Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Mídia e Suas Publicidades
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Departamento de Engenharia Mecânica – EMC Tecnologia e Desenvolvimento – EMC 5003 Mídia e Suas Publicidades Acadêmicos: Alisson Nazzari Guilherme Tozzi Florianópolis, 23 de Outubro de 2013
2
Plano de Apresentação Definição Histórico Veículos de Mídia
Classificação da Mídia Informativa Publicitária Social Hegemonia da Mídia e Manipulações
3
Definição Qualquer suporte de difusão de informações que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem.
4
Pré-História (aproximadamente 500.000 a.C.)
Histórico Pré-História (aproximadamente a.C.) Paleolítico e Mesolítico de a.C. à a.C Neolítico de a.C à a.C Idade dos metais de a.C à a.C História (menos de 4000 a.C) Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito
5
Histórico A fabricação do papel por chineses, no século VI a. C.
Surge em Roma, 59 a.C. o primeiro noticiário o Acta Diurna. Em 1438 o alemão Johann Gutenberg inventa a tipografia
6
Histórico A Academia Real de Letras da Suécia promove o lançamento do sueco Post Och Inrikes Tidningar, o mais antigo jornal em circulação no mundo. É fundada na França a primeira agência de notícias do mundo: a Agência Havas, criada por Charles-Auguste Havas. Ela transmite via pombo-correio informações financeiras da bolsa de Valores de Londres.
7
Histórico Em 1808 sai o primeiro
jornal Brasileiro, pela Gazeta do Rio de Janeiro. O jornal francês La Presse é o primeiro a publicar anúncios pagos.
8
Histórico 1845 - O francês Jacob Worms (1800 - 1889) inventa a
primeira máquina rotativa, pela qual a impressora é alimentada com rolos contínuos de papel (bobinas). No ano seguinte, o norte-americano Robert Roe aprimora o invento e aumenta a velocidade de impressão para 5 mil páginas por hora. Lançamento do jornal The New York Times. A primeira fotografia publicada, no jornal Daily Herald, nos Estados Unidos.
9
Histórico 1896 - Guglielmo Marconi inventor do primeiro sistema
prático de telegrafia sem fio (TSF). teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do canal da Mancha. A primeira fotografia publicada, no jornal Daily Herald, nos Estados Unidos.
10
Histórico Em fevereiro de 1924 transmitiu
imagens estáticas através de um sistema mecânico de televisão analógica. Transmitiu as primeiras imagens em movimento. Vannevar Bush,e colegas do MIT, constroem o primeiro Computador Analógico Mecânico.
11
Histórico Desenvolvimento da Fortran, primeira linguagem de programação de computadores. Lançamento do Telstar I, primeiro satélite de comunicação. Com objetivos militares, foi criada a rede Arpanet que daria origem à Internet. Entrou em operação a Compuserve, primeira rede on line de computadores. Tim Berners-Lee criou a Internet.
12
Veículos de Mídia Século VI a. C, Criação do papel pelo Chinês
13
Veículos de Mídia Rádio
1873: James C. Maxwell e sua teoria,sobre eletromagnéticas. 1874: Nascimento do criador Guglielmo Marconi em Bolonha, Itália. 1983: Roberto Landell, gaúcho, testa a primeira transmissão. 1988: Físico alemão Heinrich Hertz gera eletricamente as ondas eletromagnéticas. 1895: Marconi faz suas primeiras experiências com aparelhos rudimentares.
14
Veículos de Mídia Televisão
1923 Vladmir Zworykin, um russo que vivia no E.U.A, criou o tubo iconoscópico. transmitiu imagens estáticas, através de uma televisão analógica. Transmitiu as primeiras imagens em movimento
15
Veículos de Mídia Internet 1930- Criação do primeiro computador
analógico. Com objetivos militares, foi criada a rede Arpanet que daria origem à Internet. Entrou em operação a Compuserve, primeira rede on line de computadores. Tim Berners-Lee criou a Internet.
16
Mídia Informativa Divulgação de fatos e notícias em geral
Sensibilizar gestores Promoção de debates e discussão
17
Mídia Informativa Art. 4º: O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.
18
Mídia Informativa Manipulação
19
Mídia Informativa Rede Globo “elegeu” Fernando Collor Presidente
20
Mídia Informativa
21
Mídia Publicitária A publicidade é uma forma de comunicação paga, intencional e interessada que visa a promoção de produtos e serviços, mas também de causas sociais e políticas.
22
Mídia Publicitária As mensagens publicitárias tentam seduzir o público sendo: Persuasivas Associativas Estimulantes Promotoras
23
Mídia Publicitária As mensagens publicitárias tentam seduzir o público sendo: Persuasivas: Tentam convencer que o produto é útil e agradável, recorrendo a uma argumentação lógica e racional
24
Mídia Publicitária Associativas:
Associam produtos a sonhos ou emoções agradáveis que levam as pessoas a querer imitar
25
Mídia Publicitária Estimulantes:
Estimulam a simpatia pela marca através da associação desta a causas ambientais, humanitárias...
26
Promovem a popularidade da marca através da repetição
Mídia Publicitária Promotoras: Promovem a popularidade da marca através da repetição
27
Mídia Publicitária Propaganda Enganosa
28
Os maiores anunciantes de 2012
Mídia Publicitária Os maiores anunciantes de 2012 3.5 Bilhões 3.1 Bilhões 1.7 Bilhões 1.6 Bilhões
29
Mídia Publicitária Comparativo entre 1996 e 2009
30
Mídia Publicitária Faturamento dos meios de publicidade em 2012 Meio
Faturamento R$ Televisão Jornal TV Assinatura Revista Internet Rádio
31
"Mídia" são os meios e "Sociais" são os relacionamentos
Mídia Social Comunicação de todos para todos "Mídia" são os meios e "Sociais" são os relacionamentos
32
Mídia Social Sistemas online
Produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos Não são finitas Publicação de conteúdos por qualquer pessoa
33
Ferramentas de Mídia Social
Comunicação Multimídia Colaborativas
34
Mídia Social Integração
35
Mídia Social Poder das Mídias Sociais Organização de protestos
36
Poder das Mídias Sociais
Mídia Social Poder das Mídias Sociais Alertas Imediatos Denúncias
37
Mídia Social Poder das Mídias Sociais
Reclamações de empresas e serviços Grande parte das empresas monitoram as mídias sociais Problemas solucionados mais rapidamente
38
Países que censuram a internet e suas mídias sociais
Mídia Social Países que censuram a internet e suas mídias sociais Arábia Saudita, Belarus, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Coreia do Norte, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão, Vietnã e Zimbábue
39
Hegemonia da Mídia e Manipulações
40
Referências http://www.jornalismo.ufop.br/historiadamidia/
41
Perguntas De que forma a mídia impacta diretamente sobre diferentes classes sociais? Até que ponto podemos acreditar na veracidade das noticias que chegam até nós através da grande mídia?
42
Dúvidas e Discussão
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.