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Avaliação Avaliação de parâmetros clínicosAvaliação de parâmetros clínicos Avaliação de parâmetros laboratoriaisAvaliação de parâmetros laboratoriais Avaliação.

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1 Avaliação Avaliação de parâmetros clínicosAvaliação de parâmetros clínicos Avaliação de parâmetros laboratoriaisAvaliação de parâmetros laboratoriais Avaliação de parâmetros radiográficosAvaliação de parâmetros radiográficos

2 Como Avaliar? Instrumentos Propriedades de medida Aplicação Interpretação

3 Tipos de instrumentos utilizados como parâmetros clínicos

4 Medidas de Avaliação Índice discriminativo Índice preditivo Índice de Avaliação

5 Índice Discriminativo Usado para distinguir entre indivíduos ou grupos relacionados a um determinado aspecto ou dimensão.

6 Índice Preditivo Usado para classificar indivíduos de acordo com um grupo de categorias pré-definidas. Utilizado como instrumento diagnóstico para identificar indivíduos específicos que irão desenvolver a condição avaliada.

7 Índice de Avaliação Utilizados para medir a magnitude de mudança de uma dimensão em um indivíduo ou grupo num período de tempo. Utilizado para quantificar os benefícios do tratamento num estudo.

8 Construção de um índice Seleção dos itens Escala dos itens Propriedades de medida -Reprodutividade - Validade - Responsividade

9 Construção de um índice Seleção dos itens Escala dos itens Redução dos itens Avaliar as propriedades de medida

10 Construção de um índice Seleção dos itens - Julgamento pessoal, investigador, literatura, indivíduos, etc. - Tentar manter a relação com objetivo do estudo.

11 Construção de um índice Escala dos itens - Escala associada com cada item - Escala mais simples * Sim ou Não - Mais complexa * Níveis de resposta

12 Construção de um índice Redução dos itens - Tentar maximizar a precisão do instrumento - Leva em conta o tempo e o esforço para completar a avaliação - Pode-se aplicar a um grupo de indivíduos para tentar detectar os itens mais importantes

13 Propriedade de Medida Reprodutividade Validade Responsividade (sensibilidade às alterações)

14 Reprodutibilidade Objetividade, confiabilidade, concordância, associação, precisão Avalia-se medidas individuais em diferentes ocasiões ou por diferentes observadores ou por testes similares produzem o resultado igual ou semelhante

15 Validade Capacidade de um instrumento em medir o que se propõe a medir O que está sendo medido? Qual a relação da variável com a causa?

16 Validade A questão reflete o que pretende? Creatinina função renal Qual a questão refletiria aspectos subjetivos? - Ex: ansiedade

17 Validade * O processo de avaliação não está muito diferenciado à integridade do teste, mas sim às inferências que podem ser feitas sobre os indivíduos que produziram aqueles resultados

18 Validade Com validar medidas na área psicológica, como ansiedade, depressão, inteligência, dor que são abstratos? Não pode observar diretamente estes parâmetros - Ex: ansiedade

19 Validade de conteúdo Refere-se à perfeição com a qual um índice cobre as mais importantes áreas de um domínio o qual está tentando representar Quanto mais representativa a avaliação maiores inferências podem ser feitas

20 Validade de critério refere-se à quanto uma medida produz o mesmos resultados de um padrão-ouro Se já existe um padrão-ouro para que criar uma nova medida? Isto é válido? Padrão-ouro: caro, invasivo, perigoso, demorado, etc

21 Validade Construtiva Processo contínuo Não há nenhum único experimento que prove sem sombra de dúvida que sua construção está correta Cada estudo aumenta a sua força, mas somente um estudo bem desenhado com resultado negativos serveria para questionar sua construção

22 A validade vai sendo construída...

23 Validade Validar uma escala é o processo onde determinamos o grau de confiança que podemos ter nas inferências que fazemos em relação aos indivíduos, baseados nos escores finais da escala

24 Validade Nenhuma decisão pode ser tomada baseada num novo instrumento até que suas propriedades de medida tenham sido demonstradas

25 Responsividade É a capacidade que um índice apresenta de detectar uma diferença caso ela ocorra num determinado período de tempo

26 Responsividade Medir a diferença entre ind. Na qualidade de alteração -Distinguir entre ind. Que mudam muito dos que mudam pouco Identificar as correlações com as alterações -Identificar fatores que colaboram para a melhora ou piora das mudanças Inferir os efeitos do tratamento em diferentes grupos -Verificar a melhora antes e depois do tratamento

27 Responsividade Dois aspectos principais: -Examinar de modo geral os efeitos da intervenção -Distinguir as diferenças individuais na resposta ao tratamento

28 Resumindo Propostas básicas dos testes utilizados em pesquisa -Discriminar indivíduos saudáveis, doentes, incapacitados -Predizer resultados ou prognósticos -Avaliar as diferenças encontradas dentro do mesmo indivíduo num período de tempo

29 Resumindo Propriedades de medidas -Reprodutibilidade -Validade -Responsividade


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