A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Um estudo comparativo: interfaces Sketch versus interfaces WIMP em tarefas de modelagem tridimensionais ccte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Um estudo comparativo: interfaces Sketch versus interfaces WIMP em tarefas de modelagem tridimensionais ccte."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Um estudo comparativo: interfaces Sketch versus interfaces WIMP em tarefas de modelagem tridimensionais ccte · mídia & interação · CIn · UFPE Outubro, 2009

2 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/2014Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE2 Introdução- O que é Sketch?

3 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/20143 Contextualização - Sketch em computação SketchPad 1963 Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

4 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/20144 Sketch em computação (hoje) Fibermesh 2007 Teddy 1999 MIT Sketching 2001 Motion Doodles 2004Trees Modeling 2003 Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

5 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/20145 Sketch em computação (hoje) Phun 2009 ChemPad 2006 Music Notepad 1998 Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

6 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/20146 Metodologia Avaliar comparativa as interfaces sketch vs interfaces WIMP (Window, Menu, Icon, Pointer). 3D Studio Max (interface WIMP) Teddy (interface sketch) Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

7 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Metodologia 15/8/20147 Objetivo: verificar problemas na usabilidade das duas técnicas de forma a obter requisitos para construção de sistemas com o melhor das duas técnicas. Procedimento de pesquisa: coleta de dados baseada no desempenho de usuários (artistas) em softwares de criação de conteúdo 3D (Teddy e Maya ou 3DSMax) Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

8 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Metodologia 15/8/20148 Análise Qualitativa: realizada através da Análise Hierárquica da Tarefa (AHT) Análise Quantitativa: baseada no System Usability Scale (SUS) – medida que avalia a satisfação do usuário no uso de um determinado produto. Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

9 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/20149 Metodologia Para avaliar o estudo, foram consideradas as seguintes hipóteses: H1: Modelar com o uso de Sketches(como apresentado no Teddy), demanda menos esforço do que modelar com WIMP (como apresentado no Maya ou 3DS Max). H2: A técnica de modelagem baseada em Sketch reduz o tempo de tarefa dos usuários. H3*: A técnica de modelagem baseada em Sketch produz resultados satisfatórios. * Em andamento Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

10 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Metodologia 15/8/ Variáveis Dependentes A técnica utilizada(Sketch ou WIMP); O objeto a ser criado; A tarefa a ser executada. Variáveis Independentes Esforço do usuário; Numero de tentativas; Tempo usado para completar a tarefa; Satisfação do usuário; Hierarchical Tasks Analyses (HTA). Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

11 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Metodologia Procedimento Tarefa 1 - Criação Tarefa 2 - Edição Tarefa 3 – Edição (orelha) Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

12 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Metodologia 15/8/ Coleta de dados Vídeo e áudio das tarefas Questionnaire (System Usability Scale) - Adaptado Discurso do usuário Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

13 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Resultados Tarefa de Criação - Abordagem Sketch Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

14 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Resultados Tarefa de Criação - Abordagem WIMP (1) Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

15 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/2014Perfis Interface e Tecnologia de Ensino · · CCTE · CIn · UFPE15 Resultados Tarefa de Criação - Abordagem WIMP (2)

16 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/2014Perfis Interface e Tecnologia de Ensino · · CCTE · CIn · UFPE16 Resultados Tarefa de Edição - Abordagem Sketch

17 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/2014Perfis Interface e Tecnologia de Ensino · · CCTE · CIn · UFPE17 Resultados Tarefa de Edição - Abordagem WIMP

18 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional  Protótipo – OpenGL e C++.  Superfície de revolução (versão 1) 15/8/2014Perfis Interface e Tecnologia de Ensino · · CCTE · CIn · UFPE18 Resultados Entrada de dados em 2D Saída em 3D

19 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Resultados  Triangulação de Delaunay (versão 2) Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

20 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Resultados - Requisitos  Manipulação de Vértices e Faces Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

21 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Resultados - Requisitos Sorkine et al Manipulação de vértices e faces Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

22 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Resultados - Requisitos 15/8/ Manipulação de vértices e faces Nealen et al Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

23 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Resultados - Requisitos  Comandos de atalho –Cópia; –Cola; –Recorte. Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

24 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Conclusões Partindo do “zero”... Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

25 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Conclusões...as interfaces Sketch são mais eficientes Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

26 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Conclusões A comunicação é direta – metáfora do “lápis e papel”. Ausência de pré-projetos e outras limitações. Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

27 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Conclusões 15/8/ entretanto, a partir de modelos já criados... Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

28 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Conclusões 15/8/ as interfaces WIMP são mais flexíveis. Comandos de mouse e feedback instantâneo. Menos esforço em editar o modelo. Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

29 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Conclusões 15/8/  Mudanças de estilo (sketch-WIMP ou WIMP- sketch) são bem aceitas.  Reuso de gestos (copia, cola, recorte, etc.) – ganhos de usabilidade (herança de outros modelos de interface). Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

30 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Trabalhos Futuros 15/8/2014Perfis Interface e Tecnologia de Ensino · · CCTE · CIn · UFPE30  Continuar a coleta e análise dos dados quantitativos;  Preparar procedimentos estatísticos – Frequências Relativas;  A ser publicado no

31 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Agradecimentos 15/8/ Prof. Marcelo Walter – Cin – UFPE (Co – Orientador) Profª. Renata Souza – Cin - UFPE Prof. Richard Lane – Cultura Inglesa Augusto Vilarim (Playlore); Vladimir Alves - Cin - UFPE; CCTE – Ciências Cognitivas e Tecnologias Educacionais M&I – Mídia & Interação Todos os Usuários de Teste Prof. Takeo Igarashi & Prof. Andrew Nealen – Tokyo University & Technische Universität Berlin Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE

32 Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional 15/8/ Mais detalhes  Responsáveis Tiago Lemos de Araujo Machado Alex Sandro Gomes Marcelo Walter  Endereço Centro de Informática – UFPE Caixa Postal Cidade Universitária Recife  Interfaces Baseadas em Sketch· · CIn · UFPE


Carregar ppt "Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional Um estudo comparativo: interfaces Sketch versus interfaces WIMP em tarefas de modelagem tridimensionais ccte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google