A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO FIA 2013 DOURADOCOLETA SELETIVA VERMELHOCOMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AZULCONSUMO CONSCIENTE DE PAPEL, ENERGIA, ÁGUA E COPOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO FIA 2013 DOURADOCOLETA SELETIVA VERMELHOCOMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AZULCONSUMO CONSCIENTE DE PAPEL, ENERGIA, ÁGUA E COPOS."— Transcrição da apresentação:

1 7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO FIA 2013 DOURADOCOLETA SELETIVA VERMELHOCOMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AZULCONSUMO CONSCIENTE DE PAPEL, ENERGIA, ÁGUA E COPOS AMARELOMONITORAMENTO E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

2 Planejamento: (Muito) Breves considerações 7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO FIA 2013

3 Planejar... Pra quê? - É chato... - É cansativo... - Não leva a nada... - Toma muito tempo... - É muito “formal”... - É caro... Mitos compreensíveis:

4 Planejar... Pra quê? - “ O Plano como Aposta” (Matus, 2006). - “Monitoramento e Avaliação do Empoderamento” (Oakley & Clayton, 2003). - Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política (Kleba & Wendausen, 2009). Planejamento = EMPODERAMENTO no “jogo”

5 Taxa de mortalidade de organizações de pequeno porte - Sebrae (2008) -

6 Razões da mortalidade 54 % - Ausência de planejamento 31 % - Carência de comportamento empreendedor e deficiências na gestão empresarial 09 % - Falta de políticas públicas de incentivo 06 % - Dificuldades econômicas

7 Escolha da ferramenta Não existe imparcialidade ou “ingenuidade” Uma questão contextual. Uma questão política Uma questão ideológica. * Vinculado a algum contrato? *Há alguma fonte investidora? * Os atores envolvidos dominam a ferramenta? * Estatal? * Qual partido? * Terceiro Setor? * Autônomo? * Vinculado a algum contrato? * Estatal? * Qual partido? * Terceiro Setor? * Autônomo? * Vinculado a algum contrato? * Estratégico? * Mercadológico? * Social? * Estratégico? * Mercadológico? * Social?

8 Algumas ferramentas de Planejamento Matriz SWOT Marco Lógico PDCA PLAN - DO - CHECK - ACT MAPP (Método Altadir de Planejamento Participativo) MAPP (Método Altadir de Planejamento Participativo) PES (Planejamento Estratégico Situacional) PMBOK ® Project Management Body of Knowledge Disseminadores de “Tecnologias sociais”: * Instituto Ayrton Senna * Fundação Bradesco * Fundação Itaú Cultural * Instituto Ethos * Instituto C&A * GIFE * SEBRAE * Ambientação (?) Disseminadores de “Tecnologias sociais”: * Instituto Ayrton Senna * Fundação Bradesco * Fundação Itaú Cultural * Instituto Ethos * Instituto C&A * GIFE * SEBRAE * Ambientação (?) HCD ® (Human Centered Design) Design Thinking ®

9 No nível mais elementar Definir um PLANO DE AÇÃO E METAS O QUÊ: QUEM: ONDE: QUANDO (s): COMO: PARA QUÊ: PARA QUEM: ORÇAMENTO:

10 No nível desejável, institucional e contextualmente: Programa para o Desenvolvimento Gerencial do Terceiro Setor “Rumo à Excelência” Núcleo Central de Parcerias com Oscip – NCPO Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG * Estratégia governamental; * Objetiva o fortalecimento gerencial das entidades do Terceiro Setor e de seus parceiros; * Melhoria das parcerias realizadas e dos programas prestados por Termos de Parcerias.

11 TO PLAN PLANEJAR TO ACT AGIR TO DO EXECUTAR TO CHECK VERIFICAR CICLO PDCA DE CONTROLE 11

12 Planejar... O que você vê?

13 Visão sistêmica: Uma semente não é SÓ uma semente!

14 MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica: PLANEJAMENTO inserido no cenário global da gestão de projetos ou organizações 14

15 15 Você faz parte de um “bio-sistema”!

16 Determinação de indicadores para avaliar a implementação das estratégias e estabelecimento de metas Para sua definição deve-se seguir as recomendações: Convergência com políticas públicas; Devem ser coerentes com os resultados históricos alcançados pela organização; As metas entre as estratégias devem ser coerentes entre si, pois algumas delas têm relações de causa e efeito; As metas devem ser específicas; Registrar as metas em enunciados simples; As metas devem ser desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas, ou seja, realistas; As metas devem conter estágios de verificação, estabelecendo curto e longo prazos.

17

18 Obrigado! (31)


Carregar ppt "7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO FIA 2013 DOURADOCOLETA SELETIVA VERMELHOCOMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AZULCONSUMO CONSCIENTE DE PAPEL, ENERGIA, ÁGUA E COPOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google