A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005."— Transcrição da apresentação:

1

2  PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005

3 desvantagem  Quer o indivíduo, quer os outros elementos do grupo em que se insere, atribuem valor ao desvio do padrão de funcionamento;  a avaliação depende de normas culturais;  a situação de desvantagem constitui-se como condição que só se determina face a outrem ( daí a importância dos valores sociais)

4  APRENDIZAGEM  O conhecimento não é uma imagem ou uma cópia da realidade;  Nem mesmo uma parte integrante de uma correspondente icónica como produto de uma realidade ontológica;

5  REFLECTIR SOBRE A PRÓPRIA REFLEXÃO  não importa centrar a atenção sobre o comportamento e o melhor resultado mas sobre os resultados da abstracção reflexiva

6  Reflectir sobre:  a noção de reversibilidade - capacidade de fazer, desfazer e refazer  e de transitividade- como capacidade de estabelecer as relações entre os objectos A=B, B=C pelo que A=C

7  Aprendizagem  que se estabeleçam relações entre conceitos  que haja pesquisa  estrutura cognitiva prévia  inclusão de material de aprendizagem  assimilação - processos de modificação  Aprendizagem memorística

8  EUPRAXIA  capacidade de planear, dirigir e reter os movimentos  movimento neuro-perceptual que se organiza progressivamente durante o desenvolvimento da criança

9  EUPRAXIA  implica maturação neurológica  movimentos  percepção  postura  controlo da mão  progressos da habilidade oculo-motora

10  Autonomia  “...capacidade individual para exercitar e controlar o grau dos seus desejos das áreas da sua vida que consideram importantes. ” ( Abery, Stancliffe, Elkin, Smith, 2001)

11 autonomia  num quadro ecológico:  - é conceptualizada como um produto de interacção contínua entre o indivíduo e o ambiente  -é caracterizada pela peculiaridade individual e pelo meio ambiente

12

13 inserção social e profissional da pessoa surdocega ... aquele que tem perda total da visão e audição, ou perda parcial de um destes sentidos e total de um dos outros, ou ainda perda parcial dos dois sentidos em grau que não lhe permite desenvolver as actividades diárias sem ajuda.

14 inserção social e profissional da pessoa surdocega  O conceito de comunidade inclusiva só terá sucesso quando todos desfrutarem os privilégios e responsabilidades de cidadania.

15 inserção social e profissional da pessoa surdocega  O objectivo dos pedagogos é facilitar o desenvolvimento autónomo da pessoa surdocega..., e consegue-se com o desenvolvimento de ambos os direitos de instrução e oportunidades para a autodeterminação.

16  A União Europeia pretende  -promover o conhecimento sobre as pessoas com deficiência:  -organização de eventos nos diversos Estados Membros  - apoiar as organizações de pessoas com deficiência a promover debates e colóquios  envolver organizações que normalmente não se encontram activas no mundo da deficiência

17  Tratado de Amesterdão, Artigo 13º  “ sem prejuízo das demais disposições...pode tomar as medidas necessárias para combater a discriminação em razão de... deficiência,..”.  “Esta directiva deverá ser implementada pelos Estados- membros até 2003; no entanto...não são obrigados a implementar as partes correspondentes à deficiência e idade até 2006”.  -Contra esta medida está o Fórum Europeu das Pessoas com Deficiência ( FED) a tentar obter uma Directiva especificamente relacionada com a deficiência;

18

19 Emprego  Mas a metade da população surdocega adulta portuguesa foi negado emprego

20 Construção da Identidade  Existe uma relação dialéctica entre as características das interacções com outrem e as capacidades de diferenciação eu/outrem (Wallon);  Todos pretendemos ter segurança, pertença e consideração ( Maslow);

21  Como desenvolver a identidade se houver falta de :  afectividade, aceitação, investimento?  incentivo e reforço ?  comunicação e consideração?

22 IDENTIDADE E INSERÇÃO SOCIAL


Carregar ppt " PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google