim, por volta de 2004 todo município brasileiro já tinha acesso a serviços financeiros formais, sendo que 25% deles servidos apenas por correspondentes.

28 Bradesco Auto/RE Brasil – O correspondente
Fontes: 1)CGAP-Update on Regulation of Branchless Banking in Brazil (2010); 2)BACEN Podem operar os serviços listados (nominalmente) nos instrumentos legais. SEGUROS NÃO FAZEM PARTE DA LISTA. BACEN 3.110, Art.1º, caput, inciso X: outras atividades, a critério do BACEN Venda de seguros: treinamento específico, investimentos expressivos Cód. Defesa Consumidor: Responsabilidade legal solidária (banco e correspondente) Obstáculos à expansão dos correspondentes: - sindicatos; - agências governamentais; - vigilância sanitária.

29 Bradesco Auto/RE MUITO OBRIGADO

30 MUITO OBRIGADO Bradesco Auto/RE rodolfo.ern@bradescoseguros.com.br
Fone:


Carregar ppt "Bradesco Auto/RE MICROSSEGUROS FORUM TÉCNICO SINCOR-SP 15/SET/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google