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PERCEPÇÃO.  O Que é Percepção?  Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido.

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1 PERCEPÇÃO

2  O Que é Percepção?  Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente.

3  Por que a Percepção é importante para o Comportamento Organizacional?  Porque o comportamento das pessoas baseia-se em sua percepção da realidade e não na realidade em si.

4 Fatores que influenciam a Percepção  OBSERVADOR – características pessoais como atitudes, motivações, interesses, experiencias passadas e expectativas.  Ex.: Acredito que os policiais são autoritarios.

5  ALVO – Pessoas barulhentas chamam mais atenção do que as quietas. O alvo é percebido em relação ao cenário.  Ex.: mulheres, crianças, asiáticos que possuem características distintas serão percebidas como semelhantes.

6  CONTEXTO – fatores situacionais como o momento, a localização, a iluminação, a temperatura em que acontece determinado evento podem influenciar a percepção.

7 Teoria da Atribuição  A teoria sugere que quando observamos o comportamento de alguém, tentamos determinar se a causa é interna ou externa.  Interna – controlável pelo indivíduo  Externa - forçada pela situação.  Ex.: Funcionário que chega atrasado ao trabalho.

8 Essa determinação depende de 3 fatores:  Diferenciação – se refere à questão do indivíduo mostrar, ou não, comportamentos diferentes em situações diversas.  Consenso – quando o indivíduo que enfrenta uma determinada situação responde de maneira semelhante.  Coerencia – no comportamento observado.

9 Existem erros e vieses que podem distorcer as atribuições.  Erro fundamental de atribuição - quando julgamos o comportamento dos outros, tendemos a subestimar a influencia dos fatores externos e superestimar a influencia dos internos.

10  Viés de autoconveniencia – tendencia dos indivíduos atribuírem o próprio sucesso a fatores internos, como capacidade, esforço e os fracassos, e de colocar a culpa a fatores externos, como falta de sorte.

11 Simplificações frequentemente usadas no julgamento de outras pessoas  Percepção seletiva – Como não podemos assimilar tudo o que observamos, escolhemos seletivamente, conforme nossos interesses, motivações, experiencias passadas e atitudes.  Ex.: Estudo de Caso.

12  Efeito de Halo – quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica como sua inteligencia, sociabilidade, aparencia.  Ex.: Palestrante.

13  Efeitos de Contraste – quando analisamos uma pessoa tendo por base episódios com outros tidos anteriormente.  Ex.: Entrevista para emprego.

14  Projeção – é a tendencia de atribuir nossas próprias características aos outros.  Ex.: confiabilidade, honestidade.

15  Estereotipagem – quando julgamos alguém com base em nossa percepção do grupo do qual essa pessoa faz parte.  Ex.: Todos os muçulmanos são terroristas.

16 Aplicações específicas nas organizações  Entrevista de Seleção – os entrevistadores costumam criar impressões antecipadas, que se tornam resistentes, durante os 5 primeiros minutos de entrevista.

17  Expectativas sobre o Desempenho – os termos Profecia auto-realizadora ou efeito Pigmaleão foram cunhados para explicar o fato de que as expectativas das pessoas determinam o seu comportamento.

18  Generalização de Perfil Étnico – uma forma de estereotipagem em que um grupo de indivíduos é tomado como um só, geralmente com base em critério de raça ou etnia.  Ex.: Pessoas do Oriente Médio são rigorosamente vistoriadas em aeroportos.

19  Avaliação do Desempenho – representa um julgamento do trabalho do funcionario que quando feita subjetivamente estará a mercê da observação do julgador.

20  Esforço do Funcionario – a avaliação do esforço de uma pessoa é um julgamento subjetivo, suscetível a distorções e vieses de percepção.


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