A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O presente trabalho objetiva uma integração teórico-prática de um dos conteúdos estudados na disciplina de Psicologia no Contexto Social: Institucional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O presente trabalho objetiva uma integração teórico-prática de um dos conteúdos estudados na disciplina de Psicologia no Contexto Social: Institucional."— Transcrição da apresentação:

1

2 O presente trabalho objetiva uma integração teórico-prática de um dos conteúdos estudados na disciplina de Psicologia no Contexto Social: Institucional e a observação de uma Instituição de Ensino. Nesse contexto realizaremos a observação e análise pelo viés da Esquizoanálise e da influência capitalista. A instituição escolhida foi a PUCRS, por ser uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente. A observação teve como base os itens propostos no plano pedagógico da disciplina, buscando descrever os dados do local, o histórico e contexto da observação, integrando a teoria de uma psicologia crítica no enfoque da esquizoanálise. A partir disto, discutiremos os aspectos mais relevantes observados no contexto da instituição devidamente fundamentados através da leitura do texto indicado na disciplina e demais referências bibliográficas.

3 A PUCRS é uma Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão reconhecida nacional e internacionalmente. Está localizada na Avenida Ipiranga, nº 6681, em Porto Alegre/RS. Possui acesso também pelas Avenidas Bento Gonçalves e Cristiano Fisher. A Instituição possui vários prédios onde estão localizados os cursos de graduação (22), especialização e pós-graduação (mestrado=24 e doutorado=21), reitoria, pró-reitorias, biblioteca, laboratórios, museu, SESMT (serviço de atendimento à saúde), bares, restaurantes, xerox, farmácias, bancos, correios, livrarias, etc. Dentre o complexo PUCRS, integram também o Colégio Marista Champagnat (ensino fundamental e médio), o Parque Tecnológico TECNOPUC (abriga empresas de vários segmentos), o Parque Poliesportivo (com academia de ginástica e pista de corrida orientada), o Hospital São Lucas e vários estacionamentos. A Universidade completou 65 anos de existência e ampliou consideravelmente suas áreas de ensino e de serviços, buscando contemplar várias esferas de interesse. Atualmente, conta com 450 mil m² de área construída, dispostas em conjunto com vastos jardins ornamentados com árvores, folhagens e flores exuberantes

4

5

6

7 Em novembro de 2013, a PUCRS completa 65 anos. Reconhecida como referência nacional e internacional por suas realizações e conquistas, a Universidade tornou-se um espaço de excelência, formado por estudantes, professores, pesquisadores e técnicos administrativos empenhados em fortalecer a cultura da inovação e do empreendedorismo, sempre preservando os princípios éticos nas relações e a característica solidária, herança do fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, Marcelino Champagnat.

8 No século 21, repercute o resultado do esforço empreendido há décadas: estruturas de alta complexidade dedicadas à pesquisa passam a contribuir para desenvolvimento de soluções para a sociedade, em diversos segmentos. A tecnologia torna-se grande aliada dos métodos de ensino e ferramentas de aprendizagem, e a extensão é fortalecida por ações culturais e projetos transformadores da realidade social e de promoção da cidadania. A espiritualidade, a inovação e a sustentabilidade são temas abordados de maneira transversal. De acordo com o Reitor Joaquim Clotet, “a PUCRS, além de cumprir as funções basilares do ensino, da pesquisa e da extensão, contribui de forma direta para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Rio Grande do Sul e do Brasil.”

9 O grupo procurou observar a instituição no seu modelo atual e passado, com relação à estrutura física, a organização, a interação dos grupos, a ampliação de serviços e a diferenciação dos prédios dos cursos de graduação e pós-graduação, através de conversas informais com ex-estudantes, ex-docentes, alunos e docentes da instituição. Além disto, pensamos a universidade em seu propósito acadêmico procurando compreendê-la através da perspectiva esquizoanalítica.

10 Na observação do contexto apresentado e analisado neste trabalho, podemos notar que a Universidade sofreu várias modificações no seu espaço físico, na estruturação dos prédios, na ampliação da oferta de serviços e como conseqüência, na interação dos grupos e na forma como enxergamos o ensino-aprendizagem atualmente, sendo este formador de profissionais aptos a atuarem no mercado capitalista. Porém, consideramos que uma instituição acadêmica que não fomenta a amplitude do pensar, estimulando a subjetividade do sujeito, pouco poderá contribuir para um processo de mudança e de construção de novos horizontes do pensamento humano. Podemos desejar que a relação com a instituição universidade produza e conduza a movimentos e pensamentos críticos de seu papel na sociedade, reinventando e protagonizando o mundo em que vivemos e não apenas vivendo-o.

11 Silva Junior, J. R; Catani, A. M; Gilioli, R. S. “Avaliação da Educação Superior no Brasil: uma década de mudanças”. Avaliação- Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, vol. 8, n.4, dez Uhng Hur, Domenico (2013). “Esquizoanálise e política: proposições para a Psicologia Crítica no Brasil”. Teoría y crítica de la psicologia, 3,pp


Carregar ppt "O presente trabalho objetiva uma integração teórico-prática de um dos conteúdos estudados na disciplina de Psicologia no Contexto Social: Institucional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google