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O SONO E A SAÚDE Dr. Marcio Bontempo. Enquanto dormimos o nosso organismo entra numa intensa atividade bioquímica reparadora e restauradora.

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1 O SONO E A SAÚDE Dr. Marcio Bontempo

2 Enquanto dormimos o nosso organismo entra numa intensa atividade bioquímica reparadora e restauradora

3 Durante o sono, nosso “alquimista interno” magistralmente, reduz os excessos, eliminando o que está demais e pode ser prejudicial, incluindo nutrientes, toxinas, radicais livres, metais pesados, mucosidades, etc.

4 Há também uma restauração do equilíbrio ácido-básico sanguíneo e celular, com regulação do metabolismo da glicose, das proteínas, dos minerais, das vitaminas e das gorduras.

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7 Isso significa que o momento do sono é exatamente aquele em que o corpo se restaura!

8 Mas isso significa que uma noite não dormida, ou mal dormida, afeta profundamente a saúde, em vários aspectos, que não somente o aspecto do sistema nervoso

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10 O sono e o sistema nervoso autônomo “ancestral” A falta de uma boa noite de sono afeta perceptivelmente o Sistema Nervoso Central (SNC), consciente e voluntário, mas a repetição do problema afeta o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), produzindo desequilíbrio entre o sistema simpático e o parassimpático, o famoso DNV - desequilíbrio neurovegetativo, causador de uma imensa quantidade de problemas

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18 As doenças produzidas pelo sono ruim e pela insônia • Diabetes • Hipertensão arterial • Depressão • Ansiedade • Falta de memória • Má digestão • Redução ou alteração da libido • Distúrbios sexuais • Dores musculares • Outras

19 Os problemas profissionais devido ao mau sono • Acidentes automotivos • Acidentes aéreos • Acidentes de trens • Controle de tráfego aéreo • Atrasos • Cirurgias • Capacidade de trabalho específica • Redução da competência empresarial • Redução da capacidade de aprendizagem

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24 O problema do uso de soníferos químicos e drogas similares • Não resolvem o problema central • Criam dependência psicológica e física • Prejudicam o SNC • Prejudicam diversas funções orgânicas • Interagem com outros medicamentos • São caros

25 Atualmente o conceito de que devemos usar apenas drogas para combater as doenças está sofrendo sérias críticas, pois essa posição não está mudando o quadro patológico mundial, inclusive porque surgem novas doenças degenerativas a cada instante, enquanto que as existentes não são eliminadas. Precisamos lançar mão de recursos capazes de realmente promover saúde e nesse rol estão os alimentos funcionais, os suplementos e os fitoterápicos naturais.

26 O sono e o estresse - um binômio desconfortante O estresse afeta a qualidade do sono e a má qualidade do sono favorece o estresse, mantendo um moto-contínuo destrutivo. A recíproca, contudo, é verdadeira: o bom sono reduz o estresse do dia e recupera o desequilíbrio dos neurotransmissores e hormônios gerados por este: adrenalina e cortisol

27 O bom sono atua no campo nervoso, mental e emocional, através do equilíbrio e normalização através da harmonização dos mediadores químicos cerebrais

28 O modo como dormimos, a postura, o tipo de colchão e travesseiros, além do ambiente do aposento, têm profunda influência sobre a nossa saúde e no fenômeno natural de restauração do organismo.

29 Na Inglaterra, cientistas dos Laboratórios Oelawarr observaram que uma boa noite de sono produz os seguintes efeitos no sangue de pacientes humanos: • Redução dos níveis de colesterol. • Menor número de glóbulos brancos. • Aumento na secreção dos hormônios corticais. • Coagulação mais rápida. • Diminuição da pressão sanguínea (de 140/90 mm Hg antes do tratamento para 125/80 mm Hg depois de três semanas de tratamento. Pesquisa contundente

30 Portanto, podemos afirmar, sem medo de errar, que o momento do sono é um momento de “cura” espontânea; contudo, podemos e devemos ajudar o organismo, ampliando os efeitos desse momento em direção a um tipo de “tratamento” das doenças e problemas de saúde atuais e a prevenção de futuros.

31 • reumatismos, • bursite, • dores generalizadas, • má circulação, • formigamentos, • dores de cabeça, • enxaquecas, • dores cervicais, • indisposição, • insônia, • má digestão, • Pressão arterial • fibromialgia, • a maioria das doenças degenerativas, • o câncer, • a obesidade, • os derrames cerebrais, • o diabetes • e os distúrbios do sistema imunológico, • além da depressão e da ansiedade. Sabe-se atualmente que o bom sono ajuda a melhorar a nossa saúde, evitando ou eliminarmos muitos males

32 É possível, e desejável, usar o momento do sono para cuidarmos melhor da nossa saúde, combater o envelhecimento precoce e a degeneração do organismo

33 • Evitar terminantemente a vida sedentária - praticar atividades físicas regulares. • Evitar os excessos alimentares e café, principalmente antes de dormir. • Evitar a alimentação industrializada. • Evitar remédios. Preferir suplementos nutricionais e recursos naturais. • Evitar o estresse Atitudes e recursos para melhorar o sono

34 Recursos para melhorar a qualidade do sono Musicoterapia” Cromoterapia* Relaxamento físico e mental Massoterapia Fitoterapia e recursos vegetais* Homeopatia Acupuntura

35 Dicas musicais para antes de dormir ou para induzir o sono • Noturno, de Chopin • Claire de Lune, de Debussi • Chopin Concerto n.1 em Mi Menor Opus 11, segundo movimento

36 Outras “dicas” para dormir rápido

37 • Recursos naturais adequados recuperam a capacidade do organismo em estabelecer um sono fisiológico. • O papel das plantas medicinais e dos suplementos A diferença entre drogas para produzir o sono e os remédios da natureza

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39 Good Dreams Ingredientes: clorofila, camomila, maracujá e inositol: • Ingerido antes de dormir, vai ser útil para se recarregar as energias enquanto se dorme. • Tem o potencial de reestruturar o organismo, ajudando-o a restabelecer suas funções vitais comprometidas durante um dia desgastante. • Certamente contribui para que se acorde bem.

40 No produto é obtida da alfafa orgânica CLOROFILA • Dentro do organismo, principalmente nas vias digestivas, a clorofila reduz os maus odores, tanto do hálito e das fezes como do corpo em geral (axilas, suor, vias genitais, pés, etc. • Isso ocorre pela capacidade da clorofila em reduzir a putrefação causada por bactérias. Esta é a razão pela qual a clorofila é usada como desodorizante interno do organismo.

41 No produto a camomila apresenta-se como extrato seco, produzido a partir da flor fresca CAMOMILA • A planta tem propriedades cicatrizantes, anti- inflamatórias, anti-espasmódicas e calmantes. • O chá de camomila é considerado como calmante há milênios. • Também favorece a digestão, chegando a atenuar problemas digestivos como gastrite, flatulência, ataque de vermes ou inflamações da mucosa digestiva. • Considera-se também que a camomila alivia dores não só musculares como também ósseas, em casos de reumatismo, dores na coluna e ciática, etc.

42 No produto é suco natural da fruta, da polpa e das sementes MARACUJÁ Passiflora incarnata O suco contêm passiflorina, um sedativo natural. Na medicina oficial, o suco da fruta é utilizado contra: • Insônia • Ansiedade • Problemas nervosos • Distúrbios neurológicos como o mal de Parkinson • Epilepsia • Histeria • Hipertensão arterial Na medicina popular e indígena: Insônia, taquicardias, palpitações, vertigens, espasmos da musculatura lisa, hipertensão arterial, dismenorréia, TPM e menopausa

43 No produto é de origem vegetal (orgânica). INOSITOL • É um composto derivado do metabolismo da glicose e, considerado uma vitamina. É encontrado em frutas, principalmente, as cítricas (exceto limão), lecitina de soja, grãos integrais, raízes, melão, levedo de cerveja, germen de trigo, passas, repolho e nas vísceras. • Produz efeitos benéficos no fígado, exercendo função protetora sobre suas células, pois previne o acúmulo de gordura no órgão. Estudos demonstram que o inositol tem efeito significativo na depressão, pânico, e doenças de desordem obsessiva compulsiva, uma vez que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.

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47 INSTITUTO DE MEDICINA BIOLÓGICA Nutrologia – Medicina Ortomolecular- Homeopatia Brasília-DF Site: Tel Cel.: Márcio Bontempo


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