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Índice Quem somos A nossa estratégia da qualidade Os desafios da administração pública O príncipio dos príncipios Factores críticos de sucesso Vantagens.

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2 Índice Quem somos A nossa estratégia da qualidade Os desafios da administração pública O príncipio dos príncipios Factores críticos de sucesso Vantagens da ISO 9001:2008 Conclusões

3 A ORGANIZAÇÃO. QUEM SOMOS? ① Recursos Humanos (O capital) ② Competências ③ Visão ④ Missão ⑤ Objectivos Estratégicos ⑥ Os nossos clientes 3

4 A NOSSA ESTRATÉGIA DA QUALIDADE CAF ISO 9001: 2008 EFQM 4 Auto avaliação ReconhecimentoCertificação

5 DA CAF À ISO 9001:2008. O DIAGNÓSTICO 5 Liderança Gestão dos Processos e da Mudança Planeamento e estratégia Gestão das pessoas Parcerias e Recursos Resultados das Pessoas Resultados Orientados para os Cidadãos/Clientes Impacte na Sociedade Resultados de Desempenho Chave MeiosResultados Aprendizagem e Inovação

6 OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  Redução do desperdício;  Produtividade;  Mérito e qualificação;  Processos céleres;  Satisfação dos utentes/clientes/cidadãos. 6 Não há dicotomia entre Gestão Pública e Gestão Privada. Há objectivos e finalidades diferentes e Boa Gestão e Má Gestão – Peter Drucker, 1993;

7 O PRINCÍPIO DOS PRINCÍPIOS. A MELHORIA CONTÍNUA. 7 Empreender acções para melhoria… Monitorizar, medir… Estabelecer objectivos… Implementar os processos… DOPLANACT CHECK

8 MELHORIA CONTÍNUA. ATRAVÉS DE:  Revisão da política da qualidade;  Objectivos estratégicos e operacionais;  Indicadores de desempenho e metas;  Resultados das auditorias;  Acções correctivas e preventivas;  Análise de dados;  Revisão do Sistema. 8

9 FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO  Patrocínio da Gestão de Topo;  Meios atribuídos à equipa de projecto;  Plano de Comunicação; Workshop´s Reuniões Newsletter´s  Envolvimento dos colaboradores;  Os exercícios de auditoria. 9

10 PRINCIPAIS VANTAGENS DA ISO 9001:2008  Uniformização de práticas de trabalho;  Maior facilidade na detecção e correcção das não conformidades;  Monitorização regular da actividade;  Correcção atempada dos desvios;  Planeamento adequado da actividade;  Estabelecimento de objectivos e metas;  As acções preventivas em destaque para além das restantes. 10

11 PRINCIPAIS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO  Reconhecimento externo (APCER) de que honramos os nossos compromissos perante a lei, a tutela e os nossos clientes;  Garantia de que adoptamos boas práticas e bons instrumentos de gestão;  Melhoria da nossa imagem e do reconhecimento público. 11

12 CONCLUSÃO  Como a DROAP contribui para o acréscimo de valor? 12 1 Critério 12 da Matriz de Excelência dos Serviços Públicos Regionais - SIADAPRA 2 Proposta de resolução do Governo Regional - relativa à criação do Livro de Reclamações e Sugestões – que prevê a realização de auditorias de gestão nos serviços públicos regionais

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