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Sexualidade, Orientação e Saúde
Adolescente na escola
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SOS: adolescente na escola
Prefeitura Municipal de Rio das Ostras Secretaria Municipal de Educação Colégio Municipal Cidade Praiana Professora MSc. Laureliane Cristina de Araújo Sales
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Conhecimento Prática Justificativa
Apesar de ser conteúdo programático; Apesar da orientação sexual na escola; Aumento dos casos de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis Conhecimento Prática
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Objetivo geral Sensibilizar crianças e adolescentes quanto as questões de saúde, prevenção e igualdade de condições entre gêneros e orientações sexuais.
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Objetivos específicos
Compreender e respeitar a diversidade de valores, crenças e orientação sexual; Argumentar e analisar tabus e preconceitos referentes à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes; Comparar e respeitar analisando criticamente os esteriótipos criados pela sociedade.
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Objetivos específicos
Valorizar a saúde como condição necessária ao prazer sexual; Identificar como construções culturais e socioeconômicas as características de gênero atribuídas aos indivíduos; Identificar e se proteger de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;
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Objetivos específicos
Expressar seus sentimentos respeitando os sentimentos dos outros; Compreender as implicâncias de doenças sexualmente transmissíveis respeitando e sendo solidário aos portadores, Responsabilizar a si próprio pelo seu comportamento sexual, para que possam se proteger e controlar o planejamento de sua vida;
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Objetivos específicos
Reconhecer as responsabilidades e conseqüências para adolescentes grávidas; Desenvolver e construir uma opinião própria sobre o aborto a partir da análise dos fatores nele envolvidos, e Comparar a eficiência dos diferentes métodos contraceptivos e preventivos estando preparado para escolher. Estar apto a multiplicar o conhecimento adquirido, se tornando agente modificador da sociedade na qual está inserido.
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METODOLOGIA Segundo Paulo Freire,
“quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender”.
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OFICINAS Adolescer Construir em origami um pequeno adolescente e decorá-lo de acordo com as suas próprias características. Fazer um painel com o que é SER ADOLESCENTE em sua opinião
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Oficinas Sistema reprodutivo masculino e feminino
Aula com vídeo explicativo (Discovery Channel) Atividades escritas
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Oficinas Concepção e problemas na gravidez adolescente
Vídeo sobre Orientação sexual produzido pelo MEC Perguntas e respostas (caixa de perguntas) Filme: Meninas
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Oficinas Doenças Sexualmente Transmissíveis Dinâmica :
Cada aluno recebe uma cartela com um símbolo. Uma música toca enquanto os participantes andam ou dançam pela sala, a cada parada da música devem anotar o símbolo do colega que está ao seu lado.
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Oficinas Significado dos símbolos não infectado e com camisinha não infectado HIV Hepatite C
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Oficinas Quando a música terminar devem pegar as definições de cada símbolo. Ao final haverá a comparação entre o número de parceiros, a quantidade de doenças e a diferença da presença ou não de preservativos. Aula expositiva em Power Point Contendo as definições de cada doença e seus agentes causadores e a profilaxia adequada. Vídeo com depoimento de portadores de DST
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Oficinas Desenvolvimento embrionário e responsabilidade maternal/paternal Vídeo sobre desenvolvimento embrionário (O milagre da vida) Filme: Juno Música “PAIS E FILHOS” Debate sobre responsabilidade dos pais Distribuição de um ovo que deverá ser cuidado por cada um até a semana seguinte.
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Oficina Debate sobre responsabilidade dos pais
Distribuição de um ovo que deverá ser cuidado por cada um até a semana seguinte. Redação de texto sobre as responsabilidades parentais.
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Oficinas Orientação sexual e gênero
Dinâmica da construção homem x mulher em papel Debate: Gênero e sociedade Homoafetividade Transsexualidade Rótulos e esteriótipos
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Oficinas-Perspectiva
Projeto final de formatura dos multipicadores Apresentação de pesquisa realizada na escola com dados estatísticos. Cada grupo deverá criar uma oficina sobre um tema a ser implementada em uma turma, sendo divididas por ano de escolaridade:
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Observações importantes:
O bom desenvolvimento do projeto implica a sua abrangência a todos os alunos do oitavo ano, uma vez que os multiplicadores serão deste ano letivo. Os pais ou responsáveis deverão autorizar a participação do filho(a) como um multiplicador (a) do projeto. Para tanto deverá ser realizada uma reunião com todos os responsáveis envolvidos e um termo de concordância deverá ser assinado. Outra reunião com a comunidade escolar deverá ser realizada para explicar a importância e a necessidade de um projeto sobre sexualidade na escola para evitar reclamações posteriores.
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