Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouManuella Vilar Alterado mais de 9 anos atrás
1
AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK
Novembro de 2006
2
AGENDA: Comportamento dos motociclistas – PMR MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP
3
Comportamento dos motociclistas – PMR
MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP
4
Trafegar no corredor entre os carros, sobre a faixa seccionada
Comportamento dos Motociclistas Trafegar no corredor entre os carros, sobre a faixa seccionada
5
Trafegar entre os veículos parados, em velocidade acima de 40 km/h
Comportamento dos Motociclistas Trafegar entre os veículos parados, em velocidade acima de 40 km/h
6
Ultrapassar pela direita
Comportamento dos Motociclistas Ultrapassar pela direita
7
Trafegar ao lado de outras motos, na mesma faixa
Comportamento dos Motociclistas Trafegar ao lado de outras motos, na mesma faixa
8
Trafegar com excesso de peso
Comportamento dos Motociclistas Trafegar com excesso de peso
9
Trafegar "costurando" entre os veículos
Comportamento dos Motociclistas Trafegar "costurando" entre os veículos
10
TRAFEGAR SEM MANTER DISTÂNCIA MÍNIMA DOS DEMAIS VEÍCULOS EM MOVIMENTO
Comportamento dos Motociclistas TRAFEGAR SEM MANTER DISTÂNCIA MÍNIMA DOS DEMAIS VEÍCULOS EM MOVIMENTO
11
Circular pelo acostamento
Comportamento dos Motociclistas Circular pelo acostamento
12
TRAFEGAR SEM ILUMINAÇÃO TRASEIRA E DIANTEIRA
Comportamento dos Motociclistas TRAFEGAR SEM ILUMINAÇÃO TRASEIRA E DIANTEIRA
13
Trafegar rebocando outra moto
Comportamento dos Motociclistas Trafegar rebocando outra moto
14
Trafegar sobre a linha de bordo
Comportamento dos Motociclistas Trafegar sobre a linha de bordo
15
Comportamento dos motociclistas – PMR
MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP
16
MOTO MOTO
17
MOTO É
18
MOTO PRAZER LIBERDADE AGILIDADE MEU TRANSPORTE MEU LAZER MEU TRABALHO
19
MOTO O QUE É LEGAL NA MOTO???
20
O preço (é mais barata que o carro)
MOTO O preço (é mais barata que o carro) A manutenção (é mais fácil e mais barata) A agilidade (não pára em congestionamento) A facilidade (de estacionar e guardar na garagem) A economia (de combustível)
21
NÃO O QUE NÃO É LEGAL NA MOTO???
22
Exposição à chuva, ao vento e ao calor
MOTO Exposição à chuva, ao vento e ao calor Falta de proteção da carroceria Riscos constantes de queda As conseqüências dos acidentes
23
O QUE É LEGAL SABER E FAZER PARA SE DAR BEM AO PILOTAR A MOTO?
24
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
MOTO USAR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA CAPACETE JAQUETA LUVAS CALÇA (MALHA FORTE) BOTA
25
CAPACETE MOTO Aferir sempre seu capacete (inmetro) Manter a
viseira limpa e transparente Usar Adesivos refletivos CAPACETE
26
Postura ao pilotar MOTO Postura ERRADA (riscos de queda)
Postura CORRETA
27
Postura ao pilotar MOTO Experimente pilotar assim
CABEÇA: Olhar horizontal (por sobre os veículos) TRONCO: Coluna ereta QUADRIL: Próximo ao tanque PERNAS: Junto ao tanque PÉS: Paralelos à moto, próximos dos comandos BRAÇOS: Levemente flexionados MÃOS: Centralizadas, polegar dando firmeza no guidão Está é a posição correta e segura! Experimente pilotar assim
28
MOTO PILOTANDO NO TRÂNSITO URBANO E RODOVIÁRIO
Pilotar bem é pilotar de modo a evitar acidentes Isto é: sair-se bem em situações de trânsito que não dependam somente de você Dois fatores interferem no seu desempenho ao pilotar: CONCENTRAÇÃO e CAPACIDADE DE DECISÃO Lembre-se: álcool e drogas diminuem o tempo de reação do condutor Concentração prejudicada
29
MOTO NO QUE ISSO INTERFERE ???
30
MOTO INTERFERE: NAS PERCEPÇÕES – Não percebo muitas coisas à minha volta NA REAÇÃO – Estou mais lento (distraído) para tomar uma decisão
31
O CONTRÁRIO DA CONCENTRAÇÃO É A DISTRAÇÃO
MOTO O CONTRÁRIO DA CONCENTRAÇÃO É A DISTRAÇÃO
32
MOTO CUIDADO! SUA DISTRAÇÃO
33
MOTO PODE
34
MOTO PEGAR VOCÊ!
35
MOTO No trânsito urbano e rodoviário, mantenha a visão em movimento, perceba o trânsito além do veículo à sua frente
36
MOTO SENÃO
37
MOTO
38
Cuidado com PEDESTRES Eles podem surgir nos “corredores”
MOTO Cuidado com PEDESTRES Eles podem surgir nos “corredores” entre os veículos
39
TEMPO DE REAÇÃO + TEMPO DE FRENAGEM = TEMPO DA PARADA TOTAL
MOTO Frenagem TEMPO DE FRENAGEM: é o tempo para a moto parar, após o motociclista ter acionado os freios TEMPO DE REAÇÃO: é o tempo gasto desde o momento em que o motociclista vê o obstáculo até acionar os freios. TEMPO DE REAÇÃO + TEMPO DE FRENAGEM = TEMPO DA PARADA TOTAL
40
MOTO Frenagem Frenagem ideal é aquela em que o motociclista aciona ao mesmo tempo o freio dianteiro e o traseiro, gradativamente, sem travar as rodas. 1. USANDO FREIOS DIANTEIRO E TRASEIRO=== 2. USANDO SOMENTE O FREIO TRASEIRO=================
41
Pilotando na CHUVA MOTO Lembre-se:
*O início da chuva é o mais perigoso; água, óleo e poeira formam um “sabão”: CUIDADO COM A QUEDA! *Os freios de TODOS os veículos ficam prejudicados *USE CAPA *Mantenha a viseira limpa
42
PILOTANDO NA RODOVIA
43
MOTO Um motociclista jamais deve sair costurando no trânsito. Dessa maneira, coloca em risco a sua própria vida e a dos outros.
44
PILOTANDO NA RODOVIA
45
MOTO Trafegar entre os veículos de maior porte aumenta a possibilidade de acidentes graves. Podem ocorrer fechadas e derrapagens.
46
PILOTANDO NA RODOVIA
47
MOTO Pegar “vácuo” atrás de ônibus e caminhões é suicídio. O condutor do veículo à frente não pode ver a moto. Qualquer desaceleração ou freada repentina levará à colisão.
48
MOTOCICLISTA BOM É MOTOCICLISTA VIVO
49
AGRADECIMENTOS:
50
AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.