A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA.  CRESCIMENTO  DESENVOLVIMENTO → aspectos neuropsicomotores  PRÉ-ESCOLA: potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA.  CRESCIMENTO  DESENVOLVIMENTO → aspectos neuropsicomotores  PRÉ-ESCOLA: potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor."— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA

2  CRESCIMENTO  DESENVOLVIMENTO → aspectos neuropsicomotores  PRÉ-ESCOLA: potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor na infância.

3 DESENVOLVMENTO  É o aumento da capacidade do indivíduo na realização de funções cada vez mais complexas, possibilitado pela maturação do sistema nervoso central.  Refere-se aos aspectos cognitivos, linguagem, sistema motor, sistema perceptivo, adaptação, inter-relação com o meio e outros.

4 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO  O desenvolvimento transcorre por etapas (fases). Cada um desses períodos tem suas próprias caracteristicas e rítmos.

5 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO  INFÂNCIA: a palavra infante vem do latim “infans” (incapaz de falar). Define o período que vai do nascimento até aproximadamente 2 anos.

6 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO  SEGUNDA INFANCIA OU PRÉ-ESCOLAR (2 a 6 anos) – período caracterizado pelo aprimoramento das habilidades até então adquiridas → capacidade de comunicação, locomoção, manuseio de objetos e jogos simbólicos.  É a idade do explorar e do brincar;  Capacidade de Elaboração Simbólica: falar e pensar sobre si, fazer escolhas e planos, ser criativo na linguagem;  Por volta dos 3 anos – maior percepção dos limites.

7 DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR  Abrange o funcionamento de todo o corpo e suas partes. Segundo Fonseca (1995) apresenta 7 fatores: a) Tonacidade b) Equilíbrio c) Laterlidade d) Noção corporal (formação do eu) e) Estruturação espacio-temporal f) Praxia fina g) Praxia global

8 ASPECTOS EVIDENTES NA PRÉ-ESCOLA  Processo de separação-individuação (6 aos 30 meses) ;  Objeto Transicional;  Maior consciência do “eu”;  Construção da identidade;  Egocentrismo;

9 AMBIENTE ESCOLAR  Adaptação  Socialização;  Frustração;  Autonomia;  Limites;

10 CONVIVÊNCIA COM A PROFESSORA  Estabelecimento de vínculo;  Afetividade;  Referencial de apoio;  Segurança;

11 ROTINA ESCOLAR Cuidar + Potencializar o Desenvolvimento  Ludicidade  Atividades Dirigidas  Atividades Livres  ROTINA: planejada e diversificada


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA.  CRESCIMENTO  DESENVOLVIMENTO → aspectos neuropsicomotores  PRÉ-ESCOLA: potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google