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Como implantar, promover e desenvolver. Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro A PRÁTICA DO.

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1 Como implantar, promover e desenvolver. Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro A PRÁTICA DO

2 SIGNIFICADO DO 5S Organização l Organização, Utilização, Seleção, Classificação, Descarte Ordenação l Ordenação, Arrumação, Sistematização, Organização Limpeza l Limpeza, Inspeção, Zelo Asseio l Asseio, Saúde, Padronização, Higiene, Aperfeiçoamento Disciplina l Disciplina, Autocontrole, Autodisciplina, Harmonia, Educação S EIRI S EITON S EISO S EIKETSU S HITSUKE

3 BENEFÍCIOS DO 5S BENEFÍCIOS SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE Eliminação do desperdício X X X X X Otimização do espaço X X O O O Racionalização do tempo O X O X X Redução do “stress”das pessoas O X O X X Redução de condições inseguras O O X O X Prevenção de quebras O O X O X Aumento da vida útil O O X O X Padronização O X O Prevenção da poluição X O X O - Boa Contribuição X - Ótima Contribuição

4 BENEFÍCIOS DO 5S BENEFÍCIOS SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE Melhoria da qualidade O X X Melhoria de relações humanas O O X O X Incremento da eficiência X X X X X Confiabilidade dos dados O O X Redução de acidentes O O X O X Incentivo à criatividade X X X X X Autodisciplina O O X Dignificação do ser humano O O O X X Base para a Qualidade Total O O O X X O - Boa Contribuição X - Ótima Contribuição

5 PREPARANDO PARA A IMPLANTAÇÃO DO 5S PRÓXIMA ETAPA LANÇAMENTO DO 5S SENSIBILIZAÇÃO 2 - DEFINIÇÃO DO GESTOR OU COMITÊ CENTRAL 3 - ANÚNCIO OFICIAL 4 - TREINAMENTO DO GESTOR OU COMITÊ 5 - PEQUENAS EMPRESAS 6 - ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR 7 - TREINAMENTO DA MÉDIA GERÊNCIA E FACILITADORES 8 - FORMAÇÃO DE COMITÊS LOCAIS 9 - TREINAMENTO DOS COMITÊS LOCAIS PARA LANÇAMENTO DO 5S

6 SENSIBILIZAÇÃO l Palestra l Participação em eventos l Visitas l Artigos l Área “cobaia” l Nota : Discutir o tema com o sindicato dos trabalhadores

7 ATRIBUIÇÕES DO GESTOR l Fomentar as atividades do 5S l Criar estrutura para implantação l Desenvolver plano-diretor l Desenvolver treinamentos l Acompanhar a implantação l Auditar o processo Nota :Escolher pessoas que tenham potencial de multiplicação, credibilidade e que acreditem no 5S.

8 DEFINIÇÃO DO GESTOR Freqüência Responsável pelo 5S 1º Órgão da Qualidade 2º Comitê interdepartamental 3º Pessoa estrategicamente selecionada 4º Multiplicadores da Qualidade (ou do próprio 5S) 5º Órgão de Recursos Humanos 6º Órgão de Segurança Industrial 7º Órgão de Serviços Gerais 8º Órgão de Produção 9º Comitê de Produção

9 ANÚNCIO OFICIAL l Apresentação de uma peça de teatro l Apresentação de uma palestra l Anúncio de implantação l Assinatura do termo de compromisso l Confraternização.

10 TREINAMENTO DO GESTOR l Leitura de literatura específica l Visitas l Participação em cursos e/ou eventos l Apoio de consultoria.

11 PLANO-DIRETOR Conteúdo l Objetivo l Processo de implantação l Responsabilidades l Plano de execução l Promoção l Metas l Processo-piloto.

12 ATRIBUIÇÕES DOS COMITÊS LOCAIS l Elaborar Plano de Execução l Desenvolver treinamento da equipe l Promover a implantação l Estimular a prática permanente.

13 LANÇAMENTO DO 5S PRÓXIMA ETAPA DESENVOLVIMENTO DO 5S DEFINIÇÃO DE FORMULÁRIOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2 - REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO 3 - DEFINIÇÃO DO DIA DO LANÇAMENTO DO 5S 4 - PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES E EVENTOS 5 - DEFINIÇÃO E INSTALAÇÃO DE ÁREAS DE DESCARTE 6 - TREINAMENTO E APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 7 - DESCARTE DE MATERIAIS 8 - PROVIDÊNCIAS DE PREPARATIVOS 9 - DIA DE LANÇAMENTO DO 5S 10 - AVALIAÇÃO DO 5S APÓS O LANÇAMENTO

14 FORMULÁRIOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO l Local l Responsável l Data l Avaliador l Itens avaliados l Critérios de pontuação l Frequência.

15 DIA DE LANÇAMENTO Objetivos l Mutirão Organizado l Limpeza dos locais de trabalho l Demonstração prática l Marco de implantação.

16 DIA DE LANÇAMENTO Realização em um só dia VANTAGENS DESVANTAGENS l Redução de custos de promoção l Mobilização de toda a organização l Dificuldades para processos de apoio l Atendimento precário aos clientes externos l Concentração de recursos materiais

17 ÁREAS DE DESCARTE Objetivos l Retratar o nível de descarte l Facilitar a detecção de anormalidades l Possibilitar a utilização por outros l Estimular o descarte l Servir como parâmetro do primeiro S Nota : A área de descarte deve permanecer até a consolidação do primeiro S

18 TREINAMENTO Colaboradores Primeira etapa Segunda etapa l Sensibilização l Fundamentos do 5S l Apresentação do programa de lançamento l Apresentação das metas l Acompanhamento do descarte l Preleção no dia de lançamento

19 DESCARTE DE MATERIAIS Material Providências l Necessário e uso frequente l Necessário e uso esporádico l Necessário, porém precisa recuperação l Desnecessário, porém útil para outros l Desnecessário, porém útil para outros fins l Desnecessário e inútil l Manter o mais próximo possível l Manter em instalações centrais l Avaliar custo/benefício. l Negociar ou disponibilizar l Adaptar ou alienar. l Expor ou descartar

20 PRÓXIMA ETAPA MANUTENÇÃO DO 5S ELABORAÇÃO DO PLANO DE EXECUÇÃO DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DEFINIÇÃO DE MODELOS DEFINIÇÃO DE METAS PARA OS 3S TREINAMENTO DA EQUIPE 2 - EXECUÇÃO DOS 3S SEIRI (UTILIZAÇÃO) SEITON (ORDENAÇÃO) SEISO (LIMPEZA) 3 - AVALIAÇÃO DOS 3S 4 - METAS NÃO ALCANÇADAS 5 - EXECUÇÃO DOS 2 ÚLTIMOS S SEIKETSU (ASSEIO) SHITSUKE (DISCIPLINA) DESENVOLVIMENTO DO 5S

21 PLANO DE EXECUÇÃO Etapas básicas l Delimitação de locais de trabalho l Definição de modelos l Ações para solução de problemas e implementação de melhorias l Execução dos 3S l Estabelecimento de Rotinas do 5S l Manutenção do 5S.

22 MODELOS DE 5S Características l Ser representativo l Ser desafiante l Ter dimensões compactas l Transformação em curto prazo l Custo compatível l Ser melhorado continuamente.

23 AVALIAÇÃO DOS 3S AuditoriaFeed-backProjeção de Metas pelas instalações Elaboração do Plano de ação pelas instalações Auto-avaliações Reconhecimento Formação de Auditores

24 Estratégias para Manutenção do 5S l Avaliação l Sistema de reconhecimento l Concursos internos l Modelos l Rotinas l Divulgação l Controle Visual l Motivação visual l Pintura autônoma l Visitas l Participação em eventos

25 CONCLUSÃO l Um processo educacional l Um termômetro do gerenciamento l O melhor vendedor l A Base para a Qualidade Total.


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