A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística Descritiva: Medidas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística Descritiva: Medidas"— Transcrição da apresentação:

1 Estatística Descritiva: Medidas
Caderno de Exercícios Nome Produção: Conteúdo: Prof. Renato Luiz Romera Carlson Formatação: Prof. Claudio Gilberto de Paula

2 DICAS PARA USAR ESTE CADERNO
Para continuar trabalhando: Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5 Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Consulte também o material disponível no CD-Rom Estatística do Ensino Propulsor. Bom trabalho! Para salvar o que escreveu, você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar.

3 O objetivo deste Caderno é exercitar o cálculo e a interpretação das medidas de tendência central e de variabilidade. Procure estar atento ao tipo de variável e à forma de apresentação dos dados. Para cada uma das situações apresentadas a seguir, determine, nos casos em que for adequado: * a média; * a mediana; * a moda; * o desvio padrão. Depois, interprete os resultados encontrados. Para saber mais consulte o material do site.

4 Como deve ser determinada a média?
1) Todos os automóveis que entraram no estacionamento de uma empresa foram pesquisados quanto ao número de ocupantes. Ocupantes Automóveis 1 49 2 88 3 37 4 17 5 9 É adequado determinar mediana? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Qual a variável estudada? Como deve ser determinada a moda? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual o valor da moda e a sua interpretação? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular desvio padrão? É adequado calcular média? Como deve ser determinado o desvio padrão? Como deve ser determinada a média? Qual o valor da média e a sua interpretação? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação?

5 Como deve ser determinada a média?
2) Uma pesquisa foi realizada com alguns usuários de um fornecedor de energia quanto à intensidade da luz. Os dados são apresentados na tabela a seguir. Intensidade Usuários Muito forte 10 Forte 21 Média 2 Fraca 22 Muito fraca 5 É adequado determinar mediana? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Qual a variável estudada? Como deve ser determinada a moda? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual o valor da moda e a sua interpretação? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular desvio padrão? É adequado calcular média? Como deve ser determinado o desvio padrão? Como deve ser determinada a média? Qual o valor da média e a sua interpretação? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação?

6 3) Ao longo de sete anos de funcionamento de um serviço, foram observadas as quantidades de atendimentos por ano. Ano Atendimentos 1 28 2 40 3 39 4 41 5 6 45 7 50 É adequado determinar mediana? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Qual a variável estudada? Como deve ser determinada a moda? Que tipo de variável é essa? Qual o valor da moda e a sua interpretação? É uma população ou uma amostra? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular desvio padrão? É adequado calcular média? Como deve ser determinado o desvio padrão? Como deve ser determinada a média? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? Qual o valor da média e a sua interpretação?

7 Como deve ser determinada a média?
4) Alguns consumidores responderam a uma pesquisa quanto à marca preferida de um determinado produto. Marca Consumidores A 37 B 33 C 31 D 28 E 17 F 4 G 1 É adequado determinar mediana? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Qual a variável estudada? Como deve ser determinada a moda? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual o valor da moda e a sua interpretação? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular desvio padrão? É adequado calcular média? Como deve ser determinado o desvio padrão? Como deve ser determinada a média? Qual o valor da média e a sua interpretação? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação?

8 Como deve ser determinada a média?
5) Alguns funcionários de empresas de um setor foram pesquisados quanto ao número de filhos. É adequado determinar mediana? Filhos Funcionários 21 1 20 2 14 3 11 4 5 Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? É adequado determinar moda? Qual a variável estudada? Como deve ser determinada a moda? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual o valor da moda e a sua interpretação? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular desvio padrão? É adequado calcular média? Como deve ser determinado o desvio padrão? Como deve ser determinada a média? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? Qual o valor da média e a sua interpretação?

9 Como deve ser determinada a média?
6) Um atleta computou todas as competições disputadas por ele em um ano, identificando a sua colocação em cada uma. Colocações Competições 1.º 3 12 3.º 16 4.º 8 5.º 6.º 1 É adequado determinar mediana? Como deve ser determinada a mediana? Qual o valor da mediana e a sua interpretação? Qual a variável estudada? É adequado determinar moda? Como deve ser determinada a moda? Que tipo de variável é essa? É uma população ou uma amostra? Qual o valor da moda e a sua interpretação? Qual a forma de apresentação dos dados? É adequado calcular desvio padrão? É adequado calcular média? Como deve ser determinado o desvio padrão? Como deve ser determinada a média? Qual o valor do desvio padrão e a sua interpretação? Qual o valor da média e a sua interpretação?

10 AUTOAVALIAÇÃO Faça uma avaliação das facilidades e/ou das dificuldades encontradas ao resolver as questões deste Caderno.


Carregar ppt "Estatística Descritiva: Medidas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google