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Tecnologia Assistiva para Pessoas com Dificuldades Visuais.

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Apresentação em tema: "Tecnologia Assistiva para Pessoas com Dificuldades Visuais."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia Assistiva para Pessoas com Dificuldades Visuais

2 Avaliação de necessidades e estabelecimento de metas : Avaliação oftamológica para identicação das limitações funcionais ( acuidade visual, campo visual, sensibilidade ao contraste) Identificação das atividades priorizadas pelo cliente Problemas mais comuns: leitura, escrita, transporte, e lazer.

3 Materiais com Audio Equipamentos que podem substituir material escrito, ou visual. Livros, revistas, em tapes ou com leitores voluntários.

4 Equipamentos eletrônicos para leitura Equipamentos que realizam a leitura de material gráfico ( código de barras ou escrita), são computadorizados e automaticamente escaneiam o material impresso, reconhce e vocaliza sinteticamente o texto.

5 Outras soluções: Impressoras em Braille Interface oral com computadores Mostradores em Braille eletrônicos sem papel

6 Tecnologia para Leitura para Pessoas com Baixa Visão Ajudas óticas Magnificadores eletrônicos Impressos com letra aumentada

7 Tecnologia para AVDs Equipamentos verbalizadores Rótulos Táteis

8 Tecnologia para Pessoas Surdas ou com Dificuldades Auditivas Problemas mais comuns:Problemas mais comuns: Comunicação face a face, uso do telefone, compreensão de discursos ou falas de filmes e TV, acesso a alarmes auditivos, identificação de choro de bebês, e desfrute de audios recreacionais.

9 Alternativas: Máquinas de Escrever Acionada por Sinais Telefônicos; telefones com telas visuais. Televisões com audio e texto ( closed caption) Translação para texto de apresentações orais Alarmes visuais e táteis substituindo os sonoros Cães treinados Implantes cocleares

10 Tecnologia para Comunicação Alternativa e/ ou Suplementar Principais formas de Comunicação: –1. Oral –2. Técnicas alternativas de comunicação: sinais manuais, conjunto de símbolos gráficos, cartões de comunicação, técnicas de escaneamento, entre outras.)

11 Metas principais –1. Conversação: melhorar as habilidades de conversar com outros para expressão de seus desejos e necessidades, transferir informações, aproximação social, e normas de etiqueta. –Expandir estratégias de interação ( iniciação, cumprimentos, solicitações, troca de informações, comentários) –Aumentar ou ou otimizar a taxa de comunicação: velocidade de comunicação

12 Metas principais –2. Comunicação gráfica: melhorar a escrita independente para apontamentos formais e informais. –Melhorar o desenho individual. –Melhorar a manipulação individual de cálculos.

13 Características da Tecnologia Disponível –1. Interface Homem - Equipamento Controle de Interface : acionadores simples, joystick, mouse, teclados, etc. Seleção do símbolo: objetos, figuras, otografias, linhas desenhadas, símbolos pictográficos, ícons, coloridos ou preto e branco, etc. Ortografia Tradicional: letras, palavras, frases. Método de Seleção: direta; indireta: escaneamento, ou codificada Disposição da tela/vitrine

14 Características da Tecnologia Disponível –2. Processadores Técnica de seleção : automática, passo a passo Ajuste de velocidade e expansão de vocabulário Técnicas de Predição Técnicas de conversação (comidas, lugares, nível educacional, formal, informal, raiva, roteiros pré-estabelecidos, etc.) Níveis : dinâmico e estático

15 Características da Tecnologia Disponível –3. Resposta: Visual Transitória : luz, video, tela, etc. Permanente ou Impressa Ortografia tradicional ou símbolos Auditiva Gravada, sintetizada ou digitalizada

16 Exemplo de Prancha de PCS

17 Prancha de PCS

18 Teclado Versátil

19 Acessórios


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