Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
Hélio Fernando Bentzen
2
Roteiro Introdução Modelos para MPS IDEAL PRO2PI Seis Sigma DMAIC
3
Implantação de Melhoria de Processos
Mudar ou implementar processos não é trivial Investimento de tempo e dinheiro Diferente de adotar ferramentas Afeta o trabalho das pessoas Mudanças não são feitas rapidamente Planejada Gerenciada e monitorada Adoção gradual Listar os problemas atualmente encontrados Priorizar problemas Plano estratégico: onde chegar? como chegar? quando chegar?
4
Benefícios da Melhoria do Processo de Software
Visibilidade da execução dos projetos Previsibilidade de resultados Produtividade Qualidade do produto Habilidade para gerenciar complexidade Ambiente de trabalho e satisfação das pessoas
5
Modelos para Implantação e Melhoria de Processos
6
IDEAL A palavra IDEAL é um acrônimo para Iniciar (initiating), Diagnosticar (diagnosing), Estabelecer (establishing), Agir (acting) e Alavancar/Aprender (learning/leveraging) O modelo foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) e é baseado em experiências de trabalho com o Governo Norte-americano e outros clientes
7
IDEAL Melhoria baseada em CICLOS
Evoluir ou aprender continuamente, no contexto organizacional, significa ser capaz de crescer baseado no passado, e seguir em frente gradualmente. [LIKER, 2003] Iniciar Diagnosticar Estabelecer Agir Aprender
8
Initiating (iniciar) Estabelecimento do alicerce da melhoria
Papéis e responsabilidades são inicialmente definidos Fase focada no estímulo Definição do contexto (metas, objetivos, benefícios...) Construção do patrocínio Infraestrutura inicial para suporte da melhoria
9
Diagnosing (Diagnosticar)
Foco em desenvolver um entendimento completo do trabalho de melhoria Definir o estado atual Definir futuro desejado Desenvolver recomendações de como proceder nas fases subsequentes Realizadas, idealmente, por um time com experiência e especialidade relevante na tarefa em mão
10
Establishing (Estabilizar)
Priorização de práticas de melhoria e ajustes de práticas Desenvolver abordagem a partir do Diagnóstico Planejamento de ações detalhado (cronograma, tarefas, marcos, decisões, recursos, responsabilidades, controle de riscos)
11
Acting (Ação) Implementar o trabalho realizado nas 3 fases anteriores
Criar uma solução que atenda as necessidades organizacionais identificadas Testar a solução criada com um projeto piloto Refletir experiências, modificações e lições obtidas através do projeto piloto, e implementar a solução em toda a organização
12
Learning (Aprender) A experiência obtida com execução do modelo IDEAL é revista para determinar se os objetivos foram atingidos Como executar mudanças mais eficazmente Coletar, analisar e documentar as lições Propostas de alterações para melhoria futura
13
IDEAL
14
PRO2PI Perfil de Capacidade de Processo para dirigir uma Melhoria de Processos (Process Capability Profile to drive Process Improvement) A abordagem PRO2PI definida na Tese de Doutorado de Clênio Figueiredo Salviano da UECE (Universidade Estadual de Campinas) propõe uma engenharia de processo dirigida por perfis de capacidade de processo.
15
PRO2PI Alinhado com os objetivos e estratégias da organização
Pode ser alterado em função de mudanças nos objetivos e estratégias organizacionais Relação entre perfil e processo Dado um perfil de capacidade a que processo posso relacionar?
16
PRO2PI Define modelo Definição perfil de capacidade Usa perfil
Avaliação perfil em relação ao modelo
17
PRO2PI A abordagem PRO2PI é composta por quatro elementos:
PRO2PI-MODEL: modelo que unifica os elementos das estruturas dos modelos de capacidade da maturidade PRO2PI-MEAS: conjunto de medições para PRO2PI PRO2PI-PROP: oito propriedades - relevante, dinâmico, viável, sistêmico, representativo, que são aplicadas ao perfil como um todo e, rastreável, específico e oportuno, que podem ser aplicadas ou não a uma parte do PCP PRO2PI-CYCLE: processo para um ciclo de melhoria de processo
18
PRO2PI Objetivos do PRO2PI-CYCLE:
Identificar e analisar os objetivos e estratégias Identificar os objetivos da melhoria Estabelecer critérios de qualidade para avaliar e melhorar um perfil de capacidade de processo
19
PRO2PI
20
SIX SIGMA É uma metodologia que tenta criar harmonia entre pessoas, tecnologia e estratégias de negócio Foco no cliente e sua satisfação Basicamente mede defeitos
21
Percentual Correto (%) Defeitos por Milhões de Oportunidades (DPMO)
SIX SIGMA Nível Sigma Percentual Correto (%) Defeitos por Milhões de Oportunidades (DPMO) 1 30,9 2 69,1 3 93,31 66.807 4 99,37 6.210 5 99,977 233 6 99,99966 3,4 Níveis Sigma
22
SIX SIGMA Controle estatístico de processo Análise de falhas
Garantia de possibilidade de repetição É uma medida de qualidade
23
SIX SIGMA É um framework de ferramentas básicas de qualidade com suporte à gerência de alto nível Objetiva a meta de processos quase perfeitos Os pontos chave para o sucesso do programa são o comprometimento de recursos e uma metodologia rigorosa para identificar e eliminar fontes de variação
24
DMAIC 6 Sigma utiliza como ferramenta o DMAIC
O DMAIC serve como uma base dentro do 6 Sigma Empresas de software têm investido na sua implementação para melhoria dos seus processos de software Há uma melhoria de processo de forma quantitativa, através de medições e controle estatístico do processo
25
DMAIC
26
SIX SIGMA information security management system (ISMS)
27
Dúvidas? Semente plantada da qualidade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.