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 Cultura organizacional e ética em organizações  Ambientes de negócios  Mudança organizacional  Responsabilidade social.

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Apresentação em tema: " Cultura organizacional e ética em organizações  Ambientes de negócios  Mudança organizacional  Responsabilidade social."— Transcrição da apresentação:

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2  Cultura organizacional e ética em organizações  Ambientes de negócios  Mudança organizacional  Responsabilidade social

3  Para Júlio Ernesto Colla (www.administradores.com.br)www.administradores.com.br  várias correntes de pensamento  Duas linhas de pensamento refletem vários autores: › a organização tem uma cultura › a organização é uma cultura  Para outros as organizações são e tem uma cultura

4  A organização tem uma cultura pressupõe: › O caráter influenciador das organizações sobre a sociedade, pois, as organizações influenciam e são influenciadas pela sociedade visto que sua forma de gestão modifica-se ao longo do tempo

5  A organização é uma cultura  formadas por pessoas  cultura é a soma de todas as pessoas que dela participam  A cultura organizacional  é refletida através do cotidiano  forma a “cara” dessa organização  é visível através de todos os ambientes físicos

6  Portanto:  Involuntariamente influencia todos seus integrantes objetivando o equilíbrio organizacional  As pessoas se moldam à forma da organização e a organização é moldada pelas pessoas que dela participam fazendo com que a organização seja e tenha uma cultura

7  Ao longo do tempo a cultura organizacional modifica e se adapta a novas situações  De acordo com a visão sistêmica o organismo é influenciado por modificações no ambiente externo  As instituições são formadas por grupos formais e grupos informais que coexistem em uma mesma organização  Constituindo duas culturas distintas a formal e a informal

8  Então, a cultura é o resultado de um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos empregados  É uma das forças importantes que influenciam o comportamento de seus integrantes  Além das normas formais há também o conjunto de regras não escritas, que condicionam as atitudes tomadas pelas pessoas dentro da organização

9  A cultura da organização envolve um conjunto de pressupostos psicossociais como normas, valores, recompensas e poder, sendo atributo intrínseco a organização

10  Normas  Padrões ou regras de conduta nos quais os membros da organização se enquadram  É um padrão que as pessoas obedecem sem levar em conta o lado bom ou mau

11  Podem ser explícitas e as pessoas se adequam conscientemente. Ex.: manuais, estatutos, regulamentos  Podem ser implícitas (subentendidas), como as regras de conduta às quais as pessoas se conformam, mas não tem consciência  Quanto mais conformidade existir entre os dois tipos de normas, mais desenvolvida e eficaz será uma organização

12  Valores  É o conjunto do que as pessoas julgam positivo ou negativo numa organização  Normas e valores inter relacionam-se, os valores podem estar refletidos nas normas, mas pressupõem se a norma é boa ou ruim, uma vez que há avaliação  A sociedade onde se insere a organização reflete esses valores

13  Recompensa:  “As pessoas se comportam como uma função daquilo que recebem de recompensa ou reforço“  empregados de excepcional rendimento e estimular os menos dedicados

14  Poder  Quem tem poder na organização?  Até que ponto esse poder é distribuído?  Qual o grau de centralização ou descentralização da autoridade?  Quem determina as recompensas?

15  Ética organizacional  representa a confluência de uma mobilização de cidadania e de uma opção da consciência individual  Na Grécia a ética convida a forjar-se um bom caráter que leve a boas escolhas

16  O caráter que uma pessoa tem é decisivo para sua vida  Ainda que os fatores externos condicionem em um sentido ou outro o caráter, se a pessoa o assumir, é o centro último da decisão, pois a ética é uma prática individual, intransferível e íntima  Os valores da organização influenciam neste processo decisório facilitando ou dificultando as boas escolhas

17  A ética pessoal assinala que existem situações nas quais é necessário confrontar o grupo ou a comunidade a que se pertence e atuar de maneira determinada sem importar-se com os interesses afetados  Portanto o primeiro sentido da ética é um saber que pretende orientar as pessoas na forja do caráter

18  A ética social acompanha a experiência do pluralismo religioso, político e moral reconhecido como o ideal de sociabilidade, consiste em um denominador comum compartilhado pela sociedade em meio a esta diversidade.  Compreende a manutenção da convivência de concepções distintas e defende que cada qual tem direito de tentar realizar seu projeto de felicidade sempre que isto não impossibilite aos demais também o concretizarem.  Ela parte da convicção de que cada membro da sociedade é um cidadão capaz de tomar decisões como um sujeito ético autônomo

19  Valores que compõem a ética social › da autonomia ética com seu correspondente político, a cidadania › a igualdade de oportunidades para todos desenvolverem suas capacidades › Eliminada a dominação de uns pelos outros já que todos são iguais enquanto autônomos e capacitados para a cidadania › Estes valores da ética social servem de guia para as ações, mas para que eles sejam encarnados na vida das pessoas e das instituições é necessário concretizá-los

20  A ética nas organizações:  Da concepção de empresa, de um terreno de pessoas sem escrúpulos movidos pela ganância e lucro para uma instituição socioeconômica que tem r esponsabilidade ética para com a sociedade, consumidores, acionistas, empregados e provedores

21  Uma a empresa, enquanto uma organização social, deve dar conta de funções que a sociedade dela espera e exige assumindo suas responsabilidades  Assim, ela está obrigada a tomar decisões com implicações éticas  Não só individual, mas corporativa e comunitária ou social

22  No mundo empresarial começa-se a esclarecer que não só os indivíduos são eticamente responsáveis, mas também as empresas  Portanto, faz-se necessária e urgente uma ética das empresas, que começam a preocupar-se com o tipo de formação que dão a seus membros especialmente a seus dirigentes


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