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PublicouGabrielhenrique Netto Alterado mais de 9 anos atrás
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A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1
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SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE SIGNIFICADO DO 5S
Organização, Utilização, Seleção, Classificação, Descarte Ordenação, Arrumação, Sistematização, Organização Limpeza, Inspeção, Zelo Asseio, Saúde, Padronização, Higiene, Aperfeiçoamento Disciplina, Autocontrole, Autodisciplina, Harmonia, Educação SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE 2
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BENEFÍCIOS DO 5S BENEFÍCIOS SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE
Eliminação do desperdício X X X X X Otimização do espaço X X O O O Racionalização do tempo O X O X X Redução do “stress”das pessoas O X O X X Redução de condições inseguras O O X O X Prevenção de quebras O O X O X Aumento da vida útil O O X O X Padronização O X O Prevenção da poluição X O X O - Boa Contribuição X - Ótima Contribuição 3
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BENEFÍCIOS DO 5S BENEFÍCIOS SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE
Melhoria da qualidade O X X Melhoria de relações humanas O O X O X Incremento da eficiência X X X X X Confiabilidade dos dados O O X Redução de acidentes O O X O X Incentivo à criatividade X X X X X Autodisciplina O O X Dignificação do ser humano O O O X X Base para a Qualidade Total O O O X X O - Boa Contribuição X - Ótima Contribuição 4
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PREPARANDO PARA A IMPLANTAÇÃO DO 5S
PRÓXIMA ETAPA LANÇAMENTO DO 5S PREPARANDO PARA A IMPLANTAÇÃO DO 5S 9 8 7 6 1 - SENSIBILIZAÇÃO 2 - DEFINIÇÃO DO GESTOR OU COMITÊ CENTRAL 3 - ANÚNCIO OFICIAL 4 - TREINAMENTO DO GESTOR OU COMITÊ 5 - PEQUENAS EMPRESAS 6 - ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR 7 - TREINAMENTO DA MÉDIA GERÊNCIA E FACILITADORES 8 - FORMAÇÃO DE COMITÊS LOCAIS 9 - TREINAMENTO DOS COMITÊS LOCAIS PARA LANÇAMENTO DO 5S 5 4 3 2 1 5
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SENSIBILIZAÇÃO Palestra Participação em eventos Visitas Artigos
Área “cobaia” Nota : Discutir o tema com o sindicato dos trabalhadores 6
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ATRIBUIÇÕES DO GESTOR Fomentar as atividades do 5S
Criar estrutura para implantação Desenvolver plano-diretor Desenvolver treinamentos Acompanhar a implantação Auditar o processo Nota :Escolher pessoas que tenham potencial de multiplicação, credibilidade e que acreditem no 5S. 7
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Freqüência Responsável pelo 5S
DEFINIÇÃO DO GESTOR Freqüência Responsável pelo 5S 1º Órgão da Qualidade 2º Comitê interdepartamental 3º Pessoa estrategicamente selecionada 4º Multiplicadores da Qualidade (ou do próprio 5S) 5º Órgão de Recursos Humanos 6º Órgão de Segurança Industrial 7º Órgão de Serviços Gerais 8º Órgão de Produção 9º Comitê de Produção 8
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ANÚNCIO OFICIAL Apresentação de uma peça de teatro
Apresentação de uma palestra Anúncio de implantação Assinatura do termo de compromisso Confraternização. 9
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TREINAMENTO DO GESTOR Leitura de literatura específica Visitas
Participação em cursos e/ou eventos Apoio de consultoria. 10
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PLANO-DIRETOR Conteúdo
Objetivo Processo de implantação Responsabilidades Plano de execução Promoção Metas Processo-piloto. 11
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ATRIBUIÇÕES DOS COMITÊS LOCAIS
Elaborar Plano de Execução Desenvolver treinamento da equipe Promover a implantação Estimular a prática permanente. 12
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LANÇAMENTO DO 5S 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1 - DEFINIÇÃO DE FORMULÁRIOS E
PRÓXIMA ETAPA DESENVOLVIMENTO DO 5S 10 9 8 1 - DEFINIÇÃO DE FORMULÁRIOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2 - REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO 3 - DEFINIÇÃO DO DIA DO LANÇAMENTO DO 5S 4 - PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES E EVENTOS 5 - DEFINIÇÃO E INSTALAÇÃO DE ÁREAS DE DESCARTE 6 - TREINAMENTO E APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 7 - DESCARTE DE MATERIAIS 8 - PROVIDÊNCIAS DE PREPARATIVOS 9 - DIA DE LANÇAMENTO DO 5S 10 - AVALIAÇÃO DO 5S APÓS O LANÇAMENTO 7 6 5 4 3 2 1 13
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FORMULÁRIOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Local Responsável Data Avaliador Itens avaliados Critérios de pontuação Frequência. 14
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DIA DE LANÇAMENTO Objetivos
Mutirão Organizado Limpeza dos locais de trabalho Demonstração prática Marco de implantação. 15
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DIA DE LANÇAMENTO Realização em um só dia VANTAGENS DESVANTAGENS
Redução de custos de promoção Mobilização de toda a organização Dificuldades para processos de apoio Atendimento precário aos clientes externos Concentração de recursos materiais 16
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ÁREAS DE DESCARTE Objetivos
Retratar o nível de descarte Facilitar a detecção de anormalidades Possibilitar a utilização por outros Estimular o descarte Servir como parâmetro do primeiro S Nota : A área de descarte deve permanecer até a consolidação do primeiro S 17
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TREINAMENTO Colaboradores Primeira etapa Segunda etapa
Sensibilização Fundamentos do 5S Apresentação do programa de lançamento Apresentação das metas Acompanhamento do descarte Preleção no dia de lançamento 18
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DESCARTE DE MATERIAIS Material Providências
Necessário e uso frequente Necessário e uso esporádico Necessário, porém precisa recuperação Desnecessário, porém útil para outros Desnecessário, porém útil para outros fins Desnecessário e inútil Manter o mais próximo possível Manter em instalações centrais Avaliar custo/benefício . Negociar ou disponibilizar Adaptar ou alienar Expor ou descartar 19
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DESENVOLVIMENTO DO 5S 5 4 3 2 1 1 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE EXECUÇÃO
PRÓXIMA ETAPA MANUTENÇÃO DO 5S 5 4 1 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE EXECUÇÃO DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DEFINIÇÃO DE MODELOS DEFINIÇÃO DE METAS PARA OS 3S TREINAMENTO DA EQUIPE 2 - EXECUÇÃO DOS 3S SEIRI (UTILIZAÇÃO) SEITON (ORDENAÇÃO) SEISO (LIMPEZA) 3 - AVALIAÇÃO DOS 3S 4 - METAS NÃO ALCANÇADAS 5 - EXECUÇÃO DOS 2 ÚLTIMOS S SEIKETSU (ASSEIO) SHITSUKE (DISCIPLINA) 3 2 1 20
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PLANO DE EXECUÇÃO Etapas básicas
Delimitação de locais de trabalho Definição de modelos Ações para solução de problemas e implementação de melhorias Execução dos 3S Estabelecimento de Rotinas do 5S Manutenção do 5S. 21
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MODELOS DE 5S Características
Ser representativo Ser desafiante Ter dimensões compactas Transformação em curto prazo Custo compatível Ser melhorado continuamente. 22
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AVALIAÇÃO DOS 3S Auditoria Feed-back Projeção de Metas
pelas instalações Formação de Auditores Reconhecimento Auto-avaliações Elaboração do Plano de ação pelas instalações 23
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Estratégias para Manutenção do 5S
Avaliação Sistema de reconhecimento Concursos internos Modelos Rotinas Divulgação Controle Visual Motivação visual Pintura autônoma Visitas Participação em eventos
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CONCLUSÃO Um processo educacional Um termômetro do gerenciamento
O melhor vendedor A Base para a Qualidade Total. 25
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