A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006."— Transcrição da apresentação:

1

2 AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006

3 AGENDA:  Comportamento dos motociclistas – PMR  MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP

4  Comportamento dos motociclistas – PMR  MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP

5 Comportamento dos Motociclistas T RAFEGAR NO CORREDOR ENTRE OS CARROS, SOBRE A FAIXA SECCIONADA

6 Comportamento dos Motociclistas T RAFEGAR ENTRE OS VEÍCULOS PARADOS, EM VELOCIDADE ACIMA DE 40 KM / H

7 Comportamento dos Motociclistas U LTRAPASSAR PELA DIREITA

8 Comportamento dos Motociclistas T RAFEGAR AO LADO DE OUTRAS MOTOS, NA MESMA FAIXA

9 Comportamento dos Motociclistas T RAFEGAR COM EXCESSO DE PESO

10 Comportamento dos Motociclistas T RAFEGAR " COSTURANDO " ENTRE OS VEÍCULOS

11 Comportamento dos Motociclistas TRAFEGAR SEM MANTER DISTÂNCIA MÍNIMA DOS DEMAIS VEÍCULOS EM MOVIMENTO

12 Comportamento dos Motociclistas C IRCULAR PELO ACOSTAMENTO

13 Comportamento dos Motociclistas TRAFEGAR SEM ILUMINAÇÃO TRASEIRA E DIANTEIRA

14 Comportamento dos Motociclistas T RAFEGAR REBOCANDO OUTRA MOTO

15 Comportamento dos Motociclistas T RAFEGAR SOBRE A LINHA DE BORDO

16  Comportamento dos motociclistas – PMR  MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP

17 MOTO

18 É

19 PRAZER LIBERDADE AGILIDADE MEU TRANSPORTE MEU LAZER MEU TRABALHO

20 MOTO O QUE É LEGAL NA MOTO???

21 MOTO O preço (é mais barata que o carro) A manutenção (é mais fácil e mais barata) A agilidade (não pára em congestionamento) A facilidade (de estacionar e guardar na garagem) A economia (de combustível)

22 MOTO O QUE NÃO É LEGAL NA MOTO??? NÃO

23 MOTO Exposição à chuva, ao vento e ao calor Falta de proteção da carroceria Riscos constantes de queda As conseqüências dos acidentes

24 MOTO O QUE É LEGAL SABER E FAZER PARA SE DAR BEM AO PILOTAR A MOTO?

25 MOTO USAR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA CAPACETE JAQUETA LUVAS CALÇA ( MALHA FORTE ) BOTA

26 MOTO CAPACETE • Aferir sempre seu capacete (inmetro) • Manter a viseira limpa e transparente • Usar Adesivos refletivos

27 MOTO Postura ao pilotar Postura ERRADA (riscos de queda) Postura CORRETA

28 MOTO •CABEÇA: Olhar horizontal (por sobre os veículos) •TRONCO: Coluna ereta •QUADRIL: Próximo ao tanque •PERNAS: Junto ao tanque •PÉS: Paralelos à moto, próximos dos comandos •BRAÇOS: Levemente flexionados •MÃOS: Centralizadas, polegar dando firmeza no guidão Está é a posição correta e segura! Experimente pilotar assim Postura ao pilotar

29 MOTO PILOTANDO NO TRÂNSITO URBANO E RODOVIÁRIO •Pilotar bem é pilotar de modo a evitar acidentes •Isto é: sair-se bem em situações de trânsito que não dependam somente de você •Dois fatores interferem no seu desempenho ao pilotar: CONCENTRAÇÃO e CAPACIDADE DE DECISÃO •Lembre-se: álcool e drogas diminuem o tempo de reação do condutor Concentração prejudicada

30 MOTO NO QUE ISSO INTERFERE ???

31 MOTO INTERFERE: NA REAÇÃO – Estou mais lento (distraído) para tomar uma decisão NAS PERCEPÇÕES – Não percebo muitas coisas à minha volta

32 MOTO O CONTRÁRIO DA CONCENTRAÇÃO É A DISTRAÇÃO

33 MOTO CUIDADO! SUA DISTRAÇÃO

34 MOTO PODE

35 MOTO PEGAR VOCÊ!

36 MOTO No trânsito urbano e rodoviário, mantenha a visão em movimento, perceba o trânsito além do veículo à sua frente

37 MOTO SENÃO

38 MOTO

39 Cuidado com PEDESTRES Eles podem surgir nos “corredores” entre os veículos

40 MOTO Frenagem TEMPO DE FRENAGEM: é o tempo para a moto parar, após o motociclista ter acionado os freios TEMPO DE REAÇÃO: é o tempo gasto desde o momento em que o motociclista vê o obstáculo até acionar os freios. TEMPO DE REAÇÃO + TEMPO DE FRENAGEM = TEMPO DA PARADA TOTAL

41 MOTO Frenagem Frenagem ideal é aquela em que o motociclista aciona ao mesmo tempo o freio dianteiro e o traseiro, gradativamente, sem travar as rodas. 1. USANDO FREIOS DIANTEIRO E TRASEIRO=== 2. USANDO SOMENTE O FREIO TRASEIRO=================

42 MOTO Pilotando na CHUVA Lembre-se: *O início da chuva é o mais perigoso; água, óleo e poeira formam um “sabão”: CUIDADO COM A QUEDA! *Os freios de TODOS os veículos ficam prejudicados *USE CAPA *Mantenha a viseira limpa

43 PILOTANDO NA RODOVIA

44 MOTO Um motociclista jamais deve sair costurando no trânsito. Dessa maneira, coloca em risco a sua própria vida e a dos outros.

45 PILOTANDO NA RODOVIA

46 MOTO Trafegar entre os veículos de maior porte aumenta a possibilidade de acidentes graves. Podem ocorrer fechadas e derrapagens.

47 PILOTANDO NA RODOVIA

48 MOTO Pegar “vácuo” atrás de ônibus e caminhões é suicídio. O condutor do veículo à frente não pode ver a moto. Qualquer desaceleração ou freada repentina levará à colisão.

49 MOTOCICLISTA BOM É MOTOCICLISTA VIVO

50 AGRADECIMENTOS:

51 AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO


Carregar ppt "AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google