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PublicouRebeca Pupo Alterado mais de 9 anos atrás
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PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005
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desvantagem Quer o indivíduo, quer os outros elementos do grupo em que se insere, atribuem valor ao desvio do padrão de funcionamento; a avaliação depende de normas culturais; a situação de desvantagem constitui-se como condição que só se determina face a outrem ( daí a importância dos valores sociais)
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APRENDIZAGEM O conhecimento não é uma imagem ou uma cópia da realidade; Nem mesmo uma parte integrante de uma correspondente icónica como produto de uma realidade ontológica;
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REFLECTIR SOBRE A PRÓPRIA REFLEXÃO não importa centrar a atenção sobre o comportamento e o melhor resultado mas sobre os resultados da abstracção reflexiva
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Reflectir sobre: a noção de reversibilidade - capacidade de fazer, desfazer e refazer e de transitividade- como capacidade de estabelecer as relações entre os objectos A=B, B=C pelo que A=C
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Aprendizagem que se estabeleçam relações entre conceitos que haja pesquisa estrutura cognitiva prévia inclusão de material de aprendizagem assimilação - processos de modificação Aprendizagem memorística
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EUPRAXIA capacidade de planear, dirigir e reter os movimentos movimento neuro-perceptual que se organiza progressivamente durante o desenvolvimento da criança
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EUPRAXIA implica maturação neurológica movimentos percepção postura controlo da mão progressos da habilidade oculo-motora
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Autonomia “...capacidade individual para exercitar e controlar o grau dos seus desejos das áreas da sua vida que consideram importantes. ” ( Abery, Stancliffe, Elkin, Smith, 2001)
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autonomia num quadro ecológico: - é conceptualizada como um produto de interacção contínua entre o indivíduo e o ambiente -é caracterizada pela peculiaridade individual e pelo meio ambiente
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inserção social e profissional da pessoa surdocega ... aquele que tem perda total da visão e audição, ou perda parcial de um destes sentidos e total de um dos outros, ou ainda perda parcial dos dois sentidos em grau que não lhe permite desenvolver as actividades diárias sem ajuda.
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inserção social e profissional da pessoa surdocega O conceito de comunidade inclusiva só terá sucesso quando todos desfrutarem os privilégios e responsabilidades de cidadania.
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inserção social e profissional da pessoa surdocega O objectivo dos pedagogos é facilitar o desenvolvimento autónomo da pessoa surdocega..., e consegue-se com o desenvolvimento de ambos os direitos de instrução e oportunidades para a autodeterminação.
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A União Europeia pretende -promover o conhecimento sobre as pessoas com deficiência: -organização de eventos nos diversos Estados Membros - apoiar as organizações de pessoas com deficiência a promover debates e colóquios envolver organizações que normalmente não se encontram activas no mundo da deficiência
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Tratado de Amesterdão, Artigo 13º “ sem prejuízo das demais disposições...pode tomar as medidas necessárias para combater a discriminação em razão de... deficiência,..”. “Esta directiva deverá ser implementada pelos Estados- membros até 2003; no entanto...não são obrigados a implementar as partes correspondentes à deficiência e idade até 2006”. -Contra esta medida está o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência ( FED) a tentar obter uma Directiva especificamente relacionada com a deficiência;
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Emprego Mas a metade da população surdocega adulta portuguesa foi negado emprego
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Construção da Identidade Existe uma relação dialéctica entre as características das interacções com outrem e as capacidades de diferenciação eu/outrem (Wallon); Todos pretendemos ter segurança, pertença e consideração ( Maslow);
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Como desenvolver a identidade se houver falta de : afectividade, aceitação, investimento? incentivo e reforço ? comunicação e consideração?
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IDENTIDADE E INSERÇÃO SOCIAL
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