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PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

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Apresentação em tema: "PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO PROJETO CONSTRUINDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

2 USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
OFICINA II USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Profª. Drª. Josélia Saraiva e Silva Estagiário: Gil Anderson Ferreira Silva

3 2.HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL 3.PROPOSTAS DE APLICAÇÕES
ROTEIRO 2.HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL 5.REFERÊNCIAS 4.CONSIDERAÇÕES FINAIS 3.PROPOSTAS DE APLICAÇÕES 1.INTRODUÇÃO

4 Fonte:http://datasacomemorar. blogspot
INTRODUÇÃO

5 CONCEITOS DE HQS Uma estrutura narrativa formada pela sequência progressiva de pictogramas nos quais podem integrar-se elementos da escrita fonética. (GUNERN apud BARBOSA, 2006). É um sistema narrativo composto por dois códigos que atuam em constante interação: o visual (imagem-desenho) e verbal (texto).(VERGUEIRO, 2008)

6 SIGNIFIGADOS DE ALGUNS SÍMBOLOS
VOU ! ? PARIS !! CHEGAMOS

7 COMO LER CORRETAMENTE UMA HQ?
COMO LER CORRETAMENTE UMA HQ?

8 2. HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL

9 Voltados para as populações de migrantes;
OS PRIMEIROS QUADRINHOS 1895, inicialmente nas páginas dominicais dos jornais norte-americanos; Voltados para as populações de migrantes; Os quadrinhos eram predominantemente cômicos, desenhos satíricos e personagens caricaturais;

10 Espertinho! Vou assegurar que esse vírus se estenda para sua nota.

11 ACEITAÇÃO DO USO DE HQS EM SALA DE AULA
NÃO! NÃO! Resistência: Fonte de alienação; Risco ao desenvolvimento de boas leituras pelos educandos.

12 FATORES QUE MUDARAM OS PONTOS DE VISTAS SOBRE AS HQS
O desenvolvimento das ciências da comunicação e dos estudos culturais, principalmente nas últimas décadas do século XX;

13 Com isso, as HQS ganham novo status:
Recebem mais atenção das elites intelectuais; Passam a ser aceitas como um elemento de destaque do sistema global de comunicação; São reconhecidas como forma de manifestação artística com características próprias e, sobretudo que podem ser utilizadas no ensino escolar.

14 QUADRINHOS DE CARÁTER EDUCACIONAL
As primeiras revistas foram publicadas nos Estados Unidos e editoradas durante a década de 1940; Editora Gilberton Company, que era voltada para quadrinhos didáticos, educacionais e histórias reais.

15 QUADRINHOS NO BRASIL 1905 Revista , Buster Brow.
Artistas brasileiros se inspiram nos modelos norte-americano de produzir Hq. 1960 É criada a primeira Hq eminentemente brasileira, Pererê, de Ziraldo Batista. 1970 Maurício de Sousa, cria a Turma da Mônica. 1990 Autores de livros didáticos passam a diversificar a linguagem nos textos informativos e nas atividades complementares.

16 FATORES QUE FACILITAM O USO DE HQ NA SALA DE AULA
a) Atinge jovens e adolescentes Utiliza fartamente a imagem gráfica Linguagem Identificação com os produtos da cultura de massa b) Em sala de aula Aumenta a motivação Aguça a curiosidade e o senso crítico c) Baixo custo de aquisição d) “Uma imagem fala mais que mil palavras”

17 POR OUTRAS INSTITUIÇÕES
EXEMPLOS DE USO DE HQ POR OUTRAS INSTITUIÇÕES ● Igreja católica/ catequizar; ● Mao Tse-Tung (China) / passar imagem de solidariedade e conceitos nacionalistas; ● E.U.A. segunda guerra mundial / usado em manuais para treinamento de suas tropas; ● Europa (década de 1970) usou como apoio ao ensino de conteúdos escolares para tornar a aprendizagem mais lúdica e agradável.

18 ACEITAÇÃO DO USO DAS HQ EM SALA DE AULA
SIM! SIM ! É muito comum; É utilizado por várias disciplinas.

19 3.PROPOSTAS DE APLICAÇÕES
3.1. CARTOGRAFIA : ESCALA 3.2. PAISAGEM 3.3 O BRASIL NOS QUADRINHOS ESTRANGEIROS

20 OBJETIVOS DA ATIVIDADE
Aprendizagem de: Habilidades de convenções e símbolos; Analisar o uso de diferentes escalas; Conceituar escala.

21 3.1. CARTOGRAFIA : ESCALA Habilidades necessárias para a leitura de mapas que podem ser desenvolvidas com as HQS: Noção de convenção e símbolo;

22 DEFINIÇÃO DE ESCALA E=d/D;
Deve discutir com os alunos que, para a representação gráfica de fenômenos da realidade, é utilizado o recurso da redução; Seria inviável, nos quadrinhos, desenhar os objetos e as pessoas no seu tamanho real; Assim, se dar com o mapa, em que os espaços são, geralmente, ainda mais amplos que aqueles representados nos quadrinhos;

23 DIVERSIDADE DE ESCALAS
Pode-se discutir a diferença entre o mapa e os quadrinhos; No interior de um único quadrinho (vinheta) não há uma escala única de representação, devido a perspectiva utilizada.

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