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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO.

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1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

2 Profª. Drª. Josélia Saraiva e Silva Estagiário: Gil Anderson Ferreira Silva OFICINA II USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

3 ROTEIRO 2. HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL 5. REFERÊNCIAS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 3. PROPOSTAS DE APLICAÇÕES 1. INTRODUÇÃO

4 Fonte:http://datasacomemorar.blogspot.com/2011/01/30-janeiro-dia-nacional-das-historias.htmlhttp://datasacomemorar.blogspot.com/2011/01/30-janeiro-dia-nacional-das-historias.html

5 É um sistema narrativo composto por dois códigos que atuam em constante interação: o visual (imagem-desenho) e verbal (texto).(VERGUEIRO, 2008) CONCEITOS DE HQS Uma estrutura narrativa formada pela sequência progressiva de pictogramas nos quais podem integrar-se elementos da escrita fonética. (GUNERN apud BARBOSA, 2006).

6 PARIS !! CHEGAMOS CHEGAMOS VOU VOU ! SIGNIFIGADOS DE ALGUNS SÍMBOLOS

7 COMO LER CORRETAMENTE UMA HQ? ensino/historia-quadrinhos-1.htm

8 2.HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL 2. HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO PRODUTO SOCIAL

9 1895, inicialmente nas páginas dominicais dos jornais norte-americanos; Voltados para as populações de migrantes; Os quadrinhos eram predominantemente cômicos, desenhos satíricos e personagens caricaturais; OS PRIMEIROS QUADRINHOS

10 Espertinho! Vou assegurar que esse vírus se estenda para sua nota.

11 ACEITAÇÃO DO USO DE HQS EM SALA DE AULA Resistência: Fonte de alienação; Risco ao desenvolvimento de boas leituras pelos educandos. NÃO!NÃO!

12 FATORES QUE MUDARAM OS PONTOS DE VISTAS SOBRE AS HQS O desenvolvimento das ciências da comunicação e dos estudos culturais, principalmente nas últimas décadas do século XX;

13 Com isso, as HQS ganham novo status: Recebem mais atenção das elites intelectuais; Passam a ser aceitas como um elemento de destaque do sistema global de comunicação; sobretudo que podem ser utilizadas no ensino escolarSão reconhecidas como forma de manifestação artística com características próprias e, sobretudo que podem ser utilizadas no ensino escolar.

14 As primeiras revistas foram publicadas nos Estados Unidos e editoradas durante a década de 1940; Editora Gilberton Company, que era voltada para quadrinhos didáticos, educacionais e histórias reais. QUADRINHOS DE CARÁTER EDUCACIONAL

15 Artistas brasileiros se inspiram nos modelos norte-americano de produzir Hq É criada a primeira Hq eminentemente brasileira, Pererê, de Ziraldo Batista Maurício de Sousa, cria a Turma da Mônica. QUADRINHOS NO BRASIL 1990 Autores de livros didáticos passam a diversificar a linguagem nos textos informativos e nas atividades complementares Revista, Buster Brow.

16 a) Atinge jovens e adolescentes Utiliza fartamente a imagem gráfica Linguagem Identificação com os produtos da cultura de massa b) Em sala de aula Aumenta a motivação Aguça a curiosidade e o senso crítico c) Baixo custo de aquisição d) “Uma imagem fala mais que mil palavras” FATORES QUE FACILITAM O USO DE HQ NA SALA DE AULA

17 ● Igreja católica/ catequizar; ● Mao Tse-Tung (China) / passar imagem de solidariedade e conceitos nacionalistas; ● Mao Tse-Tung (China) / passar imagem de solidariedade e conceitos nacionalistas; ● E.U.A. segunda guerra mundial / usado em manuais para treinamento de suas tropas; ● E.U.A. segunda guerra mundial / usado em manuais para treinamento de suas tropas; ● Europa (década de 1970) usou como apoio ao ensino de conteúdos escolares para tornar a aprendizagem mais lúdica e agradável. ● Europa (década de 1970) usou como apoio ao ensino de conteúdos escolares para tornar a aprendizagem mais lúdica e agradável. EXEMPLOS DE USO DE HQ POR OUTRAS INSTITUIÇÕES

18 É muito comum; É utilizado por várias disciplinas. ACEITAÇÃO DO USO DAS HQ EM SALA DE AULA SIM! SIM !

19 3.PROPOSTAS DE APLICAÇÕES 3.1. CARTOGRAFIA : ESCALA 3.2. PAISAGEM 3.3 O BRASIL NOS QUADRINHOS ESTRANGEIROS

20 OBJETIVOS DA ATIVIDADE Aprendizagem de: Habilidades de convenções e símbolos; Analisar o uso de diferentes escalas; Conceituar escala.

21 Habilidades necessárias para a leitura de mapas que podem ser desenvolvidas com as HQS: 3.1. CARTOGRAFIA : ESCALA Noção de convenção e símbolo;

22 DEFINIÇÃO DE ESCALA E=d/D;E=d/D; Deve discutir com os alunos que, para a representação gráfica de fenômenos da realidade, é utilizado o recurso da redução; Seria inviável, nos quadrinhos, desenhar os objetos e as pessoas no seu tamanho real; Assim, se dar com o mapa, em que os espaços são, geralmente, ainda mais amplos que aqueles representados nos quadrinhos;

23 Pode-se discutir a diferença entre o mapa e os quadrinhos; No interior de um único quadrinho (vinheta) não há uma escala única de representação, devido a perspectiva utilizada. DIVERSIDADE DE ESCALAS

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