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Produção: Conteúdo: Prof. Renato Luiz Romera Carlson Formatação: Prof. Claudio Gilberto de Paula Nome.

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1 Produção: Conteúdo: Prof. Renato Luiz Romera Carlson Formatação: Prof. Claudio Gilberto de Paula Nome

2 Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Para salvar o que escreveu, você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar. Para continuar trabalhando: Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5 Consulte também o material disponível no CD-Rom Estatística do Ensino Propulsor. Bom trabalho!

3 O objetivo deste Caderno é exercitar o cálculo e a interpretação das medidas de tendência central e de variabilidade. Para cada uma das situações apresentadas a seguir, determine, nos casos em que for adequado: Procure estar atento ao tipo de variável e à forma de apresentação dos dados. * a média; * a mediana; * a moda; * o desvio padrão. Depois, interprete os resultados encontrados. * a média; * a mediana; * a moda; * o desvio padrão. Depois, interprete os resultados encontrados. Para saber mais consulte o material do site. Para saber mais consulte o material do site.

4 1) Todos os automóveis que entraram no estacionamento de uma empresa foram pesquisados quanto ao número de ocupantes. Qual a variável estudada? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular média? Como deve ser determinada a média? É adequado determinar mediana? Qual o valor da média e a sua interpretação? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Como deve ser determinada a moda? Qual o valor da moda e a sua interpretação? É adequado calcular desvio padrão? Como deve ser determinado o desvio padrão? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? OcupantesAutomóveis

5 2) Uma pesquisa foi realizada com alguns usuários de um fornecedor de energia quanto à intensidade da luz. Os dados são apresentados na tabela a seguir. Qual a variável estudada? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular média? Como deve ser determinada a média? É adequado determinar mediana? Qual o valor da média e a sua interpretação? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Como deve ser determinada a moda? Qual o valor da moda e a sua interpretação? É adequado calcular desvio padrão? Como deve ser determinado o desvio padrão? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? IntensidadeUsuários Muito forte10 Forte21 Média2 Fraca22 Muito fraca5

6 3) Ao longo de sete anos de funcionamento de um serviço, foram observadas as quantidades de atendimentos por ano. Qual a variável estudada? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular média? Como deve ser determinada a média? É adequado determinar mediana? Qual o valor da média e a sua interpretação? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Como deve ser determinada a moda? Qual o valor da moda e a sua interpretação? É adequado calcular desvio padrão? Como deve ser determinado o desvio padrão? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? AnoAtendimentos

7 4) Alguns consumidores responderam a uma pesquisa quanto à marca preferida de um determinado produto. Qual a variável estudada? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular média? Como deve ser determinada a média? É adequado determinar mediana? Qual o valor da média e a sua interpretação? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Como deve ser determinada a moda? Qual o valor da moda e a sua interpretação? É adequado calcular desvio padrão? Como deve ser determinado o desvio padrão? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? MarcaConsumidores A37 B33 C31 D28 E17 F4 G1

8 5) Alguns funcionários de empresas de um setor foram pesquisados quanto ao número de filhos. Qual a variável estudada? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular média? Como deve ser determinada a média? É adequado determinar mediana? Qual o valor da média e a sua interpretação? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Como deve ser determinada a moda? Qual o valor da moda e a sua interpretação? É adequado calcular desvio padrão? Como deve ser determinado o desvio padrão? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? FilhosFuncionários

9 6) Um atleta computou todas as competições disputadas por ele em um ano, identificando a sua colocação em cada uma. Qual a variável estudada? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular média? Como deve ser determinada a média? É adequado determinar mediana? Qual o valor da média e a sua interpretação? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Como deve ser determinada a moda? Qual o valor da moda e a sua interpretação? É adequado calcular desvio padrão? Como deve ser determinado o desvio padrão? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? ColocaçõesCompetições 1.º3 2º12 3.º16 4.º8 5.º3 6.º1

10 Faça uma avaliação das facilidades e/ou das dificuldades encontradas ao resolver as questões deste Caderno. AUTOAVALIAÇÃO


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