A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK
Novembro de 2006

2 AGENDA: Comportamento dos motociclistas – PMR MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP

3 Comportamento dos motociclistas – PMR
MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP

4 Trafegar no corredor entre os carros, sobre a faixa seccionada
Comportamento dos Motociclistas Trafegar no corredor entre os carros, sobre a faixa seccionada

5 Trafegar entre os veículos parados, em velocidade acima de 40 km/h
Comportamento dos Motociclistas Trafegar entre os veículos parados, em velocidade acima de 40 km/h

6 Ultrapassar pela direita
Comportamento dos Motociclistas Ultrapassar pela direita

7 Trafegar ao lado de outras motos, na mesma faixa
Comportamento dos Motociclistas Trafegar ao lado de outras motos, na mesma faixa

8 Trafegar com excesso de peso
Comportamento dos Motociclistas Trafegar com excesso de peso

9 Trafegar "costurando" entre os veículos
Comportamento dos Motociclistas Trafegar "costurando" entre os veículos

10 TRAFEGAR SEM MANTER DISTÂNCIA MÍNIMA DOS DEMAIS VEÍCULOS EM MOVIMENTO
Comportamento dos Motociclistas TRAFEGAR SEM MANTER DISTÂNCIA MÍNIMA DOS DEMAIS VEÍCULOS EM MOVIMENTO

11 Circular pelo acostamento
Comportamento dos Motociclistas Circular pelo acostamento

12 TRAFEGAR SEM ILUMINAÇÃO TRASEIRA E DIANTEIRA
Comportamento dos Motociclistas TRAFEGAR SEM ILUMINAÇÃO TRASEIRA E DIANTEIRA

13 Trafegar rebocando outra moto
Comportamento dos Motociclistas Trafegar rebocando outra moto

14 Trafegar sobre a linha de bordo
Comportamento dos Motociclistas Trafegar sobre a linha de bordo

15 Comportamento dos motociclistas – PMR
MOTO – ViaOeste e CETET – CET/SP

16 MOTO MOTO

17 MOTO É

18 MOTO PRAZER LIBERDADE AGILIDADE MEU TRANSPORTE MEU LAZER MEU TRABALHO

19 MOTO O QUE É LEGAL NA MOTO???

20 O preço (é mais barata que o carro)
MOTO O preço (é mais barata que o carro) A manutenção (é mais fácil e mais barata) A agilidade (não pára em congestionamento) A facilidade (de estacionar e guardar na garagem) A economia (de combustível)

21 NÃO O QUE NÃO É LEGAL NA MOTO???

22 Exposição à chuva, ao vento e ao calor
MOTO Exposição à chuva, ao vento e ao calor Falta de proteção da carroceria Riscos constantes de queda As conseqüências dos acidentes

23 O QUE É LEGAL SABER E FAZER PARA SE DAR BEM AO PILOTAR A MOTO?

24 EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
MOTO USAR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA CAPACETE JAQUETA LUVAS CALÇA (MALHA FORTE) BOTA

25 CAPACETE MOTO Aferir sempre seu capacete (inmetro) Manter a
viseira limpa e transparente Usar Adesivos refletivos CAPACETE

26 Postura ao pilotar MOTO Postura ERRADA (riscos de queda)
Postura CORRETA

27 Postura ao pilotar MOTO Experimente pilotar assim
CABEÇA: Olhar horizontal (por sobre os veículos) TRONCO: Coluna ereta QUADRIL: Próximo ao tanque PERNAS: Junto ao tanque PÉS: Paralelos à moto, próximos dos comandos BRAÇOS: Levemente flexionados MÃOS: Centralizadas, polegar dando firmeza no guidão Está é a posição correta e segura! Experimente pilotar assim

28 MOTO PILOTANDO NO TRÂNSITO URBANO E RODOVIÁRIO
Pilotar bem é pilotar de modo a evitar acidentes Isto é: sair-se bem em situações de trânsito que não dependam somente de você Dois fatores interferem no seu desempenho ao pilotar: CONCENTRAÇÃO e CAPACIDADE DE DECISÃO Lembre-se: álcool e drogas diminuem o tempo de reação do condutor Concentração prejudicada

29 MOTO NO QUE ISSO INTERFERE ???

30 MOTO INTERFERE: NAS PERCEPÇÕES – Não percebo muitas coisas à minha volta NA REAÇÃO – Estou mais lento (distraído) para tomar uma decisão

31 O CONTRÁRIO DA CONCENTRAÇÃO É A DISTRAÇÃO
MOTO O CONTRÁRIO DA CONCENTRAÇÃO É A DISTRAÇÃO

32 MOTO CUIDADO! SUA DISTRAÇÃO

33 MOTO PODE

34 MOTO PEGAR VOCÊ!

35 MOTO No trânsito urbano e rodoviário, mantenha a visão em movimento, perceba o trânsito além do veículo à sua frente

36 MOTO SENÃO

37 MOTO

38 Cuidado com PEDESTRES Eles podem surgir nos “corredores”
MOTO Cuidado com PEDESTRES Eles podem surgir nos “corredores” entre os veículos

39 TEMPO DE REAÇÃO + TEMPO DE FRENAGEM = TEMPO DA PARADA TOTAL
MOTO Frenagem TEMPO DE FRENAGEM: é o tempo para a moto parar, após o motociclista ter acionado os freios TEMPO DE REAÇÃO: é o tempo gasto desde o momento em que o motociclista vê o obstáculo até acionar os freios. TEMPO DE REAÇÃO + TEMPO DE FRENAGEM = TEMPO DA PARADA TOTAL

40 MOTO Frenagem Frenagem ideal é aquela em que o motociclista aciona ao mesmo tempo o freio dianteiro e o traseiro, gradativamente, sem travar as rodas. 1. USANDO FREIOS DIANTEIRO E TRASEIRO=== 2. USANDO SOMENTE O FREIO TRASEIRO=================

41 Pilotando na CHUVA MOTO Lembre-se:
*O início da chuva é o mais perigoso; água, óleo e poeira formam um “sabão”: CUIDADO COM A QUEDA! *Os freios de TODOS os veículos ficam prejudicados *USE CAPA *Mantenha a viseira limpa

42 PILOTANDO NA RODOVIA

43 MOTO Um motociclista jamais deve sair costurando no trânsito. Dessa maneira, coloca em risco a sua própria vida e a dos outros.

44 PILOTANDO NA RODOVIA

45 MOTO Trafegar entre os veículos de maior porte aumenta a possibilidade de acidentes graves. Podem ocorrer fechadas e derrapagens.

46 PILOTANDO NA RODOVIA

47 MOTO Pegar “vácuo” atrás de ônibus e caminhões é suicídio. O condutor do veículo à frente não pode ver a moto. Qualquer desaceleração ou freada repentina levará à colisão.

48 MOTOCICLISTA BOM É MOTOCICLISTA VIVO

49 AGRADECIMENTOS:

50 AGÊNCIA DE TRANSPORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO


Carregar ppt "AÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOCICLISTAS GUILHERME SCHIBIK Novembro de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google