A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alessandra de Lacerda Alves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alessandra de Lacerda Alves"— Transcrição da apresentação:

1 Alessandra de Lacerda Alves
TIFO AVIÁRIO Alessandra de Lacerda Alves Fernanda Prado Giovani Pegoraro Karyna Giacomini Marcelo Michelon Marcos Noebauer Rosita Jung Silvia Regina Bedin

2 CONCEITUAÇÃO É uma infecção bacteriana aguda que acomete, principalmente, aves adultas, caracterizada por diarreia esverdeada, hepato e esplenomegalia e elevada mortalidade.

3 DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Está amplamente disseminada nas criações de aves do mundo todo, principalmente em aves de fundo de quintal e poedeiras comerciais, embora possa acometer aves reprodutoras.

4 ETIOLOGIA AGENTE ETIOLÓGICO: Salmonella Gallinarum
CARACTERÍSTICAS DE IMPORTÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: Patogenicidade: é alta em aves adultas, interferindo no desempenho e produtividade. Virulência: alta nas aves adultas e média baixa em aves jovens; nas linhagens leves a virulência é menor do que nas pesadas ou de corte. Resistência ao ambiente: possui alta resistência às condições gerais do ambiente, podendo permanecer viável por muitos meses; é destruída pela ação da luz solar em 24 horas. Sobrevive por mais de 200 dias em roupas contaminadas mantidas em ambiente escuro. É sensível à maioria dos desinfetantes em geral, como amônia, cloro e à base de fenóis.

5 INDICADORES DE SAÚDE MORBIDADE: geralmente elevada;
MORTALIDADE: pode variar de 10 a 80%; LETALIDADE: 90%.

6 SINAIS CLÍNICOS E FATORES PREDISPONENTES
Criação de aves em idades múltiplas; Contato com aves de fundo de quintal; Criação e incubação de diferentes espécies juntas; Falta de biosseguridade (acesso de pessoas, veículos e equipamentos contaminados); Ausência de controle de roedores; Não praticar all in all out

7 SINAIS CLÍNICOS E FATORES PREDISPONENTES
Mortalidade no incubatório (transmissão vertical); Prostração, apatia, anorexia, eliminação de fezes esverdeadas ou amarelo-esverdeadas; Aumento da mortalidade súbita; Queda na postura.

8 LESÕES MACROSCÓPICAS Congestão de órgãos internos;
Hepatomegalia e esplenomegalia; Focos de necrose de coloração bronze-esverdeado no fígado; Peritonite, pericardite, enterite (duodeno); Ruptura de folículo ovariano ou atresia folicular (aves de postura); Rins aumentados, amarelados, contendo material caseoso ou hemorrágico.

9 LESÕES MICROSCÓPICAS Congestão e necrose focal no fígado, baço e ceco;
Hiperplasia linfóide; Granulomas no peritônio e ovário.

10 CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
Fonte de infecção: portadores e reservatórios. Via de eliminação: fezes, urina, ovo/embrião. Via de transmissão: na maioria das vezes o homem é o carreador; contato próximo de aves doentes com susceptíveis; água, ração, cama, equipamentos contaminados; transmissão transovariana. Porta de entrada: via oral; mucosa reprodutiva (inseminação – pouco frequente).

11 CADEIA EPIDEMIOLÓGICA
Susceptibilidade: em aves domésticas, as galinhas são mais susceptíveis, segue-se o peru, e, com menor frequência faisões, galinhas d’angola, papagaios e pardais.

12 COMO A DOENÇA INGRESSA NUM PAÍS OU GRANJA
Ausência ou deficiência na implementação de um programa sanitário; Falhas na biosseguridade.

13

14

15

16

17

18 OBRIGADO!


Carregar ppt "Alessandra de Lacerda Alves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google