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Adolescente na escola. Prefeitura Municipal de Rio das Ostras Secretaria Municipal de Educação Colégio Municipal Cidade Praiana Professora MSc. Laureliane.

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Apresentação em tema: "Adolescente na escola. Prefeitura Municipal de Rio das Ostras Secretaria Municipal de Educação Colégio Municipal Cidade Praiana Professora MSc. Laureliane."— Transcrição da apresentação:

1 Adolescente na escola

2 Prefeitura Municipal de Rio das Ostras Secretaria Municipal de Educação Colégio Municipal Cidade Praiana Professora MSc. Laureliane Cristina de Araújo Sales

3  Apesar de ser conteúdo programático;  Apesar da orientação sexual na escola;  Aumento dos casos de gravidez na adolescência  e de doenças sexualmente transmissíveis

4  Sensibilizar crianças e adolescentes quanto as questões de saúde, prevenção e igualdade de condições entre gêneros e orientações sexuais.

5  Compreender e respeitar a diversidade de valores, crenças e orientação sexual;  Argumentar e analisar tabus e preconceitos referentes à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes;  Comparar e respeitar analisando criticamente os esteriótipos criados pela sociedade.

6  Valorizar a saúde como condição necessária ao prazer sexual;   Identificar como construções culturais e socioeconômicas as características de gênero atribuídas aos indivíduos;   Identificar e se proteger de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;

7  Expressar seus sentimentos respeitando os sentimentos dos outros;   Compreender as implicâncias de doenças sexualmente transmissíveis respeitando e sendo solidário aos portadores,   Responsabilizar a si próprio pelo seu comportamento sexual, para que possam se proteger e controlar o planejamento de sua vida;

8  Reconhecer as responsabilidades e conseqüências para adolescentes grávidas;  Desenvolver e construir uma opinião própria sobre o aborto a partir da análise dos fatores nele envolvidos, e  Comparar a eficiência dos diferentes métodos contraceptivos e preventivos estando preparado para escolher.  Estar apto a multiplicar o conhecimento adquirido, se tornando agente modificador da sociedade na qual está inserido.

9  Segundo Paulo Freire, “quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender”.

10  Adolescer  Construir em origami um pequeno adolescente e decorá-lo de acordo com as suas próprias características.  Fazer um painel com o que é SER ADOLESCENTE em sua opinião

11  Sistema reprodutivo masculino e feminino  Aula com vídeo explicativo (Discovery Channel)  Atividades escritas

12  Concepção e problemas na gravidez adolescente  Vídeo sobre Orientação sexual produzido pelo MEC  Perguntas e respostas (caixa de perguntas)  Filme: Meninas

13  Doenças Sexualmente Transmissíveis  Dinâmica : Cada aluno recebe uma cartela com um símbolo. Uma música toca enquanto os participantes andam ou dançam pela sala, a cada parada da música devem anotar o símbolo do colega que está ao seu lado.

14 Significado dos símbolos não infectado e com camisinha não infectado HIV Hepatite C

15  Quando a música terminar devem pegar as definições de cada símbolo.  Ao final haverá a comparação entre o número de parceiros, a quantidade de doenças e a diferença da presença ou não de preservativos.  Aula expositiva em Power Point  Contendo as definições de cada doença e seus agentes causadores e a profilaxia adequada.  Vídeo com depoimento de portadores de DST

16  Desenvolvimento embrionário e responsabilidade maternal/paternal  Vídeo sobre desenvolvimento embrionário (O milagre da vida) Filme: Juno  Música “PAIS E FILHOS”  Debate sobre responsabilidade dos pais  Distribuição de um ovo que deverá ser cuidado por cada um até a semana seguinte.

17  Debate sobre responsabilidade dos pais  Distribuição de um ovo que deverá ser cuidado por cada um até a semana seguinte.  Redação de texto sobre as responsabilidades parentais.

18  Orientação sexual e gênero  Dinâmica da construção homem x mulher em papel  Debate: Gênero e sociedade  Homoafetividade  Transsexualidade  Rótulos e esteriótipos

19  Projeto final de formatura dos multipicadores  Apresentação de pesquisa realizada na escola com dados estatísticos.  Cada grupo deverá criar uma oficina sobre um tema a ser implementada em uma turma, sendo divididas por ano de escolaridade:

20  O bom desenvolvimento do projeto implica a sua abrangência a todos os alunos do oitavo ano, uma vez que os multiplicadores serão deste ano letivo.  Os pais ou responsáveis deverão autorizar a participação do filho(a) como um multiplicador (a) do projeto. Para tanto deverá ser realizada uma reunião com todos os responsáveis envolvidos e um termo de concordância deverá ser assinado.  Outra reunião com a comunidade escolar deverá ser realizada para explicar a importância e a necessidade de um projeto sobre sexualidade na escola para evitar reclamações posteriores.


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