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NÃO CONFORMIDADE NÃO CONFORMIDADE O QUE É NÃO CONFORMIDADE?

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Apresentação em tema: "NÃO CONFORMIDADE NÃO CONFORMIDADE O QUE É NÃO CONFORMIDADE?"— Transcrição da apresentação:

1 NÃO CONFORMIDADE NÃO CONFORMIDADE O QUE É NÃO CONFORMIDADE?

2 NÃO CONFORMIDADE  Não atendimento a um requisito especificado;  Não conformidade abrange todo e qualquer tipo de ocorrência indesejável,  Decorrentes de atividades operacionais, administrativas, técnicos e de auditoria da qualidade.

3 NÃO CONFORMIDADE Objetivos:  Não conformidades devem ser documentadas;  Informadas aos envolvidos e tratados em tempo hábil  Visando minimizar perdas aos clientes internos e externos;  Utilização não intencional.

4 NÃO CONFORMIDADE  Definições:  Produto não-conforme pode ser material biológico, resultados de exames, laudos ou materiais que não atendem a um requisito especificado.  Serviço não-conforme:  Atendimento ao cliente, operações técnicos e administrativas que não atendem a um requisito especificado.

5 NÃO CONFORMIDADE  Sistema não conforme: Sistema de Gestão da Qualidade não- conforme; Práticas organizacionais e ou operacionais não atendam aos requisitos especificados pelas normas de referencia e ou documentos internos.

6 NÃO CONFORMIDADE  Correção de Não- conformidade:  A ação de uma não conformidade pode ser:  Concessão ou;  Retrabalho.

7 NÃO CONFORMIDADE O que é concessão? Permissão para usar, liberar ou aceitar um produto ou serviço não conforme.

8 NÃO CONFORMIDADE O que é Retrabalho? Ação sobre um produto (resultado e ou laudos não conforme), a fim de torná-lo conforme os requisitos especificados.

9 NÃO CONFORMIDADE  PROCEDIMENTOS: Identificação e documentação de uma não conformidade: -não conformidade de materiais, produto e serviços: -Preencher o RNC - Relatório de não Conformidade:

10 NÃO CONFORMIDADE  Não-Conformidade no Sistema de Gestão da Qualidade:  Identificadas pelas Auditorias da Qualidade, são registradas pelos auditores responsáveis no form037-Relatório de Auditorias da Qualidade.

11 NÃO CONFORMIDADE  Produtos não-conformes:  Materiais;  Materiais Biológicos;  Resultados e Laudos de exames;  Serviços. Devem documentar as ocorrências no form005- relatório de não conformidades e levar ao conhecimento dos coordenadores e técnicos responsáveis da área.

12 NÃO CONFORMIDADE Critérios para a Correção a ser dada a uma não – Conformidade: -Repetição de exame; Quando um resultado repetido não se confirma, o responsável técnico, após registrar o problema no form005-Relatório de não Conformidade deve emitir o Form025-Solicitação para novo exame.

13 NÃO CONFORMIDADE -Nova Coleta: Não havendo condições para a realização de exames, devido aos problemas ocorridos no transporte e no armazenamento do material biológico ou a impossibilidade de repetições por falta de amostras; Por motivos de suspeitas, quanto a integridade do material ou por motivo de não confirmação; O técnico deve solicitar através do form005-Relatório de não conformidade, para que este notifique o coordenadores/lideres a necessidade de uma nova coleta pelo Form025-Solicitação para novo exame.

14 NÃO CONFORMIDADE -Aceito sob Concessão: Um material biológico ou material pode ser aceito sob concessão, quando o problema apresentado não afetar o resultado do exame. O responsável técnico deve analisar se a concessão de material biológico deve ser registrado no laudo.

15 NÃO CONFORMIDADE -Liberado sob Concessão: Um resultado ou laudo pode ser liberado sob concessão, quando for expressamente solicitado pelo médico ou houver premência na liberação do resultado; O responsável técnico deve analisar se a concessão deve ser registrada no laudo.

16 NÃO CONFORMIDADE -Devolução ao Fornecedor: Um material não-conforme deve ser devolvido ao Fornecedor, sempre que o problema afetar o resultado do exame, devendo proceder de acordo com o estabelecido no PGQ011-Processo de Compras.

17 NÃO CONFORMIDADE -Descarte: Um material ou material biológico não- conforme deve ser descartado sempre que a sua utilização comprometer o resultado do exame de acordo com os critérios estabelecidos no PGQ027- Gestão de Biossegurança.

18 NÃO CONFORMIDADE Retrabalho de um serviço não conforme: Um serviço não conforme deve ser retrabalho, estando o cliente presente ou não, de acordo com as orientações da área envolvida e/ou do superior.

19 NÃO CONFORMIDADE  Responsabilidades:  Do RD:  Dar subsídios aos responsáveis os materiais não conformidades, quando solicitado;  Iniciar ações corretivas de imediato, quando necessário.

20 NÃO CONFORMIDADE  Do coordenadores/lideres de unidade:  Analisar criticamente as ocorrências de não- conformidades;  Definir a correção a ser dada a não- conformidade;  Notificar os envolvidos das ações de correção da não-conformidade;  Encaminhar uma via do Form005-Relatório de não conformidade ao gerente de Comercial e Marketing;  Auxiliar os responsáveis pela correção das não conformidades em tal atividade quando solicitado.

21 NÃO CONFORMIDADE  Do Gerente de Comercial e Marketing  Tratar estatisticamente as ocorrências de não-conformidades,  Providenciar e acompanhar as ações definidas quando da correção das não conformidades;  Auxiliar os responsáveis pela correção das não-conformidades em tal atividade quando solicitado.

22 NÃO CONFORMIDADE  O IMPORTANTE É: “Toda e qualquer não- conformidade deve ser registrada no formulário Form005- Relatório de não conformidade para a devida correção”.

23 NÃO CONFORMIDADE  O IMPORTANTE É:  Os relatórios de não- conformidade devem ser tratados estatisticamente, para dar subsídios a tomadas de ações corretivas.


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