A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases da Promoção da saúde Mudanças sociais O entorno socioeconômico como um determinante fundamental para a saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases da Promoção da saúde Mudanças sociais O entorno socioeconômico como um determinante fundamental para a saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Bases da Promoção da saúde Mudanças sociais O entorno socioeconômico como um determinante fundamental para a saúde.

2 Capacidade comunitária A capacidade comunitária se constrói pela estratégia da participação social. Uma rede de suporte social competente é a base dessa capacidade. A comunidade precisa ser capaz de discutir e eleger suas necessidades prioritárias. Deve haver compromisso político dirigido às necessidades prioritárias da comunidade.

3 Capacidade comunitária Aqueles que lutam por uma consciência social encontram maiores dificuldades na ação junto a comunidades locais pobres e aglomerações urbanas de excluídos sociais.

4 Capacidade comunitária O processo da globalização também pode trazer muitos problemas que exigem capacidade da comunidade para responder a eles. Ex. os transgênicos. Um outro ex. é a proteção ao consumidor. A industria alimentícia, de “medicamentos” alimentos, etc.. pode estar transferindo práticas que são agregadas à nossa cultura. Nos países mais avançados, as associações de proteção ao consumidos são poderosas.

5 Capacidade comunitária A capacidade comunitária está relacionada com a capacidade das pessoas para associar-se e trabalhar juntas para objetivos e metas comuns. Essa capacidade diz respeito não só à relação entre pessoas mas também entre organizações religiosas, de saúde, políticas, de ensino, comércio, industrias, fundações etc...

6 Capacidade comunitária A exclusão social, as iniqüidades, a opressão tornam difícil a capacitação comunitária

7 empoderamento A capacidade comunitária se consegue pela via do empoderamento. Wallerstein (1992) define empoderamento como “um processo de ação social que promove a participação das pessoas, das organizações e comunidades para metas de incremento do controle individual e comunitário, eficácia política, melhoria da qualidade de vida da comunidade e justiça social”.

8 empoderamento O glossário de PS da OMS cita duas formas de empoderamento: - individual, como a habilidade do individuo para tomar decisões e ter controle sobre sua vida pessoal. É o autocuidado. - comunitário, diz respeito aos indivíduos que atuam coletivamente para obter maior influencia e controle sobre os determinantes da saúde e qualidade de vida na sua comunidade. É a capacidade comunitária. Atenção à RSS.

9 Empoderamento fortalecimento da capacidade comunitária para a saúde e qualidade de vida O empoderamento (ou o fortalecimento das comunidades) atenta p/ principios básicos de respeito aos valores sociais, à competência técnica, à cultura e às decisões da comunidade. A identificação de líderes comunitários é fundamental e os técnicos (experts – segundo Foucault) precisam estar atentos para não exercer eventual poder técnico e social, c/ o objetivo de mudar comportamentos.

10 Empoderamento estratégias Precisa haver um problema comum. O problema deve ser de interesse de todos. O problema precisa ser discutido: - grupo focal? - técnica Delphi? - desenvolvimento de consenso? - planejamento participativo?

11 Empoderamento estratégias Aproveitar as experiências e habilidades de cada membro. Cada membro do grupo deve saber o que fazer e o que os demais devem fazer. Apoio uns aos outros nas dificuldades. Respeitar a personalidade de cada um. Os lideres são escolhidos pelo grupo por suas habilidades e qualidades pessoais. Existe estrutura física suficiente.

12 Empoderamento estratégias Exercitar com o grupo a identificação de problemas e necessidades. Discutir sempre a priorização dos problemas e necessidades. Discutir as alternativas de ação. Manter a avaliação constante da situação.


Carregar ppt "Bases da Promoção da saúde Mudanças sociais O entorno socioeconômico como um determinante fundamental para a saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google